Final igual, mas a história foi diferente


Salve galera! Tivemos aquela que pode ter sido a melhor corrida de 2013. Disputas em todos os pelotões e ultrapassagens não faltaram. Mas o final acabou dentro das previsões, mas não que tenha sido exatamente do jeito que foi nas últimas corridas.

Podem falar o que quiserem, mas ele é o cara!

Para quem não assistiu a corrida e ler que Sebastian Vettel ganhou, vai achar que foi mais uma procissão, mas este cidadão estará redondamente enganado. Vettel venceu mostrando bastante do que sabe.

Na largada, os dois carros rubrotaurinos ficaram um pouco (Webber por “causas naturais” e Vettel que fumava antes da largada). Romain Grosjean pulou na frente e para complicar ainda mais, o alemão tocou em Lewis Hamilton, que também tentava a ultrapassagem. O problema afetou a suspensão da Mercedes e o inglês teve de sair da corrida.

A disputa parecia reservada entre o francês e o australiano, mas como Webber optou por parar três vezes, o duelo ficou com a Lotus e a primeira Red Bull. Aí Vettel provou sua diferença: Trocou os pneus no momento certo e conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o Groselha na primeira chance que teve. Webber também passou, mas levou sete voltas a mais para cumprir o objetivo. A peça entre o volante e o banco ainda faz uma enorme diferença nessa questão.

Agora o alemão tem 90 pontos de frente em relação a Fernando Alonso (que fez mais uma corrida com talento e arrojo com grandes ultrapassagens e chegou em quarto). Basta um modesto quinto lugar para sacramentar matematicamente o tetracampeonato.  Com a condição de ambos, tudo indica que a corrida na Índia será um mero protocolo.

Sobre a corrida de Suzuka, há de se destacar que o Groselha deu um banho neste fim de semana em seu companheiro de equipe. Kimi Raikkonen teve uma corrida discreta, mesmo com algumas ultrapassagens e o finlandês não foi além do quinto posto. Não tem sido um grande final de campeonato para o futuro ferrarista.

Quem vem em ascensão nesse momento é a Sauber. Embora Nico Hulkenberg ficou com dificuldades no finalzinho, a equipe suíça conseguiu um sexto e um sétimo, somando pontos importantes nos construtores. E para completar a festa de aniversário do patriarca da equipe, o tio Peter, Esteban Gutierrez somou seus primeiros pontos na F1, com uma atuação segura, segurando os ataques de Nico Rosberg no final Um grande trabalho e excelente resultado.

Já a montadora da Estugarda teve um fim de semana para esquecer. Além do revés com Hamilton, a Mercedes ainda teve que engolir um drive-through para Rosberg depois de uma saída de pit-stop em que quase bateu na McLaren de Sergio Perez. Foi mais um desempenho aquém das expectativas.

Além de Rosberg, mais gente foi punida. Um deles foi Felipe massa, que excedeu a velocidade nos boxes. Além disso, o brasileiro apareceu mais na transmissão levando ultrapassagens dos rivais e ficando para trás, como a ultrapassagem de Jenson Button na última volta. Somou um ponto, mas sabe que está atrás de Hulkenberg no aspecto técnico na briga pela vaga no grid em 2014.

Além destes, Daniel Ricciardo também tomou punição por passar fora da pista numa ultrapassagem. O australiano vem fazendo algumas algazarras após assumir a vaga na equipe principal dos energéticos. Assim não vai dar certo.

Van der Garde em dia de Senna? [que a treta começe]

Finalmente também destacamos as Williams, que se digladiaram pela 16ª posição, mostrando mais uma vez a falta de desempenho do seu carro. E também as nanicas com a batida entre Giedo van der Garde e Jules Bianchi após a largada, marcando o péssimo fim de semana do piloto francês, que já tinha punição e outras coisas mais.

Bom, é isso. A etapa seguinte é em Buddh, na Índia, daqui há duas semanas, onde a formalização de mais um caneco para o jovem de Heppenheim deve ser concluída. Vettel é tetra e ponto! Abraço!

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 53 voltas em 1h26min49s301
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 7s1
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 9s9
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 45s6
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 47s3
6º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 51s6
7º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min11s6
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 1min12s0
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1min20s8
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1min29s2
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min38s5
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
13º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
14º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
15º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1 volta
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
18º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
Abandonaram:
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) na volta 7
Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) na volta 1
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) na volta 1

Melhor volta: Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min34s587

Publicado em outubro 13, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 297
    2 – Fernando Alonso 207
    3 – Kimi Raikkonen 177
    4 – Lewis Hamilton 161
    5 – Mark Webber 148
    6 – Nico Rosberg 126
    7 – Felipe Massa 90
    8 – Romain Grosjean 87
    9 – Jenson Button 60
    10 – Nico Hulkenberg 39 (+1)
    11 – Paul di Resta 36 (-1)
    12 – Adrian Sutil 26
    13 – Sergio Perez 23
    14 – Daniel Ricciardo 18
    15 – Jean-Eric Vergne 13
    16 – Esteban Gutierrez 6 (+1)
    17 – Pastor Maldonado 1 (-1)

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 445
    3 – Ferrari 297
    3 – Mercedes 287
    4 – Lotus-Renault 264
    5 – McLaren-Mercedes 83
    6 – Force India-Mercedes 62
    7 – Sauber-Ferrari 45
    8 – Toro Rosso Ferrari 31
    9 – Williams-Cosworth 1

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 14 X 1 Webber
    Alonso 14 X 1 Massa
    Button 12 X 3 Perez
    Raikkonen 11 X 4 Grosjean
    Rosberg 6 X 9 Hamilton
    Hulkenberg 12 X 3 Gutierrez
    Di Resta 7 X 8 Sutil
    Maldonado 9 X 6 Bottas
    Vergne 8 X 7 Ricciardo
    Pic 13 X 2 Van der Garde
    Bianchi 12 X 3 Chilton

  2. Poxa, dessa vez eu tava torcendo pro Grojã. Esse ano ele tem sido bem mais consistente em resultados (ano passado a consistência era em lambanças!), e o pulo na largada foi um grande manobra. Não deu!
    E que estratégia mais furada da Red Bull nº2…

  3. Estrategia da RBR foi dupenis…Depois da 2nda parada eu achei que o Vettel iria ter problemas com os pneus mas, depois pensando bem, entendi o pq ele estava devagar no comeco da corrida. O fdp estava economizando pneus. Isso deu a chance de ele fazer aquele “stint” antes da 2nda parada que deu a ele a vantagem necessaria para ganhar a corrida.

    Estrategia ducaralho.

  4. Então, vamos ver, ele precisa de um quinto lugar pra ser campeão. Isso me lembra de um piloto muito bom, talentoso e veloz, que em determinada corrida também só precisava de um quinto lugar. Correu para chegar em quinto e estava em quinto, quando foi ultrapassado no final pelo piloto que hoje só precisa de um quinto lugar, e por isso estava perdendo o título até a úúúúúúúltima curva, quando à frente dele um piloto que não faz falta no campeonato atual (não por causa deste acontecimento) escorregou e lhe deixou cair no colo a posição necessária, mas conquistada sem brilho.
    Meu palpite é que o tetraproctologista não vai correr pra chegar em quinto. Vai correr pra ganhar, e muito provavelmente ganhe.

  5. Vamos para a polêmica… Estamos vendo um piloto da atualidade que pode ser considerado um dos melhores de todos os tempos??? Ou ainda é cedo??? Melhor do que Schumacher, Prost, Niki Lauda, Piquet, Senna, Fangio, Stewart??? Tetra da F1 somente 3 desses mencionados conseguiram ser… Ta certo que ele tem um carrão mas a diferença pro companheiro de equipe é gritante!!! Não sei se ele conseguirá atingir todos os recordes do Schumacher por exemplo mas…esse Vettel realmente é espetacular…não sei se é gênio mas é incrivel o que esse moleque faz!!!

    • Não diria melhor de todos os tempos, mas o melhor de sua geração. Em quase todos os campeonatos, o campeão tinha o melhor carro, mas o que ocorria no século XX é que dificilmente uma equipe se mantinha com o melhor carro por 2 ou 3 anos, logo outra equipe passava a ter o melhor carro, mas agora o da Red Bull continua sendo o melhor, ano após ano. E não parece que isso vai mudar tão cedo, então mesmo o Vettel não sendo o melhor de todos os tempos, tem boas chances de bater todos os recordes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: