A roda da fortuna está com Seb (update: não mais)


Agora a coisa ferrou

ATUALIZAÇÃO: Como estou com preguiça de mexer no resto do texto, lá vai: Sebastian Vettel foi desclassificado do treino porque o seu tanque de combustível tinha 850 ml de gasolina e o mínimo permitido é 1 litro, portanto, o alemão larga em último amanhã. Para a corrida, é um ingrediente e tanto e o campeonato vai equilibrar de vez. Alonso tem agora a chance de ouro de descontar a diferença e, quem sabe, reassumir a liderança do mundial. Portanto, crescem as chances da decisão no Brasil.

A classificação para o GP de Abu Dhabi foi um jogo que envolveu a qualidade dos carros, mas o fator sorte também afetou um pouquinho. Quando parecia que Fernando Alonso conseguiria equilibrar as ações diante de Sebastian Vettel, veio a ducha de água fria no Q3.

A pole em si, nem foi tão notada, mas foi bem festejada por Lewis Hamilton, o inglês, que vive seus últimos dias de McLaren, andou muito rápido em todos os treinos e chegou a pole, embora seja bem tarde para sonhar com qualquer coisa. Ainda sim, foi um peso que sai das costas do Luisinho.

As duas Red Bull vem na sequência, com Mark Webber na frente de Sebastian Vettel. O australiano fez uma classificação mais normal e conseguiu uma posição interessante para a turma dos energéticos poder celebrar o tricampeonato de construtores já nessa prova.

Vettel foi o terceiro, mas teve alguns sustos e chegou a animar a torcida do asturiano. Deu uma lambida no guard-rail durante o Q1, além de ter problemas no treino livre. Ainda assim, o terceiro posto é tranquilo, já que Alonso não acertou a volta no Q3 e vai largar só em sétimo. O que pode complicar é o fato de ter parado no meio da pista no final da classificação e, dependendo do problema, pode ser punido e despencar na classificação. Temos que aguardar os próximos capítulos.

Entre os dois, há alguns nomes que podem encrencar. Para começar, vem o sempre perigoso Pastor Maldonado, que classificou bem outra vez e sai de quarto. Em quinto, bom desempenho de Kimi Raikkonen, lutando para conseguir uma boa exibição, e com a Lotus andando no mesmo patamar da Ferrari. Jenson Button levou mais de um segundo de Hamilton e sai de sexto. Para o histórico de classificação do campeão de 2009, nada de novo.

Nico Rosberg parte em oitavo tentando voltar a somar pontos para a Mercedes, algo que não acontece desde o GP da Itália, tendo Romain Grosjean fungando no seu cangote em décimo. Isso sempre é um problema.

Entre os dois, ficou Felipe Massa, sem poder fazer muita coisa, assim como Alonso, torce para ter uma boa largada para ficar numa boa posição e somar alguns generosos pontos nesta altura do campeonato. É o que sobrou para a Estaberria, que vê o campeonato cada vez mais longe.

Já Bruno Senna, vai ladeira abaixo. De capacete novo e já confirmado como fora da Williams, ficou pelo Q2, como quase sempre, vendo Maldonado andando bem, e tendo que dar mais explicações. De quebra, ainda sobrou reclamação para cima de Sergio Perez, que atrapalhou a volta do Primeiro-Sobrinho no Q1. Um fim angustiante na sua passagem em Grove.

Fim angustiante também para Michael Schumacher, que mais uma vez sobrou no Q2 e vive um fim de carreira trágico. Jean-Eric Vergne foi outra vez o barrado no baile no Q1, depois de rodar, mas pelo menos está seguro no emprego, assim como Daniel Ricciardo. E na turma das nanicas, destaque para Charles Pic, que deixou para trás a Caterham de Vitaly Petrov e seu companheiro de Marussia Timo Glock.

Bom, é isso, amanhã, uma corrida que até prometia ser outro carrossel, mas dependendo dos eventos, pode ter alguns ingredientes interessantes. Veremos o que acontecerá amanhã. Abraço!

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m40s630
2 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m40s978
3 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m41s226
4 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m41s260
5 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m41s290
6 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m41s582
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m41s603
8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m41s723
9 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m41s778

Eliminados no Q2:
10 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m42s019
11 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m42s084
12 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m42s218
13 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m42s289
14 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m42s330
15 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m42s60
16 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – 1m42s765

Eliminados no Q1:
17 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – 1m44s058
18 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m44s956
19 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m45s089
20 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m45s151
21 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m45s426
22 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m45s766
23 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m46s382
24 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m41s073*

*Desclassificado por ter menos combustível no tanque que o mínimo exigido para amostra

Publicado em novembro 3, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Disputas do Grid*

    Vettel 10 X 8 Webber
    Button 3 X 15 Hamilton
    Alonso 17 X 1 Massa
    Schumacher 8 X 10 Rosberg
    Raikkonen 8 X 9 Grosjean
    Raikkonen 1 X 0 D’Ambrosio
    Di Resta 8 X 10 Hulkenberg
    Kobayashi 9 X 9 Perez
    Ricciardo 15 X 3 Vergne
    Maldonado 16 X 2 Senna
    Kovaleinen 14 X 4 Petrov
    De la Rosa 15 X 2 Karthikeyan
    Glock 11 X 7 Pic

    *Considerando treino de classificação.

  2. eu, eu, eu
    O Vettel se fodeu.
    (repeat)

  3. Amanha saberemos o tanto que essa red bull pode andar. Vettel deu adeus a vitoria, e agora so vai querer chegar entre os 10, a frente do alonso sera impossivel.

    • Sera’ que o Webber vai trancar o cu’? Quero dizer, fechar a porteira? Com um RBR x Ferrari nao deve ser muito dificil, se bem que o Alonso e’ bom pracaralho…Quem viver, vera’

  4. Na verdade, ainda acho que Vettel sai dos Emirados ainda líder do campeonato, o que pode acontecer é diminuir significativamente a diferença. E então serão mais duas corridas para decidir, nas quais lhe bastaria chegar à frente do Alonso. Ainda acho mais fácil pra ele do que pro asturiano.

  5. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Ainda existe uma esperança do Hamilton terminar empatado com o Vettel, certo? No desempate o campeão seria Hamilton. Com mais 3 vitórias, seriam 6 do Lewis x 5 do Vettel. É esse mesmo o critério de desempate? É a minha torcida. Esse bochechudo não merece (Jarbas)

  6. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    comentarios estão entrando normalmente? Isso foi um teste.

  7. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Bom.. eu dizia que: Vettel zerando nas tres próximas, e Hamilton ganhando as três próximas significa Lewis campeão, se claro, os que ainda estão na sua frente forem bam mal nessas três. Então, ainda há uma esperança, então é minha torcida. Esse bochechudo não merece (Jabas!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: