Tudo cada vez mais embolado


Tem estranho no ninho

A classificação do Grande Prêmio da Espanha prova que a Fórmula 1 está toda embolada. Apesar da pole ser de uma “velha” figura neste campeonato, o inglês Lewis Hamilton, as demais posições estão nas mãos de pilotos que não estão muito acostumados com elas ou com quem não tem um carro que permite tal feito.

O campeão de 2008 voou durante todos os treinos, mas para a chegar a pole, precisou usar umas duas gotas de combustível para conseguir uma volta muito rápida e parar na pista para guardar combustível. Se a McLaren conseguir resolver seu problema com aquecimento dos pneus e acertar na estratégia, Lewis pode ganhar a primeira, mas terá trabalho.

Depois dele, começa a bagunça, mas uma bagunça divertida. Pastor Maldonado fez uma classificação espetacular. Colocou a Williams num lugar que não frequenta faz tempo. Quase levou a pole e repetiu o feito de Nico Hulkenberg em 2010 no GP Brasil, mas vai na primeira fila. Pode ter um jogo de pneu macio a menos, mas o venezuelano fez um belo trabalho, além de comprovar a evolução do carro de Grove. Um belo presente aos 70 anos do tio Frank.

Fernando Alonso fez o seu tradicional brilhareco para a espanholada presente ao circuito de Barcelona. Superou a ruindade da carroça que guia e até chegou a virar mais rápido no Q3. Parte em terceiro e fará de tudo para surpreender e conseguir alegrar seus torcedores, mas com a bomba que é o F2012, vai ser uma missão complicada ao asturiano.

Os prováveis favoritos para a vitória vêm na sequência. As Lotus de Romain Grosjean e Kimi Raikkonen têm um melhor trato com a borracha e o E20 é um carro bem acertado.  As chances de vermos um carro preto e dourado voltar a vencer na F1 são muito boas.

Em sexto, Sergio Perez mostra a força da Sauber, que faz um trabalho geralmente bom nas classificações e que tem um carro bem nascido. Teve os dois carros no Q2, assim como Lotus e Mercedes. Tem boas chances de dar trabalho na prova. Kamui Kobayashi pode não ter essa chance já que parou no final do Q2. Se o problema for câmbio e precisar da troca, são menos cinco posições no grid.

As Mercedes foram apenas discretas. Tanto Nico Rosberg como Michael Schumacher não estiveram em condições para subir no grid. O heptacampeão não fez volta no fim do treino.  Nada além do sétimo e do nono tempo e sem Ross Brawn, se recuperando de uma cirurgia, os carros prateados devem ter problemas para avançar.

Entre eles, está Sebastian Vettel, o líder do mundial também não cronometrou na superpole, mas parece que a turma dos energéticos está apostando mesmo na estratégia para a corrida, mesmo não tendo um carro tão rápido, mas parece ser bom no ritmo de corrida e o alemão pode alçar melhores posições.

Quem também espera por isso são Jenson Button e Mark Webber. Os dois não chegaram ao Q3 e partem da sexta fila, numa pista difícil de passar vai ser uma tarefa complicada, mas  a questão da durabilidade dos pneus pode fazer toda a diferença e ajudá-los nesta etapa.

Quanto aos brasileiros, sentimento de frustração. Felipe Massa andou mais ou menos no mesmo ritmo, ainda que longe de Alonso, mas tentou tirar o que dava da carroça vermelha. Teve problemas com o tráfego, mas quem via o onboard dele, podia ver o quão difícil é conduzir o nervoso bólido. Um drama para a Estaberria de Maranello e a prova que o espanhol faz mágica com o que tem.

Bruno Senna esteve numa tarde infeliz. Travou forte o pneu dianteiro na primeira tentativa, e com os compostos gastos na segunda volta forçou demais e acabou na brita. Fora no Q1 e vendo o show de seu companheiro, o resultado definitivamente não agradou a ninguém.

Amanhã, quem conseguir trabalhar melhor o uso dos pneus, vai sair bem no fim, todo mundo está confuso, ainda mais que são compostos bem diferentes. As cartas estão na mesa e tudo pode acontecer. Teremos uma corrida histórica? Veremos…

P.S. Por ficar meio em cima, vejam a nossa homenagem ao genial Carrol Shelby, uma perda irreparável para o mundo do motor.

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m21s707**
2 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m22s285
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m22s302
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m22s424
5 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m22s487
6 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m22s533
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m23s005
8 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – Sem tempo
9 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – Sem tempo
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – Sem tempo
11 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m22s944
12 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m22s977
13 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m23s125
14 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m23s177
15 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m23s265
16 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m23s442
17 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m23s444
18 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m24s981
19 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m25s277
20 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m25s507
21 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m26s582
22 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m27s032
23 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m27s555
24 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m31s122*

*Acima dos 107%

**desclassificado

Atualização: A FIA confirma que Lewis Hamilton infligiu o regulamento deixando menos de 1 litro de combustível no final do Q3. Com isso o inglês vai largar de último. Pastor Maldonado é o pole position do GP da Espanha.

É a Williams voltando a figurar na posição de honra desde Nico Hulkenberg no GP Brasil de 2010. Alonso parte em segundo. Amanhã a corrida promete, hein!

Publicado em maio 12, 2012, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    A efeméride desta classificação é que esta foi a pole de número 150 da McLaren, O inglês já é o terceiro entre os pilotos de Working, com 22, quatro atrás de Mika Hakkinen. Já para Ayrton Senna, ainda faltam mais de 20, mas o britânico pode chegar lá.

    http://blogdocapelli.warmup.com.br/2012/05/mclaren-celebra-150-pole-positions/

  2. Eduardo Casola Filho

    PAREM AS MÁQUINAS! Hamilton pode ser punido pelo peso do carro e a pole pode cair no colo do Maldonado!!!! Aguardemos!

  3. Eduardo Casola Filho

    Duelos do Grid

    Vettel 2 X 3 Webber
    Button 0 X 5 Hamilton
    Alonso 5 X 0 Massa
    Schumacher 2 X 3 Rosberg
    Raikkonen 2 X 3 Grosjean
    Di Resta 4 X 1 Hulkenberg
    Kobayashi 2 X 3 Perez
    Ricciardo 4 X 1 Vergne
    Maldonado 4 X 1 Senna
    Kovaleinen 4 X 1 Petrov
    De la Rosa 4 X 0 Karthikeyan
    Glock 3 X 2 Pic

  4. Sensacional!!!!!!!!!!!! Justa pole do Hugo Chaves Boy!!! Se Luisinho estava abaixo do peso caracteriza trapaça, igual a devolução de posição fictícia que ele protagonizou junto com Kimi no GP de Monza de 2008. Vai ser um corridão pois o Venezuela Kid é bem mais aguerrido que o último pole da Williams…

  5. Cirilo caiu para ultimo do grid.

    Tava na cara. Essa parada de deixar o carro na pista foi burrice.

  6. Achei a punição desproporcional. Tem gente que faz coisa pior e perde “cinco posições no grid”.

    • Deixa assim, Patrick. O Hamilton vai vir babando do fundão enquanto o Pastor fecha a porta da frente…algo assim tipo uma diarréia ao contrário…

  7. Mel Dels…A largada vai ter lambança com o Reverendo Maldanado e o Fernandito Horacio Braço curto, vai sair faisca dessa dupla do barulho!!!

  8. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Não pude ver a corrida. Uma pena. Largar em último foi mais uma açoitada no piloto do pastoreio. Sacanagem. A corrida era toda dele, vitória certa. Maldonado é o cara, queria ter visto ele vencer, o seu segundo tempo já colocava em cheque a burrice de terem contratado o Senninha a troco de jujubas do Eike. Não venham dizer que foi muita grana, pq se fosse tinha alguma marca dele no carro. Não foi, foi jujuba, mesmo. Equipes menores, bem mais modestas que a Williams atual, tem dois pilotos fortes. Eles só tem o Maldonado, que mesmo sendo bom, corre pelo patrocinador. Já não bastava? Precisavam de um piloto pagador? É a mediocridade que toma conta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: