Em uma nuvem nebulosa…


Por Eduardo Casola Filho

Salve Galera, atualizando as coisas por aqui. O mundo da velocidade não parou!

Entre os novatos, Vergne na cabeça!

Em Todos os testes realizados em Abu Dhabi para os novatos, o nome da ponta foi do francês Jean-Eric Vergne, pilotando a Red Bull, não teve oponentes à altura nos testes. Como já pilotou em treino pela Toro Rosso, seria o francês um novo produto da fábrica de pilotos da turma dos energéticos. Veremos… Ainda é cedo para avaliar, o cartão de visitas foi semelhante ao de daniel Ricciardo no ano anterior, logo pode ser uma constante a sua presença em sextas-feiras daqui pára frente.

Luiz Razia foi nono neste segundo dia, não dava para esperar muito com o carro da Lotus/Caterham. O desempenho também deve ser este do treino que fará em Interlagos, a última chance de entrar em contato com um F1 antes do fim do ano. Que 2012 traga melhor sorte ao baiano.

Tempos combinados (hora de pensar nos apelidos):mrgreen:

1 – Jean-Eric Vergne (FRA/Red Bull-Renault) – 1m40s011
2 – Jules Bianchi (FRA/Ferrari) – 1m40s279
3 – Gary Paffett (ING/McLaren-Mercedes) – 1m41s756
4 – Robert Wickens (CAN/Renault-Lotus) – 1m42s217
5 – Fabio Leimer (SUI/Sauber-Ferrari) – 1m42s331
6 – Valtteri Bottas (FIN/Williams-Cosworth) – 1m42s367
7 – Johnny Cecotto Jr. (VEN/Force India-Mercedes) – 1m42s873
8 – Max Chilton (ING/Force India-Mercedes) – 1m43s016
9 – Oliver Turvey (ING/McLaren-Mercedes) – 1m43s502
10 – Sam Bird (ING/Mercedes) – 1m43s548
11 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m43s637
12 – Kevin Korjus (EST/Renault-Lotus) – 1m43s776
13 – Luiz Razia (BRA/Lotus-Renault) – 1m43s944
14 – Rodolfo Gonzalez (VEN/Lotus-Renault) – 1m44s022
15 – Kevin Ceccon (ITA/Toro Rosso-Ferrari) – 1m44s808
16 – Stefano Coletti (MON/Toro Rosso-Ferrari) – 1m45s278
17 – Dani Clos (ESP/Hispania-Cosworth) – 1m45s329
18 – Jan Charouz (POL/Hispania-Cosworth) – 1m46s644
19 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m46s698
20 – Adrian Quaife-Hobbs (ING/Marussia-Cosworth) – 1m47s292
21 – Nathanael Berthon (FRA/Hispania-Cosworth) – 1m48s646

RB7 e Buddh premiados.

Buddh melhor autódromo? Acreditem!

A empresa britânica UKIP realizou o ‘Professional Motor Sport World Expo’, que ´um campeonato que escolhe os grandes destaques de equipes de automobilismo. Na categoria melhor protótipo, a barbada foi a o RB7, o carro que dominou esta temporada levou em cima do Audi R18 e do Peugeot 908, que disputam Le Mans.

Outra conquista para a F1 foi a eleição do circuito de Buddh, na Índia como melhor autódromo derrotando o circuito de Baltimore da Indy, o de Mugello na MotoGP e de Phoenix, da Nascar. Este foi mais pela estrutura, pois pela corrida que rolou, não foi emocionante.

A zebra mesmo ficou para Sarah Fisher, que levou o prêmio de chefe de equipe do ano, por comandar uma equipe tida como insignificante a ganhar uma corrida com Ed Carpenter nesta temporada. Sinistro!

O mistério do pneu

E FFFFFFFFettel entrou numa furada

Mas nem tudo são flores para a Red Bull. O furo no pneu de Sebastian Vettel tira o sono da turma dos energéticos, pois até agora ninguém sabe o que aconteceu e pode ser um mistério que nunca saberemos desvendar, “Trabalhamos duro com assistência total da Pirelli para achar uma resposta, mas infelizmente, quando você é apresentado a muitas situações, é quase impossível chegar a uma resposta definitiva”, disse Christian Horner à Autosport.

“Não há nada nos dados que sugira haver alguma coisa errada com o pneu antes da largada, mas quando ele passou em cima da zebra na curva 1, houve um esvaziamento instantâneo. Acreditamos que a causa mais provável seja um objeto estranho que tenha penetrado no pneu, mas nós nunca deveremos descobrir a verdadeira resposta” completou. Ora, então este é um caso para o Arquivo X? Pena ter chegado tarde demais para os demais pilotos do grid…

O sonho americano subindo no telhado…

O velhote não gostou!

Eis a grande bomba. Bernie Ecclestone perdeu completamente a paciência com os desmandos da organização do circuito de Austin, no Texas, com isto, o GP dos Estados Unidos está limado do calendário!

A encrenca está entre a Full Throttle Productions e a Cota (Circuito das Américas, em inglês). A primeira detém os direitos do circuito, conforme acordo com a FOM, mas não conseguiu dar garantias de que conseguiria bancar as obras. A segunda entrou em cena depois de um acordo com Tavo Hellmund, dono da Full Throttle, mas houve conflitos contratuais que culminaram na paralisação da construção.

Bernie ainda deu três semanas para as coisas entrarem no eixo, até o dia 7 de dezembro, precisamente, quando ocorrerá o Conselho Mundial de Esporte à Motor, onde o calendário 2012 será homologado, mas o velhote já decretou a sua sentença: “Fizemos tudo o que podemos para essa corrida acontecer, mas sim, será cancelado com certeza, 100%” Corrida na terra do Tio Sam, só na Big Apple, em 2013. Para o ano que vem, uma chance para a Turquia voltar? Pelo circuito, tomara…

E pensar que problemas em obras seriam só no Brasil...

 

ATENÇÃO: Quem for para Interlagos para a corrida, pode mandar seu post sobre os bastidores da prova. Mandem muitas fotos também. Postaremos a versão do nosso lado de um GP Brasil. Aproveitem!

Publicado em novembro 17, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 37 Comentários.

  1. O velhote so limou austin pq ja ta com ny garantido, senao ia ta alisando os caras pra corrida sair.

  2. Revelado o “plano” do tio Frank pra trazer o katchaça!!!

    Kimi Raikkonen acionista da Williams?
    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/101487

  3. Eduardo Casola Filho

    Duas gotas:

    1 – Razia treinará na manhã de sexta em Interlagos no lugar do Trulli

    http://tazio.uol.com.br/noticia/razia-substitui-trulli-no-primeiro-treino-em-interlagos/

    2 – Jorge Lorenzo está fora do Desafio das Estrelas, para seu lugar virá outro ídolo do Ed! :mrgreen: Gianni Morbidelli.

    http://tazio.uol.com.br/noticia/morbidelli-substitui-lorenzo-no-desafio-das-estrelas/

  4. Taí o que você queria:

    1 – Jean-Eric VerME (FRA/Red Bull-Renault) – 1m40s011
    2 – MARTINI BiancO (FRA/Ferrari) – 1m40s279
    3 – GarI Paffett (ING/McLaren-Mercedes) – 1m41s756
    4 – Robert ViKING (CAN/Renault-Lotus) – 1m42s217
    5 – Fabio NEYMAR JR. (SUI/Sauber-Ferrari) – 1m42s331
    6 – Valtteri BottINAS (FIN/Williams-Cosworth) – 1m42s367
    7 – MEU NOME NÃO É Johnny Cecotto (VEN/Force India-Mercedes) – 1m42s873
    8 – PETER Chilton (ING/Force India-Mercedes) – 1m43s016
    9 – Oliver & BENJI (ING/McLaren-Mercedes) – 1m43s502
    10 – HOMEM PÁSSARO (ING/Mercedes) – 1m43s548
    11 – Esteban CHESPIRITO (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m43s637
    12 – Kevin ARNOLD (EST/Renault-Lotus) – 1m43s776
    13 – Luiz AZIA (BRA/Lotus-Renault) – 1m43s944
    14 – OBREIRO Gonzalez (VEN/Lotus-Renault) – 1m44s022
    15 – Kevin BAcon (ITA/Toro Rosso-Ferrari) – 1m44s808
    16 – Stefano ColetE (MON/Toro Rosso-Ferrari) – 1m45s278
    17 – Dani ClosED (ESP/Hispania-Cosworth) – 1m45s329
    18 – Jan CharuTOz (POL/Hispania-Cosworth) – 1m46s644
    19 – Charles Pic NIC (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m46s698
    20 – Adrian Quaife-HobbIT (ING/Marussia-Cosworth) – 1m47s292
    21 – PAPAI NOEL Berthon (FRA/Hispania-Cosworth) – 1m48s646

  5. Eduardo Casola Filho

    Petrov chutando o balde!

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5474666-EI17068,00-Petrov+desabafa+sobre+problemas+na+Lotus+Renault+e+admite+saida.html

  6. Eduardo Casola Filho

    Uma errata na classificação dos testes, porque estes estão na parte da tarde. Agora vai!😳

    1º Jean-Eric Vergne (Red Bull Renault) – 1’38″917 (quinta-feira)
    2º Jules Bianchi (Ferrari) – 1’40″279 (quarta-feira)
    3º Sam Bird (Mercedes) – 1’40″897 (quinta-feira)
    4º Oliver Turvey (McLaren Mercedes) – 1’41″513 (quinta-feira)
    5º Max Chilton (Force India Mercedes) – 1’41″575 (quinta-feira)
    6º Gary Paffett (McLaren Mercedes) – 1’41″756 (quarta-feira)
    7º Esteban Gutiérrez (Sauber Ferrari) – 1’42″049 (quinta-feira)
    8º Robert Wickens (Renault) – 1’42″217 (terça-feira)
    9º Fabio Leimer (Sauber Ferrari) – 1’42″331 (quarta-feira)
    10º Valtteri Bottas (Williams Cosworth) – 1’42″367 (quarta-feira)
    11º Johnny Cecotto Jr. (Force India Mercedes) – 1’42″873 (quarta-feira)
    12º Mirko Bortolotti (Williams Cosworth) – 1’43″277 (quinta-feira)
    13º Kevin Ceccon (Toro Rosso Ferrari) – 1’43″686 (quinta-feira)
    14º Kevin Korjus (Renault) – 1’43″776 (quarta-feira)
    15º Luiz Razia (Lotus Renault) – 1’43″944 (quarta-feira)
    16º Rodolfo Gonzalez (Lotus Renault) – 1’44″022 (terça-feira)
    17º Alexander Rossi (Lotus Renault) – 1’44″283 (quinta-feira)
    18º Jan Charouz (Renault) – 1’44″470 (quinta-feira)
    19º Stefano Coletti (Toro Rosso Ferrari) – 1’44″545 (quinta-feira)
    20º Dani Clos (Hispania Cosworth) – 1’45″329 (terça-feira)
    21º Nathanael Berthön (Hispania Cosworth) – 1’45″839 (quarta-feira)
    22º Robert Wickens (Marussia Virgin Cosworth) – 1’45″934 (quinta-feira)
    23º Charles Pic (Marussia Virgin Cosworth) – 1’46″348 (quinta-feira)
    24º Jan Charouz (Hispania Cosworth) – 1’46″644 (quarta-feira)
    25º Adrian Quaife-Hobbs (Marussia Virgin Cosworth) – 1’47″292 (terça-feira)

  7. Eduardo Casola Filho

    Tem uma lista dos 50 melhores pilotos da McLaren em F1, mas a partir do 20º lugar. Muita gente boa e outros não tanto na lista pela passagem em Working.

    http://www.mclaren.com/page/mclarens-50-greatest-drivers-8

    • O Giles em 21º,é uma miragem,o cara só fez a estréia dele na McLaren,e é considerado um dos 50 melhores.Mansell e Andretti Júnior,só foram decepção com o na época “Marlboro Car”,o Nelsão,mesma coisa que o Giles,fez poucas provas e entrou para história em outra equipe.O que me impressionou foi a entrada do De Crasharis,na lista na frente Leão e do Andretti Júnior.
      [Mode Conspiração ON]
      Isso foi armado😈
      [Mode Cospiração OFF]

  8. Eduardo Casola Filho

    E cinco boas razões para F1 e a “American Way of Life” não combinarem.

    http://bandeiraverde.com.br/2011/11/18/top-cinq-formula-1-e-eua/#comment-3621

  9. ExcRusiva-va-va:

    Boullier garante Grosjean em 2012 e admite conversa com Raikkonen
    Em entrevista ao site da F1, Eric Boullier confirmou que Romain Grosjean fica com a vaga de Robert Kubica na Lotus se o polonês não puder voltar às pistas no ano que vem e revelou que mantém conversa com Kimi Raikkonen. Vitaly Petrov e Bruno Senna também não estão descartados para 2012

    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/11/18/chefe+da+renault+garante+grosjean+e+admite+conversa+com+raikkonen+10537099.html

    • ano que vem nao tera’ nem 1 brazuca no grid…

      the party is over.

      • Cara, que maré… De 1992 para cá, as coisas só deram errado para o lado do Brasil-sil-sil na formula 1.
        20 anos de zica, alguem já viu coisa parecida em algum esporte?
        Nem sei como ainda existe audiencia para manter a categoria na rede globo (o publico que ve o automobilismo por puro e simples prazer, independente da nacionalidade dos pilotos que estão na briga, é seleto).

        • Amigo,

          Não é zica… A explicação é simples !!!
          É falta de investimentos de patrocinadores e o redução das categorias de base, o “Nariz” escreve bem sobre isso hoje na Folha… Desculpe postar o texto todo, mas é disponível apenas para assinantes !!!

          Um país com apenas 14 pilotos na escola

          FÁBIO SEIXAS – fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

          Foram 23 os capacetes que desfilaram pelo circuito de Abu Dhabi nos últimos três dias, no que a FIA batizou de “teste para jovens pilotos”.
          Nem todos são jovens, diga-se. A única exigência era que os inscritos não tivessem corrido mais que três GPs.
          (Gary Paffett, 30, foi o encarregado de andar dois dias com a McLaren, clara demonstração de que o time está mais interessado em desenvolver carro que em lapidar algum talento. Pena.)
          De qualquer forma, são todos postulantes à F-1, estão todos sob observação, a um degrau do aprazível alvo. Num universo tão grande de escolhas, e tão significativo de escolhidos, apenas um brasileiro: Luiz Razia.
          E uma constatação: a crise, cantada há anos neste e noutros espaços, chegou.
          Não era previsão difícil, que exigisse coragem ou conhecimento sobrenatural.
          Com o kart custando cada vez mais caro, com a falência das categorias de base, com o descaso das montadoras e dos patrocinadores, com o desleixo em relação a tantos autódromos e com a inoperância crônica da CBA, não poderia dar outra coisa.
          É lógica pura: quanto menos pilotos correm na base, menos alcançam o topo. Na última etapa da F-Futuro, no Velopark, o grid era composto por sete pilotos. Na F-3, em Brasília, outros sete.
          Dono de oito títulos na F-1, o Brasil tem, em novembro de 2011, 14 pilotos em categorias de base de monopostos -não dá para considerar ligas regionais com carros velhos. É isso, mais nada, acabou.
          Em 2001, apenas a F-3 tinha 18 pilotos. Em 1991, eram 24. Sem contar a questão técnica.
          Há 20 anos, eram três marcas de chassis à disposição do aprendizado da garotada. Há 10, eram duas. Hoje, apenas uma, Dallara.
          Nada indica que isso vai melhorar. Pelo contrário.
          Some isso à perspectiva dos brasileiros hoje na F-1…
          Dá para ouvir o tique-taque da bomba-relógio?

  10. ExcRusiva II – A Missão

    Congresso venezuelano questiona contrato entre Williams e PDVSA
    O contrato de patrocínio entre a PDVSA, a petrolífera venezuelana, e a Williams virou alvo de investigação no Congresso da Venezuela. O deputado Carlos Ramos pediu à equipe britânica cópia do acordo entre as duas empresas

    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/11/18/congresso+venezuelano+questiona+contrato+entre+williams+e+pdvsa+10537096.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: