Um momento histórico, apaixonante e nostálgico


Bem-vindo ao clube, Maldonado

Essa é a Fórmula 1 atual. O Grande Prêmio da Espanha foi uma corrida interessante. Mesmo com o traçado de Montmeló sendo uma porcaria, a baixa durabilidade dos pneus fazem a corrida virar um grande espetáculo. Se os pilotos reclamam. Para quem tá de fora é divertido. Essa é a nova-velha Fórmula 1, onde não se tinha aimprevisibilidade de antes.

Chegamos a marca de cinco pilotos diferentes, de cinco equipes diferentes vencendo no começo da temporada, algo que não acontecia desde 1983. A coincidência é que quem fechou essa quina foi um piloto Williams. (Keke Rosberg em 83, Maldonado em 2012)

Pastor Maldonado entra para a história da F1. Torna-se o 104º piloto a vencer uma corrida, exatamente no dia em que se completa 62 da primeira corrida válida pelo campeonato mundial.  Quebra o tabu de mais de sete anos sem vitórias da equipe de Grove (Juan Pablo Montoya, no GP Brasil de 2004). Um presentão merecido ao agora setentão tio Frank!

E foi uma vitória em condições normais. Não teve chuva, não teve nada que mexesse no desenrolar da corrida. O venezuelano ganhou com os próprios méritos. Perdeu a liderança na largada, mas recuperou quando antecipou a parada e fez voltas mais rápidas com os compostos novos. No final, segurou a pressão de Fernando Alonso e manteve o controle absoluto. Vitória de gente grande!

O espanhol fez de tudo para vencer diante de sua torcida, mas fez uma exibição digna de seu talento. Suportou as voltas finais com os pneus gastos e mostra que faz a diferença na pilotagem. Mesmo com as adversidades, está empatado em pontos com Sebastian Vettel na liderança do mundial. (Perde nos critérios de desempate). É um gênio!

Depois vieram as duas Lotus com Kimi Raikkonen subindo ao pódio. Não foi o desempenho esperado, pois a estratégia não foi a mais eficaz. No fim Matias ainda chegou no asturiano, mas sem chances de passar. Cumpriu o dever de casa e fica a sensação que esta vitória virá mais cedo ou mais tarde.

Outra efeméride que essa combinação de pódio Williams Ferrari-Lotus (se consideramos essa como a de verdade) volta a ocorrer desde 1987, quando no GP de Mônaco tivemos um pódio com Ayrton Senna (Lotus), Nelson Piquet (Williams) e Michelle Alboreto (Ferrari).

Kamui Kobayashi salvou o dia da Sauber. Enquanto Sergio Perez teve pneu furado na largada e parou depois, o japonês fez uma corrida bem no seu estilo: Faca nos dentes e arrojo pra cima de todo mundo. Belas passagens em cima de Jenson Button e Nico Rosberg e um bom quinto lugar. Uma atuação à lá Kobayashi.

Sebastian Vettel seguiu a toada também. A Red Bull teve um dia muito estranho, tendo que trocar o bico dos dois carros e o bicampeão teve ainda uma punição por passar muito rápido em uma bandeira amarela. Mesmo assim, fez um grande final de prova chegando em sexto, conseguindo manter a liderança do campeonato.

Fechando os pontuáveis, vieram finalmente os motores Mercedes. Nico Rosberg, sétimo, e Jenson Button, nono, tiveram atuações apagadas, levaram ultrapassagens a rodo e ficaram com a sensação que poderiam ter feito mais.

Lewis Hamilton, pelo contrário. O inglês partiu de último e fez a corrida no seu estilo. Teve dificuldades para passar alguns adversários, mas conseguiu reagir no fim e salvar quatro preciosos pontos nesta corrida. nico Hulkenberg fechou o top-ten, sendo notado mais por quase atrapalhar o Maldonado na última volta, mas fez uma corrida correta, segurou a pressão de Mark Webber no fim e fez o dever dele.

Felipe Massa não fez mais do que anda fazendo. teve a mesma punição de Vettel , tentou passar, mas foi mais ultrapassado. No fim um desconfortável 15º lugar para dar a sensação de que sua batata está assando.

Sobre Bruno Senna, foi realmente um fim de semana para esquecer. Enquanto seu companheiro dava show, ele teve uma atuação bastante apagada. Deste jeito vai ser difícil ele segurar a onda, mesmo com todo s os patrocínios. É a hora do Primeiro-Sobrinho reagir nas próximas etapas, pois está bem atrás neste momento na briga interna.

Em relação ao acidente, até que a mudança de trajetória pode ser fora do normal, mas acho que ele tentou a tangência melhor para fazer a curva, assim como outros pilotos fizeram nesta e em outras corridas. Na minha visão, Bruno tem uma parcela de culpa sim, mas a grande bobagem quem fez foi Michael Schumacher.

O heptacampeão errou o ponto de frenagem com o uso do DRS. Ainda chamou o Primeiro-Sobrinho de “Idiota” no rádio do time. Mas a grande barbeiragem foi dele que perdeu a freada totalmente. Talvez esse erro seja a prova que que ele não tem mais condições de seguir competindo em alto nível. Certamente, se o tio do outro envolvido estivesse vivo, ele ouviria esta bronca de novo:

É isso, aí, daqui as duas semanas, corrida nas ruas de Monte Carlo. Tanto Maldonado, como Bruno costumam andar bem lá e o ânimo pode ser o suficiente para a Williams voltar a ser o que era. Mas tem mais gente babando por esta vitória. Será que teremos a primeira sena, com 6 pilotos diferentes, de equipes diferentes vencendo a primeira corrida? A conferir! Abraço!

1- Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1h39m9s145
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 3s195
3 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 3s884
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 14s799
5 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m14s641
6 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 1m17s576
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m27s919
8 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m25s200
9 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m28s100
10 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
11 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 1 volta
12 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
13 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
14 – Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1 volta
15 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1 volta
16 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
17 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 1 volta
18 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
19 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 3 voltas

Abandonaram:
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) na 38ª volta
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) na 36ª volta
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) na 23ª volta
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) na 13ª volta
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) na 13ª volta

Volta mais rápida: Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1:26.203 (53)

Publicado em maio 13, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 39 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    E houve uma explosão entre os boxes da Williams e da Caterham. Não se sabe muito, mas logo teremos mais informações.

    http://yfrog.com/odpiyejj

  2. è foda eu esperava mais do senninha puta que pariu!!!!!!!!!!! Porra o cara tem que no minimo somar mais pontos que o Maldonado e subir ao pódio nesta temporada pelo 1 vez !!!!!!!!

  3. Nunca sequei tanto o carro do Alonso quanto hoje!
    Corrida foi muito boa e mérito do bolivariano ( só espero que o tio Hugo não use esta vitória do Pastor para propagandear a ascensão bolivariana.)

  4. Depois de uns meses, voltei a assistir (mesmo que em partes) uma corrida de F1. Pastor mostrou que a pole não foi por acaso. Esse carro da Williams mostra-se bem nascido, e ainda conta com um bom motor empurrando,e não a carroça do Cosworth. Alonso mostra que, mesmo sendo o herdeiro do Dick Vigarista na preferência brazuca, é de longe o melhor piloto do grid, com aquele pônei maldito italiano. talvez o único que possa fazer sobra à ele seja o Cirilo (não incluo o Vettel nessa, pois nos dois últimos anos ele teve à seu dispor duas supermáquinas. Agora com um carro no mesmo patamar dos demais, vamos ver como se sai). Vodka com sorvete lembrou os bons tempos pré-saco-cheio-com-a-F1, e deixa bem claro que a vitória da Lotus está madurinha, madurinha. Quem sabe não vem nas ruas do Principado?

    Abraços!

  5. Eduardo Casola Filho

    Informações que rolam pelo Twitter informam que quatro mecânicos da Williams e um da Force India estariam feridos. Um deles teria ido ao hospital. Veja o estado do carro do Bruno Senna:

    http://yfrog.com/nzpddxtj

  6. Eduardo Casola Filho

    Campeonato de Pilotos

    1. Sebastian Vettel 61
    2. Fernando Alonso 61 (+4)
    3. Lewis Hamilton 53 (-1)
    4. Kimi Raikkonen 49 (+3)
    5. Mark Webber 48 (-2)
    6. Jenson Button 45 (-2)
    7. Nico Rosberg 41 (-1)
    8. Romain Grosjean 35
    9. Pastor Maldonado 29 (+5)
    10. Sergio Pérez 22 (-1)
    11. Kamui Kobayashi 19 (+1)
    12. Paul di Resta 15 (-2)
    13. Bruno Senna 14 (-2)
    14. Jean-Eric Vergne 4 (-1)
    15. Nico Hulkenberg 3 (+1)
    16. Daniel Ricciardo 2 (-1)
    17. Felipe Massa 2
    18. Michael Schumacher 2

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Campeonato de Construtores

    1. Red Bull Renault 109
    2. McLaren Mercedes 98
    3. Lotus Renault 84
    4. Ferrari 63
    5. Mercedes 43
    6. Williams 43 (+1)
    7. Sauber Ferrari 41 (-1)
    8. Force India Mercedes 18
    9. Toro Rosso Ferrari 6

  7. Eduardo Casola Filho

    Momento da explosão do box da Williams:

  8. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Valeu pelo grande resumo. Não pude ver a corrida. Deve ter sido bem legal, mesmo. Com mais uma filhadaputice do verme de queixo, de presente pra mãe dele. Williams e Mercedes pagarão caro pela cretinice. Podiam ter dois pilotos bons, pra quando um vai mal o outro poder fazer alguma coisa, mas preferem dar a bundinha pra popularidade. Poderiam desbancar as equipes menores, mas preferem brigar com elas e deixar o Vettel ou o Button serem campeões, sem merecimento nenhum. Como é que o Vettel lidera o campeonato? Ultrajante. Cadê o Di Grassi? Cadê o Barrica? Deve ter uma infinidade de outros pilotos mais capazes que a porcaria de queixo que nunca ganhou nada por si só, e o Senninha, que começou a pilotar quando a maioria dos pilotos já era veterana? Enquanto todo mundo é contra corte de gastos e outros tipos de limitação visando uma melhor igualdade entre os carros, eu continuo a favor. O jeito que acharam pra embaralhar as coisas foi usar pneus que duram 6 voltas, foi cagada. De que adianta, por exemplo, os chassis serem todos diferentes se todos se copiaram? Talvez fosse melhor uma aerodinâmica igual pra todos, ou então obrigar os carros simulacros a fazerem tudo de novo ou se retirarem do campeonato. Não acho que é tanto assim, do cara poupar pneus e se dar bem. Fosse assim o Button estaria liderando a bagaça, com aquele pezinho de moça. Acho que ainda tá valendo muito a estratégia, e não gosto nada disso. Tá virando Rally. QUanto menos variáveis, melhor. Se os carros todos iguais seria ruim, então está ruim, pq só a McLaren é diferente, e agora algumas colocaram uns penduricalhos no carro. Não tinham proibido? Devia ter um teto para os gastos, sim. Mandaram tudo aquilo pro inferno, e estava tudo certo. Pra mim está provado que não é gastando mais que se faz o melhor carro, mas sim sendo mais inteligente. Só que aí as equipes que tem mais grana correm a temporada com uns 5 ou 6 modelos diferentes, tem mais chances de ser inteligentes num desses 6 projetos. Pra mim o cara deveria poder usar quantos pneus quisesse, do composto que escolhesse, do fabricante que quisesse, sem contrato, sem exclusividade. Usa o que quiser. Compra e usa, e pronto. E seria um carro por temporada. Saiu cagado, se fodeu.

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      Se não fosse permitido mudar o carro no meio da temporada, o que aconteceria com o Alonso, por exemplo? Já teria trocado de equipe. Seria assim. Sem multa, sem nada, convidou, aceitou, trocou.

      • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

        A Ferrari teria o Massa e o Ricciardo, por exemplo. A McLaren já teria alguem no lugar do Button; a RedBull teria alguém no lugar do Webber, e o Vettel estaria correndo risco de ser demitido. Seria assim. Tudo verdadeiro.

  9. Eduardo Casola Filho

    Duas novas:

    Ainda não tem uma informação oficial, mas pelo menos 12 feridos tivemos na explosão dos boxes.Um deles com 30% do corpo quimado. Tomara que todos consigam se recuperar

    http://www.sport.es/es/noticias/formula1/herido-grave-intoxicados-incendio-del-box-williams-1780121?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter&utm_campaign=diario_sport

    E o Schumacher perderá 5 posições no grid em Mônaco pela barbeiragem na disputa com o Primeiro-Sobrinho.

    http://tazio.uol.com.br/noticia/schumacher-sofre-punicao-por-acidente-com-senna/

  10. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Enquanto punem o negrinho pole pondo ele pra largar em último, punem esse canalha com 5 posições.

    • Faço minhas suas palavras. Um fdp causa um acidente que poderia ter consequências muito mais graves e toma essa puniçãozinha.

  11. Eu quero ver quando vão começar a comparar Maldonado com Vettel. O cara venceu na segunda temporada e não é a primeira corrida brilhante que faz esse ano. Numa ele dançou por um erro e foi crucificado. Nessa ele levou!

  12. Salve galera!!!

    Bemdanado ganhou com muitos meritos sua primeira corrida, mostrou muita habilidade e competência ao segurar Horacio das Asturias, o Senninha mostrou fnalmente quem é ele, barbeiro de mão cheia e vai apanhar esse ano do Venezuelano e vai cair fora da F1 pra nunca mais voltar, o Massinha é outro que precisa de uma vaguinha na Indy pra continuar a carreira, ou vai correr com o Cacá Bueno, o Kimi Chivas é piloto pra carai e conhece muito, o Button decepcionou muito, agora a corrida foi muuuuuiiito boa, devido ao traçado e devido as corridas anteriores da Espanha, essa foi com sobras uma grande corrida, e em Mônaco, o vencedor sera uma Lotus, anotem!!!

  13. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    A Williams tem alguma coisa muito estranha, quando vencem depois de uma era, o negócio explode.

  14. o negócio foi feio

  15. Explodiram a maracutaia do Maldanado??? Olha, sei não…

  16. um resultado historico mesmo…

  17. Essa explosão na Williams é a prova de que Bruno Senna é uma bomba!🙂

  18. Renovação de brasileiros na F1! Pra ontem!!

  19. Detalhe maldoso: o ângulo do Pastor na foto está extremamente ‘I will survive’…

  20. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    O Kimi estava na pista… a hipótese do cigarrinho ja fica menos provável, além do que foi na Williams do frank que nem deve curtir. Deve ter sido um celular carregando na tamoda, uma faísca e sei la, alguma parede enxarcada … sei la, é quanto de etanol nesse combustivel? Não, os fumetas sao mais responsáveis, chich e chong que o digam.

  21. O Schumacher gosta de encher a traseira de um Senna!
    Maldonado fez história!
    E torço pela vitória do Kimi Cachaça em Mônaco

  22. Eduardo Casola Filho

    E o Mika Salo falou que o Bruno Senna levará um pé na bunda da Williams, com o pé calçado com Bottas. (Piadinha horrível, né?)

    http://tazio.uol.com.br/noticia/senna-perdera-vaga-na-williams-ainda-em-2012-diz-ex-piloto/

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