Foi melhor, mas não tanto


Chamem o Kimi!

E terminou a corrida da Marginal da Indy. Desta vez a chuva não veio e a corrida seguiu tranquila sem sustos. A organização foi bem. Não teve nenhum grande erro, a não ser as rolhas da champanhe entaladas na festa do pódio (deveriam ter chamado o Kimi para ajudar), mas a turma que trabalho este fim de semana foi melhor que nos anos anteriores. A prática vai melhorando…

A corrida em si não foi lá tão emocionante, mas tivemos uns momentos interessantes e quem foi ao Anhembi não saiu emocionado. Do mesmo modo, durante o fim de semana, os pilotos mostraram-se satisfeitos com a torcida e a sensaão foi de dever cumprido, para alguns.

O vencedor, Will Power, foi soberano. Dominou todos os treinos e teve o controle da corrida todos os instantes. O australiano é o melhor piloto do grid e é o grande favorito para levar o seu primeiro título, que escapou nos últimos anos. Há gente mais exaltada que gostaria de vê-lo na F1, mas por outros que fizeram isso, acho que o ambiente e a condição que ele encontra lá, o melhor é ficar por lá mesmo.

Manobra brilhante do primo da Sabrina

Outro nome que gostei bastante foi o de Takuma Sato. O japa partiu de penúltimo e escapou das confusões, foi subindo pela estratégia e fez a manobra da corrida, passando Helio Castroneves e Dario Franchitti de uma vez. O arrojo de sempre, mas com competência, no fim um merecido terceiro lugar atrás de Ryan Hunter-Reay (ou Reay-Hunter, Luciano do Valle?)

O Homem-Aranha também fez bonito. Partiu de 18º, seguiu uma estratégia diferente, onde a Indy permite essas mudanças e pulou logo para as cabeças. Depois de problemas durante os treinos, o resultado é interessante para o campeonato pois o prejuízo para Will Power não foi tão grande,  para manter-se firme na briga pelo caneco.

Rubens Barrichello teve uma corrida como costumava ter em Interlagos. Chegou com  todo o carinho da torcida e demonstrou toda a emoção pelo contato com a torcida sempre fiel, mas na corrida teve dificuldades. Chegou a andar em terceiro, mas a maluquês das táticas de combustível jogou não só ele como os companheiros da KV lá pra trás.  O décimo lugar ficou apenas razoável para o saldo do fim de semana.

Tony Kanaan e Bia Figueiredo também brigaram lá em cima mas tiveram muito azar. O baiano também fez uma belíssima manobra em cima de Castroneves e do Barrica, mas o problema da estratégia e uma confusão no final da corrida arruinaram suas chances. A mesma confusão frustrou a pilota brasileira, mas esta fez uma boa exibição mostrando arrojo pra cima dos marmanjos. Ainda tomou duas punições discutíveis, mas mas já mostrou que pode guiar bem nesta temporada.

E é isso. Alguém quer dizer algo? Abraço!

1º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 75 voltas
2º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 0s904
3º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), a 2s390
4º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 4s548
5º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 5s172
6º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 6s261
7º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 8s376
8º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 8s590
9º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 10s344
10º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 10s847
11º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Lotus), a 24s477
12º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 1 volta
13º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 1 volta
14º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1 volta
15º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
16º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 1 volta
17º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 1 volta
18º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Lotus), a 1 volta
19º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), a 2 voltas
20º. Bia Figueiredo (BRA/Andretti-Chevrolet), a 3 voltas
21º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 3 voltas

Não completaram:
Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda),
Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda),
Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus),
Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet),
Katherine Legge (ING/Dragon-Lotus),

Classificação do Campeonato:

1. Will Power 180
2. Hélio Castroneves 135
3. James Hinchcliffe 123
4. Ryan Hunter-Reay 121
5. Simon Pagenaud 118
6. Scott Dixon 109
7. Takuma Sato 83
8. Ryan Briscoe 83
9. JR Hildebrand 83
10. Dario Franchitti 82
11. Rubens Barrichello 79
12. Graham Rahal 76
13. Ernesto Viso 76
14. Tony Kanaan 71
15. Charlie Kimball 68
16. Oriol Servià 64
17. Justin Wilson 64
18. Mike Conway 62
19. Marco Andretti 61
20. Sébastien Bourdais 59
21. James Jakes 58
22. Josef Newgarden 54
23. Ed Carpenter 52
24. Simona de Silvestro 48
25. Katherine Legge 46
26. Alex Tagliani 37
27. Bia Figueiredo 12

Publicado em abril 29, 2012, em Automobilismo e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 45 Comentários.

  1. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Opá. São Paulo o caramba, passa pra Curitiba isso aí, Rio de Janeiro ou quem queira. A pista de salvador de rua seria bem melhor.

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      Muito ruim, o carro nao para de pular, terrível. Ainda se fosse mais espaçosa nas curvas, vá la, mas desse jeito não dá. Muito ruim! Pra fazer circuito de rua em SP não era pra ser assim, tinha que fazer em ruas da cidade sem essas marginais, ou então esquece, aquilo ali vai ta sermpre detonado, passa jamanta alí, nao da. na varzea do rio…. que so nao perde pro tamanduatei e pro pinheiros de tanto esgoto.

    • Falou e disse. O local da pista de Salvador é bonito, tem muito verde e áreas livres. Jacarepaguá tem um traçado ótimo. Interlagos a gente já sabe.

      • Eduardo Casola Filho

        Interlagos não pode porque tem um contrato com a FOM, do tio Berniee categorias “rivais” da F1 não podem correr, conforme cláusula. Jacarepaguá seria muito interessante, mas com o governo de lá, esquece!

        Particularmente , não acho a pista tão ruim, pelo padrão Indy. Acho até melhor que alguns Tilketródromos. mas é claro que tem um monte de problemas.

    • Eduardo Casola Filho

      A pista de salvador,eu acho ela fraquinha. Mas talvez seja a comparação para a Stock, que é um estilo diferente. De repente, uma corrida no Paraná seria uma boa, pois lá tem circuitos que podem ser usados, se receberem uma boa reforma. O Rio Grande do Sul também, embora tinha um planejamento para um circuito de rua também.

      • Tarumã (RS) seria uma boa, eu acho. Pelo menos o nome é bonito. E tem cinco curvas de média-alta velocidade seguidas, com três curvas formando praticamente uma pista semi-oval. Há apenas duas curvas de baixa na parte que considero mista. Posso estar falando uma heresia, mas eu acho que os carros da Indy são projetados para ovais ou curvas de alta.

  2. O pódio ficou parecendo “corrida” para ver quem abre mais rápido a garrafa. Hilário! Hahahah. Minha mulher, que não sabe nada de GPs, perguntou se a pista tinha “quebra-molas” ou “mata-burros”. Hahahah. O único burro que deveria morrer foi quem “inventou” a corrida alí…

  3. Não há quem faça esse troço ser legal… Assistir a Indy é chato pra cacete!!!

    • Eu continuo achando que eles deveriam apostar na potencia dos motores, e na velocidade, em pistas com curvas de alta como Monza, por exemplo. Os carros da Indy não tem a mesma habilidade de um F1. O “espetáculo” ficaria por conta da velocidade e ultrapassagens constantes, como nas ovais.

  4. A emissora oficial da Marginal Indy 300,fez uma puta sacanagem com Téo José em favorecimento do Bolacha.Por mais que o Bolacha é o 1-A da emissora,ele erra de proposito o nome dos pilotos e fala um monte de perolas na transmissão.Tomara que o Téo transmita a Indy 500,para que a gente fique livre de maluquices.
    Perto do Bolacha o Gavião é um mito😆

  5. Sobre a corrida:

    “Foi bom mas foi ruim”

  6. Quanto aos comentários sobre um possível “outro local” pra Indy aqui, parece que por regra, as pistas fora dos EUA tem de ser de rua – ou oval, caso de Motegi. Confesso que não sei se ainda tá valendo, mas a regra é essa aê!

  7. Duas cenas impagáveis: no sábado o carro de resgate (uma S-10) bateu depois de resgatar o Briscoe na reta principal.
    No domingo, o mesmo carro tentou rebocar o carro do Ed Carpenter, e o bendito cabo arrebentou. Tentaram EMENDAR o cabo, arrebentou de novo. Tiveram que chamar o pessoal “profissa” (esses usam a pick-up da Honda, nem sei qual é), que resolveram tudo num instante: puseram o carro pra andar de novo!
    Resumo da história: os mecânicos da Honda são melhores!

  8. Achei uma “pérola” no Seu Tubo sobre o “lado B” do Ayrton. Só pode ser coisa de alguma mal-amada. A mulher diz que Senna era avarento porque só corria por dinheiro, enquanto muitos pagavam pra correr… hahahahaha! Fiquei até com pena do coitado do bom velhinho Tio Bernie, o pobre coitado…

  9. Eduardo Casola Filho

    E problemas com rolha não é exclusividade da F1. E foi logo em Ímola, com o cara:

  10. Infelizmente Jacarepaguá está respirando com auxílio de aparelhos… é esperar que a promessa de que um moderno autódromo seja construído na Avenida Brasil saia do papel.

  11. Fontes bem relacionadas comentam que Peter Sauber aceitou (por uma
    boa recompensa financeira) deixar a Ferrari usar seu carro nos testes de Mugello amanhã; o Sauber já esta inclusive sendo pintado de vermelho “rosso” Ferrari, pois sera pilotado amanhã pelo Alonso; Aguardem a performance!

  12. Groselha fecha os testes em 1

    1 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m21s035 (Quinta-feira)
    2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m21s267 (Quinta)
    3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m21s363 (Quinta)
    4 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1m21s603 (Quarta)
    5 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) 1m21s604 (Quinta)
    6 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 1m21s997 (Quarta)
    7 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m22s229 (Quinta)
    8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m22s257 (Quarta)
    9 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m22s325 (Quinta)
    10 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) 1m22s422 (Quarta
    11 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1m22s497 (Quinta)
    12 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m22s579 (Quinta)
    13 – Oliver Turvey (ING/McLaren-Mercedes) 1m22s662 (Quinta)
    14 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1m23s071 (Quinta)
    15 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1m23s169 (Quinta)
    16 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1m23s404 (Quarta)
    17 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1m23s466 (Quinta)
    18 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1m23s982 (Quarta)
    19 – Jerome d’Ambrosio (BEL/Lotus-Renault) 1m24s048 (Terça)
    20 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1m24s312 (Quinta)
    21 – Gary Paffett (ING/McLaren-Mercedes) 1m24s480 (Quinta)
    22 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1m24s499 (Quinta)
    23 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 1m24s842 (Quinta)
    24 – Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes) 1m25s475 (Terça)
    25 – Rodolfo Gonzalez (VEN/Caterham-Renault) 1m27s197 (Terça)
    26 – Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1m29s179 (Terça)

  13. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    extra!

    Rumores cada vez maiores de que os refrigerantes Doly fecharam com as 300 milhas do Tietê, pitoresca prova da Indy, num acordo envolvendo uma dívida com a sociedade referente aos efluentes não tratados despejados no rio Tietê, coisa bem complexa, o fato é que a empresa já sinaliza a possibilidade de adotarem refrigerantes em PETs no pódium. Seria um apoio do Governo Estadual entrando com uma campanha contra o álcool no trânsito. E parece que os novos troféus já foram aprovados, são réplicas do nosso amiguinho, sim, ele mesmo: Dolynho. Serão réplicas de 3 tamanhos, segundo explica o Diretor de Propaganda da empresa, Sr. Fujiro Nakombi, aquele tiozinho que apareceu no comercial do dia dos pais: ‘Ficaram ótimos os novos troféus, a gente está até brincando que são o Dolão, a Doleta e o Dolynho’, risos.

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