Algumas gotas neste feriado gelado


Salve galera! Antes de começarmos o fim de semana do GP do Canadá, temos umas gotas para esquentar o clima já que o feriado anda meio gelado, pelo menos no Sudeste do país. Sem mais delongas, vamos lá:

FOPA vem aí!

Albert Park, circuito do presidente da FOPA

Surge mais uma instituição ligada a Fórmula 1. Agora são os donos de circuitos e promotores de Grande Prêmio que criam uma nova instituição para organizar seus interesses na manutenção do status de um GP de F1. Surge a Formula One Promoters Associaton (FOPA).

A entidade é presidida por Ron Walker, que cuida do GP da Austrália. E a sua promessa é de que eles sejam a voz dos circuitos nas discussões com a FIA e com ao chefão Bernie Ecclestone. O dono da FOM teve nada menos que um terço do seu faturamento só com a grana do pagamento dos circuitos, e essa organização pode querer frear os preços abusivos que o velhote quer botar para realizar alguma prova.

Para Jean Todt, a mudança pode ainda ser pior. Afinal os organizadores de corridas não gostaram nada das mudanças dos motores propostas pela FIA e a proximidade com o novo Pacto de Concordia pode mudar os rumos da categoria. Quem recebe o espetáculo, agora quer demais saber o que vai acontecer sobre o novo acordo, para que não saiam no prejuízo.

Ainda não se sabe que Tamas Rohonyi, atual administrador do Autódromo de Interlagos fará parte da associação. Mas veremos como essa nova entidade se sai.

Finalmente demitido

Justa causa?

O Group Lotus decidiu finalmente defenestrar o fanfarrão Dany Bahar. O ex-CEO da empresa foi o responsável pelas empreitadas megalomaníacas tentando abraçar vários tipos de campeonato. O resultado tem sido sucessivos fracassos, como a saída repentina do apoio da equipe com o nome Lotus na F1, depois de toda celeuma causada, o fiasco do motor usado na Indy e as atuações apagadas nos endurances.

Cabe agora aguardar se a companhia conseguirá se reerguer sem a presença do otomano-suíço, que também teve final parecido tanto na Ferrari como na Red Bull. No caso da turma dos energéticos, o crescimento veio justamente sem ele. Tomara que as coisas andem bem em Einstone.

Jacques solta o verbo

Jacques joga de novo no ventilador!

Parece de praxe: Todo GP do Canadá, Jacques Villeneuve vem com declarações pesadas em cima do cenário da Fórmula 1, especialmente depois da sua saída conturbada. Desta vez o alvo não foi ninguém específico, mas a temporada em si e principalmente a qualidade dos pilotos.

Sobre a temporada, o filho do Gilles declarou: “É sempre legal ver um azarão vencer e é algo que acontece de vez em quando. Mas agora parece ser uma constante. Equipes e pilotos podem ser medíocres agora e, ainda assim, estarão na frente, porque de repente só precisa disso, e os bons times e pilotos não podem fazer nada com relação a isso. Não é lógico. O melhor deve vencer”. Não concordo com isso pois acredito que também as equipes outrora medianas estão fazendo um campeonato bom, mas isso é opinião de cada um.

Mas o pior para a turma que está no grid: “Acho que nos anos em que a F1 era realmente perigosa, há 20 ou 30 anos, o risco era muito alto e os pilotos simplesmente não agiam dessa forma. Havia um respeito extra, bom senso. Eles não se tornavam pilotos aos 12 anos, com uma carreira toda financiada. Eles tiveram de trabalhar duro, não eram filhinhos de papais como agora. Hoje, os caras pilotam um F1 e ainda são crianças”, completou.

Pode soar um pouco estranho por ser um filho de um grande piloto, mas o fato é que a atual safra de pilotos é boa, mas tem alguns que estão lá mais pelo poder financeiro. Bem a discussão fica para vocês.

É isso, aguardem o sabadão que tem classificação na nossa pista favorita. Até lá! Abraço!

Publicado em junho 7, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. Jacques Villeneuve é um campeão por acaso e um fracassado na F1, apesar do título que lhe caiu no colo. Suas falas denotam rancor, pois perdeu espaço até para os pagantes por incompetência própria.

  2. FIA, FOTA, FOM, GPDA (ninguém me tira da cabeça que a sigla original seria FODA!), FOPA… qual será a próxima associação?

    • Eduardo Casola Filho

      Eu estava pensando nisso. Se colocassem o nome o da Associação como Formula One Drivers Association, segundo a mesmo toada de FOTA e FOPA, iriam derrubar a mídia que fala português, por isso o começo deve ser Grand Prix.

  3. Essa é a velha questão que os fãs da F1 moderna vivem se fazendo, caso tenham acompanhado o período anterior ao ano 2000. E como toda indagação desse tipo, nao possui resposta. Resta aceitar os novos tempos e ‘cultuar’ os novos ases do asfalto de hoje, pois são o que temos.

  4. E quanto ao Villeneuve filho, bah…deixa assim…

  5. Villeneuve foi um ícone na Indy e foi um dos poucos a migrar para F1 e ser campeão. Não sei qual o problema que vocês veem nele!

  6. FOPA é FODA!!!!!

    Villeneuve sempre linguarudo!!!

  7. Jacques (pois Villeneuve de verdade era o Gilles) foi um cara que deu uma sorte incrivel de pilotar um carro que até um macaco poderia pilotar e quase perdeu o titulo por ser um péssimo piloto, não dá pra ouvir o que esse inutil fala, a temporada esta do jeito que os telespectadores gostam, e mais, a FIA, a FOTA, a FOPA, a FODA, a FDP… tem que dar graças aos céus pela temporada estar do jeito que está, pois esta chamando todas as atenções!!!
    O Dhani Bahar foi tarde, é um cancer que foi finalmente eliminado… e o Gp do Canadá tera um novo vencedor, e será… Kimi Raikkonen!!!

  8. Concordo com o que o Jacques disse: Essa turma de hoje em dia nao conseguiria guiar um carro de antigamente competitivamente.

    E tenho dito

  9. Preview do circuito de Austin, EUA:

  10. Eduardo Casola Filho

    E a sexta feira foi movimentada:

    Na F1, Hamilton dominou os treinos, querendo sair da zica e ganhar finalmente, mas a Ferrari vem forte. Já Bruno Senna, além de não brilhar, ainda bateu no “Muro dos campeões” e já vê a batata assar:

    1. Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes – 1min15s259
    2. Fernando Alonso (ESP) Ferrari – 1min15s313
    3. Felipe Massa (BRA) Ferrari – 1min15s410
    4. Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault – 1min15s531
    5. Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes – 1min15s544
    6. Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari – 1min15s651
    7. Michael Schumacher (ALE) Mercedes – 1min15s697
    8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min15s782
    9. Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes – 1min15s799
    10. Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes – 1min15s812
    11. Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min15s897
    12. Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari – 1min15s898
    13. Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault – 1min15s987
    14. Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault – 1min16s360
    15. Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault – 1min16s562
    16. Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault – 1min16s981
    17. Bruno Senna (BRA) Williams-Renault – 1min17s022
    18. Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault – 1min17s075
    19. Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari – 1min17s124
    20. Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari – 1min17s716
    21. Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth – 1min18s182
    22. Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth – 1min19s084
    23. Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth – 1min19s354
    24. Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth – 1min19s902

    Já na Indy, a Honda segue dominando, mas a pole veio com surpresa:

    1-) Alex Tagliani (CAN/Barracuda-Honda) – 215,691 mph
    2-) Dario Franchitti (ESC/Ganassi-Honda) – 215,646
    3-) Graham Rahal (EUA/Ganassi-Honda) – 215,554
    4-) Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda) – 215,331
    5-) Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) – 215,116
    6-) James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) – 214,920
    7-) Tony Kanaan (BRA/KV Racing-Chevrolet) – 214,701😎 Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) – 214,424
    9-) Takuma Sato (JAP/Rahal-Letterman-Lanigan-Honda) – 214,196
    10-) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton-Honda) – 214,082
    11-) Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet) – 214,060
    12-) Oriol Servia (ESP/DRR-Panther-Chevrolet) – 213,957
    13-) Rubens Barrichello (BRA/KV Racing-Chevrolet) – 213,949
    14-) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) – 213,927
    15-) EJ Viso (VEM/KV Racing-Chevrolet) – 213,444
    16-) Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) – 213,402
    17-) Charlie Kimball (EUA/Ganassi-Honda) – 212,833
    18-) Mike Conway (ING/AJ Foyt-Honda) – 214,458*
    19-) Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) – 212,136
    20-) Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) – 211,643
    21-) James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda) – 211,245
    22-) Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet) – 210,543
    23-) Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus) – 204,066
    24-) JR Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet) – 202,596
    25-) Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman-Honda) – sem tempo
    *Punido com a perda de 10 posições no grid

  11. Juvenal Trancoso

    Vamos criar a FODA

  12. Vettel surpreende e faz uma pole sensacional e digna de aplausos, que tempo incrivel!!!

    Grid de largada
    1. Dedada Atômica (ALE/Red Bull-Renault) 1min13s784
    2. Luisinho World Zica (ING/McLaren-Mercedes) 1min14s087
    3. Fernandito Rex (ESP/Ferrari) 1min14s151
    4. Mark Flubber (AUS/Red Bull-Renault) 1min14s346
    5. Nicole RosaShock (ALE/Mercedes) 1min14s411
    6. Felipe Massa com Batata Assando (BRA/Ferrari) 1min14s465
    7. Romain Grossojan (FRA/Lotus-Renault) 1min14s645
    8. Paul di PRessa (ING/Force India-Mercedes) 1min14s705
    9. Michael Fim da Linha (ALE/Mercedes) 1min14s812
    10. Froodo Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min15s182
    11. Kamui Kobasan (JAP/Sauber-Ferrari) 1min14s688
    12. Kimi Vodka (FIN/Lotus-Renault) 1min14s734
    13. Nico Hulkenburguer (ALE/Force India-Mercedes) 1min14s748
    14. Daniel San (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min15s078
    15. Sergio Chapolin Perez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min15s156
    16. Ayrton Lalli (BRA/Williams-Renault) 1min15s170
    17. Era uma vez uma vitória… (VEN/Williams-Renault)1min15s231
    18. Heikki Kovalento (FIN/Caterham-Renault) 1min16s263
    19. Vitaly Petrodolares (RUS/Caterham-Renault) 1min16s482
    20. Julio Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min16s602
    21. Pantera de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min17s492
    22. Primo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min17s901
    23. Charles Pica-pau (FRA/Marussia-Cosworth) 1min18s255
    24. Suoer Mario Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min18s330

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: