Se está tudo apertado, ele destoa


Outra vez este dedo…

Valência presenciou uma das classificações mais equilibradas da história da Fórmula 1. A diferença dos carros nessa fase era muito pequena. Quase todos os pilotos no mesmo segundo. Mas no fim a diferença foi mesmo na pilotagem. E Sebastian Vettel tirou outro coelho da cartola!  O bicampeão fez uma volta fantástica deixado uma margem de três décimos para o resto do pelotão. com esta pole,  o alemão chega a marca de 33 poles, a mesma de Alain Prost e Jim Clark, ficando atrás apenas de Ayrton Senna (65) e Michael Schuamcher (68). Neste ritmo, é questão de tempo para o recorde ser alcançado. Se bem que de 33 para 65 é uma diferença considerável.

Essa pole pode entrar na conta da qualidade de Vettel devido ao desempenho de Mark Webber. O australiano foi prejudicado por um problema na parte da manhã e, assim como Schumacher no Canadá, teve o DRS travando e acabou ficando fora no Q1. A Red Bull não mostrou lá um grande desempenho, mas a pole pode ser a salvação do fim de semana da turma dos energéticos.

A principal ameaça à vitória do Vettel é Lewis Hamilton. O inglês sempre esteve nas cabeças e parece em ótima forma, já que Jenson button não consegue corresponder em desempenho, cabe ao campeão de 2008  levar a McLaren à briga pela vitória. O que pesa contra é o fato de largar na parte suja da pista. vendo a corrida da GP2, foi notório que quem larga das posições ímpares leva ampla vantagem na largada.

A segunda fila trouxe as surpresas do treino. Pastor Maldonado mostrou que gosta dos ares da Espanha. Depois da pole em Barcelona, fez um bom treino e parte da terceira posição. O venezuelano vem atacado, depois de declarar que é o nº 1 da Williams e que sonha em mais bons resultados. Tem boas chances de subir ao pódio, mas terá oponentes complicados. Um deles é Romain Grosjean, que parte ao seu lado. O piloto da Lotus foi o mais rápido do Q2 e vai tentar repetir o resultado da última prova. A equipe preta e dourada também tem Kimi Raikkonen, imediatamente atrás .

Fechando o top-ten. Nico Rosberg, sempre se mantendo no pelotão, Kamui Kobayashi, andando bem na pista valenciana, Jenson Button entre as duas Force India. Os carros indianos andaram muito bem e tanto Paul di Resta como Nico Hulkenberg tem boas chances de pontuar.

Quem lamenta o resultado da classificação é a Ferrari. Tanto Fernando Alonso como Felipe Massa andaram na mesma toada. Ficaram a dois décimos do mais rápido da segunda sessão, mas não foi o suficiente para colocar os carros da Estaberria de Maranello no Q3, para desespero do eterno pé-frio Luca di Montezemolo, que deve ter dado a sua bronca básica antes de pegar seu helicóptero até a sede do Cavalinho Rampante.

Michael Schumacher ficou entre eles, também lamentando, pois se esperava muito que ele repetisse a pole em Mônaco. Bruno Senna também, esperava-se mais, só que não foi além do 14º, largando ao lado do Felipe, os brasileiros andam sofrendo…

Destaque positivo para Heikki Kovaleinen. O Angry Bird colocou sua Caterham à frente das Toro Rosso e beneficiado pelo problema com Webber, vai partir de décimo sexto. A equipe de Tony Fernandes só não conseguiu chegar aos pontos porque ainda não tem um carro que ande no mesmo nível do equilibrado pelotão, mas já está bem próximo da equipe 1B dos energéticos.

Amanhã a corrida deve quebrar a sequência de vencedores seguidos, mas o equilíbrio do campeonato ainda segue muito forte. Será que os pneus irão permitir o milagre de fazer essa corrida legal? A conferir! Abraço!

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m38.086s
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m38.410s
3 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m38.475s
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m38.505s
5 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m38.513s
6 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m38.623s
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m38.741s
8 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m38.752s
9 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m38.801s
10 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m38.992s

Eliminados no Q2:
11 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m38.707s
12 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m38.770s
13 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m38.780s
14 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m39.207s
15 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m39.358s
16 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m40.295s
17 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – 1m40.358s

Eliminados no Q3:
18 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) -1m40.203s
19 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m40.395s
20 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m40.457s
21 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m42.171s
22 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m42.527s
23 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m42.675s
24 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – sem tempo

Publicado em junho 23, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Disputa no Grid

    Vettel 4 X 4 Webber
    Button 0 X 8 Hamilton
    Alonso 8 X 0 Massa
    Schumacher 3 X 5 Rosberg
    Raikkonen 2 X 6 Grosjean
    Di Resta 5 X 3 Hulkenberg
    Kobayashi 5 X 3 Perez
    Ricciardo 7 X 1 Vergne
    Maldonado 6 X 2 Senna
    Kovaleinen 7 X 1 Petrov
    De la Rosa 7 X 0 Karthikeyan
    Glock 5 X 3 Pic

    • Caraca!

      Não me espanta, o cara é fera.

      • Quem é fera? o Piquezinho? Aquele garoto só frustrou o pai. Corre na série C da NASCAR. Lá até o Zebedeu anda muito.
        Ganhou esta, na série B, mas esperemos para ver se firma no esquema.

        • Será que Tamsma sera o Emerson do século XXI

        • Nao e’ bem assim…

          Ele corre na Nascar Truck e essa corrida era valida pela Nationwide Nascar, que e’ como a Indy Light, ou seja, uma Nascar Light, ou uma Nascar segunda divisao.

          Acontece que a Nationwide e’ famosa aqui nos EUA por ser uma categoria “pau-dentro”, ou seja, neguinho enfia o pe’, totozino aqui ou ali’…mais ou menos como a segunda divisao do futebol brasileiro. E’ muito dificil de correr la’, tvz ate’ mais pedreira do que a Nascar em si’…

          Vi a corrida. O cara fez a pole, teve uma tatica de corrida excelente e virou em primeiro, longe das confusoes que sempre acontecem nessa categoria (e foram varias). O cara conseguiu poupar os pneus a la’ Button e fez a parada no momento certo.

          Ganhou e bem. E dizer que o cara e’ ruim nao pega bem. Todos falavam mal do Pastor e do Perez e vejam so’…ambos ganharam corridas.

          Parem com essa comparacao com o pai e com o Cingapuragate. O moleque errou mas foram ordens superiores. Passado. Chega!

          O cara me parece ser bom piloto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: