A dança da borracha estourada


Salve galera! O GP da Inglaterra entra para a história da Fórmula 1 para o bem e, principalmente, para o mal. A parte ruim fica na conta da família Moratti, dona da Pirelli. A borracha disponível para a etapa de hoje chegou a um nível crítico. Foram pelo menos cinco pneus estourados. Todos foram na mesma posição (traseiro esquerdo) e com cinco carros diferentes. O asfalto de Silverstone pode ser bem abrasivo, mas a quantidade de estouros levou a um nível perigoso demais, trazendo lembranças daquele fatídico fim de semana em Indianápolis.

Valeu Pirelli! (só que não)

Mas no fim, a corrida acabou sendo bem emocionante, seguramente foi a melhor do ano até aqui, mas o que embaralhou as cartas foi a quebra do câmbio de Sebastian Vettel há onze voltas para o fim. O Safety car, ao meu ver foi  desnecessário, pois dava para remover o carro sem  precisar parar a corrida, mas foi isso e as escolhas de parada nos boxes que fez a diferença.

Quem conseguiu se segurar bem na confusão foi Nico Rosberg. O alemão perdeu a posição para o rubrotaurino e andou próximo a corrida toda até o câmbio do líder do campeonato abrir o bico. Na bandeira amarela, a Mercedes errou ao colocar o composto mais duro na parte final, pois perdeu terreno na briga com Mark Webber, mesmo assim, a corrida da Britney foi perfeita e a equipe prateada conseguiu passar no teste das “vantagens do teste secreto”.

E o xeque-mate do campeonato foi para o vinagre

O australiano por muito pouco não conseguiu uma vitória épica. Para variar começou com uma das suas tradicionais largadas inacreditáveis, caindo de quarto para 15º. Mudando a estratégia e aproveitando a turma a sofrer com a borracha. O novo piloto da Porsche foi subindo e nas voltas finais veio voando e chegou muito perto de vencer. Uma bela atuação na primeira corrida após o anúncio da despedida da categoria.

O terceiro posto foi de Fernando Alonso, o homem de sorte. O asturiano foi subindo e descendo no grid, mas acertou nos pneus e subiu ao pódio. E como a sua catiça contra a turma dos energéticos deu certo pela primeira vez após cinco corridas, as esperanças no campeonato ainda sobrevivem.

Lewis Hamilton vai lamentar um bocado a chance perdida no GP caseiro. Fez uma boa largada mas foi a primeira vítima da maldição pirellista. Caindo para último, foi galgando posições e chegou bem perto do pódio. Não foi o domingo dos sonhos, mas a recuperação foi bonita.

Kimi Raikkonen adotou um  moicano misterioso e talvez o mostrasse no pódio, mas a equipe ferrou com ele ao não parar no último SC e viu o segundo lugar ruir para um decepcionante quinto posto. Apesar do resultado aquém das expectativas, o finlandês conseguiu se isolar na maior sequência de pontos da história da Fórmula 1, chegando a 25 corridas seguidas.

Logo atrás, veio Felipe Massa. O brasileiro fez uma grande largada e chegou ao quarto lugar, mas a zica da borracha lhe atingiu e lá foi a chance de um brilho tupiniquim. Quer dizer, até que não, pois a sua recuperação foi muito boa e chegou num sexto lugar satisfatório. Merece um crédito.

Na sequência dois que mereciam mais do que conseguiram. Adrian Sutil e Daniel Ricciardo andaram sempre na zona dos cinco primeiros e estavam em terceiro e quarto na relargada. No entanto, a alegria deles acabou com o mesmo erro de suas equipes, no qual a Lotus cometeu com o Kimi. No fim um sétimo e um oitavo normais.

Fecharam o pontos o aguerrido Paul di Resta, que lutou com muita gente boa durante a corrida inteira e somou dois pontos depois de largar de último. E o outro pontuável foi Nico Hulkenberg, tirando a Sauber da seca de seis corridas.

A Williams vei na sequência com os dois carros. Ficou no quase pela briga de pontos e segue na seca. Não foi a melhor forma de comemorar a corrida 600 da equipe. Mas ainda foi melhor que a McLaren, que viu Jenson Button sofrer no final da prova e Sergio Perez parar como vítima dos pneus malditos. Quem também foi vítima dos estouros foram Esteban Gutierrez, o último antes das nanicas, e Jean-Eric Vergne, o primeiro a sair da corrida.

Rosbife passou no teste da borracha. Santo teste!

Semana que vem tem corrida em Nurburgring, onde talvez algumas atitudes possam ser tomadas. O fato é que a FIA, a FOM e a Pirelli terão que tomar medidas de emergência, pois o desastre de hoje não pode se repetir de novo. Abraço!

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 52 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s7
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 7s1
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 7s7
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 11s2
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 14s5
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 16s3
8º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 16s5
9º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)  a17s9
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 19s7
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 21s1
12º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 25s0
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 25s9
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 26s2
15º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 31s6
16º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 36s0
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1min07s6
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1min07s0
Abandonaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) na volta 52
Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) na volta 47
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) na volta 42
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na volta 35
Melhor volta: Mark Webber (Red Bull-Renault) 1min33s401 (volta 51)

Publicado em junho 30, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 132
    2 – Fernando Alonso 111
    3 – Kimi Raikkonen 98
    4 – Lewis Hamilton 89
    5 – Mark Webber 87
    6 – Nico Rosberg 82
    7 – Felipe Massa 57
    8 – Paul di Resta 36
    9 – Romain Grosjean 26
    10 – Jenson Button 25
    11 – Adrian Sutil 23
    12 – Jean-Eric Vergne 13
    13 – Sergio Perez 12
    14 – Daniel Ricciardo 11
    15 – Nico Hulkenberg 6

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 219
    2 – Mercedes 171 (+1)
    3 – Ferrari 168 (-1)
    4 – Lotus-Renault 124
    5 – Force India-Mercedes 59
    6 – McLaren-Mercedes 37
    7 – Toro Rosso Ferrari 24
    8 – Sauber-Ferrari 6

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 7 X 1 Webber
    Alonso 7 X 1 Massa
    Button 5 X 3 Perez
    Raikkonen 7 X 1 Grosjean
    Rosberg 3 X 5 Hamilton
    Hulkenberg 5 X 3 Gutierrez
    Di Resta 4 X 4 Sutil
    Maldonado 4 X 4 Bottas
    Vergne 4 X 4 Ricciardo
    Pic 7 X 1 Van der Garde
    Bianchi 7 X 1 Chilton

  2. Que vergonha pra Pirelli

    • Novamente volto a pedir que os pneus durem o fim de semana inteiro e não estes chicletes que estouram com 8-10 voltas. Uma vergonha. Espero que a Michelin reapareça no grid em 2014, mas insisto, um jogo de pneus tem que durar o fds todo, exceto se chover. Os pneus que correm em Le Mans duram 500-600 Km. Então durabilidade e competitividade podem dividir o mesmo paddock. Vejo economia nestes tempo bicudos e redução drástica da poluição gerada pelos tires.

  3. Doravante deixarei de chamar o Nico de Rosbife. O cara arranjou uma namorada linda e aprendeu a andar para frente, ganhando a segunda este ano. Para quem dava ré extra pista, esse cara prova que o Feliciano está certo e que realmente a cura gay existe. rsrsrsrs.

  4. O Nico é entendido de tratar bem a borracha preta… mas chuupa esta Alonso: Brasil 3 x 0 Espanha. Hah! Só no futebol mesmo…

  5. Mercedes 171 x 37 MacLata: isto está cheirando a sabotagem… É 1-7-1 mesmo! Mesmo motor, entende? Bom ver o picolé de Vodka entre os primeiros. Em compensação o Massaroca deverá ser Stock Car em breve.

  6. Quem estava no Maraca gritando “ei, Galvão! Vai tomar no cu?”. Foi hilário. E não tinha gente da favela lá. A classe média tá puta da vida…

  7. Off-Topic:

    Gostei desta comparação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: