O que deu para desvendar


E o Bracito fez um brilhareco

A primeira rodada de testes da Fórmula 1 em 2012 acabou nesta sexta. Entre os jogos escondidos e as novidades, vamos ver o que passou pela pista espanhola:

-Aparentemente, Tanto Red Bull quanto McLaren, focaram o teste de durabilidade e não se destacaram na classificação. A turma dos energéticos andou pelas cabeças, sendo um indício que será um carro bastante regular. O caminho tomado por Adrian Newey pode ser promissor. Quanto à barata rubro-prata, ainda segue a incógnita.

-Dúvida também na Estaberria de Maranello. Nos três dias a equipe não brilhou, no último, lá foi Fernando Alonso para erguer a esperança na torcida local e ser o mais rápido desta sessão. Com isso, ainda paira a dúvida se o carro é uma bomba ou uma maravilha. O tempo dirá…

-A Mercedes veio com o carro de 2011 e sempre dominou os treinos. Para Michael Schumacher e Nico Rosberg, é apenas a chance de voltar a forma. O W03 sai do forno para os testes do dia 21, por hora, a animação pode tomar conta dos alemães.

-A Lotus Renault apareceu bem. Andou entre os ponteiros e mostrou a motivação de Kimi Matias Raikkonen que mostrou serviço. O bólido parece bem nascido, mas ainda temos que ver se não é a pegadinha do inverno, tão comum nos testes.

-Do meio do pelotão, a briga entre Force India, Toro Rosso e Sauber parece que será quente. A equipe 1B dos energéticos se saiu melhor, mas ainda há muita coisa a verificar. Por exemplo, o time da terra do Taj Mahal teve um prejuízo por culpa de Jules Bianchi, que bateu na quinta.

-Já a Williams se recuperou do começo ruim do primeiro dia e deixou a Caterham para trás. Pela briga interna, Bruno Senna se saiu melhor, além de ser o piloto que mais voltas deu no circuito, mas ainda é incerto definir uma informação sobre o desempenho dele.

Classificação:

1 Nico Rosberg (ALE) Mercedes* 1’17.613 (174 voltas)
2 Romain Grosjean (FRA) Lotus/Renault 1’18.419 +0.806 (212)
3 Michael Schumacher (ALE) Mercedes* 1’18.561 +0.948 (173)
4 Fernando Alonso (ESP) Ferrari 1’18.877 +1.264 (109)
5 Mark Webber (AUS) Red Bull/Renault 1’19.184 +1.571 (149)
6 Sebastian Vettel (ALE) Red Bull/Renault 1’19.297 +1.684 (146)
7 Lewis Hamilton (GBR) McLaren/Mercedes 1’19.464 +1.851 (166)
8 Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso/Ferrari 1’19.587 +1.974 (157)
9 Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso/Ferrari 1’19.597 +1.984 (159)
10 Kimi Raikkonen (FIN) Lotus/Renault 1’19.670 +2.057 (190)
11 Sergio Perez (MEX) Sauber/Ferrari 1’19.770 +2.157 (116)
12 Paul di Resta (GBR) Force India/Mercedes 1’19.772 +2.159 (160)
13 Kamui Kobayashi (JAP) Sauber/Ferrari 1’19.834 +2.221 (182)
14 Nico Hulkenberg (ALE) Force India/Mercedes 1’19.977 +2.364 (90)
15 Bruno Senna (BRA) Williams/Renault 1’20.132 +2.519 (250)
16 Jules Bianchi (FRA) Force India/Mercedes 1’20.221 +2.608 (48)
17 Felipe Massa (BRA) Ferrari 1’20.454 +2.841 (164)
18 Jenson Button (GBR) McLaren/Mercedes 1’20.688 +3.075 (145)
19 Pastor Maldonado (VEN) Williams/Renault 1’21.197 +3.584 (122)
20 Heikki Kovalainen (FIN) Caterham/Renault 1’21.518 +3.905 (167)
21 Pedro de la Rosa (ESP) HRT/Cosworth* 1’22.128 +4.515 (106)
22 Jarno Trulli (ITA) Caterham/Renault 1’22.198 +4.585 (117)
23 Giedo van der Garde (HOL) Caterham/Renault 1’23.324 +5.711 (74)

* Carro velho

Para finalizar, dados técnicos da Williams FW34, que ficamos devendo (Fonte Williams F1):

Williams FW34

FW34, feinho também

Chassis: Monocoque laminado de carbono epóxi e estrutura “colmeia”
Suspensão dianteira: Braço duplo de fibra de carbono, composicão toelink, barra anti-rolagem, pushrod
Suspensão traseira: Braço duplo, pullrod, barra anti-rolagem
Transmissão: Williams F1, 7 marchas + ré, sequencial semiautomática, seleção eletro-hidráulica
Embreagem: Multiplaca de carbono
Amortecedores: Williams F1
Rodas: RAYS, magnésio forjado
Pneus: Pirelli
Sistema de freios: AP
Direção: Williams F1
Sistema de combustível: ATL Kevlar
Sistema eletrônico: FIA SECU
Sistema de refrigeração: Óleo de alumínio, água, KERS e radiadores
Motor: Renault RS27 V8 2.4 litros
Combustível: Total
Lubrificante: Total
Tamanho: 5m
Altura: 95cm
Largura: 1,8m

Publicado em fevereiro 11, 2012, em Automobilismo, Carros novos, F1 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 60 Comentários.

  1. Senna Simply The Best

    Minha primeira conclusão sobre os carros é que são muito feios com excessão da McLaren!!!

  2. Cavaleiro que diz ní

    Rapaz… concordo com o amigo The Best. Nos vídeos dá para perceber tamanha feiura. Parecem que não seguem as leis da aerodinâmica. Será isso? Se sim, será mais um artifício do velho “Berna” para dificultar a vida dos pilotos?

  3. Eduardo Casola Filho

    A única que ainda pode trazer um bico normal, além da McLaren é a Mercedes, que na montagem do carro, os alemães caprichem

  4. Salve rapaziada, direto da “grande” Cuiabá. Só depois dos últimos testes para especular alguma coisa. Bons tempos em que se podida testar, hoje as equipes são reféns apenas dos genios projetistas, naquela época não era muiiiiiito diferente, mas o desenvolvimento e correção de projetos eram muiiiiiito mais plausíveis. A disputa muito mais acirrada e emocionante. Lembro-me que em um dos campeonatos ganhos pelo imortal e insuperável Ayrton😈 a Honda desenvolveu durante a temporada nada mais nada menos do que 4 ou 6 versões (minha memória
    é fogo…thanx Aldir Blanc) de motores para conseguir acompanhar e combater os futuros carros “de outro planeta” da Willians… Bons tempos… Como fui “mal acostumado a contenplar a utopia” thanx Armando Nogueira, sou um saudosista incorrigível. Se este campeonato de 2012 se tornar a mesma monotonia do ano passado, vou ser obrigado a voltar meu interesse para os ovais da Indy, estou com voce Barrica! PORCA MISÉRIA! ABRAÇOS A TODOS DO BEM!

  5. Só eu que reparei que ao menos agora dá pra ver os números dos carros da Ferrari? Até que esse degrau tosco serve pra alguma coisa!

    E os novos bicos-faca? Se era pra ter mais segurança, que colocassem uma restrição com a altura mínima em relação ao solo! Agora ao invés de termos os risco (levemente) diminuído de um carro subir em cima do outro, temos também o de um carro “furar” o outro… Sei não, mas isso me parece mais uma decisão errada.

  6. É, o New Kid Vigarista teve o seu brilhareco, mas e o fuMassa, hein?
    O patrício não está mandando nada. Tomou tempo até do BS.
    Deste jeito o aviso prévio dele não passará das férias de verão.
    Vamos ficar órfãos mais uma vez.

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      é a mesma diferença entre o Renoquibe e o Shumico, um é bastante melhor que o outro, e não adianta, sempre vai ser assim.

    • A troco de que o Massa deveria pisar fundo?

      Acho que ele quer mais e’ que o contrato expire. Assim podera’ assinar com outra equpe. A Ferrada e’ um pesadelo. E tem mais e’ que se foder.

      • Cavaleiro que diz ní

        Sabe que não pensei nisso… mas o Massaroca pode se queimar na F1. A não ser que ele resolva dar uma de Barrica.
        Ih, rapaz, morreu tua vizinha, a Witney Houston. Essas festinhas da Califórnia… Ela vendeu 200 milhões de cópias, assim até eu seria o guarda-costas dela.

        • Cavaleiro que diz ní

          Desculpem pela piadinha sem graça. Eu estava bebendo. Não é porque a Houston bebia e se drogava que eu deveria fazer pouco caso, ela era um ser humano. Na verdade fiquei triste, sim, era uma grande voz. Todos tem o livre arbítrio de fazer o que quiser.

          • Esse é o problema. As pessoas usam o livre arbítrio para se arrebentarem. Ela cantava no coral gospel da igreja batista, mas a fama a levou para a ruína. Mais um ser humano que sucumbe diante da fama, do orgulho e do poder do dinheiro.
            Agora aparecem os gaiatos dizendo que ela está lá junto com os anjos, outros dizendo que ela é mais uma estrela brilhando no céu.
            Balela para acalentar os que ficam sofrendo a dor da perda.

  7. Óleo de alumínio? Motor 2.7? Esta ficha técnica da Willians
    tá meio atravessada aqui, ó.

  8. Seninha não faz mais que obrigação tem de aproveitar a chance e mostrar serviço pq mesmo mostrando serviço o que conta é dinheiro na willians entao se ele nao tive grana pode ser que em 2013 consiga uma vaga com menos grana!!!!!!!!!!!Claro que em outra equipe

  9. Tô acgando esse F2012 um IRL camuflado de F1

  10. Cavaleiro que diz ní

    PQP! Não só as coisas estão feias na Williams, o FW34 está entre os mais feios. Tio Frank não faz mais carros de outro mundo ou obras de arte. Quem te viu quem te vê…

  11. Parem com essa viadagem carro não tem que ser bonito tem que ter desempenho !!!!!!!!!!!!

  12. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    uma pergunta: onde é que foi colocado o decalque da excelentíssima e desconhecida marca-fantasma do trilhardário Eike Babilônica?

  13. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    E olha lá, Palhinha, não somos só nós, no terra tb tem barrichelista doutrinando:

    Coment. de FABIO FEITOSA FORMIGARI, postado dia 10/02/2012 – 21h32 em http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/f1-2012/

    “Barrichelo foi muito esperto, num mundo de cobras, com interesses financeiros, políticos e de imagem, o ‘barrica’ era pago pra não ganhar na ferrari e era piloto de setagem na willians. Não sendo pessimista, mas a chance de ver brasileiro campeão de f1 é proporcional as chances de ver empresas brasileiras investindo muito dinheiro na f1. f1 é política e imagem. Automobilismo não tem nada a ver com f1. Automobilismo é outra coisa completamente diferente de f1. Existe uma revista francesa cujo subtítulo diz muito “A revista especializada em f1 E automobilismo”. Não sejam infantis de menosprezar um brasileiro só pq ele não ganha, pelo menos não enquanto vcs vão aos autódromos vestidos de “ferraristas” gentios, incapazes de perceber a própria inocência. É necessário ter dinheiro pra investir e um mínimo de imagem perante os dirigentes pra não sofrer muito. Lembro que até o Ayrton Senna era roubado e perdeu campeonato.”

    Esse é dos nossos, Grande Palha!

    E tem mais, êee cambada que nos tornamos! E vamos sempre em busca do primeiro lugar, Vai Barricaaa!!!!! Vejam só o que comenta o Andre LB Giraldi (postado dia 10/02/2012 – 16h29), outro comparsa nessa catárse cibernética de torcida rubínica:

    “Caramba o Rubens é comentado em tudo que é noticia por aqui, desde a coluna policial até a noticia sobre o inicio da F1!Sem tendências fanáticas ridículas, peguem os dados e informações detidas as temporadas de Rubens – sim, números e constatarão que Rubens foi um dos melhores pilotos da F1 sem ser campeão. Outro ponto, quer os rubensmaniacos amem, ou os Robensfobicos odeiem, a F1 quis ele por lá esse tempo todo. Quem somos nos para tecermos opinião acima de quem esta lá dentro?Tem muita gente por aqui que nem se destacar no seu esporte ou trabalho consegue e o cara ja é parte da história de uma categoria originalmente inglesa, onde se trata de, primeiro ser um campeonato de construtores e depois de pilotos.Só tem duas coisas piores que rubensistas fanáticos, os piquetistas fanáticos e senistas xiitas.A F1 nunca será maior sem seus campeões, mas seus campeões nunca serão maiores que ela.”

    Barrichelistas, juntos estaremos!

    • Cavaleiro que diz ní

      Lembro que o Senna testou uma Williams, bateu recordes logo de cara, e mesmo assim foi penar numa equipe ruim. Nelsão também teve que trabalhar duro. Emerson dormia até numa garagem… muito diferente dos europeus. Prost sempre correu em equipe de ponta. SchuMaca começou nos bons tempos da Benneton… então dá pra perceber que a F1 só da mole para pilotos do velho mundo, especialmente ingleses, franceses, alemães, filandeses e italianos.

  14. Cavaleiro que diz ní

    O Neto é meio bronco, mas ele tem razão em relação ao Rubens.
    http://br.esportes.yahoo.com/blogs/blog-do-neto/barrichello-um-%C3%ADdolo-esquecido-123958167.html

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      Demitiram o Pupo Moreno que era o reserva da jordan e colocaram o carinha do queixão, depois que o Bertrand Garchot foi preso, e o queixaba então terminou em 14º o campeonato, essa ótima colocação se deu apenas pq no fim do campeonato ele foi para a beneton, de novo tirando a vaga do Moreno. Se tivesse ficado na Jordan explodiria mais alguns motores quebraria cambios e nao teria nem na 19º colocação.
      No ano seguinte, já sem Piquet, aposentado pela alma negra do Shumeco, sabemos todo mundo como a equipe procedia desde sempre e quão magnífica havia se tornado a chefia mafiosa do Briatori, capaz de comprar o velhote e seus micos amestrados e calar a boca do resto, e então, Shumeco apareceu, e juntos esses dois roubaram onde puderam e o quanto deu. Terminaram em terceiro no campeonato, tanto a equipe quanto o queixaba. Seguiram roubando até que no exemplo máximo da vista-grossa arbitrária do desporto mundial, em 94 correram com a coisa que tinha sido proibida, como se o alonso tivesse corrido com pneus decentes esse ano, e todo o resto com os pneus paçoca. Aliás o novo ladrão teria ganho facil o campeonato assim, roubando tão na cara como foi o bissexcampeonato do queixaba.

      • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

        Aonde passa shumico tras uma onda negra. Demitiu Moreno, demitiu Piquet, matou Senna, ferrou com o Barrica, depois que se aposentou foi pra ferrari e fodeu com o campeonato do Massa, o Nico que se cuide, e alguém por favor aposente esse traste. Leva ele pra dar uma volta de moto, quem sabe.

        • Cavaleiro que diz ní

          Dick Vigarista 5 x 0 Brasil… o cara ferrou os brazucas na F1. Eu me lembro que no ano que Senna morreu a Benneton tirou um dispositivo de segurança no abastecimento. Assim eles conseguiam encher o tanque mais rápido e ganhar posições nos boxes. Isso foi divulgado apenas depois do final do campeonato. E nada fizeram… Schumaca e Alonsito bracito curto são “crias” do velho Bria Al Capote.

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            Cavaleiro, o pior foi a globo se vender à Ferrari daquele jeito fazendo pouco caso de tudo. Pq o Shummi largava tão bem? Era evidente, vi esses dias, ainda nao tinha visto, e passou no cabo (globosat por sinal, demoraram um ano pra passar a po…ra do filme) o filme do Senna, esse urtelemo. Tava na cara dele…. ele tava puto por estarem dobrando todo mundo e ele nao poder ir contra a midia que fazia pouco caso. Não podia fazer nada, que sempre o Shumeco largava melhor.

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            * desculpem, eu disse Ferrari, mas quis dizer: à Benneton, ou Benetton, ou qqr coisa… o time mais ladrão da f1

  15. Acho que a FIA, a FOTA, a FODA, a FUTA e a PUTA deveriam implementar o sistema de cotas para pilotos terceiro-mundistas na formula 1.
    Pelo menos 20% das vagas nos cockpits deveriam ser destinados a latino americanos, asiaticos e africanos, diluídas proporcionalmente entre equipes de ponta e equipes de m…
    A boa notícia para a Grécia e Portugal é que eles poderiam participar do sistema, caso continuem na pindaiba, já que um país que tem 20% de desemprego já morreu e ta fedendo, só esqueceram de enterrar. E aí seria uma boa chance para que os saudosos Pedro Lamy e Tiago Monteiro voltassem a brilhar no mais alto posto do automobilismo mundial.
    O Brasil poderia entrar nessa onda de conscientização em favor dos pobres, oprimidos, fedidos e fudid… e cobrar uma indenização moral pela morte do divino, reivindicando que um brazuca seja colocado no lugar do bochecha. Afinal, convenhamos, ter que engolir a morte do senna, que ganhava no braço, e depois ter que aturar as trapaças do schucrute e da rbr, sem ter o direito de ver uma porra de um piloto brasileiro vencendo, é dose, não há paixão tupiniquim por automobilismo que aguente. Sei até de uma historia de um jornalista brasileiro encarregado de cobrir a formula 1 que foi parar na terra do Sir para trabalhar com musica, pq nao aguentava mais ter que acompanhar essa peregrinaçao de baratas feiosas que todo mundo sabe como vai terminar – com a vitória de um europeu.

    • O Ministério da Saúde adverte: o comentário de cima apresenta alto teor de ironia e não deve ser interpretado literalmente (sempre é bom avisar…)

    • Senna Simply The Best

      Muito bom o seu comentário!!!

    • Cavaleiro que diz ní

      Amigo, a coisa é tão europeia que nem os americanos, com quase toda a grana do mundo, conseguiram se destacar na F1. Conseguímos porque brasileiro é bom de braço (vide a UFC). Acredito que eles estavam loucos para acabar com a festa dos brazucas. Rolou sacanagem com o Massa, Barrica, Senna. Piquet foi esperto, senão teriam fodido com ele pra favorecer o Mansel.

  16. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    É carnaval!!!! nessa onda festiva tem tb sempre muita nostalgia, então vai aí uma marchinha relembrando fatos de outros carnavais:

    A mola vai pular
    Uma testa, em cheio ela já pode acertar
    lhe sabota-bota-bota-bota-botaram,
    mexeram até … arrebentar
    Deixa a mola pular

    A mola vai pular
    Uma testa, em cheio ela já pode acertar
    lhe sabota-bota-bota-bota-botaram,
    mexeram até … arrebentar

    Nem a polícia nem a FIA vai prender
    Os fiadasp..ta que fizeram
    que sabota-bota-bota-bota-botaram,
    soltaram a mola, pra ela pular

    Deixa a mola pular….

  17. O massa mais uma vez ta arrumando o carro pro alonso andar, que m…

  18. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

  19. Não resisto, essa foi demais, o fim da picada, Brazil, zil, zil, zil, zil, zil:

    O PT APROVA A EXISTÊNCIA DE DEUS:
    By Noblat

    Pastor Kassab ergueu a palma da mão e explicou: “Sou católico, evangélico, espírita, umbandista, muçulmano, budista e judeu”

    The i-piauí Herald
    Depois de caminhar lentamente pelo palco, o mais novo aliado dos petistas tomou o microfone e disse, erguendo as mãos: “Deus não é de esquerda, não é de direita, não é de centro”. Muitos petistas choraram de emoção quando Kassab abriu seu coração: “Eu comunguei”, admitiu o prefeito.

    Insuflados pelo deputado Babá, meia dúzia de barbudinhos ateus ainda ameaçaram entoar o hino da Internacional Socialista. Mas foram logo esmagados pelos gritos que vinham do palco e ecoavam na plateia: “Aleluia! Aleluia!”, bradavam todos.

    Desde que Lula deixou o poder não se via um santo ser tão ovacionado numa assembleia petista. De mãos dadas e olhos fechados, a presidenta Dilma Rousseff e o candidato Fernando Haddad diziam em uníssono: “Glória a Deus, Glória a Deus!”

    Fazendo questão de não esconder sua alegria incontida com a presença do pastor Kassab, José Dirceu aceitou ser exorcizado. Depois, disse: “Se Deus existe, então tudo é permitido”. E concluiu: “Está provado que o mensalão foi uma farsa, uma invenção do Cramulhão, do Coisa Ruim!”.

    A senadora Marta Suplicy se retirou antes do final. Contrariada naquele ambiente, protestou na saída: “Essa coisa de Deus vai contra nossos princípios. O Diabo veste Prada, é muito mais chique”.

    O PT aprovou ainda outra resolução, determinando o recolhimento imediato do dicionário Houaiss em todas as livrarias do país. Uma comissão do partido foi instalada para redefinir o significado da palavra “privatização”.

    O partido informou que o dízimo poderá ser pago com cartão de crédito.

  20. O blog está de greve junto com os policiais de Salvador??? 4 dias sem postar nada??? :mrgreen:

    • Po, Casola, tamo pagando vc pra que? pra vc ficar dormindo? rssss!
      Brincadeiras a parte, se a situação estiver dificil, da um grito aí que eu ajudo escrevendo alguma coisa.

      • Eduardo Casola Filho

        Desculpa galera, que a vida anda muito enrolada aqui, portanto postar tá difícil mas ideias não faltam. Se o pessoal tiver ideias, mandam que vai pro ar a hora!.

        Mas veremos o que faremos. para botar as coisas em ordem.

  21. Pra dar uma movimentada…

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/fotos/0,,OI188384-EI12987,00-Relembre+carros+usados+exclusivamente+nos+testes+da+Formula.html

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