Deu a lógica… bem, mais ou menos


Uma corrida realmente quente!

O GP da Alemanha foi uma das melhores do ano, sem dúvida, marcada com muita coisa bizarra na pista e nos boxes, mas terminou de um modo comum, com mais uma vitória de Sebastian Vettel. Bom, não chega a ser tão comum, pois foi a primeira vez que o jovem alemão venceu a sua corrida caseira, quebrando um tabu incômodo ao jovem alemão. De quebra o caminho para o título volta a ficar mais tranquilo.

Mas a sua corrida não foi tão fácil. Na largada, deixou Lewis Hamilton para trás, mesmo sendo espremido e com o britânico ficando para trás, parecia que o passeio era seguro, mas a Lotus veio com força e incomodou, mas não a ponto de ameaçar a liderança rubrotaurina.

E FFFFFFFFFFFettel finalmente fez a alegria da galera!

Antes foi Romain Grosjean, que demorou para fazer sua parada no primeiro jogo de pneus e fez uma corrida marcando Vettel, até que a equipe resolveu usá-lo como “boi de piranha” para ajudar Kimi Raikkonen. O francês quis dar um caô, falando que não estava escutando o rádio, mas cedeu a posição ao finlandês, que tentou chegar em Vettel, mas não conseguiu.

Fernando Alonso veio atrás, apostando numa estratégia que não vingou com a primeira parada , mas que teve a grande chance com o Safety Car. Veio forte no final mas não pegou o pódio. E ainda teve que parar o carro pela falta de combustível e pode ser punido. O fato é que a coisa segue complicada em relação ao campeonato. Como consolo, foi o fato de conseguir a primeira melhor volta da corrida da Ferrari após mais de dois anos sem conseguir isso.

E a Mercedes? Essa voltou a ser uma leoa de treino. O britânico fez uma largada fraca e ao longo da corrida foi levando ultrapassagem atrás de ultrapassagem. Deu uma melhorada no final, mas acabou em quinto. Nico Rosberg também sofreu lá atrás e só melhorou no fim, conseguindo dois pontinhos. Muito pouco para a Ross Racing.

A McLaren deu uma reagida em Nurburgring. Tanto Jenson Button como Sergio Perez conseguiram conservar os pneus e chegaram aos pontos com o sexto e o oitavo lugar respectivamente. Diante dos problemas com a evolução do carro, o resultado acaba sendo interessante.

Em sétimo veio Mark Webber, que mais uma vez teve que remar para recuperar o tempo perdido, mas desta vez por falha da equipe, que fez uma bobagem monumental nos boxes e soltou o australiano com a roda solta. E para piorar o pneu nocauteou um câmera da FOM. O cinegrafista sofreu uma fratura no ombro e nas costelas, mas felizmente não há riscos de morte.

Já para Webber, a corrida virou uma luta, se aproveitou da regra de “Lucky Dog” da Fórmula 1 e conseguiu recuperar a volta, partindo para uma grande reação. Chegou em sétimo e escapou de ser punido, já que a Red Bull recebeu uma multa de 30 mil euros pela besteira. Mesmo assim é mais uma para a síndrome de 1B.

O último pontuável foi Nico Hulkenberg, em grande exibição. Andou sempre na zona de pontuação, mas a Sauber errou na estratégia e quase ficou fora dos pontos, mas conseguiu avançar e chegou no top 10. Nada mal para quem não tem recebido salário há dois meses.

Falando em pindaíba, a Williams esteve perto de pontuar, mas uma maldita pistola pneumática arruinou totalmente as chances de Pastor Maldonado e de Valteri Bottas. Uma pena, pois eles sempre andaram dentro dos pontos, mas não foi dessa vez.

Felipe mais uma vez saindo do trilho. mas parece que a culpa não foi dele e ele admitiu que errou.

A corrida ficou marcada por mais dois feitos bizarros. O primeiro afetou Felipe Massa, que largou bem e tinha boas chances de chegar bem, mas na terceira volta o carro deu uma guinada no final da reta dos boxes e o brasileiro não conseguiu voltar à pista e ficou por lá. A Ferrari ainda não se pronunciou, mas isso não significa que foi um erro do Felipe. Acho que seria muito difícil o Massa rodar daquele jeito por erro. Atualização: O Massa admitiu que errou mesmo. Como disse antes, parece ser a síndrome de 1B.

O outro fato estranho ocorreu depois que o francês Jules Bianchi viu sua Marussia quebrar o motor. O carro parou na grama, mas de repente ele começou a descer a ladeira desgovernado, causando a única entrada do carro de segurança. O mais incrível foi o desespero dos fiscais e a entrada do trator no meio da pista para resgatar o bólido. Eu imaginei essa música na hora:

Bom, é isso. Mais uma pausa de três semanas até a corrida da Hungria, onde o circuito travado de Hungaroring nunca permite grandes emoções, a não ser quando os pneus ajudam. Abraço!

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 60 voltas em 1h41min14s711
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s0
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 5s8
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 7s7
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 26s9
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 27s9
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 37s5
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 38s3
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 46s8
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 49s8
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 53s7
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 56s9
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 57s7
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min00s1
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min01s9
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
Abandonaram:
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Melhor Volta Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:33.468 (51)

Publicado em julho 7, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. Toda vez que tento um comentário esqueço que agora é lá em cima, à esquerda, não embaixo do texto como antes.

  2. Estranho essa do Massa, tá parecendo até a lutcha do Anderson Silva… marmelaide… É aquele velho botão “1B Sabotator Tabajara” dos tempos do Barrica. Toda vez que o Massaroca brilha nos treinos se ferra na corrida… sei não.

  3. Algumas considerações:
    – Boa vitória do Vettel, mas essa foi de longe a mais trabalhosa do ano.
    – Lotus estragou a corrida quando chamou o Romain pros boxes pra 3ª parada. Se queriam tentar o pulo do gato com o Kim, tinham que ter passado o Vettel antes!
    – Assim fica difícil Mercedes!!
    – Massa deixando curriculum vitae na Lotus em 3, 2, …
    – Bianchi mostrou que andar de Marussia é andar pra trás, literalmente (talvez tenha sido a maior exposição da equipe no ano).
    – Com os bolsos vazios, o Hulkenberg ficou mais leve, e isso ajudou no desempenho do carro.
    – Red Bull cagando pro Webber. Nada mal pra um 2º piloto…

  4. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 157
    2 – Fernando Alonso 123
    3 – Kimi Raikkonen 116
    4 – Lewis Hamilton 99
    5 – Mark Webber 93
    6 – Nico Rosberg 84
    7 – Felipe Massa 57
    8 – Romain Grosjean 41 (+1)
    9 – Paul di Resta 36 (-1)
    10 – Jenson Button 33
    11 – Adrian Sutil 23
    12 – Sergio Perez 16 (+1)
    13 – Jean-Eric Vergne 13 (-1)
    14 – Daniel Ricciardo 11
    15 – Nico Hulkenberg 7

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 250
    2 – Mercedes 183
    3 – Ferrari 180
    4 – Lotus-Renault 157
    5 – Force India-Mercedes 59
    6 – McLaren-Mercedes 49
    7 – Toro Rosso Ferrari 24
    8 – Sauber-Ferrari 7

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 8 X 1 Webber
    Alonso 8 X 1 Massa
    Button 6 X 3 Perez
    Raikkonen 8 X 1 Grosjean
    Rosberg 3 X 6 Hamilton
    Hulkenberg 6 X 3 Gutierrez
    Di Resta 5 X 4 Sutil
    Maldonado 5 X 4 Bottas
    Vergne 4 X 5 Ricciardo
    Pic 8 X 1 Van der Garde
    Bianchi 7 X 2 Chilton

  5. Duvido que alguém vai me convencer que foi erro do fuMASSA. Ele está igual bandido no Brasil. É “dimenor”? Confessa q foi vc e não acontece nada. O Barrica disse q existe um sistema q põe o carro em ponto morto em caso de rodada para o motor não apagar. Pq não funcionou com o caneloni? Pq a repimboca da parafuseta travou mesmo. Sddumr estrebaria. Essa equipe se parece com o congresso nacional, tantas são as trapaças.

  6. É bem interessante essa teoria que uma equipe trapaceia a si própria. O campeonato de construtores não vale de nada mesmo, não é? Rubinho e Galvão fizeram escola!

  7. A Lotus é uma equipe diferente… Lembra a Red Bull antes de virar presepeira…
    Pena que, em breve, a grana ficará curta por lá !!!!

    Proof that #Kimi's 2014 negotiations are underway… #saveminikimi #raikkonen #f1 #lotusf1team #instadaily

    A photo posted by Renault Sport Formula One Team (@renaultsportf1) on

    #SaveMiniKimi

  8. Kimi vai ganhar aaaaaaasas…

  9. Faltam apenas 2 abandonos pro Massa ultrapassar o mito Andrea de Cesaris!!! 😈

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