Tirando a poeira no último fim de semana das férias


Bryan Riscoe (thanx Luciano do Valle) saiu do sufoco, por enquanto

Fala povo! Sei que faltou post nos últimos tempos. mas agora com o fim das férias da F1 na p´róxima semana, as coisas devem voltar ao normal agora. Vamos botar o assunto em dia com o que aconteceu no mundo da velocidade neste fim de semana, já que aconteceu um monte de coisa bem interessante.

Briscoe respira, Power coloca mão na taça e Barrica aparece

A etapa de Sonoma/Infineon da Indy foi uma das mais movimentadas do ano. Tivemos algumas ultrapassagens, polêmicas e domínio da Penske na Caleifórnia. Will Power dominou a maior parte da corrida, mas foi prejudicado pela bandeira amarela provocada pelo acidente entre Sebastien Bourdais e Josef Newgarden e pederu a liderança para Ryan Briscoe. O compatrioota não deu chances de reação e conseguiu sua primeira vitória no ano, para mostrar a Roger Penske que merece permanecer em 2013. Mesmo em segundo, a situação de Power é bem tranquila. Agora ele tem 36 pontos de vantagem para o segundo colocado, Ryan Hunter-Reay, que ficou para trás depois de um toque em uma das relargadas.

Helio Castroneves é o terceiro do campeonato, com 41 pontos de desvantagem. O saldo só não é pior devido a reação na corrida, já que foi punido por um toque na largada com Scott Dixon e caiu para as últimas posições. O Homem-Aranha ainda conseguiu se recuperar com a estratégia de bandeiras amarelas e terminou em sexto, mas para conseguir um inédito título precisa de um milagre, já que Will Power precisa de apenas 14 pontos para sacramentar a conquista do seu primeiro título em Baltimore, na próxima semana.

Rubens Barrichello teve um ótimo fim de semana, chegando em quarto lugar, seu melhor resultado na Indy. Largando no meio do pelotão, escapou de todas as confusões ao longo da prova e mostrou disposição, mesmo brigando com as poderosas Ganassi em alguns momentos. Além do fato de ser o nome mais forte nas especulações do mercado na próxima temporada, com várias equipes de olho nele, parece que a adaptação está acontecendo. Apesar das declarações de que quer voltar a F1 e algumas espinafradas na categoria, acho que o que ele tem nos States é o melhor.

Tony Kanaan teve outra corrida problemática, com erros da equipe. Ainda chegou em décimo, mas mostra que mereceria um carro melhor que o da KV.

1º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), 85 voltas
2º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), a 0s4408
3º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 1s0497
4º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 8s8529
5º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 9s4667
6º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 11s2575
7º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 12s3087
8º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 22s8121
9º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 39s6868
10º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 1 volta
11º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
12º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
13º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 1 volta
14º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), a 1 volta
15º. Sebastián Saavedra (COL/AFS Andretti-Chevrolet), a 1 volta
16º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 1 volta
17º. Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus), a 1 volta
18º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1 volta
19º. Oriol Servià (ESP/Panther Dreyer & Reinbold-Chevrolet), a 1 volta
20º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 1 volta
21º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 3 voltas
22º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), abandonou
23º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), abandonou
24º. Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), abandonou
25º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), abandonou
26º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), abandonou
27º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), abandonou

Rapidinhas:

-na MotoGP, Dani Pedrosa ganhou após belo duelo com Jorge Lorenzo em Brno, na República Tcheca. Os dois travaram uma boa disputa nas duas últimas voltas, com o piloto da Honda levando vantagem. Com isso a desvantagem para o adversário da Yamaha caiu para 12 pontos. Pedrosa virou a esperança da montadora depois que Casey Stoner sofreu a lesão no ombro nesta que é a sua última temporada. E como ano que vem virá o badalado Marc Marquez, seria muito bom para Pedrosa sair da fila. E também para Valentino Rossi, que terá  a companhia de Lorenzo depois de dois anos.

-Na Nascar, a vitória da corrida em Bristol ficou com Danny Hamlin, que é um dos candidatos ao título, mas o grande destaque da corrida foi Tony Stewart, o atual campeão, que perdeu a cabeça depois de um enrosco com Matt Kenseth, reagindo de maneira bem peculiar. (apesar do preconceito com a corrida americana, a disputa em si foi bem interessante)

-Na World Series by Renault, categoria de acesso à F1, assim como a GP2, as corridas foram vencidas por Jules Bianchi e Sam Bird, mas o fato mais bizarro foi o caos provocado pela chuva na primeira corrida:

-No Mundial de Endurance, a Audi ganhou mais  uma, correndo em Silverstone, além da WSR, com o trio André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fassler. A surpresa ficou com o segundo lugar da Toyota com Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima, superando a dupla da Audi  Tom Kristensen e Allan McNish. essa dupla terá na próxima etapa a companhia de Lucas Di Grassi, ex-piloto da Virgin na Fórmula 1.  E vai ser possível ver de perto a turma do Endurance por aqui, já que a próxima etapa é em Interlagos, no dia 15 de setembro. então a gente se v~e lá nas 6 Horas de São Paulo.

-Robert Kubica pode estar voltando, mas ao mundo dos ralis. Segundo Joe Saward, o polaco fez testes privados na França com a equipe oficial de WRC da Ford. Tomara que as coisas deem certo para ele!

-A FIA anunciou a criação da Fórmula E, a primeira categoria com motores elétricos, que terá seu início em 2014. E o Rio de Janeiro, quem diria, pode receber uma corrida, mas será num circuito de rua montado no Aterro do Flamengo. Não sei até que ponto quer vai a história da corrida carioca, mas a iniciativa da FIA é válida ao meu ver.

-E para fechar, lembrar que Bernie Ecclestone se casou no começo do mês com a “musa das Google Entries” Fabiana Fiosi, de 35 anos, 46 mais nova que o noivo. o casamento foi tão secreto que só nesse fim de semana veio a público. A cerimônia foi tão secreta que nem a filhotas do tio Bernie foram chamadas. Será que Fiosi acalmará o velhote? A conferir.

E é isso aí, papo em dia e logo estaremos de volta com a F1 acelerando em Spa. Até lá! Abraço!

E viva os noivos! Ou não?

Publicado em agosto 27, 2012, em Automobilismo, F1. Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. No melhor estilo “Gotinhas!”

  2. Eduardo Casola Filho

    Só pra sentir o clima das corridas da Fórmula E, ouçam o “ronco” do motor:

  3. Com a gigante IBM na jogada, alguém acha que esta categoria vai dar errado??? Veja o velho e eficiente control c, control v:
    Baterias de lítio-ar com 800 km de autonomia = home title Posted por VEpt em 13 Jan 2012
    Segundo o New Scientist, os cientistas da IBM prometem um protótipo em escala real destas baterias já no próximo ano, resolvendo assim um dos receios dos utilizadores de veículos 100% eléctricos: que a autonomia destas viaturas não lhes permita chegar ao seu destino. O avançado modelo de baterias de lítio-ar poderá permitir que os veículos eléctricos consigam percorrer até 800 km com uma única carga.
    Este tipo de baterias utiliza carbono e oxigénio para produzir corrente eléctrica e, mais importante, as unidades têm uma densidade teórica de energia que é até mil vezes maior do que as de iões de lítio. Isto significa que as baterias de lítio-ar poderão ser significativamente mais pequenas e leves, continuando a ser potentes. Apesar das vantagens, é necessário contornar ainda alguns obstáculos acerca desta inovação, uma vez que estas baterias registam «instabilidades químicas» e suportam poucos ciclos de carga e descarga. Logo, ainda não estão ajustadas à utilização de veículos eléctricos.
    As melhores baterias disponíveis actualmente são do tipo iões de lítio, ideais para telemóveis, razoavelmente boas para notebooks, mas ainda consideradas insuficientes para veículos eléctricos, uma vez que não conseguem superar os 200 km de autonomia. As baterias de lítio-ar têm poderão ter aplicação comercial por volta de 2020.

    • Gina Indelicada

      Se vai ser bom para carros de corrida eu não sei, mas se não der certo os pilotos podem disputar campeonatos de videogame, a maioria destas novas gerações não é muito mais do que isso.

  4. Nem gotinhas o caneloni nos proporciona mais. Aliás, ele já anunciou q vai ajudar o New Dick Vigarista. E falava q não ficaria na F1 só por ficar. Risível. Tudo pela renovação e nós, imbecis, capitaneados pelos tres patetas, vamos ficar assistindo F1 torcendo por gringo, por falta de culhões nos nossos q ainda estão lpa. Argh.

  5. Gina Indelicada

    E sobre a pergunta se a nova sra. Ecclestone vai acalmar a múmia, é só parar e pensar um pouco: por que ele se casou com ela?

  6. Ando meio sumido aqui, mas estou acompanhando! Acho que isso aqui até merecia um post por essas bandas:
    http://www.jalopnik.com.br/gearhead-do-mundo-todo-se-juntam-para-ajudar-um-pai-a-satisfazer-o-ultimo-desejo-de-seu-filho/

  7. Eduardo Casola Filho

    Amanhã teremos a classificação e tudo volta ao normal. Portanto, aguardem!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: