Carros de 2012 – Caterham CT01


E eis o primeiro carro do ano

Pessoal, vamos inaugurando uma nova sessão no F1 Social Club. Estaremos apresentando os carros da temporada conforme cada lançamento, até porque as apresentações de hoje em dia não têm a mesma pompa do passado. A primeirona da lista foi uma das novatas, mas que promete sair deste grupo e ingressar no pelotão intermediário: A Caterham (ex-Lotus).

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=368380296521118&set=o.278068765539122&type=1&theater

O que lembrou

Pela aerodinâmica, logo destaca-se o bico com um degradê na parte da frente, algo similar a carros dos anos 70 e 80 e como eram os últimos monopostos da Indy, mas a posição deste “degrau” deu uma sensação, digamos, esquisita, já ganhando o apelido de “ornitorrinco”, aquele bicho exótico que tem na Oceania que parece uma lontra com bico de pato. Pelos comentários de outros carros a serem lançados, como a Ferrari, pode até ser a tendência para a maioria das equipes.

Nas demais partes, o carro segue a mesma linha do que era usado nos anos anteriores, com as restrições de uso do escapamento para evitar difusores sopradores, permitidos durante o ano passado, mas já vetado em 2012.

Mas o fator que realmente pode determinar o avanço da escuderia de Tony Fernandes no pelotão está debaixo da carenagem. Ao contrário do T127 e do T128, seus antecessores, o CT01, projetado por Mike Gascoyne, terá o uso do KERS, vindo da Red Bull. Segundo o pessoal de lá, esse foi o fato que impediu o avanço necessário para somar pontos em 2011, lembrando que houve corridas que Heikki Kovalainen conseguiu avançar ao Q2, mesmo sem ter problemas com os pilotos da frente.

Fazendo uma projeção, pode ser que finalmente a Caterham entre como uma equipe intermediária, acredito que consiga superar a Williams, uma vez que terão o mesmo motor e o KERS taurino, embora não tenha sido tão eficaz o ano anterior, parece melhor pelo usado em Grove, o que pode complicar a vida da equipe do tio Frank daqui por diante.

Agora é esperar se a aposta de Fernandes dará resultado, em breve mais carros.

Mudanças notáveis na aerodinâmica. Dará resultado?

Ficha Técnica:

Motor: Renault V8 RS27-2012
Amortecedores: Penske & Multimatic
Direção: Caterham F1 Team
Transmissão: Red Bull Technology
Combustível: Total-Elf
Comprimento: 5 metros (Aproximadamente)
Altura: 95 cm

Fonte: Caterham F1 Team

Publicado em janeiro 26, 2012, em Automobilismo, Carros novos, F1 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 35 Comentários.

  1. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Muito bonito. Se fosse o Rubinho a guiá-lo, já era uma sensação antes de ver na pista.

  2. Os caras já começaram errado usando um fundo preto para fotografar um carro verde escuro. Dá a impressão que a cor e a aerodinâmica são feias. Mas não posso julgar antes de ver na pista.

    • Acho que o funfo preto é pra dar uma “escondida” no carro, manter um mistério até a estréia na pista.

      Simpatizo com o Tony Teixeira (thanks Mike Vlcek). O carro é lindo!

      • Funfo, foi ótimo…FUNDO PRETO…FUNDO!!!!

        • Pode ficar tranquilo, usei meu “personal Word mental corrector” Tabajara.

          • Isso me fez lembrar uma história interessente.
            Há aproximadamente treze anos atrás, nos idos de 1999, foi deflagrada uma forte greve pelos servidores públicos no Estado do Espírito Santo.
            Interessada em fazer uma matéria a respeito, os jornalistas do periodico de maior circulação diária no Estado (sem citar nomes, mas é onde o meu irmão trabalha atualmente) passou a coletar dados a respeito do assunto.
            Uma das pessoas do jornal entrou em contato com o então Governador, indagando-o a respeito do seu posicionamento a respeito do movimento paredista. O Governador, por sua vez, informou que era contrário à reivindicação e que pretendia cortar o ponto dos servidores grevistas.
            De posse da informação, o jornalista redigiu a matéria e formulou o seguinte título: “Governador quer cortar o ponto de servidores grevistas”.
            Na hora de digitar o título da matéria, no entanto, o jornalista, por um lapso, cometeu um erro de datilografia, sem que o mesmo fosse detectado pelas outras pessoas do jornal antes da impressão: trocou a letra “o” do ponto pela letra “i”.
            A princípio, não haveria nenhum problema, na medida em que o erro de datilografia pode ser facilmente identificado e traduzido pelo “personal Word mental corrector” Tabajara, conforme o exemplo do Cavaleiro que diz ní.
            Só que havia um problema.
            Visualize mentalmente a frase “Governardor quer cortar o ponto de servidores grevistas”, substituindo a primeira letra “o” da palavra ponto pela letra “i”.
            Pois é, foi assim que saiu o título da matéria.

  3. Aposto um pirulito, que não anda nem perto da Willians

  4. Casola, o aforismo não é meu…

  5. Esse desnivel no bico me fez lembrar as pistas do bmx (quem jogou master system sabe do que eu to falando)

  6. Fraquinho até no estilo. Ô dó.
    Ainda bem q o barrica não vai nos fazer sofrer nesta joça.

    • O Rubinho vai fazer = o Mansell. Chegar na Indy e ser campeão de cara, para desespero do amigo Tonny Canaã e da fracassada equipe Willians.

      • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

        Ele poderia ser campeão sem correr as quatro ovais?

        • Todos os ovais, nao. E correr nos ovais longos nao e’ tao perigoso, o problema sao os ovais curtos. Acho que sao 2 corridas nos ovais curtos (um e’ Iowa o outro nao lembro). Se ele pulasse essas 2 provas teria que arrebentar nas restantes, coisa corriqueira para o nosso querido anao-de-jardim.

  7. 5m de carro? Tudo pra ser chamado de carrão!

  8. Feinho, vamo ver se anda….

  9. Eduardo Casola Filho

    Teaser da Lotus Renault, que definiu a nomenclatura E20 para seu carro (o nome é pelo fato de ser o vigésimo carro da fábrica de Einstone)

  10. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Vai ser o ano do kimi, pq o primeiro lugar sendo sempre do Vettel, chegar em segundo vai ser aquela coisa neutra, cada hora um dos 3 ou 4 mesmos. Se o Kimi beliscar uns terceirinhos aqui e ali, ja é sucesso, veja o referencial de veterano que tem lá, o mishurucher tremendo na base… ta mole mole pro kimi, se ele nao cochilar, ne?

  11. Já ví bico de tubarão, bico de águia… mas bico de onitorrinco… é engraçado até.

  12. Salve Galera!!!
    Realmente, só eu mesmo achei o carro estiloso, pra esse carro ficar mais legal faltou algum patrocinio de cigarro como por exemplo o L&M de menta!!!
    Agora não acredito que nesse ano eles ultrapassem a Williams mesmo com alguma evolução desse novo modelo, mas acho que já será um grande avanço!!!

  13. Gente olha o que eu vi no blog do Flavio gomes:
    http://www.esporte.gov.br/cen/listagemEntidadesHomologadas.do
    Acreditem se quiser,a CBA NÃO É reconhecida pelo governo federal como entidade esportiva,enquanto isso é reconhecida uma tal de Associação Brasileira de wheeling e zerinho ,uma tal de Confederação Brasileira de Desportos na Neve e Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG)(não são a mesma coisa??)
    Lamentável a situação do automobilismo nacional,nem como esporte nos somos reconhecidos no brasil
    =(

  14. Ridículo isso! Desportos na neve no Brasil?!
    Com sede em Gramado, decerto…para promover a novela das seis…

  15. Ótima noticia para o automobilismo carioca e nacional,parece que se a CBA não é reconhecida como entidade esportiva pelo governo,pelo menos ta lutando pelos direitos do automobilismo nacional:
    http://sportv.globo.com/platb/amilporhora/2012/01/27/ou-da-ou-desce/
    Sinceramente, já fui a favor da olimpíada,hoje nem sou mais tanto ate por que,vale mesmo apena gastar milhões em arenas superfaturadas que serão abandonas ou privatizadas.
    Sera que não vale mais a pena reformar Jacarepaguá,trazer a F1 de volta e esquecer essa porcaria de olimpíada,ah mais já ia esquecendo,não somos reconhecidos como esporte no brasil…

  16. E o oswaldo negri Jr. foi o vencendor das 24 horas de daytona,felipe nasr foi o terceiro:
    http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=9777

  17. Hahaaaaaa olha cara do Choronso

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