Um balanço (quase) final – A temporada


Bom, meus caros, eu não tenho o dom da palavra como muitos aqui (embora o meu labor consista justamente em redigir textos), mas, observando a dificuldade do casola em movimentar o blog (100% compreensível, diga-se de passagem!), resolvi dar uns pitacos para ajudar a fazer a coisa andar.

Apesar de não ter comentado e de não ter aparecido muitas vezes, acompanhei o Blog do Mike desde os seus primórdios, na época do Lance, e achei interessante prestar um auxílio. Não que eu esteja com tempo sobrando para isso, mas, por ora, acho que dá para fazer “uma graça”.

Diante da falta de assuntos automobilísticos relevantes, resta-me fazer um balanço geral da temporada. Talvez vocês concordem, talvez vocês discordem, talvez vocês nem leiam, mas, enfim, vamos lá.

Uma temporada que não será muito lembrada

Se tivesse que definir a temporada de 2011 com uma palavra, eu diria “fraca”. Sem emoção. Vettel é bom, a Red Bull é competente, mas… cadê o tempero? Verdade seja dita: as asas móveis e os kers evitaram que boa parte das corridas se transformassem naquela enfadonha “peregrinação de baratas” que tanto nos assombra desde o início da década passada. Mas é tudo muito artificial. Não há disputas de verdade. O piloto que está “brigando” para fazer a ultrapassagem tem larga vantagem em relação ao que está “brigando” para não ser ultrapassado (que pouco ou nada pode fazer para se defender, como disse o Villeneuve). Não era bem isso que gostariamos de ver, não é mesmo?

Uma grande temporada sem nenhuma ajuda!

Vou dar um exemplo e espero não incorrer no pecado capital dos telespectadores da Rede Globo neste ponto (o ufanismo). Em 2008,não havia asa móvel (havia kers? Não lembro…) (Não, o Kers só entrou em ação no ano seguinte) e as ultrapassagens eram bem mais escassas. Mesmo assim, havia uma certa emoção que hoje não existe. Qual das “ultrapassagens” que tivemos este ano chegou aos pés daquela em que Felipe Massa travou as quatro rodas para ultrapassar as duas McLarens de uma vez, pulando de terceiro para primeiro, na primeira curva da primeira volta do Grande Prêmio da Hungria de 2008 (aliás, que pecado: só existe um vídeo de tal ultrapassagem no youtube e, ainda assim, está em péssima qualidade). E aquela outra, também do Felipe Massa (de novo ele, fazer o que?) no Grande Prêmio do Canadá de 2008, ultrapassando dois carros de uma vez na L´Epingle? Pode ser comparada com alguma de 2011? Acho que não.

A distribuição de forças entre pilotos e equipes também não ajudou. Historicamente falando, sempre que um piloto desponta na frente, a temporada fica fadada à falta de emoção – e há muito tempo já havíamos percebido que o bicampeonato de Fffffettel era questão de (pouco) tempo. É como ver um filme sabendo como vai terminar.

Também acredito que esse sistema atual de pontos está meio exagerado. Os 10 primeiros colocados pontuando? 25 pontos para o primeiro colocado? Não sei se estou virando um velho rabugento (não estou nem perto dos 40), mas gostava dos sistemas de números menores.

Quanta diferença...

Além disso, confesso que o visual dos carros não me agrada muito. Tudo bem, eu já me acostumei, vocês já se acostumaram, mas… que barata feia. Essa história de asas da frente muito largas, traseira muito curta, eixo de rodas curtíssimo, enfim, todas essas regras e limitações não combinam muito com a formula 1. Na verdade, os carros estão um “tesão”, ou seja, um “T” grande, literalmente (a asa dianteira é a linha horizontal de cima e o restante do corpo, incluindo a traseira, é a linha vertical fininha). Particularmente, não gostei. Aliás, em se tratando de visual dos carros, basta dar uma olha na prima pobre, a Formula Indy, para nos darmos conta do quanto a Formula 1 está por baixo no quesito beleza.

Bom, esse é o meu balanço GERAL da temporada até aqui. Depois eu mando um balanço sobre os pilotos.
Leonardo, o saudosista

Publicado em outubro 11, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 26 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Gostaria de esclarecer algo a alguns membros da nossa irmandade, em espacial ao Max e ao Mapa.

    Respeito muito a opinião de vocês sobre os últimos comentários. Mas é uma missão mais complicada que se imagina tentar tocar um blog. Agora é possível entender os motivos que levaram o Mike ao fim do Fórmula UK.

    Ninguém aqui os menosprezam, ao contrário, o legal é termos o apoio do máximo de gente para termos mais posts. Apesar da nossa média de comentários ser muito menor que as do tempo do terráquio, ainda é muito boa em relação ao outros blogs de automobilismo que existem por aí.

    Até compreendo que haja certa mágoa pela atitude de alguns de nós. (Eu principalmente, pois me arrependo muito de ter tomado a decisão que tomei a um tempo atrás. Um sinal de fraqueza, de falta de instrução mesmo, coisa que hoje entendi que não o faria novamente), mas eu não quero mais problemas com ninguém.

    Peço desculpas se estou atacando alguém, não quero isso! Apenas desejo um clima harmônico, mesmo quem não concorde com A ou B. O Mike é um cara especial, não à toa admiro ele e uso até temas abordados em posts antigos em assuntos de trabalho da faculdade.

    Estou tentando o melhor. Ainda estou começando nesta brincadeira de Comunicar-se, Por isso não consigo postar com mais frequência, mas aprendo com cada post, com cada comentário, com cada crítica. Ainda é um aprendizado de um esperma de foca que ainda sou!

    É o stress, desculpa galera, atualmente temos dois ou três postando aqui, faz falta aqueles posts atemporais que poucos, como Mike ou Bidart sabiam fazer. O espaço é aberto para qualquier um escrever aqui. Só é preciso respeito, coisa que me faltou algumas vezes no passado, mas que vou procurar melhorar. Por favor a todos os fufeiros, sigam esta causa, pois qualquer um pode colaborar, enquanto o Vlcek não voltar a ativa, a gente pode cuidar bem da casa!

    Desculpe por qualquer coisa, mas vamos nos unir para manter o blog ativo. Suplico pelos bons tempos do FUK. Obrigado!

    • Continuo clamando pelo FALANDO DIFÍCIL. Como esta sessão faz falta. Fora isso, vamo que vamo, que o chucrute tá entrando em forma novamente e rezemos pelo barrica que está desempregado no fim desta temporada. E continuo torcendo contra o choronso e contra a ferrada, por causa do espanhol trapaceiro. Caneloni que se lasque junto.

    • Não entendi os comentários do Mapa e do Max no post anterior…
      Acha que a galera esta viajando nos comentários… Argumenta o contrário… Coloque sua opinião… Debata !!!
      Simples assim…

      • Eduardo Casola Filho

        Eu só senti uma preocupação em relação ao nível do blog, talvez seja um pouco de culpa da falta de posts Falando Difícil.

        Não tenho nenhuma crítica a ninguém. Apenas estou preocupado pelo blog estar em um momento de transição e por estar totalmente enrolado com a faculdade e o trabalho, assim como muitos aqui, presumo. Por isso precisamos de mais gente postando aqui. É um momento de fraqueza. Delculpem-me

    • Honestamente uma coisa que realmente ficou chata é que o cara não pode falar um palavrão (cu) ou xingar o outro (Bidart é feio e careca!) que vem uma penca de lições de moral e críticas.

      É um purismo chato e exagerado.

      Eu vejo o blog de FG, que pra mim é um dos melhores, senão o melhor dentre os nacionais. O cara desce a lenha, manda se fuder (ou foder) e nem por isso deixa de ter leitores e comentários.

      O segredo está na qualidade do que se escreve.

      Se eu acho Bidart feio, se Trapizomba acha que eu sou chato, Se Max acha que estão viajando, foda-se!!!

      Toda hora é um se justificando porque isso, porque aquilo. Sabido é Fred Sabino (trocadilho inevitável), que deixa o pau comer solto e ele fica só de cima olhando. Ou mesmo FG que manda logo pra puta que o pariu e não fica com chorôrô.

      Quem expressa opinião em um canal público está correndo o risco de ter a mesma contrariada, de forma educada ou não. Quem não quiser ouvir críticas, sejam elas injustas ou não, que fiquem calados, chupando o dedo.

      • Concordo com você !!!
        Sou a favor de cada um ter sua opinião e do politicamente incorreto…
        Só não entendi a parte da “tirania” e do pessoal “viajando”…
        “Viajar” sempre foi caracteristicas da galera… Desde o tempo do finado FUK… E isso que faz a diferença !!!!

        • Bixo, esquece de querer entender o significado de tudo… o cara falou lá as coisas dele e pronto. Nenhuma bolsa caiu, nenhum tsunami apareceu e o Homem picanha continua namorando um corinthiano!🙂

      • Eduardo Casola Filho

        Acho que não ficou muito claro o que quis dizer.

        Cada um pode falar o que quiser mesmo, eu aqui não quero dar lição de moral em ninguém. Só me senti um pouco triste porque achei que não estava sendo bom o bastante para manter discussões equilibradas no blog. Ainda estou tentando aprender isso.

        Mas não é nada contra ninguém, pelo contrário. Gosto de ver todo mundo opinião. O que eu não gosto é que se omitam, pois comunicando-se a gente entra nos eixos.

        O feriado me fez refrescar a minha mente, vamos em frente. Logo a segunda parte do post do Leonardo!😉

    • Na boa Cassola, minhas humildes criticas não são diretas a você e muito menos uma forma de idolatrar o Mike, pois na minha opinião ele é um tipo de “menino mimado” que não aceita a opinião de ninguém. Estou é chateado como um todo, pois sumi do blog não por atitude de A ou B mas sim pelo geral, como voces sabem muito bem sou um cara e creio que o MAPA também que pende pelo lado “brincalhão” das coisas e tenho sentido esse blog extremamente voltado a ataques, seja a pessoas do blog ou a personagens do esporte e também de outras áreas.
      Precisamos parar pra pensar, refletir, somos realmente os tais???? Humildade galera, humildade… Sejam mais simples e tentem sempre ver coisas boas mesmo que sejam horriveis de se ver… Pensem nisso!!!

  2. Quem vai precisar de psiquiatra agora vai ser o GB e o Malonso
    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5405251-EI17068,00-Ferrari+aceitaria+ter+Hamilton+para+o+lugar+de+Massa.html

    • ExcRusiva-va-va !!!!
      Será que o Alonsito vai precisar mesmo de psicólogo ????
      Penso que será ao contrário…
      Na epóca da McLaren o Hamilton levou vantagem na disputa, pois tinha toda a equipe ao seu favor e conseguiu se impor por ordem do Tio Ron… Na Ferrari terá a situação inversa… E pela quantidade de m… que anda fazendo duvido que dure mais que duas temporadas por lá !!!!

      • Eduardo Casola Filho

        Só que o Alonso não pode acreditar cegamente nisso, pois vejam o que aconteceu com o Felipe, que supostamente tinha a equipe ao seu lado….

        Mas na Ferrari, é terra de Alonso mesmo, o Hamilton terá que melhorar muito para ir bem lá!

        • Mas aí que esta a diferença… O Felipe achava que tinha a equipe do seu lado, e tanto não tinha que… A Ferrari foi atras do Alonsito para liderar o projeto…
          O espanhol tem a equipe ao lado dele… É adorado lá !!!
          O Hamilton vai ter que ralar muito caso isso aconteça… Pois hoje tio Domenicalli já disse que Alonso aceitaria correr ao lado de Vettel…😉

  3. Efemérides triste de hoje… 15 anos sem Renatu Russo… 15 anos sem legião Urbana…
    Ainda bem que a obra é imortal !!!!

  4. Leonardo, esse seu post é simplesmente HISTÓRICO!!!!!!

    EXCELENTE!!!!!!

    • Valeu Trapi!
      Fiz outros dois textos (um eu já até mandei pro casola, qualquer hora dessas ele publica aí) e já comecei a preparar outros dois.
      Cada um vai fazendo a sua parte, seja nos posts, seja nos comentários, e o blog vai caminhando.
      só estou sentido falta dos post´s do Bidart!

  5. O blog Tah mandando bem, cada um faz o q pode, mas qdo pinga um post Eh sempre bom!
    Serio. Queria ter essa memória pra lembrar essas corridas, temporadas e ultrapassagens ….

  6. Eduardo Casola Filho

    Voltando as notícias:

    1 – Force India Vendida, agora a equipe do Sahara mais indiana

    http://tazio.uol.com.br/noticia/empresa-indiana-compra-425-da-force-india/

    2 – Martin Donnelly, o cara que escapou da marte em 1990 será o piloto comissário na Coreia

    http://tazio.uol.com.br/noticia/martin-donnelly-sera-o-comissario-convidado-na-coreia/

    3 – Jean-Eric Vergne vice-campeão da World Series, fara um treino pela Toro Rosso. O francês será outra cria boa da turma dos energéticos?

    http://tazio.uol.com.br/noticia/vergne-correra-pela-toro-rosso-em-treinos-livres

    4 – Atentem a frase do Barrica. Isso é desespero.. Acho pode acabar sendo outro capítulo triste da carreira.

    http://tazio.uol.com.br/noticia/faco-qualquer-negocio-para-continuar-na-f1-diz-rubens

Deixe uma resposta

