Quem matou Odete… Digo, Carlos Roitman?


Carols Roitman ,não, Reutemann

Olá, Fufa. Este é meu primeiro post e é sobre algo inusitado para o brasileiro comum, ou um não membro da F1SC: escrever sobre um piloto que nunca foi campeão ou não seja brasileiro. Não, não que eu tenha alguma coisa contra argentinos, pelo contrário. Também não tenho tudo a favor, pois “a pulga atrás da orelha” da Copa de 78 ainda está “mordendo”, apesar de não morrer de amor pela CBF. Mas deixa pra lá, aquela copa do mundo de futebol foi mesmo do “Peru”, os que têm mais de 40 anos estão me entendendo. Odeio polêmica, ou não.

Não são parentes

Ah, sim, vou “falar” sobre o Hermano, Carlos Reutemann, que deu muitas alegrias a mim como adversário do Piquet (pronuncia-se Roitman, mas não tem nada a ver com a Odete, personagem da antiga novela Vale Tudo). Como todos nós conhecemos Nelson Piquet Souto Maior, ex-automobilista brasileiro, tricampeão do mundo de Fórmula 1, em 1981, 1983 e1987, etc, etc, não escreverei sobre ele e sim sobre o Hermano.

Consultando somente as minhas lembranças tudo que posso dizer do Carlitos, com sua Williams-Ford Cosworth, é que ele perdeu, com um ponto a menos, de forma emocionante, para o nosso Nelson e sua fantástica Brabham. O bom piloto argentino nos dava nos nervos. No segundo GP, Brasil, Carlitos ganhou. Mas em compensação, na corrida seguinte, GP da Argentina, nosso Nelsão “fez cabelo, barba, bigodão do Nietzsch e bigodinho de Hitler”: pole, volta mais rápida e vitória. Pirem aí: no final do campeonato Piquet estava com 50 pontos, Reuteman 49, Alan Jones 46, Laffite 44, Prost 43. Apenas 7 pontos entre o primeiro e o quinto. Eram 17 equipes e “apenas” 12 com a outrora “super-máquina” Ford-Cosworth. Quem te viu quem te vê…

Era uma grande época para os latino-americanos

Era a Temporada de Fórmula 1 de 1981, a 32ª realizada pela FeInhA, entre 15 de março à 17 de outubro de 1981, com quinze corridas. Além do Carlos, havia mais dois argentinos: Ricardo Zunino e Miguel (Cansado de) Guerra. Hoje não tem mais argentino na F1 e começo a ficar preocupado com a atual safra dos brazucas. Também havia o colombiano Ricardo Bridge, Hector Alonso do México e nosso Chico Serra. E o chileno Eliseu Salazar, mais famoso por ter colidido na traseira da Brabham do Nelsão. Havia também a Fittipaldi-Copersucar, mas não vou pagar mico agora. A F1 era muito mais latina, tinha muito molejo. E norte-americana também: o velho piloto da Cart Eddie Cheever e Kevin Kogan, e dois GPs: a famosa Long “Bitch” e Las Vegas. Hoje a F1 está insuportavelmente Oriental. Negócios da China? Com certeza, mas um dia pode virar “presente de Grego”.

Nesse Brasil x Argentina saímos ganhando. Nós, “apenas” campeões “morais” da Copa do Mundo da Argentina segundo o técnico Claudio Coutinho, em 78; “lavamos a alma” três anos depois na F1. Na época, nos anos 80, o então chamado Nelsinho, era perfeitamente nosso ídolo brasileiro, menos para a imprensa verde-amarela, que acabou dando o troféu “Limão” para o agora chamado Nelsão. Só porque o cara não era puxa-saco e dizia o que “dava-na-telha” para os jornalistas. Nem todos agüentam uma personalidade forte, certo?

Imaginem se o Carlos Reutemann fosse tricampeão de F1 e morresse aos 33 anos justamente no auge da carreira, num GP, dentro do melhor carro, numa curva assassina. Aí teriamos aquelas eternas considerações sobre o melhor do mundo ter sido Airton Senna ou Carlitos, tipo Pelé x Dieguito.

Mudando de pau para cacete: eu que não perco nem perderia meu tempo: Maradona não é flor que se “cheire”, entende? (perceberam todo o veneno?). O Pelé também não é essa Coca-cola toda, aliás, o Pelé não: o Edson Arantes. A Xuxa dizia que o Pelé (o Pelé não, o Edson) tinha o pé feio (cuspiu no prato em que foi comida). Pensando bem, o Pelé é o rei da bola, cidadão do mundo, atleta do século. O Edson não, entende? Nem eu: “Falar de si mesmo na 3ª pessoa é uma arte!”, como diria Felipe Lima, sobre os posts trapizombescos. E o Pelé é o rei da terceira pessoa.

Ele foi da Estaberria

O quê? Ah! Poxa… esqueci de passar todos os dados biográficos do Carlos Reutemann, mas tenho que fazer coisas mais “agradáveis” agora: jogar o lixo fora, lavar os pratos, levar os cachorros para passear, ir à casa da sogra e pedir perdão a ela. Então, “deixa para a próxima”. Quem sabe um dia…

…E aí, alguém já tem informações sobre a F1 2012? Será que o “Féeeestel” continuará fazendo a festa?

Por Cavaleiro que diz ní.

Publicado em novembro 19, 2011, em Automobilismo, F1, Pilotos Celebres e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 25 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    E teve o GP da Macau, a tradicional corrida de F3, que revelou muitos pilotos. Deu outro alemão na cabeça, mas Felipe Nasr foi bem, e chegou em segundo.

    1. Marco Wittmann Signature Dallara-VW 25m03.719s
    2. Felipe Nasr Carlin Dallara-VW + 0.867s
    3. Roberto Merhi Prema Dallara-Merc + 3.483s
    4. Valtteri Bottas Double R Dallara-Merc + 4.270s
    5. Carlos Huertas Carlin Dallara-VW + 4.850s
    6. Daniel Juncadella Prema Dallara-Merc + 5.381s
    7. Laurens Vanthoor Signature Dallara-VW + 6.512s
    8. Daniel Abt Signature Dallara-VW + 7.228s
    9. Kimiya Sato Motopark Dallara-VW + 8.154s
    10. Hannes van Asseldonk Hitech Dallara-VW + 9.337s
    11. Hideki Yamauchi Toda Dallara-Honda + 10.200s
    12. Yuhi Sekiguchi Mucke Dallara-Merc + 10.789s
    13. William Buller Fortec Dallara-Merc + 11.086s
    14. Lucas Foresti Fortec Dallara-Merc + 11.517s
    15. Richie Stanaway Van Amersfoort Dallara-VW + 12.167s
    16. Hywel Lloyd Sino Vision Dallara-Merc + 12.888s
    17. Jazeman Jaafar Carlin Dallara-VW + 13.967s
    18. Marko Asmer Double R Dallara-Merc + 14.933s
    19. Kevin Magnussen Carlin Dallara-VW + 15.558s
    20. Carlos Sainz Jr Signature Dallara-VW + 16.388s
    21. Felix Rosenqvist Mucke Dallara-Merc + 16.924s
    22. Mitch Evans Double R Dallara-Merc + 18.601s
    Não completaram:
    Jimmy Eriksson Motopark Dallara-VW 7 laps
    Adderly Fong Sino Vision Dallara-Merc 6 laps
    Richard Bradley TOM’s Dallara-Toyota 5 laps
    Antonio Felix da Costa Hitech Dallara-VW 4 laps
    Hironobu Yasuda Three Bond Dallara-Nissan 3 laps
    Carlos Munoz Signature Dallara-VW 1 lap
    Pietro Fantin Hitech Dallara-VW 0 laps
    Alexander Sims TOM’S Dallara-Toyota 0 laps

    http://www.velocidade.org/2011/11/19/f3-wittmann-vence-em-macau-e-felipe-nasr-e-segundo/

  2. Eduardo Casola Filho

    Di Gratis vai correr na Le Mans. Boa sorte ao brazuca, par tentar outros voos ao esporte a motor.

    http://continental-circus.blogspot.com/2011/11/noticias-peugeot-dispensa-lamy-di.html

  3. Eduardo Casola Filho

    Outra vez o Nasr chegou perto, Melhor sorte nas categorias que disputar em 2012.

    1º. Daniel Juncadella (Prema), 15 voltas em 42min17s099
    2º. Felipe Nasr (Carlin), a 0s359
    3º. Marco Wittmann (Signature), a 0s662
    4º. Yuhi Sekiguchi (Mucke), a 1s378
    5º. Hannes van Asseldonk (Hitech), a 2s128
    6º. Will Buller (Fortec), a 3s301
    7º. Lucas Foresti (Fortec), a 3s860
    8º. Jazeman Jaafar (Carlin), a 4s062
    9º. Richard Bradley (TOM’S), a 4s595
    10º. Adderly Fong (Sino Vision), a 4s819

    11º. Pietro Fantin (Hitech), a 5s551

    http://tazio.uol.com.br/noticia/juncadella-vence-gp-de-macau-de-f3-nasr-e-segundo/

  4. excelente post, Cavaleiro. Espero que tenhas tomado gosto pela coisa.

  5. Olha o saudosismo: aquilo sim, era F1 de vdd. Atualmente um carro só manda na temporada sem graça.

    • Cavaleiro que diz ní

      Até que está melhor que a era Schumaca. O problema é que a Red Bull está muito a frente dos outros. Como diria o Silva, é um carro do outro mundo.

  6. Eduardo Casola Filho

    Algumas gotas:

    1 – Asa móvel em Interlagos, só na Reta Oposta. Talvez coubesse nos boxes, mas com a Curva do Café sob observação, talvez seja mais conveniente.

    http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/no-gp-do-brasil-asa-movel-sera-usada-na-reta-oposta/n1597375768425.html

    2 – Olha outra parceria de sucesso que pode voltar!

    http://tazio.uol.com.br/noticia/mclaren-e-honda-podem-reeditar-parceria-em-2014-diz-revista

  7. Eduardo Casola Filho

    E o Barrica pode puxar o tapete de todo mundo e Acertar com a Renault, que em 2012 será definitivamente Lotus.

    http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2011-11-20_2011-11-26.html#2011_11-21_09_29_27-11074102-0

    • Burrinho na Renault,é maluquice,acho que ele se aposenta no Domingo,ponto e basta

    • Barrica nunca foi bom em passar os outros para trás!

    • Cavaleiro que diz ní

      “Antigos espiritos do mal, transformem essa forma decadente em “MUM-Rá-Barrica”, O ETERNOOOOOOOO!!!….. mas vou torcer para o velho Rubens, quem sabe a Renault seja a próxima Ross racing 2009 e dê uma sorte com as novas regras. Eu ia achar muita graça e a nossa nação voltaria o olhar para F1 novamente. O problema seria o Petrov…

    • Olha que engracado: Li nos comentarios da noticia, 3 comentarios muito bons, e todos eles se chamam Felipe:

      [Felipe] [São Paulo/SP]
      Medíocres são B. Senna e Massa…os dois com carros competitivos e… NADA! Tomando pau dos seus companheiros de equipe.

      [Felipe] [Jundiaí/SP]
      Finalmente voltamos a ter chance de um piloto brasileiro acima de sexto nas corridas (sorry Massa). B. Senna teve a chace e mostrou ser uma decepção! Barrica é o melhor brasileiro da atualidade e da ultima década…fazer o que.

      [Felipe] [Itajuba – MG]
      Acho que com um Renault hoje o Barrichello estaria fazendo mais que Petrov e Senna, acho muito bom ele ter um carro bom ano que vem, ele ainda é muito competitivo !!!

      Aparentemente, Felipe e’ nome de quem entende de corridas…

      • Eduardo Casola Filho

        Não é bem assim. Desde as mudanças com o difusor soprador, a Renault caiu muito de produção. Também as condições financeiras atrapalharam a equipe. A causa da queda de rendimento foi o problema do carro. Jogar a culpa nos pilotos é algo leviano. Sobre o Senna, avaliar no confronto direto com o Petrov, OK. O desempenho não é bom. Mas acho que nem um piloto da turma da frente ia colocar um carro Renault-Lotus em P6.

      • Esse tipo de comentário não deve ser uma boa para o Felipe…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: