O tempo passa,Torcida Brasileira. E inglesa também!


Por Eduardo Casola Filho

Foram três anos e muita coisa mudou

No dia 2 de novembro, o dia de finados, completou-se 3 anos da última vitória de Felipe Massa na Fórmula 1. E esta vitória foi a do eletrizante final do GP Brasil de 2008, com o título indo escorregando à Lewis Hamilton. Daquela época os dois eram os protagonistas da categoria e havia uma rivalidade apenas superficial. Houve uma lista no UOL das coisas que rolavam por este mundão naquela época, vamos dar uma recapitulada?

Dentro da F1:

-A temporada tinha 11 equipes mas terminou com dez, quando a Super Aguri desistiu após 5 corridas. Naquela época, ainda tínhamos as equipes das montadoras. BMW, Toyota e Honda eram parte do grid, mas naquele ano a crise começava a bater na porta delas. A novata da vez era a Force India, mas a equipe de Vijay Mallya era muito melhor que as atuais novatas.

-Dos 22 pilotos que correram na temporada, para o elenco atual, dez não estão mais no grid (Kimi Raikkonen, Nick Heidfeld, Robert Kubica, Nelsinho Piquet, Kazuki Nakajima, David Coulthard, Sebastian Bourdais, Takuma Sato e Anthony Davidson). Destes, Heidfeld ainda esteve nesta temporada pela Renault. Kubica, que dificilmente se recupera para o ano que vem e o Kimi são os únicos com condições de voltar a categoria.

-Dentre a turma que chegou, vale lembrar que Michael Schumacher era um deles. Gozando da aposentadoria, andando de moto, até se metendo a figurante no filme do Asterix.

-Os demais perambulavam pelas categorias de base, como Bruno Senna, vice campeão da GP2 naquele ano.

-Da turma que tava lá, muitas coisas diferentes. Fernando Alonso retornava à Renault, sem o mesmo brilho da primeira passagem, A McLaren colocou em seu lugar Heikki Kovaleinen. Apesar de ser o centésimo vencedor da história da F1, Kovalento foi o mesmo de sempre.

-O filho do Nelsão ainda era tido como promessa, apesar dos altos e baixos, pois a história do Crashgate de Cingapura ainda era desconhecida.

-A Red Bull era ainda uma equipe mediana que apostaria na mudança aerodinâmica no ano seguinte. O veterano escocês e o australiano não empolgavam ninguém. O brilho ficava com a equipe 1B, mais precisamente com a então promessa Sebastian Vettel.

-Jenson Button ainda era um piloto desacreditado que teria perdido o bonde da história e Rubens Barrichello estava às portas da aposentadoria.

Saindo da F1:

-No futebol a atual campeã era a Itália, mas a Espanha já mostrava suas armas. O Brasil ainda era comandado por Dunga, que, apesar do fiasco nas Olimpíadas, vinha com algum prestígio.

-O melhor jogador do mundo era Kaká! Mas o prêmio daquele iria à Cristiano Ronaldo. E eles ainda jogavam no Milan e no Manchester United respectivamente. Lionel Messi era apenas a promessa do Barcelona.

-Ronaldinho Gaúcho era também do Milan, já o Ronaldo Fenômeno estava de recuperação do joelho e tentando esquecer da polêmica dos travestis. Treinava no Flamengo e tudo indicaria que seria lá onde jogaria.

-Corinthians e Vasco, líderes hoje do Brasileirão, estavam em caminhos bem diferentes. o Timão estava voltando à elite com o título da Série B, enquanto os cruzmaltinos estavam no caminho oposto.

-Ninguém sabia quem era Neymar. Muricy Ramalho era tricampeão pelo Sçao Paulo, o Santos estava longe dos holofotes.

-Copa do Mundo do Brasil era coisa distante. O Morumbi ainda era o estádio paulista. Itaquerão nem em sonho havia.

-Pelo mundo o presidente americano era George W. Bush, mas Barack Obama estava às portas da eleição. A crise já pegava os EUA de jeito, e Bin Laden estava vivo e aparecendo quando podia. Muamar (G)Kadaffi era o bam-bam-bam na Líbia e nem se falavam em revoluções do Oriente Médio.

-A onda do momento era ter Orkut, Iphone era novidade por aqui. Ipad? só na cachola do Steve Jobs!

-O Faustão era gordo. Gugu e Hebe ainda eram do SBT.

-Os hits musicais eram “Dança do Quadrado”, “Créu”, “Single Laies”, “Umbrella” e as bandas emo, que vinham com força total. Era terrível da música.

-Amy Winehouse viva o auge, com o Grammy, Michael Jackson tinha que se virar com as dívidas e a justiça, enquanto pensava em um retorno triunfal.

E a FUFA

-O Fórmula UK ainda era do Lancenet. Mike Vlcek já organizava o barraco com seus posts especiais.

-Haviam algumas  discussões bem significativas. Tínhamos o “duelo” entre Sidney e Ylan Marcel, Tinha a “disputa” GD-Zé Bedeu e Bettega. Tínhamos o Dr. Mario Giacomelli, com suas análises cirúrgicas, entre outros.

-Tinha a pressão para que rolasse o vídeo da aposta da erva do Bettega

-Tínhamos os 375 personagens do Vodka Finlândia, todos achincalhando o filho do seu Titônio.

-Quem mais se lembrar, vai ajudando!

E Massa e Hamilton?

Antes eram mais cordiais

Os dois disputaram ponto a ponto o caneco com a vitória do Cirilo, mas a rivalidade era apenas superficial. Felipe levou pancada na cabeça, voltou, virou capacho . Hamilton, mentiu, foi punido, chegou a brilhar, mas foi se descontrolando.  Hoje, quase toda corrida, estão se esbarrando. os dos vem se bicando desde então.

A rivalidade é agora latente entre os dois, mas nem de longe parece a rivalidade digna de uma disputa de título, como há três anos.

E vocês? O que faziam quando os dois eram protagonistas? Sei que naquele ano nem pensava em escrever para um blog, era um projeto (malfadado) de analista de sistemas e dava aulas de informática, mas a F1 sempre estava na minha vida. Hoje, já estou no rumo do Jornalismo aqui, com vocês. Agora estão convosco a palavra.

Publicado em novembro 6, 2011, em Atualidade, Automobilismo, F1, Reflexão, Tunel do Tempo e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 30 Comentários.

  1. Tenho sdds do Insano Martelo. ô cara que me amolava, pô. Mas era da família e a gente sempre atura os =s.
    Faltou o catito e suas baianices.

  2. YEAH!!!!! Relembrar é viver!!! Saudade de desmascarar gedemo & cia…. 😈

  3. Belo post mais uma vez, mais um pra coleção.

    E vejam isso:
    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/11/gp-de-abu-dhabi-tera-duas-zonas-independentes-de-uso-da-asa-movel.html#esporte-formula-1

    Espera-se, que haja pelo menos alguma ultrapassagem durante a prova.

    hehehehehehe

  4. Eduardo Casola Filho

    E a Lola ainda pensa em F1. Sonhar só custa se pagar bem o Tio Bernie.

    http://esportes.br.msn.com/f1/montadora-britânica-lola-diz-estar-pronta-e-esperando-vaga-na-f1

  5. Realmente, histórico.

    Há 3 anos atrás ainda estava na faculdade…

    Foi uma temporada inesquecível.

  6. Ninguém,prestou atenção,mas ontem tivemos tributo ao Marco Simoncelli,em Valência,na última prova da temporada 2011 da Moto GP

  7. Putz !!!!
    Muitas coisas mudaram nesses poucos anos…
    Acabei minha pós… Mudei de emprego 2 vezes… Troquei de carro… Fui contemplado no consórcio do meu ap… Fiquei noivo…

    A lembrança mais engraçada desse fim de semana de GP Brasil, além da cara de bobo do “papa” Titônio após a corrida… Aconteceu na porta do salão do automóvel na véspera da corrida…
    Um camelox tentou me vender um boné “original” da ferrari com o argumento furado de: “Você não acredita, mano?”…
    Eu respondi: Não… O Felipe é um bosta !!!
    O cara ficou p. da vida… Começou a me xingar… Falando que eu era gringo… Que não gostava do Brasil… hahahaha
    Trash total !!!!

  8. Sem muito papo vamos as efemérides de hoje…

    Balada forte na casa do One Be Lot…. Rapper americano que foge do padrão gansgsta e da “treta” babaca da costa leste x costa oeste…

    Hoje é aniversário de Rob Caggiano… Guitarrista da formação atual do Antrhax, banda classica de Trash Metal… Integrante do “Big Four”, ao lado do Metallica, Megadeth e Slayer…

    Hoje ttem balada forte na casa do professor Tommy Thayer, guitarrista do Kiss… E sobre os caras… Apenas um comentário… Fodásticos !!!!


  9. Excelente post!
    Me lembro que, nessa época, estavamos sofrendo com os clonadores malucos, lá no LanceNET.
    Também lembro que o Bidart, de quando em vez, usava o pseudonimo de Nelson Piquet e mandava mensagens no estilo do Nelsão.
    Teve um dia que alguem postou como se fosse o William Bonner, foi memorável.
    Queria ter gravado os textos antigos, teria sido um arquivo bem interessante.

  10. Nem respondi a pergunta, em 2008 eu era casado já (igual hj), trabalhava no mesmo emprego (igual hj), mas ganhava menos, meu carro era mais inteiro (hj ta so a bagaça), e meu cabelo era menor. E eu acreditava que o pasta ia ser campeao mundial, hj eu nao acredito mais.

    PS: Tb nao tinha minha empresa de som ainda.

  11. No dia do GP eu fui extremamente xingado no shopping onde assisti a corrida (eu tava torcendo pro Hamilton, contra geral na praça de alimentação). Quando o Massa cruzou em 1º, a galera ficou gritando pra mim: “Chupa, zé ruela!”. Aí as Toyotas resolveram ajudar, eu soltei uma puta gargalhada zoando geral na praça (todos com a mesma cara de bunda do seu Titônio, hehe!). Pena que só fiquei por lá uns 5 min, senão eu ia parar na lixeira…

  12. Juvenal Trancoso

    A 3 anos atras eu ainda empurrava os boi e o arado pela fazenda.

    Hoje… Eu aindo empurro

  13. Aproveitando o fim da polêmica Lotus x Lotus… Segue um vídeo do festival Lotus de 20120…
    Só raridades !!!!!

  14. nessa epoca eu nem tinha computador,so sabia o que era msn,era um garotinho muito alegre por ter finalmente chegado na 5ªserie,e quase não conhecia nada de corridas,como o tempo passa,3 anos,e parece que foi ontem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: