Raviolli servido em travessa de prata


Chega de ficar na sombra do asturiano

Fala Pessoal. Desculpe-me pela ausência de posts, agorá que as aulas voltaram e o tempo se esmiúça, mas vamos em frente. Para o mundo da F1, as férias tomam conta de pilotos e equipes, mas a “Rádio Paddock” continua muito ativa nesse período, já prevendo uma grande dança das cadeiras para a temporada 2013. E pelo visto, a vaga que está mais disputada e a segunda Ferrari. Enquanto Fernando Alonso lidera o campeonato e domina todas as ações na Estaberria, Felipe Massa está às vias de ser defenestrado ao fim do ano.

A vaga que hoje pertence ao brasileiro tem sido disputada a tapa no meio das especulações. Já surgiram os primeiros tabloides veiculando uma declaração de Stefano Domenicalli que Massa está fora dos planos da equipe para o ano que vem. Como as referidas fontes são o jornal “The Sun” e um portal de notícia chileno, não dá para confirmar piamente. Até porque uma declaração dessas cairia como uma bomba no que resta de moral do piloto tupiniquim.

Na Alemanha, suas chances foram por água abaixo

No entanto, existem indícios que garantam um fundo de verdade nessa história. Como o Ico citou em seu blog, Massa entrou na zona de risco na etapa da Alemanha, quando o vice-campeão mundial de 2008 precisava arranjar tempo no Q2 antes da chuva forte, como fora advertido por Rob Smedley. Felipe errou a volta ideal, saiu da pista e quase atrapalhou a volta de Alonso. Fora da super-pole, a corrida alemã foi comprometida com um toque na largada.

Mas o fator decisivo para que esta notícia quase inevitável tenha chego a estas proporções ocorreu na semana seguinte à prova germânica: O contrato de Felipe com a Ferrari tem uma cláusula que poderia permitir a renovação desde que houvesse o acerto até a data-limite. A data passou e nada ocorreu. Portanto, são fortes as possibilidades do botucatuense paulistano (ele é nascido na capital e foi criado em Botucatu) ir procurar emprego em outro lugar.

Acredito que esta seja a melhor saída para o brasileiro. Ele perdeu muita coisa nesses últimos três anos. Primeiro o acidente na Hungria, que sempre requer uma recuperação complicada e pode afetar os reflexos, e, principalmente, as ordens de equipe exatamente nl ano seguinte abalaram a sua auto-confiança. Além disso, ele perdeu toda a credibilidade que chegou a construir no período que disputou o título mundial. Hoje é visto com mais desprezo pela torcida e pela mídia do que acontecia com Rubens Barrichello. Uma mudança de ares é essencial para poder mostrar que ainda serve para a F1.

Digo isso pois não o vejo como inferior à safra atual. Se ele recuperar o ânimo pode andar bem, mesmo em uma equipe mediana e as portas podem se reabrirem. Essa é a sua última oportunidade.

Quanto ao seu substituto, a cúpula do Cavalinho Rampante precisa de um piloto bom, mas não um astro, pois já tem Alonso, e dividir as atenções não é algo do feitio da equipe Rossa, por isso que Sebastian Vettel não deve pintar tão cedo por lá. À princípio, pensou em Mark Webber, pois ele se enquadraria bem no perfil que é desejado em Maranello, mas a renovação com a Red Bull arruinou tudo.

Jenson Button foi sondado, mas este tem contrato com a McLaren e não sairá tão cedo, até com ele já refutando qualquer possibilidade de dividir a equipe com o espanhol. Logo foi a vez de Kimi Raikkonen, mas o finlandês não está muito a fim de saber do ambiente da Estaberria. Ainda que a sua saída não foi a das mais tranquilas, dificilmente ele vai topar essa.

Com isso, sobram pilotos mais jovens e que esperam essa chance. Sergio Perez seria a escolha óbvia, por ser da escola de pilotos da Ferrari, mas o seu atual patrão Peter Sauber já avisou que ele ainda não está pronto para pegar o carro. Com isso surgem novos nomes: Paul di Resta, Nico Hulkenberg, Kamui Kobayashi, Heikki Kovaleinen, Timo Glock, até outro brazuca, no caso, Bruno Senna. Claro que uma aposta pode surpreender, mas teoricamente não creio muito que um destes faça frente ao Príncipe das Astúrias. E a Ferrari não quer isso mesmo.

Bom, a sorte está lançada! A Ferrari deve querer o melhor para ela e Felipe também. E provavelmente com um longe do outro. Que a escolha seja a mais acertada.

Abraço!

Publicado em agosto 8, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 19 Comentários.

  1. Massa já azedou nesta bandeija. Tem mais é que cair fora mesmo. A Ferrada não merece a fama que tem. eles que se estatelem no guard-rail, com Alonso ao volante.

  2. Por um mundo onde Di Resta corra na Ferrari!

  3. Eduardo Casola Filho

    Pessoal preciso compartilhar uma novidade:

    Neste mês escrevi um artigo para a Revista Speed, uma revista eletrônica nova que veio para ficar! Vejam lá a publicação. Colocarei-a a disposição no blog nos próximos dias, mas leiam que tem matérias muito interessantes.

    http://speedrevista.wordpress.com/

  4. Quem duvida que o luca badoer ou o fisichella voltam, eu nao.

  5. Trocar um natimorto por um defunto? Só se for piloto pagante.
    NO frigir dos ovos vão trocar algum piloto da Sauber pelo ex-piloto da Scuderia. Eles tem mt interesse no mercado brasileiro e não compen$$$$$$$$$$a chutar os fundilhos do Titônio Kid.

  6. Fernando Mayer

    Esse é o tipo de união que tem tudo pra dar errado se continuarem forçando a barra pra uma permanencia do Massa na Ferrari. É mais ou menos como um casamento onde as partes não se aguentam mais e depois de seguidas decepções diante de uma expectativa falsa de voltar aos bons tempos acabam perdendo até mesmo o respeito… Ambos estão infelizes (se o Massa tá feliz assim é sinal de que não merece mesmo lugar em outra equipe). Torço para que ele encontre uma boa oportunidade, pra mim a Mercedes hoje seria um bom lugar pra ele.

    • É…quando o cara está insatisfeito no emprego, dificilmente o tesão pela profissão se sustenta por si só.

    • O chucrute já aposentou uma vez para dar lugar ao massaroca. Quem sabe ele não repete a dose? Mas falara sério, ser segundo piloto do Roberg é um fim de carreira mt deprimente.

  7. Massa: de “novo Senna?” para novo Andrea De Cesares…

    • Não profane o nome do mito!!!!

      • Amigo Felipe: na época que seu Xará, o Canelone, bateu um recorde do Schumy, num dos primeiros testes em Maranelo, a imprensa boba italiana publicou no jornal: “Novo Senna?”. Entende?

        E por falar em “entende?”: sempre a imprensa européia se pergunta se um novo jogador brasileiro é o novo Pelé: Ronaldinho gorducho, Ronaldinho gaúcho, Neymar… e nunca chegam aos pés do atleta do século. Talvez o Messi. Mas Senna é único, claro.

  8. Mudando de pau pra cacete: considero o aforismo fufano do mestre Bidar o melhor de todos os tempos da fufa. Assino em baixo. Parabéns, meu velho.

    • Grato pelo elogio, nobre baiano legítimo, embora a Fufa só perde para Nietzsche em matéria de aforismos…

      • Rapaz, você me lembrou algo. Deixei de comer, há 20 anos atrás, duas gordinhas suecas. Meu chefe, um inglês, me disse que elas estavam loucas pra f%#@&* um baiano legítimo. E eu, que não gostava de gorda, respondi: não sou baiano legítimo: não vou ao Pelourinho, não jogo capoeira nem sou negão rastafari… hoje penso que eu era bobo e preconceituoso, hoje teria dado uns tapas na busanfa daquelas loiras gordinhas…

  9. Brasil país do futebol? Brasil país do vôlei. É até melhor torcer para as gatinhas do vôlei que para alguns pernas-de-pau. Eu não tinha dúvida que o México levava o ouro, eles mereceram. Nós hoje não temos nem os melhores times. Com Mano nem copa nem cozinha.

    • Eduardo Casola Filho

      Se os marmanjos do futebol tivessem uma parte da garra das meninas do vôlei, dava para ter ganho. Mas com aquele time… Sem chance.

    • Eduardo Casola Filho

      Se os marmanjos do futebol tivessem uma parte da garra das meninas do vôlei, dava para ter ganho. Mas com aquele time… Sem chance.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: