Hora de contar os caroços no angu


A treta é séria na turma dos energéticos

Fala, pessoal! O GP da Malásia foi uma corrida bem interessante. OK, não foi o mesmo frisson das provas de 2012, mas tivemos ingredientes demais para ser uma ótima etapa. No entanto, ninguém parece que vai deixar o país do sudoeste asiático muito feliz, pois o clima foi de um azedume só.

A Red Bull conseguiu a dobradinha que todo mundo esperava no começo do campeonato. O RB9 se adaptou muito bem  à variação do tempo e dominou a corrida por completo, mesmo com as ameaças da Mercedes. No entanto, o desfecho, apesar de bonito, não desceu bem.

Mark Webber assumiu a liderança e ficou por lá quase toda a corrida, mas no final, Sebastian Vettel partiu para o ataque e fez uma grande ultrapassagem. Só que a turma dos energéticos não estava a fim de inverter as posições, e combinou com Webber, mas não com Vettel. Resultado: O alemão passou e o australiano não gostou nada. Este parece ser o estopim de um grande racha que precisa ser sanado rapidamente pelos lados de Milton Keynes, para não haver dor de cabeça aos rubrotaurinos. O alemão ainda pediu desculpas públicas, mas o ambiente pode ferver a qualquer momento.

Outra equipe que teve momentos tensos nas voltas finais foi a Mercedes. Lewis Hamilton vinha com um rendimento mais fraco depois de ter alguns problemas de desgaste de pneus, Nico Rosberg vinha com a intenção de ultrapassar, mas Ross Brawn simplesmente negou o direito ao alemão. Nico também reclamou bastante no rádio. Lewis declarou no pódio que gostaria que Nico estivesse lá, uma declaração polida, que lembra muito aquele célebre episódio do “Hoje não, hoje sim”, onde o próprio Brawn estava envolvido. Desta vez, foi um alemão é que dançou.

O bom filho a casa torna... OH, WAIT!!!

O bom filho a casa torna… OH, WAIT!!!

Aliás, o que o Nico devia estar desejando para que Hamilton nunca saísse da McLaren, tanto que o próprio inglês ainda parece não ter se acostumado com a mudança e acabou entrando nos boxes da equipe de Woking durante o primeiro pit-stop, gerando o momento comédia pastelão do domingo.

Falando agora da Ferrari, essa é mais uma a lamentar o domingo. Felipe Massa largou muito mal  e não conseguiu um bom desempenho no decorrer da prova. Mesmo assim, seguiu até o final e conseguiu um quinto lugar proveitoso,  colocando-se à frente de Fernando Alonso na tabela de classificação.

Isso por causa de uma burrada coletiva de piloto e equipe. Alonso tocou em Vettel na largada e danificou o bico, passou o circuito inteiro levantando faísca e não foi para os boxes. Na reta dos boxes, o asturiano perdeu a asa e saiu da pista ficando atolado. Um erro simplesmente inacreditável para um bicampeão do mundo e para uma equipe como a Estaberria de Maranello.

A Lotus esteve longe de ser a mesma força da semana passada. No fim, foi Romain Grosjean que conseguiu o melhor resultado, em sexto, exatamente á frente de Kimi Raikkonen, que esteve aquém das expectativas e cometeu alguns erros no decorrer da prova. O sétimo lugar ainda pode-se dizer que foi lucrativo para a equipe, mas é sinal que há trabalho pela frente.

O oitavo lugar foi de um dos poucos que surpreenderam positivamente na corrida. Nico Hulkenberg pulou bem na largada e andou até em quinto, mas sofreu com as dificuldades da Sauber, ainda assim, fechou em oitavo e somou os seus primeiros pontos na nova casa.

A McLaren teve mais uma corrida complicada, com os seus carros aparecendo mais levando ultrapassagens do que fazendo qualquer outra coisa. Jenson Button até mantinha um bom ritmo, mas uma roda solta nos boxes acabou com sua corrida. Sergio Perez ainda teve alguns consolos, com os seus primeiros pontos na equipe e ficou com a volta mais rápida, mas ainda muito pouco para a turma de Woking.

Fechou os pontuáveis a Toro Rosso de Jean-Eric Vergne, mas esta posição está sub júdice por causa de um acidente provocado pela equipe no primeiro pit-stop ao se chocar com a Caterham de Charles Pic. Caso seja punido, o ponto solitário iria para Valteri Bottas, da Williams, o que seria um alento ao tio Frank, já que Pastor Maldonado não tem colaborado dentro da pista, tampouco o carro.

Quem também teve um fim de semana para esquecer foi a Force India. Depois do brilho em Melbourne, a dupla não conseguiu completar a corrida por causa de um problema na porca das rodas, que não encaixavam de jeito nenhum durante as paradas e arruinou as chances de pontos dos indianos.

Já as nanicas, permaneceram a mesma coisa: Jules Bianchi dominando o pelotão e os seus carros atrapalhando a turma lá da frente. Nada de novo.

A Fórmula 1 folga por duas semanas e volta na China no dia 14 de abril. Veremos se até lá a poeira baixou. Abraço!

1-  Sebastian Vettel      (ALE/Red Bull/Renault)
2-  Mark Webber  (AUS/Red Bull/Renault) – a 4s298
3-  Lewis Hamilton  (ING/Mercedes) – a 12s1
4-  Nico Rosberg (ALE/Mercedes)  – a 12s640
5-  Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s6
6-  Romain Grosjean (FRA/Lotus/Renault) – a 35s5
7-  Kimi Raikkonen (FIN/Lotus/Renault) – a 48s4
8-  Nico Hulkenberg (ALE/Sauber/Ferrari) – a 53s0
9-  Sergio Perez (MEX/McLaren/Mercedes) – a 72s3
10-  Jean-Eric Vergne  (FRA/Toro Rosso/Ferrari) – a 87s1
11-  Valtteri Bottas (FIN/Williams/Cosworth) – a 88s6
12-  Esteban Gutierrez (MEX/Sauber/Ferrari) – a 1 volta
13-  Jules Bianchi  (FRA/Marussia/Cosworth) – a 1 volta
14-  Charles Pic  (FRA/Caterham/Renault)  – a 1 volta
15-  Giedo van der Garde (HOL/Caterham/Renault) – a 1 volta
16-  Max Chilton (ING/Marussia/Cosworth) – a 2 voltas

Não completaram:
17-  Jenson Button (ING/McLaren/Mercedes) – a 3 voltas
18-  Daniel Ricciardo  (AUS/Toro Rosso/Ferrari) – a 5 voltas
19-  Pastor Maldonado (VEN/Williams/Renault) – a 11 voltas
20-  Adrian Sutil (ALE/Force India/Mercedes) – a 29 voltas
21-  Paul di Resta (ESC/Force India/Mercedes) – a 34 voltas
22-  Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 55 voltas

Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren/Mercedes) – 1m39s199, na volta 56

Publicado em março 24, 2013, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 27 Comentários.

  1. Farei a atualização do calendário mais tarde. Até mais!

  2. Vai dormir, criatura!

  3. Ver o Príncipe das Astúcias na caixa de brita não tem preço. Esta, pra mim, é a imagem do ano e espero que se repetia mais 17 vezes. Chupa Choronso.

  4. E olha que o Webber não perdoou e mandou a “dedada” para o Vettel

  5. Campeonato de pilotos

    1 – Sebastian Vettel 40 (+2)
    2 – Kimi Raikkonen 31 (-1)
    3 – Mark Webber 26 (+3)
    4 – Lewis Hamilton 25 (+1)
    5 – Felipe Massa 22 (-1)
    6 – Fernando Alonso 18 (-4)
    7 – Nico Rosberg 12
    8 – Romain Grosjean 9 (+2)
    9 – Adrian Sutil 6 (-2)
    10 – Paul di Resta 4 (-2)
    11 – Nico Hulkenberg 4
    12 – Sergio Perez 2
    13 – Jenson Button 2 (-4)
    14 – Jean-Eric Vergne 1

    Campeonato de construtores

    1 – Red Bull-Renault 60 (+2)
    2 – Lotus-Renault 40
    3 – Ferrari 40 (-2)
    4 – Mercedes 37
    5 – Force India-Mercedes 10
    6 – Sauber-Ferrari 4
    7 – McLaren-Mercedes 4 (-1)
    8 – Toro Rosso Ferrari 1
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa em corridas:

    Vettel 2 X 0 Webber
    Alonso 1 X 1 Massa
    Button 1 X 1 Perez
    Raikkonen 1 X 1 Grosjean
    Rosberg 0 X 2 Hamilton
    Hulkenberg 1 X 1 Gutierrez
    Di Resta 0 X 2 Sutil
    Maldonado 0 X 2 Bottas
    Vergne 2 X 0 Ricciardo
    Pic 2 X 0 Van der Garde
    Bianchi 2 X 0 Chilton

  6. Vettel foi um filho da puta, moleque escroto.

    Ross Brawn, outro fio duma egua. Mandou o Queima-Rosca aliviar para proteger o lombo do Cirilo. Proteger lombo e’ coisa de viado!

  7. Schumacher ficou marcado por não ter rivais competentes.
    Acho que Fffffettel va ficar marcado por ter rivais competentes, porém, tapados.

    Quanto ao Ueba: está há três anos na mesma equipe que o alemãozinho esperto e já deu todas as provas possíveis de que não é tão rápido quanto ele. É bom, mas é irregular: numa corrida, dá show; na outra tb; aí fica cinco corridas sem pontuar. Parece até brasileiro. Se não tivesse levado a pior hj, levaria nas próximas corridas. E quanto a hj: Fffffettel fez certíssimo. Isso é automobilismo, o cara tem que correr pra ganhar, independente de qualquer coisa. Teve ordem de equipe? Então desobedece. O Ueba não esperava o ataque? Então foi inocente. Imagine vc – que me lê neste momento -, se fosse um piloto de formula 1, estivesse correndo e visse um cara igual ao Ffffettel ou o Malonso no seu retrovisor. Eis que alguem te fala, “fica tranquilo, ele não vai tentar a ultrapassagem”. Vc tiraria o pé e se sentiria seguro? Convenhamos…

    Quanto ao Malonso: uma pitada de azar rubenbarrichelliana, uma pitada de poucos erros pessoais e uma pitada de muitos erros da equipe ta fazendo o espanhol amargar um jejum considerável. Quando não é o azar, quando não é a equipe, ele mesmo se encarrega de fazer a m… A proposito, que p… foi essa de hj? Se tivesse sido o massa falida, já estaria desempregado.

    Quanto ao Hamilton: tem talento, mas depois que ganhou aquele título em cima do Massa Falida, parece ter esquecido como corre. Acho que ta mais preocupado em pegar mulher do que em ganhar corrida.

    Quanto ao Kachaça: Se tivesse tido uma atuação RAZOÁVEL hj (não precisava ser excelente) ainda seria lider. Mas, não. Depois do espetáculo da semana passada, arrumou um fiasco neste. Fiasco desnecessário, diga-se de passagem, pois nada o atrapalhou, ele que se atrapalhou sozinho. E é de fiasco em fiasco que vai ficar sem chance de lutar pelo título.

    Detalhe: tava lendo sobre a corrida no Lancenet e é bem diferente de ler aqui. Não tem a mesma graça sem o bom-humor, as críticas e a ironia que marcam o blog desde o primórdio.

  8. Minha unica duvida: Pq a Ferrada nao deixou o Alonso ir para os boxes quando ele fodeu a asa?

    Nao entendi…

  9. Massaroca abriu as perna pro bracito na cara seca. De novo.

    • Cuma?

      A Red Bull e a Mercedes que fizeram o jogo e tu vieste falar da Ferrari? OK que a Estraberria é perita nisso, mas hoje quem apareceu em baixa foi justamente a turma dos energéticos e o Ross Brawn.

      • Tambem, mas e pq estou tao acostumado a ver o massa deixando o alonso passar, que ate esqueci de comentar do resto. Não foi legal o que fizeram com o nico, achei palhaçada. Ja no caso do canguru, foi a mesma coisa do que o proctoman nao quis saber e meteu o dedo na ferida do caboco, passou e ganhou a corrida. Lembrou o silva.

        • No caso do Silva: foi uma combinação boba entre Ayrton e Prost de não ultrapassagem nas primeiras voltas, Senna não era obrigado a atender. Já no caso do Webber, foi a equipe que pediu para ele reduzir e “trazer as crionças para casa”. A RB “ferrarizou” de uma maneira velada, pois sabem que o canguru tem culhões, não é o Massaroca.

        • Se alguém “esqueceu” de avisar ao Féttel, então foi uma puta sacanagem da RB, não do bochecha. Você está lá atrás e vê o companheiro se arrastando na pista… passa até por cima da mãe dele. “Mermão! Pisa e passapucima da cabessa do demonho!” (thanx, menina-pastora louca).

  10. Saaaaaaaaalllllllllveeeeeeeeee…

    A Red Bull foi o que todas as equipes são…não sei porque tanta gente se surpreendeu…O Vettel foi sacana??? O Webber foi otario??? Nada de novo!!!
    O Hamilton foi contratado pela Mercedes pra ser segundo piloto??? Acho que até a minha vó sabe disso, acho que o Rosbife também deveria saber…Nuncaaaaaaaaaaaaa!!!
    Por favor, eu também xingo o Massa mas, ele está andando bem, não sei porque de tantas cornetas, se fosse ele que fizesse a idiotice do Alonso eu e muitos aqui ja teriamos matado o cara…
    E eu estou no mundo bizarro ou a McLata esta atrás da Force India, da Sauber…acho que vai acontecer algo parecido com o que aconteceu em meados dos anos 90 quando a Honda estava pra sair e o carro era uma bomba, acho que só ano que vem ou em 2015 quando o fornecedor de motores será outro, azar dos pilotos e sorte do Cirilo…

    Fui!!!

  1. Pingback: 32 - Malásia: Batalhas e Intrigas, Vettel bancando Baby Schumi, Ferrari e Massa vacilam | Podcast F1 Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: