Domingo dos sonhos apenas para um


Dia de festa na casa do Comendador!

Fala, povo! O GP da China não foi nenhum poço de emoções, mas tivemos momentos legais e um final empolgante. os pneus são as peças chave nesse jogo e esse nível de degradação faz com que as variáveis da corridas diminuíssem drasticamente em relação ao ano passado. Talvez seja a hora de se rever estes compostos.

Sobre o vencedor, acho que apresentações não precisam ser feitas. Fernando Alonso guiou como de praxe, fez uma grande largada, atacou cada adversário que tinha na frente no momento certo e foi preciso na corrida toda. Dominou a prova como quis e ganhou com maestria. A primeira vitória no ano já mostra que este é o cara que todo mundo deve temer na briga pelo caneco, ainda mais se a Estaberria de Maranello manter a toada. Para quem dizia que “não conseguia dormir direito”, parece que a noite de sono será boa.

No segundo lugar, Kimi Raikkonen teve uma corrida difícil, largou mal e brigou um monte, mas foi mais eficiente na estratégia de paradas. O finlandês ainda teve que lutar com um bico avariado, graças a uma fechada insana de Sergio Perez, que quase comprometeu a sua corrida, mas ainda deu para chegar lá.

Lewis Hamilton partiu na pole mas não pôde fazer muita coisa diante de um carro devorador de pneus. Sem conseguir se defender de modo adequado, o inglês se manteve nos ponteiros como dava e ainda aguentou uma investida final de Sebastian Vettel para subir ao pódio. Junta-se a isso a quebra de Nico Rosberg, sinal que ainda há muito trabalho pelos lados da Mercedes pois só os pilotos não podem fazer tudo acontecer.

O alemão dos energéticos, por sua vez, fez uma corrida boa diante da sua estratégia. Sem ter o carro para ganhar, ousou na tática dos pneus e no final veio como um foguete para cima de Hamilton. Só não ganhou a posição por uma alargada de pista no meio da volta final, mas o resultado até da ser bem considerado, já que o garante na liderança do campeonato ao final da etapa chinesa.

Jenson Button fez uma corrida digna, mostrando alguma evolução na McLaren. também esteve em outra estratégia e conseguiu economizar uma parada. Ficou num quinto lugar, que pode ser bem comemorado pelos lados de Woking.

Já Felipe Massa não tem motivos para sorrir. Até largou bem e andou em segundo (após bela ultrapassagem sobre Hamilton), mas não teve sorte na sua estratégia, mesmo parando uma volta depois de Alonso, perdeu muito tempo com os pneus gastos e acabou encaixotado no tráfego e sofreu com os compostos que não encaixavam em seu carro. No fim, apenas um sexto lugar discreto.

Em sétimo, a boa surpresa de Daniel Ricciardo, que esteve sempre bem colocado, mesmo com as estratégias de seus adversários, conseguiu se manter na zona intermediária e aproveitou o melhor estado dos pneus para ficar na posição da qual largou. Além de ser a melhor posição da carreira, o australiano mostra o potencial que não havia conseguido no passado e pode aparecer como uma boa alternativa para a Red Bull, até porque o STR8 parece melhor nascido que seus antecessores. E num possível vestibular, Ricciardo passa a ter vantagem sobre Jean-Eric Vergne.

Paul di Resta foi outro nome a fazer boa corrida. Apesar de um entrevero com seu companheiro de equipe na primeira volta, o escocês sempre andou nos pontos e partiu para a estratégia de usar os macios no fim da corrida. Conseguiu salvar quatro pontos, o que lhe coloca em vantagem na briga interna.

Romain Grosjean, mais uma vez discreto, foi o nono. O último pontuável foi Nico Hulkenberg, que chegou a liderar e teve uma estratégia parecida com a Vettel, mas erros nos boxes da Sauber atrapalharam seus planos. Ainda assim, salvou um pontinho, mesmo ameaçado pelo ex-saubista Perez, que apareceu levando várias ultrapassagens, além da já citada fechada em Raikkonen.

O outro mexicano da categoria conseguiu ser ainda pior. Esteban Gutierrez perdeu o ponto de freada no final da reta longa e abalroou o carro de Adrian Sutil, tirando os dois da prova. A cara hora, os torcedores da Sauber vão perdendo a paciência com o piloto asteca e suspirando de saudades por Kamui Kobayashi. Tempos terríveis na equipe suíça.

Outro que apareceu negativamente foi Mark Webber. O australiano 1B tinha conquistado algumas posições após largar dos boxes e poderia somar pontos, mas forçou a barra em uma disputa com Jean-Eric Vergne e quebrou a asa dianteira. de quebra teve a suspensão comprometida com o toque e foi andando lento até a roda se soltar no meio da pista, acabando com sua prova, e (provavelmente) com a paciência do pessoal de Milton Keynes. Sai uma batata australiana aí?

Bom, por enquanto é isso. Como metade do grid está sob investigação por uso indevido de DRS sob bandeira amarela, ainda há muito o que se mexer no resultado. Depois da soneca atualizo com as novas informações. Atualização: Todo mundo escapou da punição e fica tudo do jeito que está. Semana que vem a Formula 1 volta ao seu horário tradicional, na corrida do Bahrein, isso se nenhuma zica surgir por aquelas bandas, como nos dois últimos anos. Abraço!

1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 56 voltas em 1h36min26s945
2º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 10s1
3º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s3
4º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 12s5
5º Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 35s2
6º Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 40s8
7º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 42s6
8º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 51s0
9º Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 53s4
10º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 56s5
11º Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min03s8
12º Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min12s6
13º Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min33s8
14º Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min33s5
15º Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
16º Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
17º Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
Abandonaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) na volta 22 (mecânico)
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) na volta 16 (suspensão/pneu solto)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 6 (acidente)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) na volta 5 (acidente)

Publicado em abril 14, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 27 Comentários.

  1. …e no fim da corrida:

    -“Alonso, you don’t need to drive fast, just bring it home”

    -“Who said I’m driving fast?”

  2. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 52
    2 – Kimi Raikkonen 49
    3 – Fernando Alonso 43 (+3)
    4 – Lewis Hamilton 40
    5 – Felipe Massa 30
    3 – Mark Webber 26 (-3)
    7 – Nico Rosberg 12
    8 – Jenson Button 12 (+5)
    9 – Romain Grosjean 11 (-1)
    10 – Paul di Resta 8
    11 – Daniel Ricciardo 6 (+5)
    12 – Adrian Sutil 6 (-3)
    13 – Nico Hulkenberg 5 (-2)
    14 – Sergio Perez 2 (-2)
    15 – Jean-Eric Vergne 1 (-2)

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 78
    2 – Ferrari 73 (+1)
    2 – Lotus-Renault 60 (-1)
    4 – Mercedes 52
    5 – McLaren-Mercedes 14 (+2)
    6 – Force India-Mercedes 14 (-1)
    7 – Toro Rosso Ferrari 7 (+1)
    8 – Sauber-Ferrari 5 (-2)

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 3 X 0 Webber
    Alonso 2 X 1 Massa
    Button 2 X 1 Perez
    Raikkonen 2 X 1 Grosjean
    Rosberg 0 X 3 Hamilton
    Hulkenberg 2 X 1 Gutierrez
    Di Resta 1 X 2 Sutil
    Maldonado 1 X 2 Bottas
    Vergne 2 X 1 Ricciardo
    Pic 3 X 0 Van der Garde
    Bianchi 3 X 0 Chilton

  3. Não vou comentar sobre o vencedor, porque simplesmente não precisa. Tudo normal.

    Raikkonen vem mais uma vez para fazer um grande campeonato. É um dos pilotos fortes e foi um retorno valioso para a categoria, ao contrário de certo torcedor do Borussia Dortmund poucos anos antes…

    Se o campeonato fosse só de treinos de classificação, a Mercedes poderia ser campeã. Como tem as corridas também, a equipe tem os sérios problemas que estamos vendo. A diferença entre os resultados dos seus pilotos está dentro do esperado.

    Vettel não birlhou, e o carro não andou. No fim, manter a liderança no mundial foi lucro.

    A McLaren é outro carro que tem sérios problemas, e isso pesa muito para que eu ache que ainda é cedo para cobrar Sérgio Perez. Afinal, o Butão Campeão, experiente e já muito acostumado com a equipe, também não anda fazendo grande coisa pra uma equipe que deveria andar como grande.

    Massa às vezes parece que vai, mas não vai nunca. Uma vitória ou outra, vai ser isso a carreira dele.

    Ricciardo teve um grandíssimo desempenho para uma Toro Rosso. Mas devo lembrar que essa equipe já chegou a vencer corrida…

    Di Resta, Grosjean, Maldonado, são pilotos com nível de talento “completar o grid”: são pilotos pra equipes médias, que eventualmente farão corridas muito boas mas dificlmente terão alguma relevância na corrida, mas pelo menos sabem o que fazer atrás do volante, ao contrário de alguns pilotos que infelizmente temos visto cada vez mais na Fórmula 1 nos últimos tempos (tipo um certo substituto de um piloto asiático que correu até o anos passado e poderia ter chance numa equipe grande). Com isso, alguns estão tentando carregar nas costas suas fracas equipes.
    Mas tenho que perguntar: A SAUBER TEM TORCEDORES?

    Coincidentemente (ou não?) por último, falo sobre Mark Webber. Aliás, não há muito o que dizer. Cada vez mais, só mostra que não pode ser nada mais do que 1B.

    Acho que esse ano sai corrida no Bahrein. As coisas tem que se ajeitar na região. Aliás, em menos de 10 anos vai ter Copa do Mundo por lá…

    Boa semana, amantes da velocidade!

  4. Massaroca vai ser enrabado o ano todo pelo alonsito de novo, e depois vai voltar pra sauber pra terminar a carreira la.

  1. Pingback: 33 - China: Vitória Vermelha na Batalha de Xangai, Massa, Red Bull e muito mais | Podcast F1 Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: