Andretti: F1 deveria liberar 3º carro para pilotos locais em cada GP – Tazio


“Eles gostam de minhoca (bicho da terra)”

Um dos embaixadores do retorno do GP dos Estados Unidos ao calendário da F1, no recém-construído Circuito das Américas, em Austin, o campeão mundial de 1978, Mario Andretti, afirmou que a categoria precisa voltar a liberar mais de dois carros por equipe se quiser se estabelecer em novos locais fora da Europa.

“Eu adoraria ver a volta da regra que permitia a você acrescentar um terceiro carro e colocar um piloto convidado. Foi assim que eu entrei”, relembrou o ítalo-americano, que fez suas duas primeiras corridas na categoria num terceiro carro da Lotus, em 1968, exatamente em seu país natal (Itália) e no de sua naturalidade (Estados Unidos). À época, Andretti fez companhia aos titulares Graham Hill e Jackie Oliver (substituto do falecido Jim Clark a partir da segunda rodada daquela temporada

via Andretti: F1 deveria liberar 3º carro para pilotos locais em cada GP – Tazio.

Publicado em novembro 14, 2012, em F1. Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Falou tudo!!!! O cara saca de como a coisa funciona por aqui.

  2. Sem dúvida, seria um jeito de promover a categoria com um piloto local correndo na sua terra. Até evitaria pilotos pagantes como o Narain Carteclean q correria somente na Índia, o Vitaly Petrov só na Rússia, o Bruno Sen
    na só no Brasil, etc. e deixaria as vagas para quem realmente é bom de braço.

  3. Pode isso, Arnaldo?

    Página avaliada como foco de ataques!
    A página no site tazio.uol.com.br foi considerada um foco de ataques e foi bloqueada de acordo com as suas preferências de segurança.
    Focos de ataques são páginas que tentam instalar aplicativos que roubam informações pessoais, usam o seu computador para atacar outros ou danificam o seu sistema.
    Algumas destas páginas intencionalmente distribuem software nocivo, mas muitos são comprometidos sem o conhecimento ou permissão de seus responsáveis.

  4. A ideia é ótima, só tem que ser melhor trabalhada, quanto à pontuação nos construtores, Por exemplo.
    Só um detalhe: quem bancaria um 3º carro no grid? Já que cortar custos é a tônica, deve-se analisar o custo de mais um bólido na equipe.

    • Juvenal Trancoso

      Se quer cortar custos q va correr nas oropa mes

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      O lado de dar oportunidades pra muito mais pilotos, sem dúvida é ótima. Mas…. precisava era colocar ordem na coisa. Por exemplo, suspender um cara que fizesse o que o Alonso fez em Singapura com o nelsinho e o Briatori. Mas sabemos que Alonso nunca será nem sequer advertido pelo que fez. E como seria? Um carro extra pra cada equipe? E aí então na classificação um terço dos pilotos ficaria de fora da corrida? Ou seriam só as equipes interessadas? Acho meio injusto, pq é fácil pra calhordas como o pessoal da Ferrari colocar um pau mandado pra bater no rival do Alonso e ele poder ganhar. Tudo passaria como um simples acidente, e o piloto já entraria no carro sabendo disso, pela grana, sem se importar de eventualmente descobrirem e ele queimar o filme. Mais ou menos como o Nelsinho fez, naquele esquema. Opa, errei! E nessa tira o Vettel da prova, ou abre uma bandeira amarela na hora H. Com as maracutaias que já vi na F1 eu suspeitaria de qualquer desses novatos que tirasse da prova algum dos líderes do campeonato. Acho que se fosse sempre o piloto reserva da equipe, já eliminava quase que totalmente essa hipótese, afinal, o cara que tá lá, na geladeira, não vai se queimar, e vai querer uma vaga definitiva a qualquer custo. Mas assim, convidados alhures, não dá pra confiar. Mais fácil do que manipular um resultado tirando um piloto da prova numa batida, o que beira a insanidade, é programar uma bandeira amarela. Fácil, fácil, como vimos. Falar que ‘os pilotos são sérios, não fariam isso, nem os dirigentes’, não cola. Nelsinho fez, pq um indiano X ou um árabe y não fariam?

      • É, isso seria bem possível…

      • Entendo o seu ponto, caro Palhafato, mas me reservo em aceita-lo.

        Uma piranhagem dessas me parece improvavel uma vez que o tal piloto convidado estaria queimando a sua carrrrrrreira nao so’ na F1, mas como tb em outras categorias. E titio Bernie tb nao gostaria pq sujaria o nome da F1.

        Sendo um dinossauro da F1, me lembro que esses terceiros carros, normalmente, eram o contrario: Os pilotos eram SUPER gentis e a maior preocupacao deles era de nao estragar a festa a qual foram convidados. Quando o lider se aproximava, eles tiravam o pe’ e abriam para a ultrapassagem, decisao sabia uma vez que eles nao estavam competindo pelo campeonato. Terminar uma corrida num F1 ja’ era um grande adendo para seus respectivos curriculos. E ainda o e’.

        O problema e’ as equipes bancarem um 3ro carro, custa $$$.

        Antigamente, a F1 era mais “pobre” mas se gastava mais, va’ entender…

        • A questão é se, para conquistar um título, alguma equipe resolver pagar um piloto que sabe que não teria uma carreira na Fórmula 1 para conseguir o resultado necessário. O pseudo-piloto não perderia nada (poderia ser, sei lá, um caminhoneiro, taxista ou até um mecânico ou engenheiro da fornecedora de motores), e ganharia uns bons trocados…

  5. Juvenal Trancoso

    Sujeito esperto esse andretti so. Nunca tinha pensado nisso

  6. Eduardo Casola Filho

    Taí uma ideia bem legal. Se o cara aproveita essa chance e vai bem, podemos ter a oportunidade de ver novas gerações aparecerem.

  7. Pessoal, presta atenção: vcs estão distorcendo absurdamente o q o Mário Andretti sugeriu. Ele disse sobre 3º carro para alugar para um piloto do país onde a corrida estivesse acontecendo. Vamos supor uma situação aqui no Brasil. O Kaká Bueno correr em Interlagos (eu sei q ele não cabe dentro do F1). Claro q este carro não contaria pontos pro mundial de construtores. Numa mesma hipótese, um argentino vir correr só a etapa do Brasil (pela proximidade). Além disso, esse carro seria o “sucatão” dos oficiais. Imaginem a divulgação da F1 nos EEUU se um dos feras da NASCAR participasse da etapa americana. Marketing na mosca.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: