Há como salvar a noite?


Lewis e seu capacete branco

Pois bem, povo, a classificação em Singapura foi tranquila, sem muitas surpresas, mas dependendo do que acontecer amanhã, o campeonato vai esquentar de vez.

Tudo porque Lewis Hamilton voltou a aparecer dominando as ações. Mesmo que tenha encontrado trabalho em outros treinos, o inglês, que deu uma variada no casco, não deu a menor chance e faz a terceira pole em quatro corridas. Vai fazendo a sua parte na missão para entrar na briga pelo campeonato. De quebra, ele chega a 24 poles na carreira, igualando Niki Lauda e Nelson Piquet. Está num clube de respeito.

Divide com ele a primeira fila a (não tão) surpresa do treino. Pastor Maldonado justificou mais uma vez a rapidez nos treinos e vai largar em segundo, para apreensão de todos os ponteiros. Afinal ou pode atrapalhar o Hamilton, ou vai provocar a carambola com a turma de trás. e abrir a passagem para o piloto da McLaren ter uma vitória tranquila. Ou até mesmo ele surpreende e briga pela vitória! É um grau de imprevisibilidade e periculosidade que assusta a todos.

A segunda fila vem forte. Sebastian Vettel e Jenson Button mostraram bom ritmo e podem aprontar na corrida. Vai tudo depender do que fizerem no gasto de pneus e como vão se virar com o fator Maldonado. A conferir.

Fernando Alonso fez mais uma classificação com o carro que tinha. Largando em quinto, vai buscar o máximo de pontos possíveis, para tentar manter a vantagem em um certo nível de conforto. Como o F2012 é devorador de borracha e como os compostos para a corrida são os macios e os supermacios, vai ser uma parada muito dura para ele.

Paul di Resta fez o sexto tempo e coloca a Force India em boas condições de pontuar e se aproximar cada vez mais da Sauber na briga pelo sexto lugar no campeonato de construtores. Com Nico Hulkenberg em 11º, a esperança de ver os dois carros nos pontos é real.

Mark Webber foi, como quase sempre, discreto, passando bem longe de Vettel, não foi além do sétimo tempo, sem muitas esperanças. Romain Grosjean voltou a F1 sem aprontar muito por enquanto. Parte de oitavo, sem muitas esperanças de vencer, já que Lotus não se encontrou, como mostra o 12º de Kimi Raikkonen. Mais uma prova na fila.

Fecharam o top-ten as duas Mercedes, que nem fizeram volta no Q3. Poupar os pneus é preciso, pela situação do W03. Assim, eles vão partir para salvar uns pontos, que é a realidade do carro prateado neste momento.

Quem decepcionou foi a Sauber. Kamui Kobayashi foi eliminado no Q1 junto com as nanicas e vai ter um trabalho muito duro. Sergio Perez não foi tão adiante e parte em 14º. A equipe alvinegra vai ter que remar muito para salvar pontos preciosos, ou torcer por uma limpeza geral provocada pelos suspeitos de sempre.

Já os brasileiros, pouco a falar. Felipe Massa voltou a rotina de péssimas classificações e só sai em 13º. E Bruno Senna, que já havia batido nos treinos, voltou a bater no Q2 e nem tempo fez. Vendo o seu companheiro partir em segundo e ele só em 17º, a batata dele está quase queimando no forno depois de mais uma falha. Vai ficar difícil se manter no grid desse jeito.

Amanhã a corrida não deve ser grande coisa, o que é normal em nesta prova. A esperança talvez esteja no comportamento do Maldonado, que pode mudar o panorama drasticamente. Ou não? Até lá. abraço!

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m46s362s
2 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m46s804s
3 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m46s905s
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m46s939s
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m47s216s
6 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m47s241s
7 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m47s475s
8 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m47s788s
9 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – sem tempo
10 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – sem tempo

Eliminados no Q2:
11 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m47s975s
12 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m48s261s
13 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m48s344s
14 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m48s505s
15 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – 1m48s774s
16 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – 1m48s849s
17 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – sem tempo

Eliminados no Q3:
18 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m49s933s
19 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m50s846s
20 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m51s137s
21 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s370s
22 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m51s762s
23 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m52s372s
24 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m53s355s

Publicado em setembro 22, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Disputa nos grid (contando apenas o tempo de classificação)

    Vettel 8 X 6 Webber
    Button 2 X 12 Hamilton
    Alonso 13 X 1 Massa
    Schumacher 8 X 6 Rosberg
    Raikkonen 5 X 8 Grosjean
    Raikkonen 1 X 0 D’Ambrosio
    Di Resta 8 X 6 Hulkenberg
    Kobayashi 8 X 6 Perez
    Ricciardo 11 X 3 Vergne
    Maldonado 12 X 2 Senna
    Kovaleinen 12 X 2 Petrov
    De la Rosa 11 X 2 Karthikeyan
    Glock 9 X 5 Pic

  2. Eu queria que a dupla da Mclaren fosse Pérez e Maldonado! Isso ia ser sensacional!🙂

  3. Eduardo Casola Filho

    A coincidência é que o aforismo de hoje, envolve Piquet e Lauda, justo os dois que estão empatados em 24 poles, agora com o Hamilton.

  4. O Filipin Titonin voltou a ser o pilotin normal dos últimos tempos. Se o MalDanado não aprontar um salseiro lá na frente o caneloni nem nos pontos chega. Pode até receber uma ajudazinha do grozelha, pois o chucrute não vai aceitar ficar atráz dele. Tem rosco aí. Profetizei.
    Abração. a todos e paciência com ele o Filipe Basta.

  5. Eduardo Casola Filho

    Duas rapidinhas:

    -Charles Pic terá uma punição de 20 no tempo final da corrida por fazer uma ultrapassagem em bandeira vermelha. ainda terá que pegar no batente no apoio.

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/09/punido-com-20s-na-prova-pic-ainda-tera-que-prestar-servicos-comunitarios.html

    -E Bruno Senna trocou o câmbio, com isso larga de 22º. Que fase.

  6. Pelo menos o azar do Bruno servirá para ele se divertir um pouco ao ultrapassar as nanicas. Mas quase que o companheiro dele larga em 1º e ele em último. Por pouco,hein?

  7. Se o Maldonado vai ou não mudar o panorama? Com certeza, alguma coisa vai. A única coisa certa é que nada é previsível. A situação que parece definida para o final de campeonato agora é que o Príncipe das Astúcias tem larga vantagem, mas o carro mais lento dentre os postulantes ao título; dos demais, Cirilo tem o carro mais rápido, mas muita desvantagem nos pontos. Quanto ao Proctologista, é ver se terá ritmo para acompanhar o inglês, inclusive no que diz respeito a se aproximar do Alonso. A Lotus já mostrou que deu só esperança mas o carro parou, não vai dar pro Cachaça. Quanto ao Webber, não é preciso comentar, poderia estar só 10 pontos atrás do piloto 1A da Ferrari. Não vai, não tem jeito. E Button já está longe demais, se não do Alonso, do Hamilton. Os demais pilotos do grid neste ano nunca foram mais do que figurantes no que diz respeito ao campeonato – e não devem fazer muita coisa na corrida, também. Se fosse no Brasileirão de futebol, seriam aquela turma que briga só pela Sul-Americana e pra não cair.

  8. Em 2013: bruno senna perde lugar no grid… massa vai pra, não sei… sauber?
    Em 2014: massa continua na sauber
    Em 2015: nem a sauber aguenta o massa, que vai pra indy, stock car ou nascar… outro brasileiro chega à F1 (Razia, Nasr), mas tem pessima estreia
    Em 2016: outro ano ruim para o brazuca remanescente, que e é limado da categoria no final do ano
    Em 2017: grid sem brasileiros
    Em 2018: Band e vc, tudo a ver!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: