É isso aí!


Por Eduardo Casola Filho

Agora em dose dupla!

A lógica natural das coisas aconteceram na corrida nipônica. Mais uma vez Suzuka viu um campeão mundial surgir. Sebastian Vettel fez apenas o feijão com arroz. Não arriscou, teve um ou outro entrevero, mas chegou ao pódio, mais que suficiente para fechar de vez a temporada. A dúvida é agora sobre o vice-campeão, mas a disputa parece ficar cada vez mais restrita a dois nomes.

Jenson Button é o amplo favorito, guiando como está, faz por merecer. Guiando muito desde a metade do campeonato, está fazendo por merecer a confiança da McLaren. Ganhou a corrida com méritos sabendo o que fazia.

Fernando Alonso foi o segundo na corrida e até poderá brigar pelo vice, mas tem a grande dificuldade de ter um carro inferior. ainda sim, mostra que é diferenciado.  Mark Webber é o outro provável adversário. Chegou em quarto, e tem o carro como principal trunfo, mas precisa melhorar como piloto para formar a dobradinha.

Lewis Hamilton tem chances matemáticas, mas fez outra corrida aquém do esperado. teve problemas no pit, depois teve um entrevero com Felipe Massa e acabou em quinto, sem ameaçar os ponteiros. Muito pouco para o piloto que pode ser.

Sobre a disputa, o toque provocou o único Safety Car na corrida. O lance esteve sob investigação, assim como a fechada de Vettel na largada em cima de Button. Mas no fim a FIA serviu a marmelada e ficou tudo como está Senhor Alan Jones, o comissário do dia foi mole nas decisões!

O brasileiro acabou em sétimo, atrás de Michael Schumacher, em outra boa atuação do Heptacampeão. O Queixudo chegou a liderar a corrida quando estava sem parar, mas fez a sua parte e somou mais pontos para sua coleção.

Fecharam os pontuáveis Sergio Perez, Vitaly Petrov e Nico Rosberg. Todos partiram para uma estratégia ousada nos pneus e se deram bem. Outros tentaram mas falharam, como Kamui Kobayashi que remou bastante mas ficou sem o controle do carro no fim.

Os demais brasileiros também saíram sem muito a se orgulhar. Bruno Senna ficou prejudicado com um toque na largada e não teve rendimento para brigar por coisa melhor. Barrichello tentou na estratégia subir, mas acabou em décimo-sétimo, exatamente atrás de Lalli. Uma corrida para esquecer.

O único abandono foi de Sebastien Buemi, com a roda solta depois da primeira parada. erro grotesco da Toro Rosso.

E assima Fórmula 1 viu mais um campeonato sendo definido. Faltam ainda 4 corridas, onde há muita água para passar pois há duelos interessantes pelo vie de pilotos e de construtores, pois a Red Bull está bem perto de abocanhar este também. Semana que vem jornada na Coreia. Até lá!

1 – Jenson Lyons Butão (ING/McLaren-Mercedes) – 53 voltas em 1h30m53s427
2 – Fernando Malonso (ESP/Ferrari) – a 1s160
3 – FFFFFettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 2s006
4 – Canguru Uéba (AUS/Red Bull-Renault) – a 8s071
5 – Luisinho Cirilo (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s268
6 – Ainda o maior campeão alemão (ALE/Mercedes) – a 27s120
7 – Felipe Capelletti (BRA/Ferrari) – a 28s240
8 – Chesperito Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 39s377
9 – Vitaly e sua moto (RUS/Renault-Lotus) – a 42s607
10 – Nico Rosbife (ALE/Mercedes) – a 44s322
11 – Adrian Sutileza (ALE/Force India-Mercedes) – a 54s447
12 – Paul di Fora (ESC/Force India-Mercedes) – a 1m02s326
13 – Koba-san(JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m03s705
14 – DJ Suari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 1m04s194
15 – Padre MaldAnado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1m06s623
16 – Bruno Lalli (BRA/Renault-Lotus) – a 1m12s628
17 – Barrica (BRA/Williams-Cosworth) – a 1m14s191
18 – Heikki Kovalento (FIN/Lotus-Renault) – a 1m27s824
19 – Jarno Truly Madly Deeply (ITA/Lotus-Renault) – a 1m36s140
20 – Mult G-Lock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Jerônimo do Ambrósio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth) – a 2 voltas
22 – Daniel Ricardão (AUS/Hispania-Cosworth) – a 2 voltas
23 – E vamo com o calhambeque (ITA/Hispania-Cosworth) – a 2 voltas

Não completou:
Galvão Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 42 voltas/roda solta

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m36s568, na 52ª

Publicado em outubro 9, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 42 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Campeonato de Pilotos:

    1 Sebastian Vettel 324
    3 Jenson Button 210
    2 Fernando Alonso 202
    4 Mark Webber 194
    5 Lewis Hamilton 178
    6 Felipe Massa 90
    7 Nico Rosberg 63
    8 Michael Schumacher 60
    9 Vitaly Petrov 36
    10 Nick Heidfeld 34
    11 Adrian Sutil 28
    12 Kamui Kobayashi 27
    13 Paul di Resta 20
    14 Jaime Alguersuari 16
    15 Sergio Perez 13 (+1)
    16 Sebastien Buemi 13 (-1)
    17 Rubens Barrichello 4
    18 Bruno Senna 2

    19 Pastor Maldonado 1

    ========================================

    Campeonato de Construtores:

    1 Red Bull-Renault 518
    2 McLaren-Mercedes 388
    3 Ferrari 292
    4 Mercedes 123
    5 Renault 72
    6 Force India-Mercedes 48
    7 Sauber-Ferrari 40
    8 Toro Rosso-Ferrari 29
    9 Williams Cosworth 5

  2. Foi legal acompanhar a corrida juntos, valeu CASA!!!

  3. No final de semana em que se completaram 20 anos do último título do Brasil na formula 1:
    (a) O Brasil perdeu para a Alemanha o segundo lugar no numero de títulos mundiais na categoria (aliás, salvo engano, até o ano retrasado, o Brasil era o país com o maior número de campeonatos mundiais de formula 1, posto que ocupava há não sei quantos anos);
    (b) Dos brasileiros participantes, o único a pontuar foi o futuramente desempregado Felipe Massa, em um modesto setimo lugar com a ferrari;
    (c) Todos os brasileiros ficaram atrás de seus respectivos companheiros de equipe;
    (d) Todos os brasileiros que participam da categoria estão correndo o sério risco de ficarem a pé em 2012 ou 2013;
    É meus caros, a zica ta feia! Quem poderia imaginar, há 20 anos atrás, quando Senna conquistou o tricampeonato, que aquele seria o último suspiro de alegria da torcida brasileira na formula 1 e que, a partir dali, somente acompanhariam as corridas aqueles que realmente gostam de automobilismo, sem nenhuma pretensão de torcer por este ou aquele piloto? Quem poderia imaginar que, depois daquela escapada do Mansell e do grito de alegria da galera, a McLaren iria se tornar um carro sofrível no ano seguinte, que o Senna morreria logo depois e que o Brasil não faria novos pilotos campões? Se voltassem no tempo e dissessem para as pessoas, lá naquele final de semana de 1991, que isso tudo iria acontecer, acho que ninguem acreditaria.
    Enfim, coisas da vida!

    • O mundo da várias voltas…

    • Se o FFFFettel,conseguir o tri,só sei de uma coisa
      O GB vai cortar os pulsos.

      • imagina o que vai acontecer se ele conseguir o octa

      • Hepta ????
        Octa ????
        Calma lá, galera !!!!
        O Véttel é um bom piloto… Mas o carro esta dando uma força muito grande… 60% desse título é do tio Adrian !!!!
        Falavam a mesma coisa do Alonsito… E o cara empacou nos 2 títulos… E não ganha nada a 5 anos… E olha que passou por Mc Laren… Renault e Ferrari…
        Ninguem garante que a RBR vai continuar dominando… Ou que o tio Adrian não vá se aposentar… Ou que a Mc Laren não tire um super carro da cartola… Ou que o mundo não acabe em 2012…:mrgreen:

        Abraços,

        • Gosto do Vettel, mas concordo com você, Telo. E a Red Bull não tem a FIA e a FOM em seu favor, além de que existem boas equipes com ótimos pilotos na disputa. Não há hegemonia como houve em outros tempos e sim uma superioridade marcada por detalhes. Detalhes importantes, fundamentais, mas apenas detalhes. Lobby é outra coisa, uma coisa que vimos quase afundar a F1, aliás, um problema que ainda deixou estigmas profundos na categoria, vícios herdados que, sendo coerente, nasceram antes do domínio da Ferrari e de Schumacher nos anos 2000, na era Balestre.
          Hoje temos um esporte viciado, quase tão podre quanto o futebol, com a diferença de que ainda é possível dar um chute numa mega-montadora (Toyota), comprar o espólio por um centavo, aparecer com um difusor de dois andares no bolso (tanx Trapizomba) e abocanhar um título improvável, coisa que jamais seria possível no calccio com, por exemplo, o glorioso 14 de Julho de Santana do Livramento, o primeiro rubro-negro do Brasil, ou mesmo uma repetição do maracanaço em 2014 (os cartolas da Fifa não deixariam), embora já tenha lido por aí que a imprensa gelatinosa do Brasil está se borrando de medo do renascimento das cinzas da celeste (4º lugar no ranking da Fifa), justo quando a copa voltou às terras tupiniquins.

          • Infelismente vai dar Messi em 2014 dentro do Brasil. E o GB que gosta de dizer que ganhar da Argentina tem um gostinho especial vai se aposentar tendo que engolir. Terrível, mas é o que se avizinha.

  4. Mas vendo o título do Tião FFFettel,e a péssima fase dos 3 pachetas (Pachecos + Patetas),mais a atual fase do automobilismo nacional,eu não dou 3 a 5 temporadas para RG de TV,parar de transmitir a F1.

  5. Eduardo Casola Filho

    Eu acho que esta teoria apocalíptica está indo longe demais. O momento é muito ruim, mas acho que as coisas podem melhorar. se houver um tratamento sério para a categoria. É difícil pelo poder político instaurado, mas não é hora de jogar a toalha!

    • Casola, o tal “poder político instaurado” traduzindo seria = ma’ vontade com o esporte. Ou me traz lucro ou eu quero que se f***.

      • As temporadas de 2006, 2007 e 2008, na minha opiniao, foram boas. Acho que seria uma tentativa valida resgatar as regras antigas (anteriores a 2009).

        • AMigo,

          As duas últimas temporadas foram boas… Apesar do somínio de uma equipe as corridas foram de bom nível !!!
          Estou gostando da F1… Não sou da pachecada que, precisa da vinheta do “Brasil-sil-sil” para assistir…

          • é verdade…foram boas…

            Mas…bem, pelo menos eu que sou dinossauro do rock, e me acostumei a ver temporadas em que o campeão ganhava 5-8 corridas no máximo, a coisa era MUITO mais equilibrada. Piquet foi campeão em 81 e só venceu 3 vezes (foram 15 corridas)! O #2 colocado, Carlos Reuteman, ganhou 2; o #3 colocado, Alan Jones ganhou só 2 corridas tb…Em #4 veio o Jacques Laffite, que tb ganhou só 2 corridas. Pasmem, o #5 colocado,Alain Prost, ganhou 3 corridas como Piquet e ainda assim ficou em quinto. Era emoção pura. Cada corrida ganhava um devido a diferença de estilo de pilotagem x adaptação à pista. Soma-se à isso problemas mecânicos esporadicos (com todas as equipes), temperatura e condições climáticas da corrida, e podemos imaginar o que era uma corrida de F1 naqueles tempos.

            Fica um gosto estranho, ainda mais depois daquela espirrada que o Vettel deu na primeira vez que levou pressão de alguem…Ficou feio pra ele.

            Com todo o respeito, esse garoto ainda tem que provar pra mim que ele é realmente o rei da dedada. Tem que mostrar que é bom mesmo, como classificar uma Andrea Moda da vida…😉

          • Trapi, ele já fez barba, cabelo e bigode com um Toro Rosso, vencendo uma corrida inclusive antes da Red Bull..na chuva e em Monza. Isso não é pouca coisa não.

      • Eduardo Casola Filho

        Acho que o problema não seria só má vontade, pois isto ocorre com outros espertes também. Se não fosse pela popularidade, nem o futebol estaria seguro. (Se é que tá?)

      • É amigo, o “poder político” está rifando o grandioso autódromo de Jacarepaguá por uma promessa furada de Deodoro.
        Temos que torcer pro caneloni não perder a motivação e segurar a fórmula future por uns bons tempos no Brasil.
        Mas tenho esperança que algum dia vai aparecer algum novo dirigente criando (ou recriando) categorias escola com custos acessíveis para recomeçarmos a reescrever nossa história no automobilismo mundial.
        Como esperança, não nos esqueçamos do Pietro, ele tem pedigree.

  6. Paul di Resta é bom piloto.

    Vejam o que ele já conseguiu.

  7. Verdade, vencer em Monza, com uma STR é algo corriqueiro na Formula 1 atual

  8. Senna Simply The Best

    Vettel disse uma coisa muito interessante:

    http://esportes.br.msn.com/f1/artigo.aspx?cp-documentid=30944579

  9. Esse povo viaja na maionese, meu Deus!!!

  10. Dedada dupla!!!! A cara do bochecha é de: Chupem seus trôxa!!!!

  11. PS: Triste ver que alguns pilotos, independente de sua nacionalidade, se relegam a capachos, como Webber e Massa, vivem assim e se conformam com isso. E feliz em ver que outros provam seu valor, como Button e trazem as coisas a seu favor, deixando assexuados como o Luisinho se ferrarem sozinhos.

  12. Fim de semana de consagração de Vettel… Nada melhor do que voltar com as efemérides…

    Hoje é aniversário de David Lee Roth, eterno vocalista do Van Halen e um dos primeiros “posers” do rock bagaceira dos anos 80…
    Parabens “Barbie” !!!

    Hoje também é aniversário Mike Malinin, baterista do Goo Goo Dolls uma das principais bandas que surgiram no movimento pós-punk…

    E para fechar em grande estilo… Também é aniversário de Dean Roland… Guitarrista e fundador do Collective Soul… principal banda do movimento pós-grunge….

  13. Eduardo Casola Filho

    E essa que a TV japonesa perdeu? Foi talvez o melhor da corrida!

  14. Eduardo Casola Filho

    Ó não é pra ninguém sair de cena!😛

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5402132-EI17068,00-Veja+motivos+para+continuar+acompanhando+a+Formula+em.html#tphotos

  15. Quem vai precisar de psiquiatra agora vai ser o GB e o Malonso
    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5405251-EI17068,00-Ferrari+aceitaria+ter+Hamilton+para+o+lugar+de+Massa.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: