Tudo sob-controle


Luisinho voltou aos holofotes

Quem aguentou a sonolência da corrida de Hungaroring viu uma corrida poco movimentada, sem grandes disputas e uma verdadeira procissão. Quem adorou tudo isso foi Lewis Hamilton, que soube domar o ímpeto das Lotus e soube administrar o uso dos pneus para chegar a esperada vitória e ganhar uma luz antes da paralisação do campeonato durante estas férias.

Durante a corrida, sofreu a escolta das Lotus, primeiro de Romain Grosjean, que largou em segundo e buscou a pressão especialmente após o primeiro pit-stop, mas o franco-suíço cometia pequenos erros e não chegava perto o suficiente para dar o bote. Quem deu, no fim, foi Kimi Raikkonen que fez voltas rápidas antes da última parada e voltou dividindo a freada na saída dos boxes, levando vantagem.

O finlandês se aproveitou e encostou rapidamente, mas acabou gastando mais os pneus, e Hamilton conservou a borracha melhor, com isso, soube conduzir a diferença sem sofrer muito. Um resultado para dar um alento à McLaren nessa temporada e para a Lotus, os dois no pódio lhe garantem o terceiro lugar no campeonato de construtores. Ficou legal para a turma de Einstone.

Sebastian Vettel fez uma parada a mais que a turma da frente, as não iria fugir do quarto lugar, que era o que o RB8 lhe permitia. Para chegar ao tricampeonato, terá uma dura jornada para tentar descontar a diferença.

Fernando Alonso não teve um grande dia, mas fez apenas o necessário para administrar a liderança. Agora quarenta pontos à frente de Mark Webber, conseguiu se manter, mesmo com a pressão do australiano e de Jenson Button. No dia de seu aniversário, se o quinto lugar não foi um baita presente, a solidez da sua vantagem mostra que o espanhol sabe manter bem condição de pista e mesmo com a parada de agosto, a condição do ferrarista continua muito boa.

Destaque positivo nesta etapa para Bruno Senna. Andou bem em todos os treinos e fez uma boa largada, ao longo da prova, sofreu a pressão de Button e Webber e soube segurá-las sem problemas. O brasileiro soube explorar bem as características do circuito magiar e fez sua melhor exibição desde o começo de ano. Vem em ótima hora tanto para ele como para a equipe que abre sete pontos para a Force India na briga pelo sétimo lugar

Webber fechou em oitavo e vê a diferença para Alonso subir 27 pontos em duas corridas. E agora tem Vettel à dois pontos. Parece que o sonho do australiano de sair da fila vai para o espaço de vez.

Felipe Massa quase nem apareceu na prova. Foi apenas o nono e somou dois pontinhos. E cada vez mais se especula sobre sua situação, até porque expirou o prazo da cláusula de seu contrato para a possibilidade de renovação, vai ficando cada vez mais apertada a sua situação, com as especulações aumentando mais e mais. Até o Kimi está na lista de possível substituto.

Fechou o top-ten Nico Rosberg, salvando o fim de semana desastroso da Mercedes. Michael Schumacher ficou parado na largada (algo que não se via há alguns anos), depois na pressa de se recuperar excedeu o limite de velocidade e foi punido. Depois foi tentando se desvencilhar das nanicas e não foi além. No fim foi só guardar o carro na garagem.

Mesma situação teve a Sauber, Kamui Kobayashi levou um toque na largada e ficou com a corrida comprometida, Sergio Perez tentou estender a parada e só se decepcionou. Quem deixa Budapeste chateado é Pastor Maldonado. O venezuelano fez uma péssima largada e andou no pelotão intermediário até buscar a ultrapassagem em Paul di Resta, deu um chega pra lá com um toque e os comissários não o perdoaram. Foi a sexta vez no ano que o bolivariano levou uma punição. Esta eu achei injusta, não vi nada de mais na manobra dele, mas na visão da FIA o histórico dele deve ter pesado.

Bom, é isso. A próxima corrida é só no longínquo 2 de setembro, em Spa-Francorchamps, onde podemos ter uma corrida boa, as Olimpíadas já terão passado e a velocidade voltará a ser destacada. Enquanto isso, aqui teremos algumas surpresas neste humilde boteco nos próximos dias. É só aguardar! Abraço!

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h41m05s503 (após 69 voltas)
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1s032
3 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 10s518
4 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 11s614
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 26s653
6 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 30s243
7 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 33s899
8 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 34s458
9 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 38s300
10 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 51s200
11 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 57s200
12 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1m02s800
13 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m03s600
14 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m04s400
15 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
16 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 2 voltas
19 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 2 voltas
20 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 3 voltas
22 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 3 voltas

Não completaram
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – volta 63
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – volta 61

Publicado em julho 29, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Campeonato de pilotos

    1. Fernando Alonso 164
    2. Mark Webber 124
    3. Sebastian Vettel 122
    4. Lewis Hamilton 117 (+1)
    5. Kimi Raikkonen 116 (-1)
    6. Nico Rosberg 77
    7. Jenson Button 76
    8. Romain Grosjean 76
    9. Sergio Pérez 47
    10. Kamui Kobayashi 33
    11. Pastor Maldonado 29
    12. Michael Schumacher 29
    13. Paul di Resta 27
    14. Felipe Massa 25
    15. Bruno Senna 24 (+1)
    16. Nico Hulkenberg 19 (-1)
    17. Jean-Eric Vergne 4
    18. Daniel Ricciardo 2

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Campeonato de Construtores

    1. Red Bull Renault 246
    2. McLaren Mercedes 193 (+1)
    3. Lotus Renault 192 (+1)
    4. Ferrari 189 (-2)
    5. Mercedes 106
    6. Sauber Ferrari 80
    7. Williams Renault 53
    8. Force India Mercedes 46
    9. Toro Rosso Ferrari 6

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    Disputas em Corrida

    Vettel 6 X 5 Webber
    Button 4 X 7 Hamilton
    Alonso 11 X 0 Massa
    Schumacher 4 X 7 Rosberg
    Raikkonen 9 X 2 Grosjean
    Di Resta 6 X 5 Hulkenberg
    Kobayashi 5 X 6 Perez
    Ricciardo 5 X 6 Vergne
    Maldonado 4 X 7 Senna
    Kovaleinen 6 X 5 Petrov
    De la Rosa 8 X 2 Karthikeyan
    Glock 7 X 4 Pic

  2. Infelizmente, agora que os pilotos entenderam melhor como funcionam os pneus, a tandencia é que as corridas voltem à monotonia de antes.

  3. O circuito da Hungria tem que ser reformulado urgentemente. Nem com KERS e DSR se consegue uma ultrapassagem lá. Eles tem que meter trator nos morros e alongar a retinha em pelo menos uns 200 metros, ou então matar aquele grampo que antecede a retinha, criando ali uma curva de alta, ou seja põe uma curva de alta na entrada e alonga o fim da reta, permitindo graça na brincadeira. Fiquei revezando F1 e Olimpíadas por falta de graça da corrida. Blz ver o Cirilo nãao fazer nenhuma c@g@d@ e entrar, matematicamente, na briga pelo título. A ferrada, com o carro que tem, definitivamente não merece. Mas ainda prefiro o canguru.
    Kimi deve ter saído da staberria magoado com o Massa, daí tomar-lhe o lugar será uma vingança previsível. Bom para o primeiro sobrinho se abrir essa vaga no time.

  4. Eduardo Casola Filho

    E viram que o motivo do problema do Schumacher da largada foi provocado pelo próprio Schumi?

    O problema foi que ele parou em lugar errado no grid e como a primeira largada foi abortada, ele foi o único a desligar o motor. Muito sinistro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: