Fecham-se as cortinas… Mas 2012 já tá aí!


Final um pouco diferente

E fim de papo na temporada 2011. O GP Brasil teve momentos empolgantes, mas não foi a grande corrida que se esperava. A chuva prometida ficou rondando, mas não veio, e a zona da asa bem que poderia ser na reta dos boxes. Foi pouca coisa a reta oposta apenas, mesmo assim algumas coisas aconteceram.

Para começar, a Red Bull dominou a parada, mas desta vez, foi Mark Webber que saiu com o troféu do pré-sal. A sorte foi o câmbio de Sebastian Vettel começar a abrir o bico e complicar a corrida do bochecha, que declarou se sentir como o Silva, em 91, mas com o câmbio borboleta foi menos sofrido, tanto que seu desempenho não foi tão afetado, fez o suficiente para garantir a dobradinha, mas com um final melhor ao australiano, que perdeu a “virgindade” na temporada! Se foi uma ordem maquiada, ninguém sabe ainda, mas para o Canguru Perneta, o importante foi chegar lá!

Jenson Button e Fernando Alonso brigaram pelo lugar ao pódio. O espanhol fez uma bela manobra no Laranjinha, mas o inglês confirmou o bom uso dos pneus médios da McLaren e recuperou a posição. Vice confirmado e merecido pelo desempenho ao longo do ano.

Para a Ferrari, o ano fecha com o quarto do asturiano e o sexto de Massa, muito pouco para a Estaberria, que terá que caprichar no ano que vem. Felipe fez o que pôde, tentou uma parada a menos, até contando com a hipótese de chuva, mas não foi além do quinto lugar, ficando fora do pódio em 2011, marca que o Brasil não via desde 1998. Que o ano novo traga melhorias a ele.

Outro que pede um ano melhor foi Lewis Hamilton. O câmbio vinha dando problemas assim como Vettel, mas disputando posição e forçando mais acabou ficando pelo caminho. Outro que deve repensar as coisas para melhorar na próxima temporada.

Adrian Sutil fez grande corrida. Com ultrapassagens e arrojo fechou a corrida de Interlagos como o melhor do segundo pelotão, em sexto, para mostrar que merece um emprego decente. Com o oitavo de Paul di Resta, a Force India ratificou o sexto lugar na temporada.

Nico Rosberg foi sétimo e confirmou a mesma posição no campeonato, depois dos problemas de Michael Schumacher, pode até requerer o posto de primeiro piloto, embora a cúpula da Mercedes ainda torça um pouco o nariz para ele.

Kamui Kobayashi chegou em nono, recuperando um pouco a moral e pondo a Sauber em sétimo, indo com mais calma como foi pedido pela equipe. Vitaly Petrov fechou o top ten, tambem querendo um lugar ao sol ano que vem.

Bruno Senna tinha o sonho de pontuar, mas acabou virando fumaça no toque com o heptacampeão, que ficou com o pneu furado e o brasileiro com o bico avariado. Para piorar, os comissários puniram Lalli com um drive-trougth pelo acidente. Na minhja visão foi um toque de corrida, mas talvez a forma como o carro preto entrou o S do Senna possa ser considerada exagerada.

Rubens Barrichello chegou em 14º, após outro problema de largada. se recuperou bem e brigou intensamente, indo onde dava com o carro que tinha. Se ficar em 2012, que tenha um bólido melhor, mas que o clima de despedida ficou no ar, parece que ficou sim. Espero estar enganado.

E é isso aí! Campeonato acabou, foi até com corridas interessante, mas o domínio de FFFFFettel foi absoluto. Ano que vem, esperamos McLaren e Ferrari pelo menos, mais próximas, a não ser que Adrian Newey faça mágica de novo. Mas o ano não acabou por aqui galera! Teremos ainda o balanço final, o FUFA Awards 2011, vídeo de fim de ao e a silly season, com a definição das equipes, os carros novos e os testes, até o dia 18 de Março, quando a F1 volta à toda.  Portanto, sigam conosco!😉

1 – Canguru Uéba (AUS/Red Bull-Renault) – 71 voltas em 1h32sm17s434
2 – Hoje o dedo ficou no câmbio (ALE/Red Bull-Renault) – a 16s983
3 – Lyons Butão (ING/McLaren-Mercedes) – a 27s638
4 – Asturiano (ESP/Ferrari) – a 35s048
5 – Felipe Caneloni (BRA/Ferrari) – a 1m06s733
6 – Adrian Sutileza nas negociações (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
7 – Nico Rosbife (ALE/Mercedes) – a 1 volta
8 – Paul di Maior (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
9 – Jiraya Koba-san (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
10 – Vitaly e sua moto (RUS/Renault-Lotus) – a 1 volta
11 – DJ Suari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
12 – Galvão Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
13 – Chesperito Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
14 – Não aprendi a dizer adeus! (BRA/Williams-Cosworth) – a 1 volta
15 – Heptavigarista (ALE/Mercedes) – a 1 volta
16 – Heikki Kovalento (FIN/Lotus-Renault) – a 2 voltas
17 – Bruno Costela Lalli (BRA/Renault-Lotus) – a 2 voltas
18 – Jarno Truly, Madly, Deeply (ITA/Lotus-Renault) – a 2 voltas
19 – Jerônimo do Ambrósio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth) – a 3 voltas
20 – Daniel Paulo Ricardo (AUS/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas

Não completaram:

É Bicho, são tantas emoções (ITA/Hispania-Cosworth) – a 9 voltas/mecânico
Luisinho Cirilo (ING/McLaren-Mercedes) – a 34 voltas/câmbio
Pároco MaldAnado (VEN/Williams-Cosworth) – a 44 voltas/acidente
Mult G-Lock (ALE/MVR-Cosworth) – a 49 voltas/roda solta

Melhor volta: Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m15s324 na 71ª volta

Classificação Final

Campeonato de Pilotos:

1 Sebastian Vettel 392
2 Jenson Button 270
3 Mark Webber 258
4 Fernando Alonso 257
5 Lewis Hamilton 227
6 Felipe Massa 118
7 Nico Rosberg 89
8 Michael Schumacher 76
9 Vitaly Petrov 37
10 Nick Heidfeld 34
11 Adrian Sutil 34
12 Kamui Kobayashi 30
13 Paul di Resta 27
14 Jaime Alguersuari 26
15 Sebastien Buemi 15
16 Sergio Perez 14
17 Rubens Barrichello 4
18 Bruno Senna 2
19 Pastor Maldonado 1

========================================

Campeonato de Construtores:

1 Red Bull-Renault 650
2 McLaren-Mercedes 497
3 Ferrari 375
4 Mercedes 165
5 Renault 73
6 Force India-Mercedes 69
7 Sauber-Ferrari 44
8 Toro Rosso-Ferrari 41
9 Williams Cosworth 5

Publicado em novembro 27, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 50 Comentários.

  1. corrida boa, tracado legal…mas essa do cambio do Vettel me cheirou a TRETA!!!! (deixa o canguru ganhar essa…)
    E ainda acho que esse carro tem alguma treta escondida…

    • Opa !!!
      Dá para enumerar…
      – Asas que flambam mais que o permitido;
      – Pneus com calibragemn abaixo do permitido;
      – Gastos superiores ao combinado pelas equipes;
      – Testes em tunel de vento “alugado” da Toyota;

      • Telo, todas “trapaceiam”. A RBR consegue ser mais eficiente até nisto. Veja a classe deles em dar a vitória pro canguru. O câmbio dele era zerado, pq trocou na corrida anterior. Mas jogou com as regras do jogo, o Fetel tirou o pé nitidamente e não deu aquela celeuma do Massa abrindo pro New Kid vigarista.

  2. Eduardo Casola Filho

    Resultado da votação com respostas curiosas:

    Barrica se aposentará 6 22%

    Primeiro-Sobrinho vai brilhar 5 19%

    FFFettel leva outra 4 15%

    Felipe chega ao pódio 3 11%

    Outra Resposta:

    Rubinho termina em terceiro, na chuva,Renault o contrata pra 2012. 1

    todas menos a última 1

    todas acima 1

    Shumacher bate, machuca feio e abre vaga na Mercedes pro Barrica em 2012. 1

    Barrica vence. Renova com a Williams e anuncia alí mesmo, na coletiva. 1

    Acidente envolve os 6 top cars. Na chuva, Barrica ultrapassa quem sobrou e vence 1

    Quando Barrica lidera, com 1 parada por fazer, chuva forte força o encerramento. 1

    Vettel bate o carro e se fere gravemente, deixando a vaga para Barrica 1

    Final do GP: começa chuvaforte. Todos param p/ trocar pneu. Barrica fica e vence 1

    Deu pra ver que não ocorreu nada disto!😛

  3. Eduardo Casola Filho

    Charles Pic, francês, será o piloto da Marussia em 2012.

    https://f1socialclub.wordpress.com/2011/11/27/fecham-se-as-cortinas-mas-2012-ja-ta-ai/

  4. Para a pachecada foi uma temporada para esquecer.O principal piloto do país não chegou ao pódio.O maior participante de GP’s da História pode estar se despedindo da categoria com resultados,carro e equipe melancólicos.A nova esperança só entrou no grid com a temporada em andamento,conquistou a equipe mas sentiu o período sem pilotar em GP’s,e a pressão dos resultados.

    • Enqto houver alguma esperanca, eu sou pacheco.

      2012 = Barrica + Williams + motor Renault = esperanca.

      O resto e’ o resto.

      • Trapi,

        Ter a usina da Renault não quer dizer nada… Olha as Renaults e as Lotus se arrastando na pista…
        A Williams acabou só falta avisarem ao tio Frank !!!!

        • É, mas e a RBR? Motor Renault tb, mozifin…

          • Sim bixo, mas lembre de quem projeta o carro.

            A esperança da Williams é que Mike Coughland faça algo diferente dos últimos anos, senão vai ser a mesma merda.

        • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

          Renault anunciou oficialmete o Kimi cochilo Raikkonen. Pronto. Cabou o papo furado de tirar o Barrica porque vinha aí o Cachaça. Chega.

          Senninha, então, não deve assinar com o time preto, pq duvido q o Javier Barden saia, se tem negocios atrelados….. mas… nao sei.. se os resultados de audiência… resposta, essas coisas que sempre tem gente testando, foram bons com o Senninha naquele lindo carro negro, td isso, a imagem e a peça q logicamente não somos só nos brasileiros que somos pelo menos estimulados a comprar, vai ver o barden roda, sabe-se la. Kubica volta no fim do ano, e eles nao cortariam o kimi… entao, como esse papo de genni, proto naosei o q, renault, russia, marussia, é uma quizumba, times podem trocar de patrocinio e piloto como de cor e emblema. Uma farra do boi. Pode sobrar a outra lotus pro Senninha, quem sabe.

          Li que a Williams pensa no Sutil… não sei qual o fundamento disso, tendo em vista que o temporada do Sutil foi ruim, pelo menos na minha ótica.
          Também não sei o que o faria trocar a bela Force India, a real McLaren B pela incerteza da Williams, que perderia seu maior trunfo: Barrichello, e ganharia um motor que não acho que seja tão melhor do que o Mercedão que ele teve o ano todo. Se eu fosse o Sutil só sairia da Force India a pontapés, só se é esse o quadro e eu não to sabendo.

          Eu acho que ano que vem, com regulamento igual, não tem motivo nenhum pra Williams tirar o Barrica, a não ser que fosse pra por um cara melhor… e francamente, esse cara não é o Sutil, nem o Grosjan, nem o Costelinha, nem quem mais tem aí, na boca-pequena? Mas desses, se o Barrica estiver fora, antes o mais jovem, que é mais promissor que o Sutil que tem regredido ultimamente. Quem acompanhou os pegas viu que a Force India tinha um carrão. Acho que faltou agressividade maior do Sutil, e eu, leigo e leso de tudo, percebi a Force India ligeiramente superior à Renault, na média das corridas e treinos que pude assistir. Prefiro a genuína indiana do que a confusa cornucopia fator x.

          Resumindo, Barrichello, pega a Force India que parece que tá sobrando. Se colocarem algum pagante lá, é decretar sua burrice, e perder de novo a chance de terminarem o campeonatona frente da lotus quizumba.

    • Como assim “deixa F1”? A equipe vai acabar e deixar um calote de €5.000?

      Outra coisa: os caras não mandaram o piloto de volta pra pista sem a roda. Eles achavam que a porca estava presa, mas se fud***m. Erros acontecem, não deveria haver punição nenhuma.

      Mas tb, só €5.000, pra eles, não deve ser nada.

      Chama a pizza (4 queijos, por favor)

    • Pergunta de 1 milhão…
      Porque a equipe Marussia-Virgin é chamada, pelo GB da RGT, só de Virgin e a outra que é Renault é chamada de Lotus Renault ???

  5. Ô corrida chata… Ô temporada modorrenta… Ainda bem que acabou !!!!
    E cadê os ufanistas falando que boa a RBR que não faz mutreta ????
    Essa equipe não me engana… É só mais do mesmo !!!

    Abraços,

  6. Meus pedidos para papai noel:
    – Acabe com a asa traseira movel;
    – Acabe com essa história de bico muito largo e asa traseira muito curta;
    – Acabe com o kers; e
    – Arrume um jeito de fazer com que um carro ultrapasse outro sem a necessidade de criar um monte de artificialidades sem graça.

  7. A corrida foi uma chatice…na verdade uma merda!
    A única coisa realmente legal do fim de semana foi isso aqui:

    Nelsão+Vascão= Uma volta HISTÓRICA! 🙂

    • O bom e velho Nelsão!
      A parte em que ele grita na rádio do carro: “olha aí galvão, a bandeira do vascão, hahahaha”, é impagável.
      a entrevista dele depois da volta tb foi sensacional:
      – Realmente estou muito feliz. É uma maravilha poder andar neste carro de novo. Andar em Interlagos, em um dia de Fórmula 1 e ainda torcendo para o Vasco? Dentro de São Paulo (risos)? É do jeito que eu gosto.Eu achava que ia tomar a maior vaia do mundo! Devo ter tomado, não é? Mas é isso aí, é o que eu gosto, o risco.
      Fico me perguntando se algum dia o Brasil vai conceber outro piloto desse calibre.
      Em tempo: da-lhe Vascão!

    • LINDO! ÉPICO! FABULOSO! SENSACIONAL!

      E o Galvão louco pra sair dalí (ele odeia o Piquet) mas tendo que falar alguma coisa pra encher linguiça…

      IMPAGÁVEL!

    • Cavaleiro que diz ní

      O Piquet com a bandeira do “vascaindo” conseguiu fazer o Galvão calar a boca por uns bons segundos, o que é raro! Sou Flamengo, mas valeu Nelsão! Ê, saudade…

  8. Fabio Seixas:

    “Na coletiva pós-corrida, Vettel insistiu em dizer que sofreu com problema de câmbio. O problema (verdadeiro) do alemão é que os números o desmentem completamente. Estou com a tabela de tempos de volta aqui. Ele fez uma única volta horrível em toda a prova, exatamente a 30ª, em que foi ultrapassado por Webber: 1min19s136. A volta seguinte foi em 1min18s129. A partir daí, fez 35 das 40 voltas seguintes na casa de 1min16s e 1min17s. É…;”

    Treta, sinto o cheiro de TRETA de longe…

  9. Po, Trapi, deixa o Berger, quer dizer, o Webber ganhar uma, pelo menos… o rapaz não fez mal a ninguem em 1991, quer dizer, em 2011, ehehe.

  10. Eduardo Casola Filho

    Lista dos pilotos que estarão no Desafio das Estrelas de Kart, neste domingo:

    1 – Felipe Massa (Fórmula 1)
    2 – Rubens Barrichello (Fórmula 1)
    3 – Lucas di Grassi (Fórmula 1)
    4 – Vitantonio Liuzzi (Fórmula 1)
    5 – Jaime Alguersuari (Fórmula 1)
    6 – Pastor Maldonado (Fórmula 1)
    7 – Adrian Sutil (Fórmula 1)
    8 – Jules Bianchi (Fórmula GP2-Fórmula 1)
    9 – Gianni Morbidelli (ex-Fórmula 1)
    10 – Tony Kanaan (Fórmula Indy)
    11 – Hélio Castroneves (Fórmula Indy)
    12 – Bia Figueiredo (Fórmula Indy)
    13 – Vítor Meira (Fórmula Indy)
    14 – Pietro Fittipaldi (LLM-Nascar)
    15 – João Paulo Oliveira (GT Series – Japão)
    16 – Cacá Bueno (Stock Car-Trofeo Linea)
    17 – Popó Bueno (Stock Car-Trofeo Linea)
    18 – Christian Fittipaldi (Trofeo Linea)
    19 – Marcos Gomes (Stock Car-Trofeo Linea)
    20 – Leonardo Nienkötter (Trofeo Linea)
    21 – Antonio Pizzonia (Stock Car)
    22 – Ricardo Zonta (Stock Car)
    23 – Xandinho Negrão (Stock Car-GT3)
    24 – Max Wilson (Stock Car)
    25 – Luciano Burti (Stock Car)
    26 – Allam Khodair (Stock Car-Trofeo Linea)
    27 – Tuka Rocha (Stock Car)

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      Vai ser docaralho!!!! quem transmite essa p.? Ninguem ne? tem de ir….
      Eeee fim de mudo essa cotia

    • Essa corrida aí já foi melhor frequentada – o Schucrute e Vellenueve participavam dela (sei que muita gente não gosta do Vellenueve, mas pelo menos o cara é campeão mundial de formula 1).
      De qualquer forma, parabens ao Caneloni pela iniciativa.

  11. Eduardo Casola Filho

    E na página oficial do Facebook da Lotus Renault apareceu umas fotos montadas com Kimi Raikkonen usando o macacão da equipe. Será?

    http://www.facebook.com/LotusRenaultGP

  12. Eduardo Casola Filho

    E parece que há uma confirmação: Kimi Raikkonen acertou com 2 anos pela Lotus Renault!

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/96573

  13. se for realmente verdade o senninha dançou mas acho que ele pega a vaga do rubens na willians por causa do patrocinio ou ainda tem a vaga de adrian sutil

  14. ÔÔÔÔ…. O FINLANDÊS VOLTOUUUUUUUUUUUUUUUUUUU…. O FINLANDÊS VOLTOUUUUUUUUUUUUUU….

    • Otimo gosto de kimi e aquela temporada de 2008 eu nunca engoli o cara tava desmotivado foi por isso que o zacarias dominou a temporada e 2009 foi uma pena aquela mola na cabeça pra ele e para nos pra saber realmente se zacarias massa era realmente melhor!!!!!!!! que Kimi cachaça coisa em que eu nunca acreditei!!!!!!!

      • Com a volta do Cachaça Finlândia,quem vai ser o 1B dele no ano que vem?
        Será que o Raiz Kubica deixa o barco?
        Será que o Lalli volta a ser piloto de testes ou vai para a Williams?
        E o Barril Velho,vai pedir arrego,pegar suas coisas e catar coquinho aqui nas banheiras da Stock

  15. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Cool shade !!!

  16. Grande cachaça de volta ao grid, 2012 será melhor!!!

  17. Descoberto o misterio do pneu furado do vettel

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/101754

    Ao que parece, a Red Bull pré aquece os pneus traseiros através do sistema de gases de escape, ainda na grelha de partida, num sistema que assegura que os pneus estão a uma temperatura ótima na primeira volta das corridas.

    Malandro esse newey não, já sabendo a proibição dos cobertores térmicos, vejá so a solução para o pré aquecimento dos pneus.

  18. Putz, Kachaça na Renault?
    Ele merecia coisa melhor.
    De qualquer forma, boa sorte para ele.
    E boa sorte para o Bruno Senna… na Nascar.
    Quem deve estar comemorando essa notícia é o matusa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: