Entre Degraus, Buracos, Filhotes e Tretas


Volta do duto frontal? A FIA permitirá? Veremos...

Dia de carros novos e temos alguns segredinhos, que nos fazem esquecer um pouco dos bicos de ornitorrinco. Ou não?

Começando pela Sauber, que vem na sua pintura alvinegra, como forma e estilo, realmente é de apavorar, mas não é só do ornitorrinco que o Tio Peter montou seu carro e nisso o C31 pode surpreender. Como uma equipe satélite da Ferrari, tem montado seu carro nos mesmos moldes. A traseira vem com alguns buracos que podem ser saídas de arou do escapamento, que pode mexer alguma coisinha na aerodinâmica. Surpresas a caminho? Bom para a boa dupla Kobayashi-Perez aprontar no pelotão intermediário.

Daí chegamos na Turma dos Energéticos, Tanto a Red Bull como a Toro Rosso mostraram seus bólidos, ambos apelaram ao degrau, mas aí aprece a esperteza dos projetistas, sobretudo Adrian Newey, no RB8, que resolveu enfiar um duto frontal no degrau. De repente temos a ressureição do sistema que fora usado em 2010 e banido pela FIA. Aliás, será que a treta será liberada? Veremos.

Então, o que acharam dos carros, se esteticamente não foram elegantes, as surpresas que guardam podem mexer nestes testes. E logo começam os testes em Jerez além da Williams.

Fichas Técnicas: (Fonte Blog Motor Spirit)

Adrian Newey conseguiu de novo?

Red Bull RB8 Renault

Chassis: estrutura monocoque, projeção e construção própria
Transmissão: 7 marchas, montado longitudinalmente com sistema hidráulico
Embreagem: AP Racing
Rodas: OZ Racing (frontais: 12″x13″; traseiras: 13.7″x13″)
Pneus: Pirelli
Suspensão dianteira: Verticais de liga de alumínio, braço da suspensão duplo composto de carbono com molas e barra antirolagem
Suspensão traseira: Verticais de liga de alumínio, braço da suspensão duplo composto de carbono com molas e barra antirolagem
Amortecedores: Multimatic
Calibradores de freio: Brembo
Discos de freio: Brembo
Pedais: Brembo
Sistema eletrônico: FIA (MESL) Standard Control Unit
Combustível: Total
Motor: Renault RS27 V8 2.4 litros
Capacidade do motor: 2400cc
RPM máximo: 18.000rpm
Válvulas: 32
Construção do motor: bloco de cilindros em alumínio fundido
Controle do motor: FIA (MESL) Standard Control Unit TAG310B
Óleo: Total
Peso: 95kg

Não tão igual a irmã, não tão diferente

Toro Rosso STR7 Ferrari

Chassis: Estrutura monocoque, fibra de carbono
Motor: Ferrari 056 V8 2.4 litros
Suspensão dianteira: Braços superiores e inferiores feitos de carbono, barras anti-rolagem e molas
Suspensão traseira: Braços superiores e inferiores feitos de carbono, barras anti-rolagem e molas
Amortecedores: Sachs
Direção: Scuderia Toro Rosso
Câmbio: Hidráulico de 7 marchas
Embreagem: Sachs Triple-plate
Calibradores de freio: Brembo
Pedais e discos de freio: Brembo
Sistema de refrigeração: Scuderia Toro Rosso
Cockpit: Scuderia Toro Rosso
Cinto de segurança: OMP
Volante: Scuderia Toro Rosso
Assento do piloto: Fibra de carbono e moldado de acordo com a forma do piloto
Sistema de extintor: Scuderia Toro Rosso/FEV
Rodas: Advanti Racing
Célula de combustível: ATL
Peso: 640kg

Sauber com alguns truques também.

Sauber C31 Ferrari

Chassis: Fibra de carbono
Suspensão dianteira: Pushrod
Suspensão traseira: Pullrod
Amortecedores: Sachs Race Engineering
Calibradores do freio: Brembo, 6 pistões
Pedais e discos de freio: Brembo, fibra de carbono
Transmissão: Ferrari, 7 marchas, troca rápida, câmbio de carbono
Embreagem: Fibra de carbono
Controle eletrônico: MES
KERS: Ferrari
Volante:  Sauber F1 Team
Pneus: Pirelli
Rodas: OZ
Comprimento: 5,195m
Largura: 1,8m
Altura: 1m
Peso: 640kg
Motor: Ferrari 056 V8 2.4 litros
32 válvulas, 2.398 cc
Injeção eletrônica e ignição
Diâmetro do motor: 9,8cm
Peso do motor:mais que 95kg

Publicado em fevereiro 6, 2012, em Automobilismo, Carros novos, F1 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 57 Comentários.

  1. A pergunta é: pra onde vai o ar q entra ali?

    • Eduardo Casola Filho

      Questão ainda não foi totalmente esclarecida. Talvez saberemos hoje nos testes.

    • Provavelmente pro difusor traseiro. O ar deve passar pelo carro e absorver o calor do mesmo, e sendo direcionado pra baixo, PODE dar um efeito próximo do alcançado com o difusor soprado.

      (Isso foi um devaneio meu, tá ligado?)

      • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

        Entao, só pode mesmo ser para o difusor, ou para refrigeração, quem sabe….. com toda certeza não pode o ar que entrar alí pela caverninha fazer aquele caminho do snorkel de 2010, porque está proibido que se mova a asa traseira exceto pelo controle mecânico naquela babaquice de trecho livre, e quase pista toda proibido, certo?

        A Sauber idêntica à Ferrari e a Toro Rosso idêntica à RedBull, isso é que deveria ser proibido… por uns e-mails marotos trocados teve gente que se ferrou mais. e outros se safaram, é verdade.

        Bom, se eu fosse aquele tiozinho gay que manda na F1 e se diz casado com ninfas, assucenas e bonequinhas de louça mas que na verdade gosta mesmo é que os pilotos lhe apalpem os bagos, como comprovado em famosa e censurada foto onde o queixudo lhe fazia a carícia, em troca já sabemos de que tipo de condecendência também conhecida como vista grossa e também pela anistia eterna pelo bicampeonato roubado em parceria com o malfeitor carcamano, conhecido como Flávio Caponne, quando existiram duas categorias em uma. Uma queimando o filme do melhor piloto de todos os tempos, que parecia como se com o talento gasto aos olhos cataratados pela farsa grupal daquele pederastlestone, e a outra categoria, composta de um único carro, amparando um falso talento, elevado nessa farsa a real talento na pilotagem, quando era apenas talento criminoso. Como eu dizia: se eu fosse este velhote, o Berne Égayqueeustousabendo, exigiria novos carros por parte das equipes clones, sob pena de ficarem de fora, abrindo então para seus respectivos lugares, duas vagas para testes de novos projetos de novas equipes, quem quisesse, valendo o GP mas não os pontos. Só pra foder com a Ferrari e a RedBull, que testam seus futuros na desgraça dos outros e ainda por cima os tem como escudeiros na pista, como dois esquadrões de 4 carros pra cada uma das queridinhas. Isso não vale, pô!

        • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

          Uma analogia… liberar o movimento da asa apenas em um pedaço programado da pista, seria tão absurdo quanto liberar a vodka pro Kimi só depois da corrida… ele diria: “nãaaaaaao, prefiro encher a cara antes, se é assim… tão pensando o quê?”

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            Ficou muito mais do que provado, que isso foi feito errado. Teve corrida que faltou o treco!!! A gente via, que se tivesse teríamos mais corrida, e não podia. Colocaram a asa só numa reta, o cara continuava dependendo mais do motor, pq a reta começava em segunda marcha. Imbecis. Pra que continuar com o treco que não serve pra nada? Tira, então!

          • Seria esta a foto???

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            o Marcim achou a foto, pensava que tinham caçado todas. É essa mesma. A prova cabal de que nunca houve maior puxa-saco do Berne pederasta do que o Mishuruco, ou o contrário… se bem que ele apalpa, não puxa.

        • Assino em baixo. Não é possível que o SchuMaca tenha esquecído como pilotar. Mesmo que tenham adaptado o projeto do carro ao estilo de pilotagem do queixudo, ele não consegue ganhar do Rosbife. Ele é uma fraude. E tem quem goste.

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            Ele nunca soube. Seu melhor “fundamento”, era a largada. E sabemos que todas as largadas dele na Benneton pós proibição dos sistemas eletrônicos não valeram, pelo menos não em comparação com a F1, pois ele disputava a F1 legalized, enquanto todos os outros corriam na F1. Então, amigos, a carreira vitoriosa do Shumeco se resume a todas aquelas ótimas largadas que ele fez pela Ferrari. Nada mais que aquilo lá. Na corrida, ele não fazia nada de mais, e quando acontecia do seu companheiro de equipe estar andando mais que ele, rapidamente era feito um acerto compensando a diferença do companheiro em segundos de espera no pit. Foi assim, e ele é isso aí, mesmo, um piloto medíocre.

    • Corre informações que é para ajudar no resfriamento das baterias do Kers.

    • O ar servirá para resfriar a cabeça do caneloni q está correndo contra o tempo de aviso prévio. Mais um brasileiro na Indy, pq não?

  2. Ai pessoal
    Eu sei que não quer dizer muita coisa, mas seguem os tempos dos primeiros testes de 2012. O motores já gritam na F1 2012!

    1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min19s670
    2º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 0s102
    3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s549
    4°. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s024
    5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s683
    6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s804
    7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s696
    8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 3s145
    9º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 3s508
    10º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 3s701
    11º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 4s539

  3. Não tenho nehuma argumento que possa fundamentar a minha primeira impressão, mas vou chutar aqui, A Ferrari é uma bomba. Teremos três equipes fortes esse ano. A Red Bull, a Maclarem e a Renault.

  4. Somente um chute!!!

  5. E o ultimo ! a Caterham vem melhor do que a Williams.

  6. O Adrian Newey conseguiu dar uma solução visualmente agradável e arrojada mais uma vez. Bem diferente da Ferrari que ficou bem “quadrada”. E essa entrada de ar deve passar, sim, pois eu acho que o projetista da RedBull deve ter informações privilegiadas, e todas as outras vão copiar.

  7. Mais uma vez mais um belo post do Casola!

    Hoje eu ví o Barrica com o Téo José na Band e posso afirmar que ele vai sim correr na Indy. Como sei? Pelo sorriso maroto do Rubens.O que deve tá “pegando” para ele assinar é a acertar a grana que ele vai receber. O que “atravanca o pogresso” sempre é o vil metal…

  8. Coitado do Kanaã. Apresentou a “esposa” pro amigo e vai levar chifre.

  9. Se esse duto frontal for aprovado pela FIA, vai virar bagunca total de novo.

    Ah, esses treteiros…

  10. Nas páginas de um tablóide inglês, o ‘Vlcekianus’, vi as tretas da mulher do alemão pé-de-chumbo para colocar chifres no Jos bifinho mal passado e entendi que um filhote de chucrute se faz um degrau abaixo do buraco da gloria, dependendo de qual dos trópicos está mais perto na hora do vuco-vuco, e se o cabra for eunuco, usa o polegar sem dar pra mim, assim, assim, pois neguin que gosta do visual de um bico de papagaio malaio deve olhar de soslaio o balaio hindú de hotwheels que foram a escola do Narain, já que no tempo em que Dondon jogava no Andaraí Rubin era alfabetizado na arte de fazer salame com tofu e por isso aboliu untar o aspargo com KY para sentar no KV e correr até que a terra santa ofusque as bodas de Kanaan ou que o vinho vire vinagre nos estanques sagrados dos recordes quebrados por motoristas decorativos da fórmula dos patrocínios deja vu, patrocínios melancólicos com Eike na pista e rumo ao topo da lista da Forbes por vender mais capacetes e sungas vermelhas que as ‘tortillas’ do Slim, colando a peruca com rejunte enquanto aguarda uma fila de casais de lésbicas anoréxicas entrar na arca da Rexona. Ou não.

  11. Eduardo Casola Filho

    Pessoal, se possível posso fazer o post sobre a Williams e sobre o andamento dos testes, mas se alguém se interessar em falar fiquem à vontade, já que a facul voltou e o tempo para postar ficou um pouco curto, mas vamos à luta!

  12. Eduardo Casola Filho

    Avaliando o primeiro dia:

    -Acredito que Red Bull, McLaren e Ferrari não andaram para valer. Estão na fase de shakedown e testando a resistência, portanto, ainda é cedo para falar dos carros.

    -Se o carro da Lotus Renault é bom, ainda não dá para confirmar, mas o Kimi liderando já mostra que o finlandês está disposto neste retorno, uma bela notícia para a F1

    -Do blocointermediário a Force India começou bem. Se não for fogo de palha, a equipe do Tio Vijay pode se separar um pouco do bolo intermediário

    -E a Caterham na frente da Williams. Pode não ser apenas no teste, mas a previsão para o ano da equipe do Tio Frank é sombria em 2012.

  13. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Kanaã, Canaã, a terra da Canabis, santa erva que da semente dava o pao, tão tenro que nem da manteiga precisava. Já gostei do segundo piloto.
    O terceiro, quem será que eu nem sei? Tanto faz. Os carros são horrorosos, parecem Formulauns de 1986, maisoumenos. Como é que com tanta onda pra lançar esse carro ele ainda parece tão defasado? Pra que aquelas rodas traseiras gigantes? e cadê o bico levantado, que na F1 já tem 2 decadas?

  14. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Se a redbull fosse do Kimi ele usava a caverninha alí pra mocosar a garrafinha de vodka, daquelas de metal, de bolso, revestida com couro de cocodrilo.

  15. Eduardo Casola Filho

    Tempos de hoje:

    1 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m18s561 (132 voltas)
    2 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m19s184 (97)
    3 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – 1m19s587 (100)
    4 – Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes) – 1m20s221 (46)
    5 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m20s239 (117)
    6 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m20s272 (69)
    7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m20s454 (95)
    8 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m20s688 (85)
    9 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m20s711 (68)
    10 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m21s197 (97)
    11 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m21s518 (139)
    12 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m22s128 (64)

    Um treino que também não disse muito, pois o Queixudo está com o carro de 2011. A Red Bull saiu um pouquinho da toca, mas nada que mude muito.

    Turma de amanhã:
    Red Bull RB8 – Sebastian Vettel
    McLaren MP4-27 – Lewis Hamilton
    Ferrari F2012 – Fernando Alonso
    Mercedes W02 – Nico Rosberg
    Lotus E20 – Romain Grosjean
    Force India VJM05 – Nico Hülkenberg
    Sauber C31 – Sergio Pérez
    Toro Rosso STR7 – Jean–Eric Vergne
    Williams FW34 – Bruno Senna
    Caterham CT01 – Giedo van der Garde
    HRT F111 – não correrá

  16. Cavaleiro que diz ní

    Olá, fufeiros. Nesse momento ouvi vários tiros aqui por perto. E de calibre grosso. Minha filha está com medo, e isso não perdoou. Tudo bem que moro próximo a rua principal e os tiros vieram de uma “baixada” aqui próximo. Mas nunca ví isso que está acontecendo aqui em Salvador. Baderna total na Bahia. Fomos 24º em violência no Brasil na época de ACM, a dez anos atrás. E foi aumentando gradualmente com o PT, hoje somos 4º em violência. É inusitado, mas dá até saudades do Toninho Malvadeza, uma espécie de “Fidel do liberalismo”. Estamos sem líder. A ironia é que o governador Jacques Wagner do PT já organizou e ensinou essas táticas de greve e agora está provando do próprio veneno. O PT da Bahia deu o atestado de incopetencia total. Wagner é carioca, se ele fosse bom mesmo não teria saído do Rio pra tentar a sorte aqui, se ele fosse bom seria hoje governador desse estado-irmão, que amo como meu segundo estado. O tal de Prisco com táticas de guerrilha a lá José Dirceu e cia. não é militar de verdade. A polícia merece sim um salário digno, mas não usando de coação.

    Esses PM’s são militares, mas não agem como tal, não obedecem aos superiores. Eu acho que a PM deve ser reformulada, o brasileiro merece outro formato de polícia. Temos que discutir isso, senão estraremos numa guerra civil (e nós já estamos numa guerra civil não declarada).

    Por favor, fiquem de olhos abertos. Se essas greves das PMs se espalhar pelo Brasil vai ser F. Devemos discutir e tentar mobilizar a bunda paralítica dos nossos políticos. Não podemos mas tolerar tanta violência, isso não é natural.

    Desculpem pelo desabafo, ok?

    • Eduardo Casola Filho

      A coisa tá muito feia na Bahia, pelo que estou ouvindo. Me lembro daquele ataque do PCC em 2006 em São Paulo, mas foi fichinha perto do caos que pode rolar. Que as coisas mudem por aí.

      • Cavaleiro que diz ní

        Pois, é man. Eu como eu não poderia deixar de dizer ni! aqui vai o novo hit do carnaval da Bahia 2012.

        Salvador sem carnaval seria o fim do mundo. Estarão certos os maias?

    • A questao não é formato mas sim a lei ser cumprida no meio militar falo por conhecimento de causa!!!!!!! Fui cabo do exercito!!!!! Existe o crime de insubordinação ai a impressa acha militar coitadinho e apoiou os militares bombeiros que foram anistiados isso nao existe militar é militar se acha que ta ganhando mal pq no rj ganha mal mesmo pede baixa

  17. OPá ! Também moro em salvador no Bairro do Cabula, vc falou um coisa que me chamou a atenção, o medo é uma cosa terrível, nos leva a permitir e pensar coisas que no estado normal não permitiriamos. Na Sexta Feira um Apartamento do térreo aqui do bairro foi assaltado por 3 homens, nesse instante fique com med d pior, não parava de pensar, e se tentarem invadir minha casa, fazer mal a meu filho a minha esposa o que vou fazer. Nesse momento fiquei com raiva e mim pqnão renovei o meu registro de arma de fogo e pensei, “Nessa hora é cada um por si”.
    A história é um circulo, concordo quando vc fala que precisamos de um outro modelo de polícia, mas para isso pecisamos de novos políticos.
    Obs: Podiamos ver outros do BOteco que moram aqi para marcarmos um roada no KArt lá da orlando gomes o que acha ??

  18. Tempos de hj

    1. Rosberg Mercedes 1m17.613s 74 Voltas
    2. Grosjean Lotus 1m18.419s +0.806 53 Voltas
    3. Hamilton McLaren 1m19.464s +1.851 38 Voltas
    4. Vergne Toro Rosso 1m19.734s +2.121 41 Voltas
    5. Perez Sauber 1m19.770s +2.157 31 Voltas
    6. Vettel Red Bull 1m20.154s +2.541 28 Voltas
    7. Alonso Ferrari 1m20.412s +2.799 29 Voltas
    8. Senna Williams 1m21.293s +3.680 61 Voltas
    9. Van der Garde Caterham 1m23.505s +5.892 40 Voltas

    Avaliando sem avaliar nada, o carro da lotus vem chamando a atenção pelos tempos.

    • Eduardo Casola Filho

      Lembrar que a Force India não tem tempo pelo piloto de testes Jules Bianchi bater no começo do treino. Que beleza!!! (thanx Milton Leite)

  19. Rapaz, Alonso em 1º no dia 04, será que o Motezemolo mandou correr com 3 litros?

  20. É rapaz… creio que a única equipe que não irá seguir esse conceito é a McLaren. A Mercedes talvez não utilize, pois tem uma altura de bico mais parecida com a da equipe inglesa. Mas de resto… e como sempre, Newey inventou uma função diferente pra algo. Segundo ele, serve apenas para refrescar os pilotos. Não sabia que ele contava piadas viu hehehe abraço.

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