Ainda há espaço para os nossos filhos


Miguel Paludo (centro) e Nelsinho Piquet (esq.) abrindo espaço no esporte à motor brsileiro

Salve galera. Enquanto a F1 ainda está longe do começo, o automobilismo começa a acontecer em 2012. A Nascar deu seu pontapé inicial este fim de semana (bem, não a categoria principal pois choveu e a prova principal foi adiada para amanhã) em Daytona e as corridas, tanto da Truck Series, como da Nationalwide foram movimentadas.

Mas o destaque vai para a terceira divisão da categoria mais importante do automobilismo americano pois os pilotos brasileiros fizeram um trabalho interessante. Miguel Paludo e Nelsinho Tamsma Piquet andaram bem o fim de semana no oval. Os dois dividiram a primeira fila e o gaúcho andou sempre entre os ponteiros, embora o ex-piloto da Renault tenha também ido entre os líderes após a metade da prova.

Uma pena que as coisas acabaram mal para eles. Paludo deu uma baita panca há 15 voltas do fim e assustou a todos, mas saiu ileso mostrando a eficiência da segurança da categoria, desde o softwall até o carro em si. Nelsinho Foi colhido em uma das tracionais “big ones” quando estava no meio do pelotão, depois de perder algumas posições no fim da prova. Para ambos foi o aprendizado e o sinal que podem brigar por vitórias nas etapas seguintes.

E aí podemos perceber que o espaço para pilotos brasileiros ainda existe, mesmo sem ser na categoria máxima, ou ainda pode ser lá, mas no futuro. O Brasil pode estar mal das pernas nos últimos anos, mas as coisas mudar nos próximos anos.

Afinal a dupla Pauldo/Piquet evoluiu muito nestes anos que estão no turismo estadunidense e eles querem mostrar potencial para subir à elite,  além de Piqtro Fittipaldi, neto de Emerson, que logo está nesta categoria. Temos um novo eldorado.

Além disto, outros pilotos tupiniquins aparecem em cenários alternativos, como Augusto Farfus, que estreará na na DTM pela BMW,como a própria Indy, que além da boa dupla Tony Kanaan-Helio Castroneves deve ter a presença do nosso Barrica.

Mesmo assim, a base brasileira ainda permanece ativa. Como dito anteriormente neste blog, falamos de Lucas Foresti e de Felipe Nasr, que estarão nas duas categorias de acesso da F1. A World Series e a GP2 respectivamente. Além disto, Luiz Razia deve já estar garantido para fazer companhia a Nasr e completar sua quarta temporada por lá.

Portanto, meus bons, ainda não é a hora de desanimarmos, mesmo com as complicações da última década, o automobilismo ainda vive neste país e o futuro ainda existe. Uma estiagem completa de pilotos tupiniquins, assim como  ocorreu com a França e está acontecendo com a Itália, pode até chegar, mas sempre haverá opções para a bandeira nacional tremular nos autódromos do mundo. Longe de ser nacionalista, mas não precisamos ser apocalípticos sobre o nosso esporte favorito. Abraço!

Publicado em fevereiro 26, 2012, em Automobilismo e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 33 Comentários.

  1. Se o Paludo e o Piquet Jr. evoluírem na Nascar,eles podem chegar na Sprint Cup,que hoje é o máximo do automobilismo yankee

  2. Destes todos aí citados, o Pietro é o que mais promete em terras ianques. O moleque é novo, bem acessorado pelo avô e não se intimida com o sobrenome famoso.
    Já na Europa as coisas são mais sujas e não basta ser bom. Tem que aprender a trapacear bem cedo para chegar na F1 com pósdoutorado em malandragem, senão o New Kid Vigarista monta nas costa e passa a espora sem dó e piedade.Coitado do fuMassa.

  3. Automobilismo Yankee é que nem mina de balada as 4 da manhã, se você está a seco a festa toda… pega né fazer o que??? :mrgreen:

  4. Tenho preconceito com a Nascar. Fazer o quê, anos a fio de F1 e toda aquelas história de ‘topo do automobilismo mundial’.

    Mas acompanhei as temporadas 2010 e 2012 da Truck e da Sprint. Chega a ser interessante.

    Boto muita fé no Nasr e no Foresti (tenho 1 pé atrás com o Razia – baiano em motorsport…rsrsrsrs).

    Mas brincadeiras a parte, é bom ver que há opções para todos.

  5. Eu ainda acho que são casos isolados. Não se pode viver disso! Automobilismo aqui hoje resume-se à Stock e Truck (esta tem meu respeito), sendo que as outras são totalmente relegadas a um outro plano.
    O pior será quando os citados vingarem nas categorias mais graduadas, a confederação vai bancar o papagaio de pirata, pleiteando algum “crédito”.

  6. Eduardo Casola Filho

    E só falar disso o Montoya quase virou churrasco lá na Nascar. Foi por pouco.

  7. Eduardo Casola Filho

    E a Marussia também tomou bomba no crash test. Outra nanica se ferrando

  8. http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1054703-galvao-comete-gafe-com-comentarista-antes-de-amistoso-do-brasil.shtml

    Muita gente não suporta o cara, eu inclusive, quando não tem outro jeito e tenho que assistir ao jogo com ele narrando, desligo o som e ligo o rádio, eheh mais uma gafe para a coleção!

    • Você fala sério quando diz que o Alonso é ‘piloto pagante’?

      Uma coisa ser um novato e levar dinheiro através de patrocínios ‘pessoais’.

      Outra é ser bicampeão mundial e atrair grandes empresas ávidas por lucrar ao associar seu nome à uma carreira vitoriosa.

      • Um dos motivos que fez o santander patrocinar a ferrari, foi justamente a entrada do alonso, ja prevista em contrato de patrocinio, e negociada juntamente com o empresário dele.

        Ele não é um pagante descarado igual maldonado e o kartkeian da HPV, mas tb n deixa de ser bancado.

  9. Eu tive que dar a mão à palmatória para Alonso. Já considerava excelente o fato de ter aposentado definitivamente o Schumacher da F1 – hoje ele pilota um F1 em nível de GP2, por isso continua aposentado -, mas confesso que suas atitudes como companheiro de equipe me deixaram chateado. Contudo, o nivel de sua pilotagem enche os olhos e incontesta qualquer crítica. O cara é tão bom que é impossível não simpatizar com ele. Aliás, junto com Vettel é o melhor que surgiu na era pós Senna.

    • Pff… ele apanhou do Hamilton quando este era estreante… É só um dick vigarista segundo. Alias, trapaceia na cara dura e não fica nem com vergonha. Até o Schumacher já teve vergonha!

      • Hamilton também é excelente e pode formar trio com Vettel e Alonso. Apanhar dele não é vergonha nenhuma. Vergonha é sabotar o título do Irvine, tomar pau do Montoya, ser amplamente superado por Damon Hill, Jacques Villeneuve, montar nas costas de um companheiro de equipe boa praça por mais de meia década, etc, etc…porém, Alonsito também tem o rabo preso em muitos quesitos, isso é inegável, o que pode pesar no futuro na hora de compará-lo com Hamilton e Vettel. Da mesma forma, não há lobby institucional para mantê-lo no topo, como já aconteceu no passado.

    • Marco Bidart, clap clap clap de pé!

      Sou torcedor da McLaren e admiro o Hamilton desde que ele estreou.

      Mas o Alonso é um piloto absurdamente bom!

  10. BARRICA SERA’ CONFIRMADO NA INDY AMANHA!!!!!!!

    PODE PREPARAR O POST!!!

  11. Barrica confirmado oficialmente na Indy…Tô assistindo a coletiva no
    Jogo Aberto.

  12. Nos testes, parece q a Lotus/Geni arrumou o carango.

    1 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m23s252 (73 voltas)
    2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m23s510 (64)
    3 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m23s820 (118)
    4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m23s830 (102)
    5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m23s992 (128)
    6 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m24s216 (113)
    7 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m24s305 (98)
    8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m24s318 (105)
    9 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m24s876 (123)
    10 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m25s587 (58)

    Eu acho q eles vao dar trabalho, e vao brigar com a mercedes pelo 3º posto, q a ferrada vai abandonando devagar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: