Ressurgindo das Cinzas


Bom galera, nesta quarta feira de cinzas, vamos começar falando de quem vem ressurgindo delas.

A Fênix da F1

A Williams rejeitou o rótulo, mas é considerada uma das favoritas a vitória em Melbourne, no terceiro dia da segunda sessão de testes no Bahrein, Felipe Massa cravou o tempo de 1:33.258, o mais rápido dentre todos os pilotos nas duas baterias de testes realizadas no Oriente Médio (Bottas foi o quarto), deixando a equipe do Tio Frank no topo da tabela com seu Fw36, que com este tempo, também fica a 0,9s do tempo da pole do ano passado, provando que tem ritmo para andar com a Mercedes, a outra favorita. A equipe também foi a que menos teve problemas, ou nenhum que fosse muito grave, o que automáticamente fez com que fosse uma das que mais andou, atrás apenas dos alemães, e tenha o bólido mais confiável de todo o plantel (até o momento). Somados todos estes fatores, não se pode dizer que a Williams não tenha grandes chances de ganhar já na primeira corrida, tem sim, Felipe Massa e Valterri Bottas podem figurar nas primeiras posições, mas é um fato que não de pode ter certeza, dadas as declarações de Toto Wolf, de que o pessoal de Stuttgart ainda não usou todo o potencial de seu W05.

Todo este favoritismo se deve a pesada reestruturação do time feita ao fim do ano passado, com a vinda de diversos integrantes de outras equipes, troca de motor, e de piloto, e o resultado vem surgindo aos poucos.

Mercedes segue muito forte

Falando na Mercedes, que ressurgiu na F1, a equipe da fábrica alemã desponta como a outra favorita, graças ao bom trabalho realizado nos testes, e principalmente ao bem nascido motor turbo que empurra seu bólido, que vem sendo o melhor dentre os três disponíveis no circo. Os alemães foram a equipe que mais andou, e também a segunda na tabela de tempos nas duas baterias do Bahrein, creditando o rótulo de favorita, Nico Rosberg e Lewis Hamilton estiveram sempre entre os primeiros, mostrando também a fiabilidade do carro, que tem grandes chances de sair de Melbourne com a vitória. Rosberg foi de todos os pilotos o que mais rodou, ficando em segundo na tabela de tempos, atrás apenas de Massa. Fato é que Williams e Mercedes foram as únicas a alcançar a casa de 1:33, no Bahrein.

A equipe conseguiu realizar simulações de corrida bem sucedidas, e inclusive uma “mini-qualificação” entre Massa e Rosberg, com Massa marcando o melhor tempo, que foi o mais rápido.

Ferrari vem muito perto

Logo atrás vem a Ferrari, que apesar de ter ficado a 1s da Williams, vem forte já para este início de temporada, e diz não se preocupar muito com a concorrência, sinal de que os italianos estão escondendo o jogo (como sempre), tendo sido a terceira equipa que mais rodou, o carro de Maranello também se mostra confiável já para a primeira etapa, e pode figurar entre os primeiros. Fernando Alonso foi o segundo piloto a ter mais quilometragem com seu FIAT, ops F14T, aproximadamente 900km a mais que seu companheiro Kimi Raikkonen. Os ferraristas admitiram não ter usado o carro ao máximo na primeira bateria em Jerez, e provavelmente fez o mesmo no Bahrein, focando seu programa de testes na durabilidade e confiabilidade do carro, do que em desempenho, que deverá ser conhecido nos treinos para o GP da Austrália.

Mclaren se arrumando

Fechando o grupo das mais bem sucedidas nos testes, temos a Mclaren, que apesar de ter tido problemas na pré temporada, foi a quarta que mais andou, e Kevin Magnussen foi o terceiro piloto que mais andou com seu MP4-29, este por sua vez fechou um dos dias na frente, e também disse que pode ser mais rapido com seu bólido, demonstrando que o time de Woking pode ter segurado os testes de desempenho, em favor da temida confiabilidade. No quesito rapidez a equipa foi apenas a décima primeira dentre as duas sessões em solo Barenita, tempo obtido pelo novato dinamarquês, o veterano Jenson Button ficou em 15, e rodou quase 800 km a menos que seu companheiro. Mesmo com algumas adversidades, a Mclaren desponta no ano para uma temporada melhor que a passada, quando não obteve nenhum pódio, e demonstra que tem condições de evoluir durante o ano.

Force Índia subindo um degrau

A equipe indiana desponta como umas das que podem estar subindo do pelotão intermediário para o da frente, pelo menos por enquanto, e graças ao motor Mercedes, que vem empurrando o bólido há alguns anos, os indianos lideraram dois dias de testes com Sergio Perez, e prometem dar trabalho aos “times grandes”. O carro vem bem desenvolvido nos testes e os pilotos tem experiencia para desenvolvê-lo ainda mais durante a temporada, Perez foi o sexto mais rápido no Bahrein, ficando atrás apenas de Mercedes, Williams e Ferrari. Toto Wolf afirmou que os indianos tem potencial para brigar por vitórias, a conferir.

Sauber na mesma

Os suiços mostraram bom rendimento nos testes, mas não empolgaram, mantiveram-se a frente da Force Índia em quilometragem rodada, mas não superaram os tempos dos indianos, ficando no modesto décimo terceiro lugar nas baterias de testes do Bahrein. Ao que parece a temporada de Sutil e Gutierrez vai ser no meio do pelotão, na eterna briga pela zona de pontuação.

Red Bull segue com muitos problemas

O carma da Red Bull parece estar longe do fim, Sebastian Vettel rodou míseros 866 km com seu RB10, e a equipe não conseguiu resolver os problemas do carro, o maior parece ser o motor Renault, que vem causando dor de cabeça não só em Milton Keynes, mas em outras bandas também. Pra se ter uma idéia a Red Bull andou duas vezes e meia menos que a Mercedes, 4800 contra 1700, e a equipe admite que levará “algumas corridas” para que os pepinos possam ser resolvidos. O que podemos esperar são os pilotos brigando no meio, ou no fim, do pelotão, e com abandonos e quebras mais constantes. Adrian Newey afirmou que a experiência de Vettel será fundamental para a o feedback da equipe.

O melhor tempo do time foi apenas o décimo no geral e a quilometragem rodada foi baixa, ficando a frente apenas de Marussia e Lotus. O ultimo dia de testes foi extremamente problemático, e o carro deu apenas “meia” volta, sendo uma parada no meio da volta de instalação, e outra parada ainda dentro do pit lane, a coisa ta complicada por lá e o penta parece um sonho impossível.

Toro Rosso ajuda Red Bull

A equipe satélite da Reb Bull rodou mais que a matriz nesta pré temporada, foi a mais bem sucedida com o motor Renault,  e conseguiu resultados um pouco melhores que as outras equipadas com a  mesma unidade motriz, algumas sessões de testes bem sucedidas, tendo realizado simulação de corrida, e outras nem tanto, ainda sim ensejou uma “ajuda” aos energéticos de cima, quanto ao sistema brake-by-wire, o qual a Red Bull teve problemas, e que é usado por ambos. Jean Eric Vergne afirmou que o carro pode um bom ritmo de corrida, depois de resolvidos os problemas, a equipa marcou apenas o nono tempo. Também a conferir.

Marussia surpreende

Quem roubou a cena foi a Williams, mas a Marussia também chamou atenção nesta pré temporada, depois de uma parceria técnica com a Mclaren para uso do túnel de vento e outras coisas, o que lhes rendeu o décimo lugar de construtores em 2013, e de trocar o motor e por um Ferrari na bagaça, o bólido marcou os bons 14 e 16 tempos no Bahrein, a frente das duas Catherham e das duas Lotus.  Não parece muito mas para que sempre está em último é a luz que se acende no fim do extenso túnel que a equipe vem percorrendo, e com a possibilidade de muitos abandonos neste início de temporada, a equipe começa a sonhar com posições melhores este ano, que sabe até pontuar.

Caterham mais rápida que a Lotus

Já tendo sido avisada que pode ser fechada, a Caterham de Tony Fernandes não vem muito bem, até rodou um bocado, sendo a equipe com motor Renault que mais quilometragem acumulou, mas só foi mais rápida apenas que a Lotus (que foi que menos rodou), o que coloca o time anglo-malaio bem atrás do seu rival direto, a Marussia. Detalhe que a Caterham andou quase o dobro da Marussia.

Lotus foi a última no Bahrein

Os testes do Bahrein foram os únicos realizados pela Lotus,  e a equipe foi a última colocada nos quesitos quilometragem rodada (por não participar da bateria de Jerez), e tempos de voltas, mostrando que a temporada não vai ser fácil em Enstone. Apesar de ter afirmado que o bico duplo assimétrico é melhor que os demais, essa eficácia ainda não pode ser traduzida em desempenho, parte pelos problemas no motor Renault, parte pela falta de tempo em pista dos pilotos, já que a equipe teve problemas nas sessões de treinos e passou muito tempo nos boxes. Grosjean afirmou que a equipe vai para a Austrália sem quaisquer referências de corrida, e é muito provável que nem termine. Por lá também a coisa tá feia, será que o Pastor está gostando da troca?

================================================================================

Sobre o motor Renault

O motor Renault parece ter muitos problemas, que poderão não ser resolvidos, já que a Mercedes vetou a extensão do prazo para congelamento do desenvolvimento dos motores, o que faz com que os fabricantes parem de aprimorar suas unidades, e passem apenas a resolver os problemas que possam surgir (no caso do Renault são muitos). Isso manterá, ou até aumentará as diferenças entre as motrizes, dando a Mercedes uma boa vantagem nesse início de temporada, e que pode se manter por um bom tempo, talvez anos.

Por fim deixo os dados finais sobre os testes da pré temporada

Tempos combinados dos testes no Bahrein

Pos  Driver             Team/Car              Time       Gap      Day
 1.  Felipe Massa       Williams-Mercedes     1m33.258s           Sat
 2.  Lewis Hamilton     Mercedes              1m33.278s  +0.020s  Sun
 3.  Nico Rosberg       Mercedes              1m33.484s  +0.226s  Sat
 4.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes     1m33.987s  +0.729s  Sun
 5.  Fernando Alonso    Ferrari               1m34.280s  +1.022s  Sun
 6.  Sergio Perez       Force India-Mercedes  1m35.290s  +2.032s  Thurs
 7.  Kimi Raikkonen     Ferrari               1m35.426s  +2.168s  Sat
 8.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes  1m35.577s  +2.319s  Sun
 9.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m35.701s  +2.443s  Sun
10.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault      1m35.743s  +2.485s  Fri
11.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes      1m35.894s  +2.636s  Sat
12.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault    1m36.113s  +2.855s  Sat
13.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m36.467s  +3.209s  Sun
14.  Max Chilton        Marussia-Ferrari      1m36.835s  +3.577s  Sun
15.  Jenson Button      McLaren-Mercedes      1m36.901s  +3.643s  Fri
16.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari      1m37.087s  +3.829s  Sat
17.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari        1m37.303s  +4.045s  Sun
18.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault      1m37.468s  +4.210s  Sun
19.  Marcus Ericsson    Caterham-Renault      1m38.083s  +4.825s  Sat
20.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault      1m38.391s  +5.133s  Sun
21.  Romain Grosjean    Lotus-Renault         1m39.302s  +6.044s  Sun
22.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault         1m40.599s  +7.341s  Thurs

Quilometragens gerais dos testes da pré temporada (Jerez e Bahrein)

Drivers:            Km

Nico Rosberg       2813
Fernando Alonso    2698
Kevin Magnussen    2471
Valtteri Bottas    2389
Lewis Hamilton     2159
Esteban Gutierrez  2122
Felipe Massa       2034
Adrian Sutil       1917
Nico Hulkenberg    1840
Kimi Raikkonen     1790
Sergio Perez       1777
Jenson Button      1683
Marcus Ericsson    1536
Kamui Kobayashi    1365
Jean-Eric Vergne   1347
Daniil Kvyat       1111
Jules Bianchi      982
Sebastian Vettel   866
Daniel Ricciardo   845
Pastor Maldonado   796
Max Chilton        704
Romain Grosjean    492
Felipe Nasr        471
Robin Frijns       412
Daniel Juncadella  359

Teams:        Km

Mercedes     4973
Williams     4893
Ferrari      4489
McLaren      4153
Sauber       4039
Force India  3975
Caterham     3313
Toro Rosso   2458
Red Bull     1711
Marussia     1686
Lotus        1288

Engines:   Km

Mercedes  17994
Ferrari   10214
Renault   8770

Publicado em março 5, 2014, em F1. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Faltam 10 dias…. contando.

  2. A Williams está ressurgindo das cinzas, isso é bom para o Felipe!!!:mrgreen:

  3. E discordo do Marcin, a Williams não trocou de piloto, pois não tinha ninguem por lá…a não ser o Galochas!!! Ou por acaso o Maldanado se tornou piloto e eu não sabia???😈

    • PQP LINDA… Quem tem mais idade por aqui e viu um cara chamado Jose’ Carlos Pace corer, vai sentir arrepios como eu senti. Isso pq quando o Pace correu pela Brabham, a equipe era patrocinada pelo Martini, como a Williams e’ agora. A pintura do carro ficou muito parecida com a velha Brabham do Pace:

      Massa:

      Pace:

      To levando fe’ nessa temporada.

  4. Sabem, estou começando a pensar que o fenômeno Brawn GP pode se repetir. Sonhar não custa nada e, falando em sonho, até a “entidade” Ayrton Senna é pé quente. Viram a Unidos da Tijuca?

  5. Começa logo, temporada!!!!!

  6. Anderson Santos

    Salve galera da velocidade.

    Bom vê-los juntos novamente, unidos na paixão pelaF1.
    Em tempos de intolerância e desrespeito, me alegra ver um grupo de amigos tão afinado.

    O Bidart como sempre muito bom, e como não lembrar do veemente ZÉ BEDEU. Esperei vê-lo nos comentários, mas como não apareceu, desejo que esteja bem e que tenha visto nos últimos acontecimentos que os politicos brasileiros são iguais, só diferem na sigla partidária.
    Nossos Lulas, Dirceus, FHC’s, Demóstenes, Serras, querem o poder pelo poder. Até o falecido Mario Covas têm sua memória manchada por escândalo da máfia do trem em SP, abafado na época da imprensa amiga e só agora investigado.
    A F1 já não ocupa tanto espaço do meu tempo. Por isso vos saúdo e vos deixo.

    Muitas felicidades a todos, e que sejam inundados de conquistas positivas.

    Anderson.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: