Tarde de Jacarepaguá ou de Interlagos nas ruas valencianas


A vitória mais emocionante de Alonso, segundo ele mesmo

E não é que o GP da Europa foi bom? Mais do que isso, a corrida foi marcante, com show de alguns pilotos e lambança de outros. teve de tudo, polêmica, ultrapassagens a granel, quebras, até briga entre coleguinhas da mídia. No fim a festa tomou conta da torcida e Fernando Alonso se livrou da zica que Luca di Montezemolo carrega emocionando quem foi ao circuito de rua.

A corrida começou sem muitas alterações, com Sebastian Vettel disparando na frente e deixando a encrenca para o resto do pelotão. A dupla da Ferrari aproveita-se  das boas largadas que fazem para pular mai a frente e foram subindo.Mas a confusão começou a ganhar forma a partir dos pit-stops. alguns pilotos como Michael Schumacher e Bruno Senna. O trenzinho que tinha além dos dois, Alonso, Kimi Raikkonen, Kamui Kobayashi, Nico Hulkenberg, Paul di Resta, Sergio Perez, Jenson Button,mark Webber,  Felipe Massa e Nico Rosberg (nem todos na ordem).

Alguns pilotos de desvincilharam rapidamente, mas outros tiveram mais dificuldade, mas outros… Quem estava em um dia de kamikase foi o japonês Koba-san. O japa viu o Kimi passando Primeiro-Sobrinho e tentou enfiar o carro também. Bruno tentou mudar a tangência e rodou com o toque, além do prejuízo do pneu furado  ( a Sauber teve a asa avariada também). mas o mais incrível  foi que os comissários, capitaneado por Mika Salo, resolveram punir o Bruno apenas. A parcela de culpa foi maio r do Koba ao meu ver e o Salo tem uma teima com o Lalli já que quer ver Vatteri Bottas no carro 19 da Williams. Enfim…

Pouco depois foi a vez de Jean Eric Vergne aprontar com o Angry Bird Kovaleinen. Com detritos na pista e a corrida acabada para o francês, que terá menos 5 posições no grid, o safety car veio e a história da corrida começou a mudar.

A diferença de Vettel para Romain Grosjean foi para o espaço e Alonso superou Hamilton com mais um pit desastroso da McLaren. Na relargada a corrida mudou de vez. primeiro com a bela manobra do piloto da Ferrari pra cima do francês, assumindo a o a segunda posição e algumas curvas depois o carro de Vettel parava com problemas mecânicos. A cúpula da Red Bull ia ao desespero. E esse desespero se refletiu depois quando a  imprensa afoita em entrevistar o alemão quase saiu na mão e coube ao bicampeão botar ordem no barraco.

Lá atrás, Kobayashi seguia seu momento de loucura acertando Massa e arruinando a corrida do outro brasileiro. Se a fase dos pilotos tupiniquins não anda boa, hoje Koba-san colaborou negativamente para isso. A FIA não o perdoou e o japa terá também uma punição de 5 posições pela panca na Ferrari.

Voltando à briga na frente, Alonso seguia em um ritmo constante e abria de Grosjean, enquanto Kimi estava preso em Lewis Hamilton. Para a Lotus, a esperança de vencer a primeira no ano praticamente acabou quando o carro do Groselha enguiçou de vez. Com isso a chance de oitavo vencedor diferente ia para o limbo.

Enquanto isso, Schumacher e Webber subiam no grid com pneus mais novos e brigavam ao mesmo tempo pela posição. Também outros problemas ocorriam, como Petrov e Ricciardo também se enroscando.

Hamilton, sem pneus, não acompanhava o ritmo de Alonso e via Raikkonen na sua cola. No fim não teve jeito, com o carro todo esequilibrado acabou ultrapassado pelo finlandês. De quebra via Pastor Maldonado se aproximar e o sinal que bobagem iria rolar. O venezuelano tentou passar, levou a fechada e passou pela zebra da chincane até acertar a McLaren e botar Hamilton pra fora. No fim Alonso cruzou a reta final com sobras seguido por Raikkonen e por Michael Schumacher, que voltou ao pódio depois de quase 6 anos.

A festa após a vitória lembrou momentos dos anos 80 e 90.O asturiano pegou a bandeira da Espanha e seguiu pelo caminho , parando para vibrar com a torcida, sendo levado aos boxes pelo Safety car até o pódio onde chorou de emoção.

O pós corrida foi movimentado, pois Maldonado tomou 20 segundos de punição pelo toque com Hamilton e ficou fora dos pontos, dando este último ponto à Bruno Senna, punição outra vez suspeita.  O  terceiro lugar de Michael Schumacher foi contestado pois ele teria aberto o DRS de modo irregular, mas não foi punido.

No campeonato Alonso abre vinte pontos para Mark Webber, que é o segundo colocado, e com os problemas de seus oponentes estes pontos podem ser essenciais para o asturiano poder chegar ao tricampeonato. Pelo nível de pilotagem, não há outro piloto no grid que mereça mais este caneco que o espanhol.

Fecho o post com algumas gotas:

-Timo Glock não treinou e não largou devidos a problemas estomacais. O piloto alemão teve problemas e foi vetado pelos médicos de participar da corrida valenciana. Não fez falta…

-Na Indy, domínio da Andetti e  vitória de Ryan Hunter-Reay, seguido pelo filho do dono, Marco, e por Tony Kanaan. Helio Castroneves foi o sexto e se aproveitou dos problemas de Dario Franchitti, Will Power e James Hinchcliffe para se aproximar no campeonato. Atrás dele veio Rubens Barrichello, que teve seu melhor resultado na corrida em Iowa.

-Na GP2, Luiz Razia fez uma atuação exuberante, ganhando quatro posições nas duas últimas voltas e ganhando a segunda bateria na pista espanhola. Com o resultado, ele está a um ponto do líder, o italiano Davide Valsecchi. O baiano faz uma temporada excelente e vai ser difícil segurá-lo na segunda fase do campeonato.

– E na Nascar Nelsinho Piquet fez história. O brasileiro venceu em Elkahart Lake, na corrida válida pela segunda divisão da categoria, a Nationwide. A vitória foi com superioridade, mesmo sendo um piloto da Truck Series, que é a terceira divisão, não se importou com os pilotos da categoria e nem com os figurões de categorias de Fórmula que disputaram esta prova como Danica Patrick, Sam Hornish Jr. Max Papis e Jacques Villeneuve (os dois últimos só disputam em circuitos mistos, enquanto os outros estão disputando o campeonato regular), aliás o filho de Gilles botou a marrenta pilota americana para fora da pista na última volta. Nelsinho foi o quinto estrangeiro a vencer na Nascar e o brasil é o quarto país a ter um  representante vencedor na categoria (Canadá, Colômbia e Austrália são os outros países) Definitivamente o filho do Nelsão se reencontrou no automobilismo e pode escrever sua história da forma certa. Tomara que siga assim.

Ufa! Depois de tanta coisa, espero que tenham fôlego para comentar. Até lá! Abraço!

1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h44m16s449
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 6s421
3 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 12s639
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 13s628
5 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 19s993
6 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 21s176
7 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 22d886
8 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s653
9 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 27s777
10 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 35s900
11 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 37s000
12 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 54s630*
13 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m15s871
14 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1m34s654
15 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 1m36s565
16 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a uma volta
17 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a uma volta
18 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a uma volta
19 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a duas coltas

Abandonaram

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – abadono na volta 41
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – abandono na volta 34
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – abandono na volta 34
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – abandono na volta 27
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – não largou

*punido em 20 segundos

Publicado em junho 24, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Alonso vencendo de forma emocionante na F1, Razia vencendo de forma emocionante na Gp2, Nelsinho cravando a primeira vitória de um brasileiro na nascar… como diria o mestre Trapizomba, UM DOMINGO HISTÓRICO!

  2. UM DIA INTEIRO HISTORICO!!!!!!!!!!

    QUE CORRIDA!!! PUTAQUEOPARIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Eduardo Casola Filho

    Campeonato de pilotos

    1. Fernando Alonso 111 (+1)
    2. Mark Webber 91 (+2)
    3. Lewis Hamilton 88 (-2)
    4. Sebastian Vettel 85 (-2)
    5. Nico Rosberg 75
    6. Kimi Raikkonen 73
    7. Romain Grosjean 53
    8. Jenson Button 49
    9. Sergio Pérez 39
    10. Pastor Maldonado 29
    11. Paul di Resta 21
    12. Kamui Kobayashi 19
    13. Michael Schumacher 17 (+5)
    14. Nico Hulkenberg 17 (+1)
    15. Bruno Senna 16 (-2)
    16. Felipe Massa 11 (-2)
    17. Jean-Eric Vergne 4 (-1)
    18. Daniel Ricciardo 2 (-1)

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Campeonato de Construtores

    1. Red Bull Renault 176
    2. McLaren Mercedes 137
    4. Lotus Renault 126
    3. Ferrari 122
    5. Mercedes 92
    6. Sauber Ferrari 60
    7. Williams Renault 45
    8. Force India Mercedes 44
    9. Toro Rosso Ferrari 6

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputa de corrida:

    Vettel 4 X 4 Webber
    Button 3 X 5 Hamilton
    Alonso 8 X 0 Massa
    Schumacher 2 X 6 Rosberg
    Raikkonen 6 X 2 Grosjean
    Di Resta 6 X 2 Hulkenberg
    Kobayashi 3 X 5 Perez
    Ricciardo 3 X 5 Vergne
    Maldonado 3 X 5 Senna
    Kovaleinen 4 X 4 Petrov
    De la Rosa 5 X 2 Karthikeyan
    Glock 6 X 2 Pic

  4. caraca, ainda to doidao da corrida…pqp

    Quem diria…Valencia…tvz a pista mais chata do campeonato…e dessa vez, teve ultrapassagens a rodo….

    Ainda to tentando botar a cabeca no lugar…

  5. Pela primeira vez aqui, e isso é um fato histórico, confesso que não torci contra o New Dick Vigarista. Gostei tb de ver o Dick Vigarista original voltar ao pódio. Shumacão está = ao Barrica: Velho mas com fãs. Não chego a tanto mas gosto de vê-lo partindo pra cima (sem bater, pq o primeiro sobrinho precisa urgente terminar alguma corrida sem tomar um safanão de alguém).

  6. Caramba!
    Podem falar que o Alonso é gênio e tals, mas esse cara fez algum pacto, TUDO conspirou a favor! Realmente, não queria que ele fosse tri antes do Hamilton conseguir o bi, mas se a tônica desta corrida se manter, o Alonso fatura essa!

  7. Nao bebi nada o dia inteiro e continuo doidao. Vou abrir uma cerva pra ver se as coisas voltam ao “normal”. Que corridassa! E em Valencia! Nunca poderia esperar tal coisa. E o Malonso e’ realmente fora-de-serie, basta ver as cameras on-board dele. O cara e’ MUITO bom. Tomada de curva, reaceleracao, freiada, tocada de corrida…PQP.

    Feliz pelo Kimi (meu piloto para essa temporada). Suou atras do Pastor, mas foi bem e passou-o. Dali’ foi so’ seguir.

    Falando em cameras on-board (teve varias hoje), achei o Chapolin meio caido. Ele entrava meio esquisito em certas curvas, as freiadas eram em pontos meio duvidosos, etc…O Gorsjean tb, meio caidinho. De repente, os caras mostram a on-board do Alonso e tu ve claramente a diferenca.

    To doidao ainda. Vou tomar varias cervas pra ver se eu fico careta.

    Abs

  8. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    De novo não pude ver a corrida. Nem os treinos, nem nada. Quero saber: esse troféu é um pinguim? Se for, combina com os bracinhos do Alonso.

  9. Juvenal Trancoso

    Foi bao mesmo so, e se foi…
    Vcs acharam que o tal de Cirilo fez merda? Eu achei que ele achou o que procurou

  10. Corrida historica sem duvida, Alonso mostrou que e muito bom, e agora como nao dizer o melhor do grid, alem de ter MUITA sorte.

  11. Um fato que mostra a situação dos pilotos brasileiros na F1 foi na reta de chegada com o Alonso fazendo a festa pela vitoria e de fundo o Massa uma volta atrás… ainda bem que a F1 está sensacional este ano, fazendo com que nós fãs a acompanhe pois se fosse pelo motivo de ter que torcer para os brasileiros… a Globo estaria dando traço de audiência com a F1.

  12. Viram a ultrapassagem do Luiz Razzia na GP2, por fora e sobre 2?

  13. Alonso é fodástico!!!

  14. Diga, Fufa. Não vos abandonei.
    Não vi a corrida, putz! Tudo por causa de umas cachaças na festa do São João. Depois peguei uma gripe do caraca… pô! E tudo que eu queria era ficar em casa durante a festa junina. Mas aí todos te tacham de louco, afinal estou na Bahia, terra da “putaria” (putaria aqui é pagode, festa). E eu sou discreto como a galera de Minas. É florida. Por isso quero ir pra um lugar em que as pessoas levem as coisas mais a sério.

    ALONSO: simplesmente fodástico!!! Dei o “bracito” a torcer e estou até torcendo pro dick vigarista II.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: