Belezas e mistérios


Salve galera, vamos seguindo o rumo em mais um dia de apresentações. Hoje mais duas equipes mostraram ao mundo os seus bólidos para temporada 2013. Podemos dizer que foi um dia satisfatório e que as equipes estão buscando opções interessantes para o ano que chega, mas ainda temos questões a serem esclarecidas.

Primeiro falaremos da Ferrari:

Será que acertaram a mão desta vez? Esteticamente sim!

A Estaberria de Maranello apresentou hoje o F138 (nome é a referência a despedida dos motores V8 em 2013), aparentemente um projeto bem melhor acabado em relação ao antecessor. Dentro das tendências dos carros para este ano, era esperado que a turma do cavalinho rampante fosse a que iria trazer mais novidades. Dito e feito.

O carro não trouxe o degrau no bico (algo que já havia sido garantido anteriormente) e trouxe como novidades uma asa dianteira com mais adereços, uma lateral mais suave, uma entrada de ar na parte de cima e uma nova asa traseira. Definitivamente um projeto mais arrojado, aproveitando do túnel de vento da Toyota, que a equipe usou no projeto, que pode dar alegrias aos tifosi. A pintura sofreu poucas mudanças, mas os detalhes realçam o traço mais aerodinâmico do carro vermelho. Pela estética, digo que acertaram na mosca!

Só resta agora o carro andar. A Estaberria está sedenta por vitória e Fernando Alonso quer um carro que permita isso com mais facilidade. Os problemas do ano passado precisam ser evitados e tanto o asturiano, como Felipe Massa precisam andar nas cabeças desde o começo do ano, para que finalmente ganhem o campeonato.

E o brasileiro já tem a responsabilidade, pois ele é o cara a dirigir durante os primeiros testes em Jerez, semana que vem. Veremos se o desenvolvimento da caranga vai ser positivo.

Agora sobre a Force India:

Dupla de um piloto só, por enquanto

Pouco depois, foi a equipe anglo-indiana que mostrou seu bólido, o VJM06. A única novidade aparente foi a ausência do degrau no bico, com a adoção da capa regulamentada pela FIA. No mais, o carro tem linhas conservadoras e nenhum artifício diferente do que as outras equipes. Em suma: Um projeto bem simples.

Vale lembrar que a situação financeira da escuderia de Vijay Mallya não é a mais confortável, devido ao grande rombo nas empresas do magnata indiano, o que causa certas incógnitas na cabeça dos especialistas, pois não sabemos como a equipe vai se comportar ao longo do ano e até qual ponto o desempenho do carro.

A demora na definição do companheiro de equipe do Paul di Resta também pode ser um sintoma do clima de incerteza que ronda o time, pois até a nanicas Marussia e Caterham já fecharam seu escrete. E é sobre isso que vou  falar a seguir.

Só falta uma vaga:

Ele tem mesmo motivo para sorrir?

Depois do acerto de Luiz Razia com a Marussia, hoje foi a vez da Caterham bater o martelo e recrutar o holandês Giedo van der Garde para a sua equipe. Com ele vem o patrocínio da grife de roupas McGregor, cujo dono é sogro do piloto dos Países Baixos.

A equipe do Tony Fernandes está na mesma situação dos rivais russos, vai com uma dupla inexperiente e pode ter sérios problemas no desenvolvimento do carro. Mas parece ter mais estrutura e deve andar na frente da sua rival, mas ainda deve ficar longe da zona de pontos.

Já o Van der Garde vai reeditar uma dupla com Charles Pic, uma vez que foram companheiros na equipe Addax na GP2 em 2011. Naquela ocasião o francês terminou na frente por três pontos de diferença. E tem a vantagem de estar há mais tempo na F1. Cabe ao holandês buscar a reação, para, quem sabe conseguir um lugar melhor no ano que vem, embora a parada seja dura.

Com isso, apenas a Force India tem a vaga em aberto, isto é, em termos, pois a disputa parece bem afunilada e pelo visto a novela não terminará tão cedo.

A declaração do vice-diretor executivo Bob Fernley garante que a definição só será antes da segunda sessão de testes, em Barcelona, o que já deixará o piloto contratado com alguma defasagem de treino e de aprendizado do novo carro.

Para a vaga, tudo indica que ela ficará mesmo com Jules Bianchi, colocando o quarto nome da Bastilha no grid e deixando fora outros nomes desta temporada. Adrian Sutil é um candidato forte, que pode aparecer de surpresa, até porque é um velho conhecido da empresa.

Pegadinha do di Resta! Rá!

Outro nome especulado, mas praticamente carta fora do baralho, é Bruno Senna. A sua presença até foi especulada ontem com um suposto tweet desastrado de Paul di Resta, mas que fora detectado posteriormente como um fake mesmo. Até existe uma chance pelo aporte financeiro que carrega, mas como o mesmo Fernley declarou, o fator grana não vai ser o principal.

Portanto, diria que o negócio para o Primeiro-Sobrinho é buscar vaga em outra categoria, pois acho que não há nenhuma porta aberta. Até há, mas tem gente na frente.

Bom, é isso, amanhã tem mais, com a Sauber, a equipe que o escriba curte. Abraço!

Publicado em fevereiro 1, 2013, em Automobilismo, Carros novos, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Lembrando que as empresas do X-man (OG-X, MM-X, Tabajara-X), Eike Batista, não estão lá muito bem das pernas. O ex-da-ex-gostosa-Luma de Oliveira, sonhou alto, investiu alto, queria ser o mais rico do mundo e babau: as coisas não estão bem quanto ele queria. É isso aí, ser o mais rico por ser o mais rico não leva ninguém a nada. Ser o mais rico para tentar mudar o mundo, aí sim… O Bill Gates pelo menos doou grana pra cacete…
    Então, já podemos dizer que o primeiro-sobrinho não vai ter a grana do Eike para o manter na F1. E agora, o que será do Bruno? Só lhe resta contar com astúcia e clamar pelo Chapolin Colorado!

  2. A Ferrada está mesmo linda, hein Arnaldo? Até a pintura deu um “look-tchan-fashion”, como provavelmente diria o QueimaRoss.

  3. O Massa vai massacrar o New Dik Vigarista nesta temporada.

  4. Essa me deixou todo arrupiado…

  5. O assessor de imprensa do Bruno Senna deve ser hacker…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: