Um balanço (quase) final – Pilotos


O brilho no dedo de proctologista

Bom, ainda faltam quatro corridas para terminar a temporada de 2011 da formula 1, mas, como o caneco já é do proctologista (opa!), acho que podemos adiantar um balanço dos pilotos que estão fazendo parte do grid desta temporada.

Somente vou falar dos pilotos que merecem consideração, mesmo porque, falar de um por um, inclusive de Kovalento e Glock, convenhamos, ninguém merece.

Ffffffettel: o garoto é bom, não tenham dúvida disso. Tem as suas limitações, não sabe fazer ultrapassagens, mas, de forma geral, é um fora de série. Já me pergunto quem é melhor, ele ou o Schucrute. Os anos nos quais o Schucrute sagrou-se campeão foram péssimos em termos de talento na formula 1. Para atingir a incrível marca de sete títulos mundiais, o queixo de gaveta deixou para trás pilotos como Damon Hill, David Coulthard, Montoya, Ralf Schumacher, Rubens Barrichello, dentre outros não mais saudosos que estes. Quando foi posto à prova diante de bons adversários, como Mika Hakkinen e Fernando Alonso, acabou perdendo. Já o alemãozinho proctologista está conquistando vitórias diante de Hamilton, Button e do próprio Fernando Alonso, ou seja, diante de uma trupe de adversários, digamos, “mais favorecida pela natureza” do que aquela que povoou a categoria nos anos anteriores.

Uêba: hm… Uêba? Tem como fingir que não mencionei o nome dele? Acho que este não chega a merecer um posto no rol de “pilotos relevantes” de 2011. Aliás, a versão “Uêba 2011” não é nem a sombra daquilo que foi em 2010.

Button: acho que foi a surpresa positiva da temporada. Foi técnico, seguro e rápido, o melhor do “resto”. Está mostrando o seu valor e provando para os seus detratores (rol no qual eu e a maioria daqui nos incluíamos) que o título de 2009 não foi uma simples consequencia do bom trabalho de Ross Brawn.

Cirilo cada vez mais longe dos holofotes

Hamilton: sem dúvida, o novo Mansell. Sempre arruma um jeito de aparecer, seja para o bem (com alguma ultrapassagem ousada), seja para o mal (com algum acidente estúpido). Verdade seja dita, está aparecendo mais para o mal do que para o bem. Não está nem perto de ser o Hamilton de 2007 e 2008, seus dois primeiros anos de formula 1. Não por acaso, está perdendo o posto de primeiro piloto absoluto da McLaren e, se continuar em desvantagem na tabela em relação ao Button até o fim deste ano e meados de 2012, corre o risco de perder toda a sustentação dentro da equipe.

Perez: a boa novidade da formula 1. O mexicano ligeirinho está fazendo um ótimo trabalho e já é promessa. Ándale!

Schucrute: chupa, Mike!

Barrichello: se disser que acho que esta é a hora do matusalém da formula 1 pendurar o capacete, estarei falando algo que venho dizendo há uns cinco anos e que não aguento mais repetir. Convenhamos, qual a falta o Barrica vai fazer para a formula 1? Até onde eu vejo, nenhuma. Tudo bem, ele tem a sua história, teve os seus méritos, foi o cara que conseguiu manter a “chama da formula 1” acessa no Brasil depois da morte do divino, mas o tempo dele acabou. Aliás, o tempo dos “tapas buraco” acabou. Barrica chegou lá, fez a graça dele, ganhou algumas corridas, fez todo mundo acreditar que iria ganhar mais, arrumou problema com a ferrari, com o Schumacher e todo o resto. Mas isso já é passado e, com a Williams na mão, nada pode fazer, a não ser correr atrás de um contrato capaz de estender seu agonizante fim de carreira na formula 1 por mais um ano. O outro grande “tapa buraco” que tivemos, foi Felipe Massa, que conseguiu ir além: brigou pelo título mundial até a última curva, da última volta, da última corrida e levou uma “molada” na cabeça. Tanto o Barrica com o Massa deram o show deles. Mas esses caras não servem mais. “Tapa buraco” não serve mais. O Brasil precisa de um piloto campeão com urgência, como os dos velhos tempos. Caso não apareça nenhum em breve, é bem provável que a temporada de 2016 da formula 1 vá amargar um lugar na grade da programação da, sei lá… RedeTV?

Alonso: não teve muito o que fazer com aquela lata vermelha na mão, mas também não mostrou muita competência para fazer o carro evoluir.

Massa: não é nem de longe o piloto de 2008. Se continuar assim, só vai conseguir se segurar na ferrari até o final do ano que vem, e olhe lá!

O futuro do automobilismo brasileiro?

Bruno Senna: está fazendo o feijão com arroz. Parece ser um bom piloto. Não chega a ser um fora de série, mas também não é um novo Nelsinho. Se fosse uns cinco anos mais novo, estaria cotado para ser um novo Felipe Massa. Mas não é. Bruno Senna está “velho” para quem ainda quer se firmar na formula 1 e talvez por isso esteja tão difícil encontrar portas abertas para ele. De qualquer forma, se eu fosse dono da Renault, daria mais uma chance para ele, em 2012. Cabe lembrar que o Senninha ficou toda a sua adolescência sem pilotar e teve pouca oportunidade para competir com o kart, ou seja, ainda tem muito “espaço” para aprender e evoluir – resta saber se terá habilidade (e chance) para isso. Mas digo uma coisa: se a porta da Renault se fechar, acho melhor procurar outra categoria, porque a idade certamente exterminará as suas futuras oportunidades.

Petrov: Decepcionante. Teve dificuldade para acompanhar o ritimo do “Eternamente Mediocre” Ruimdfield e está com dificuldades para dominar o Senninha. Qual é, meu caro? Não era você que estava andando de igual por igual com Kubica no ano passado? O que foi que te aconteceu? E outra, que história é essa de título de “atleta russo de 2011”? Não é possível que um país, cujo território se estende por 12 fusos horários (eu disse D-O-Z-E fusos horários) e com uma história tão bonita no esporte em geral, não tenha sido capaz de conceber um atleta que rendesse mais do que ti neste ano. Cadê os seus Anderson Silvaskoy, Neymartovsky, e o goleiro dos mil jogos e cem gols, Rogério Cenistovsky (não sou são paulino, mas parabéns para esse cara)? Mais sorte para você e para o teu país em 2012.

Leonardo, o saudosista

Publicado em outubro 13, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 43 Comentários.

  1. É impressão minha, ou os comentáriso do povo, foram deletados?

  2. É impressão minha, ou os comentários do povo, foram deletados?

  3. Galera, já que não quero só ficar reclamando, vou participar mais ativamente. Não sei se farei algum post, pois ainda tenho traumas hahah, mas vou debater com a galera.

    Sobre os dois posts, o Leonardo acertou em cheio em suas analises. Só acho que o desespero referente a falta de pilotos brasileiros pode acabar logo logo, creio que daqui a uns dois 3 anos teremos novidades. O FELIPE NASR é um excelente piloto e fora ele ainda temos mais 3 que estou acompanhando e tenho certeza que serão ótimos pilotos e que além disso tem patrocinios fortes, vamos aguardar.

    • Ô Max, deixa os traumas pra lá e se especializa no tópico “FALANDO DIFÍCIL”. O buteco tá devendo esta e tvz seja um espaço que vc poderá assumir sem críticos ou concorrentes de plantão. Sucesso.

      • Sou simplorio, nem pensar em falar dificil hehe, mas valeu pra dar um estimulo.

        • Max, se fosse fácil eu mesmo faria (sou analfabeto em inglês), mas dando um empurrão a mais (KERS psicológico?) se vc pesquisar nesta área as “excrusivas” já enriquecerão bastante o conteúdo do buteco. Experimenta, experimenta…

    • Eduardo Casola Filho

      Max, suas palavras foram bastante sábias. Ainda estou tentando lidar com o mal do jornalista, pois o velho ditado que : “O médico pensa que é Deus, já o Jornalista tem certeza!” acaba acometendo este escriba de vez em quando. Bola pra frente, e fim de assunto.

      Valeu pelo feedback!😉

  4. Já falei, vou repetir: Pietro Fittipaldi (15 anos) vem aí. O garoto leva jeito e é bem acessorado pelo avô, lenda viva da F1.
    Mas que outros cheguem antes dele.

    • O Pietro ta em outra, provavelmente vai ficar pelas categorias de turismo norte-americanas. Mas to falando esse Felipe Nasr vai arrebentar, guardem esse comentario e daqui a alguns anos vocês irão lembrar-se.

  5. Galera, quem tiver o meu Face, terá direito a um desconto de 10% no seguro de auto e residencia, me curtindo e divulgando para sua massa de amigos.

  6. Eduardo Casola Filho

    Depois do turbilhão que foram eses dias, finalmente falarei dos posts:

    Sobre a temporada. Concordo plenamente. Teve algumas corridas que se salvaram, mas a verdade que o campeonato foi muito insosso mesmo. Um fator preponderante é que quase não há quebras, como havia antigamente. Este fator de imprevisibilidade está quase extinto. Talvez por isso as nanicas tenham chance zero de pontuar, pois a única chance seria o de quebra dos ponteiros, mas as carroças deles é que aguentam menos do que os outros carros.

    Sobre os pilotos, concordo com muitos, mas faço uma ressalva. O Schumacher tá melhor que no ano passado! Das últimas 4 corridas, em 3 ele até fez um trabalho decente com o carro da Mercedes, só não chegou ao pódio porque o carro não permite isto. E no campeonato, ele só está a 3 pontos do Rosbife. O Schucrute não tá tão morto assim!

  7. Espero que cheguem novos talentos como Felipe Nasr, q ganhou a F3 inglesa.

    Luisinho se continuar assim ano q vem corre o risco de ser limado, (tio ron nao ta mto paciente com ele).
    Massaroca vai ser limado com certeza, o teste do mexicano e do frances confirmam isso.
    Barrica tb nao fede nem cheira mais, mas se continuar vai acabar fedendo.
    Seninha tem q mostrar mto serviço, mas mto mesmo, pra poder continuar, senao baila tb.

    Quem merece chance com carros melhores, na minha opinião, sao os dois pilotos da Sauber, koba e chesperito, Ricciardo (que ta andando mais q o robertão nas corridas), alonso (que eh bom mas eh safado, mas tem q ter um carro decente), rosbife ( que eh uma promessa, nunca venceu mas tem condições se tiver um carro bom), e acho q os dois da force india tb, estao andando bem todos dois.

    O resto ou ja tem um carro bom ou entao pode ir plantar batata pq f1 nao eh pra eles.

  8. Veja so o luisinho faz tanta cagada, q com duas vitórias no ano ele ta atras do Webber, q nao tem nenhuma, e atras do Malonso q so tem uma.

    Realmente ele é assexuado.

    • O Pasta tem metade dos pontos dele, deve ser por isso q ele bate tanto no massa.

      Tipo: “Eu fui campeão em cima de você, na sua casa, mesmo você ganhando, e agora eu tenho o dobro dos pontos que você, então SAI DA FRENTE!!!!

      • Massa: “Entao prova que e’ bom e me passa…”

        O Cirilo e’ o LeBron da F1: Foi criado para ser o #1 e agora esta’ dando de cara com a realidade…

        • Exatamente, o pasta é cascudo pra passar e por isso o luisinho sempre bate.

          • O Pasta nem e’ assim tao cascudo..e’ o Cirilo que desaprendeu a passar. Alias, passar nao era bem a sua maior virtude…O campeonato de GP2 que eu acompanhei (nao lembro o ano agora), em que o Nelsinho meteu couro nele, ele foi campeao justamente por saber tirar o pe’, esperar a hora certa. Ficou varias vezes em 2ndo lugar. O Nelsinho arrebentava, mas puxava demais do carro, quebrou varias vezes e nao pontuou em varias corridas, dai’ o Cirilo ter sido campeao. Teve uma corrida que o carro do Nelsinho deu merda, o cara caiu pra antepenultimo e foi passando um por um, ate’ chegar em segundo. Nas ultimas voltas, ele deu um sufoco no Cirilo, mas o astro do SBT se segurou e levou aquela…Bom aprendizado pros dois…

            Tvz seja esse o problema: Cirilo esta’ tentando ser o que nao e’

    • Se o luizinho fizer umas cirurgias e alguns implantes de silicone fica mais “interesssante” que a Naomi…Quem sabe não seria a próxima badalação dele. Ops, badalo complica neste assunto aqui. Mas a McLata vai fazer um carro melhor para 2012 e ele poderá andar tanto qto a bagaça. Ele está tentando tirar água da pedra e tá se lascando. Só não dá para comparar com o Butão com o mesmo carro e amealhando pontos preciosos qdo não dá pra fazer grandes coisas, o que o luizinho não tolera. Enquanto isso, vamos vendo os decadentes da ferrada e da mclata se estranhando na pista.

  9. Casola, meu caro, vc manda muito bem na escolha das imagens e nas legendas, rsrs!

  10. Eduardo Casola Filho

    Muita água na Coreia, com Queixudo na frente de FFFFFFFFFettel e quase batendo na entrada dos boxes.

  11. Eduardo Casola Filho

    E a última do Hamilton? Acho que vai ter pedaço de carro voando de novo em Yeongnam!

    http://www.totalrace.com.br/site/noticia/2011/10/hamilton-se-massa-tiver-coragem-que-venha-falar-comigo

  12. Eduardo Casola Filho

    Final dos treinos de sexta em Yeongnam!

    1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m50s828 (32 voltas)
    2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m50s932 (20)
    3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m52s646 (38)
    4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m52s774 (30)
    5 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m53s049 (32)
    6 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 1m53s402 (25)
    7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s707 (25)
    8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m53s914 (30)
    9 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 1m53s948 (36)
    10 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m53s957 (44)
    11 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – 1m54s200 (27)
    12 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s392 (38)
    13 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m54s831 (35)
    14 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m54s965 (31)
    15 – Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) – 1m55s187 (29)
    16 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m55s203 (32)
    17 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m55s544 (36)
    18 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – 1m56s067 (33)
    19 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – 1m56s669 (21)
    20 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – 1m57s173 (19)
    21 – Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – 1m58s269 (29)
    22 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – 1m59s458 (33)
    23 – Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) – 1m59s958 (33)
    24 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – 2m00s165 (20)
    25 – Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) – 2m06s350 (11)*
    26 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 2m07s541 (9)*
    27 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – 2m08s832 (14)*

    *Treinaram de manhã

    • O Massa é um cocô mesmo né, nem consegue ficar entre os 6 primeiro… Chuta ele dai pra dar espaço pra outro…

      • SEmpre fui critico do Massa ele nunca foi grande piloto foi apenas um piloto que teve uma boa fase igual ao adhemar que jogou no são caetano!!!!!!!!!!!

      • Max, não assisti ao treino, porém acho um saco esse negocio que este blog pegou, vamos falar mal dos brasileiros, senão vc é pateta, pacheco ou sei la que, porra é, vc já pilotou alguma coisa que eu sei, inclusive fez parte da equipe do Senna(que aqui é viúva), treino na chuva, tudo interfere, desde a hora que vc entra para a volta rápida(pista mais seca ou molhada), até mesmo um erro um pouco mais bobo, ou seja, não vale nada, também acho que o Massa depois da mola. está andando pelo menos 0,5 segundo a menos do que pode, nunca achei que fosse um super piloto, mas era bom, o que me enche o saco neste blog, ou vc fala mal dos brasileiros, chamem as pessoas que entendem um pouco de automobilismo e que tem um pouco de patriotismo(algo normal), de pachecos(alias meu sobrenome), ou vc está totalmente por fora, agora se achar Senna melhor que Piquet, ai vc é totalmente babaca, ou como disso outro Pachetas.

  13. Com apenas 15 anos, Pietro Fittipaldi conquistou seu primeiro título em um campeonato de turismo. O neto de Emerson Fittipaldi foi o primeiro piloto da América Latina a vencer uma subdivisão da Nascar.

    Fittipaldi disputou em 2011 a categoria Nascar All American Series, que é disputada com carros de potência limitada e sempre no mesmo circuito, o da Carolina do Norte. Para levar a taça, Pietro superou concorrentes como Tyler Church, Travis Bird, Trever Hignutt e Amber Colvin, que formaram o “top 5” da tabela.

    “Estou muito feliz, porque esta foi minha primeira temporada completa na NASCAR, e minha ideia era aprender e vencer o estreante do ano. Ganhei quatro corridas, aprendi muito e ainda fiquei sabendo o quanto é duro ganhar um campeonato com 23 corridas da melhor forma: sendo campeão. Tenho que agradecer muito minha equipe, Lee Faulk Racing, companheiros de pista e de oficina. Não tenho como agradecer minha família que mudou-se para a Carolina do Norte para me apoiar em minha carreira na NASCAR. Claro que os conselhos e o apoio do grande campeão que é meu avô Emerson me inspiram muito. Finalmente, quero agradecer meus patrocinadores brasileiros que me apoiam porque acreditam em mim. Eu sempre vou corresponder a confiança deles. No ano que vem quero enfrentar novos desafios na NASCAR e buscar novas vitórias e novos títulos, até chegar a ser o primeiro brasileiro a vencer na categoria top da NASCAR, a Sprint Cup.”, comemora o campeão.

    Emerson Fittipaldi também falou sobre a vitória do neto: “Estou muito orgulhoso do Pietro, não só por ser meu neto, mas por ele ter 15 anos de idade e ser o primeiro brasileiro a conquistar um título em Nascar, depois de uma temporada maravilhosa.”

  14. Essa 1ª foto é uma clara referência ao fato do Bochecha ser um E.T.

  15. HOMEM FIEL NÃO TEM PREÇO…

    Acordei com uma baita ressaca…
    e do lado da cama tinha um copo d’água e duas aspirinas.
    Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada.
    O quarto estava em perfeita ordem.
    Havia um bilhete de minha mulher:
    Querido, deixei seu café pronto na cozinha.
    Fui ao supermercado. Beijos.
    Desci e encontrei uma mesa de café cheia de coisas esperando por mim.
    Perguntei à minha filha:
    – O que aconteceu ontem?
    – Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala,
    quebrou móveis, urinou na cristaleira antes de chegar no quarto.
    – E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada,
    aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
    – Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e,
    quando ela estava tirando a sua calça, você gritou:

    NÃO FAÇA ISSO MOÇA!! EU SOU CASADO E AMO MINHA ESPOSA !!!

    • Curar ressaca: 20 reais.
    • Móveis destruídos: 1.200 reais.
    • Café da manhã: 30 reais.
    • Dizer a frase certa no momento certo: Não tem preço…

  16. Eduardo Casola Filho

    Fim do terceiro treino: McLaren dominando, Vettel apenas P9 e brasileiros levando tempo dos companheiros.

Deixe uma resposta

