A coroação do Tião


É TETRA!!! (Entendedores entenderão)

É TETRA!!! (Entendedores entenderão)

Fala meu povo! O GP da Índia não foi tão ruim como se esperava, mas a lógica foi confirmada para o mais novo tetracampeão do pedaço. Sebastian Vettel escreveu mais um capítulo na história da sua incrível carreira, sendo o terceiro homem na Fórmula 1 a chegar ao quarto título seguido, assim como Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.

A corrida pareceu um pouco estranha quando foi para os boxes na segunda volta, para se livrar do pneu macio, que não durava absolutamente nada. Mesmo assim, esperou todo mundo ir parando, fez as ultrapassagens necessárias e estava na ponta de novo tao logo assim o fez.

Ainda teve a escolta de Mark Webber, em outra estratégia, e a dobradinha estava garantida, mas como as desgraças acontecem com o segundo piloto sempre, o alternador foi para o espaço e o australiano parou para curiosidade dos indianos que se aglomeraram, quase como uma avalanche gremista, para ver o azar do canguru perneta. Mas não foi nada que evitasse a festa do tetra da turma dos energéticos, que faturou os construtores também na corrida de hoje.

E assim, Vettel bastou chegar ao fim para chegar ao seu quarto título mundial e festejou como nunca se viu na F1. Fez donuts, como acontece na Nascar e na Indy, jogou as luvas para a torcida, chorou coo no primeiro título. Enfim, o garoto mostrou ser o mesmo guri do primeiro título, no que diz respeito a celebrar a conquista.

Nico Rosberg fez uma boa atuação, sempre a frente de Lewis Hamilton, foi o melhor da Mercedes e parece mais animadinho depois de anunciar seu casamento. Um segundo lugar (aliado ao sexto de seu companheiro) que serviu para a Mercedes assumir a vice-liderança dos construtores, a disputa mais equilibrada do grid até o momento.

Em terceiro, outro nome dessa corrida. Romain Grosjean se deu muito bem com a estratégia que bolou e vei com muita força no final da corrida. Terminou em terceiro mais uma vez e vai mostrando que a Lotus faz bem em promovê-lo a primeiro piloto em 2014. Acreditem ou não, é isso que vai acontecer!

Felipe Massa fez um boa atuação. Liderou as primeiras voltas, mas não teve um bom rendimento com os compostos mais duros e não conseguiu segurar o ritmo de Rosberg e Grosjean. mesmo assim, o quarto lugar foi um ótimo resultado para dar uma moral para quem está achando o seu caminho, provavelmente dentro da Williams, que deve ser o seu destino.

Logo atrás, veio Sergio Perez, em uma boa atuação no momento em que é mais questionado. Largando na frente de Jenson Button, fez a sua estratégia funcionar melhor e andou entre os ponteiro. brigou com Lewis Hamilton e conseguiu terminar na frente do seu antecessor, repetindo o melhor resultado da equipe no ano.

Kimi Raikkonen tentou se segurar na pista o máximo de tempo possível com os pneus mais duros e a tática ia dando certo com o segundo lugar, mas sem pneus foi despencando e precisou de mais uma parada. Terminou em sétimo e perdeu a chance de ficar mais perto do vice-campeonato de pilotos, mas ainda está vivo na disputa.

Na sequência veio a dupla da Force India, quebrando a sequência ruim na corrida caseira da equipe. Apesar de paul di Resta ter ficado à frente, foi Adrian Sutil que apareceu mais ficando 41 voltas na pista com os pneus duros e andando entre os ponteiros. De qualquer modo, o saldo acaba sendo positivo para o time do Ganges.

O último pontuável acabou sendo Daniel Ricciardo, que também esteve na mesma toada de Sutil, mas não teve o mesmo ritmo. Ainda assim fez uma corrida correta e terminou somando mais um pontinho no campeonato.

E Fernando Alonso? O que houve com o asturiano? Esta foi talvez a pior corrida da carreira dele. Encaixotado na largada, quebrou a asa dianteira na primeira curva e precisou mudar a estratégia, mas no fim parou uma vez a mais que todo mundo e não pôde aumentar o seu “pseudo recorde” de pontos. (Pelo menos dá para manter o mesmo capacete!). Um fim de semana para o espanhol esquecer.

Uhu! Donuts! (thanx Homer Simpson)

Semana que vem, a F1 chega no suntuoso e insosso circuito de Abu Dhabi para uma corrida que deve ser só festa pelo lado da Red Bull, mas que Sebastian Vettel vai tentar manter a incrível sequência de vitórias e deixar a briga dos vices para quem chegar em segundo. Abraço!

P.S. Aproveitem e votem no Podcast F1 Brasil

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 60 voltas em 1h31min12s187
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 29s8
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 39s8
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 41s6
5º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 43s8
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 52s4
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1min07s9
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min12s8
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1min14s7
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1min16s2
11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 1min18s2
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min18s9
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1 volta
15º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
Abandonaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) na volta 55
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) na volta 40
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) na volta 36
Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) na volta 1
Melhor Volta Kimi Raikkonen (Lotus/Renault) 1:27.679 (60)

Publicado em outubro 27, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 322 (campeão)
    2 – Fernando Alonso 207
    3 – Kimi Raikkonen 183
    4 – Lewis Hamilton 169
    5 – Mark Webber 148
    6 – Nico Rosberg 144
    7 – Romain Grosjean 102 (+1)
    8 – Felipe Massa 102 (-1)
    9 – Jenson Button 60
    10 – Paul di Resta 40 (+1)
    11 – Nico Hulkenberg 39 (-1)
    12 – Sergio Perez 33 (+1)
    13 – Adrian Sutil 28 (-1)
    14 – Daniel Ricciardo 19
    15 – Jean-Eric Vergne 13
    16 – Esteban Gutierrez 6
    17 – Pastor Maldonado 1

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 470
    2 – Mercedes 313 (+1)
    3 – Ferrari 309 (-1)
    4 – Lotus-Renault 285
    5 – McLaren-Mercedes 93
    6 – Force India-Mercedes 68
    7 – Sauber-Ferrari 45
    8 – Toro Rosso Ferrari 32
    9 – Williams-Cosworth 1

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 15 X 1 Webber
    Alonso 14 X 2 Massa
    Button 12 X 4 Perez
    Raikkonen 11 X 5 Grosjean
    Rosberg 7 X 9 Hamilton
    Hulkenberg 12 X 4 Gutierrez
    Di Resta 8 X 8 Sutil
    Maldonado 10 X 6 Bottas
    Vergne 8 X 8 Ricciardo
    Pic 14 X 2 Van der Garde
    Bianchi 13 X 3 Chilton

  2. Ver o Choronso tomar toco mantém minha motivação na F1. O Vettel merece e pronto. O New Dick Vigarista não merece e ficar para trás cala aquela boca suja dele. hahahaha.

  3. Mais um rádio do Kimi sendo motivo de surpresa

  4. A Pirelli é quem vai perdendo credibilidade com estes pneus fuleiros que eles construíram a mando do Berne. Quem mandou obedecer ao velhinho caduco?

  5. O que vou comentar sobre o título de pilotos deste ano é o seguinte:

    Piloto mais jovem a pontuar em uma corrida de Fórmula 1: Sebastian Vettel, com 19 anos, 11 meses e 16 dias, em 2007 (GP dos EUA)

    Piloto mais jovem a conquistar uma pole position: Sebastian Vettel, com 21 anos e 72 dias, em 2008 (GP da Itália)

    Piloto mais jovem a subir ao pódio: Sebastian Vettel, com 21 anos e 73 dias, em 2008 (GP da Itália)

    Piloto mais jovem a vencer uma corrida: Sebastian Vettel, com 21 anos e 73 dias, em 2008 (GP da Itália)

    Vice-campeão mais jovem: Sebastian Vettel, com 22 anos, 3 meses e 29 dias, em 2009

    Campeão mais jovem: Sebastian Vettel, com 23 anos, 4 meses e 11 dias, em 2010

    Bicampeão mais jovem: Sebastian Vettel, com 24 anos, 3 meses e 6 dias, em 2011

    Tricampeão mais jovem: Sebastian Vettel, com 25 anos, 4 meses e 22 dias, em 2012 (o único a conseguir o tricampeonato com menos de 30 anos de idade)

    Tetracampeão mais jovem: Sebastian Vettel, com 26 anos, 3 meses e 24 dias, em 2013 (o único a conseguir o tetracampeonato com menos de 30 anos de idade, e um dos 4 únicos da história a alcançar 4 – até agora – títulos)

    Precisa algo mais?

    Enquete: quantos anos mais até ao Alonso se aposentar?

    • Eu ainda acho que se o Vettel dirigisse o carro do Alonso e vice-versa, a coisa seria diferente…

      • Mas também há de se lembrar que o Alonso foi campeão quando teve o melhor carro (2005 e 2006) e perdeu em 2007, quando tinha uma McLaren muito boa, mas tinha o Hamilton em igualdade de condições.

        Não tem jeito. Todo o campeão precisa ter um carro campeão também. Mesmo os casos que o cara não tinha o melhor carro, ainda assim, ele tinha um carro capaz de ganhar corrida.

      • Também acho que qualquer um dente Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen, com uma Red Bull seria campeão certo se tivesse um companheiro de equipe mais fraco. E, com uma Ferrari, superar qualquer um desses num touro energético, nem Lauda, Stewart, Prost, Piquet, Fittipaldi, Clark, Fangio, Schumacher ou Villeneuve (me refiro ao Gilles, claro). Pra ganhar sem o melhor carro, não tem jeito, a menos que seja um fora de série entre os foras de série. Mas mesmo com a melhor máquina, tem que ter competência pra ganhar – principalmente pra ganhar com tamanho domínio. É como todos já vimos e o próprio mestre Emerson disse hoje: Vettel não erra. E isso é mérito. Mesmo os grandes, com o melhor carro, erram de vez em quando. Se ele não está errando, é da turma. E o Choronso já errou menos…

    • O contrato do Alonso com a Ferrari vai até 2016, mas como há um forte indício que ele vá para a McLaren-Honda em 2015, pelo menos até 2017 ele fica.

    • Piloto mais jovem a perder a virgindade: Seb… James Hunt, 2 horas, 33 minutos e 14 segundos, com a enfermeira do hospital em que acabara de nascer…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: