Pilotos Célebres – Alessandro Zanardi


Por Eduardo Casola Filho

Uma história e tanto

A história deste bolonhês na F1, não foi de grandes feitos. Mas para o automobilismo mundial, o nome de Alessandro Leone Zanardi, ou na terra do Tio Sam, Alex Zanardi, é importante.

Nas categorias de base, o de sempre. Um título aqui, outro campeonato acolá, passagem na Fórmula 3000, até a F1 abrir suas portas. Eddie Jordan estava á procura de dinheiro para alguém ficar no carro 32, que fora do detido Bertrand Gachot, do calouro Michael Schumacher e do esforçado Roberto Pupo Moreno. O italiano entrava no histórico GP da Espanha, na estreia do horrível circuito de Montmeló, apesar da primeira corrida ser legal. Alcançou dois nonos lugares, mas passou longe dos pontos.

1992 foi outro ano no banco de reservas, só três aparições pela Minardi onde só se classificou para o GP da Hungria, que não terminou. Mas em 1993, teve mais chances. Estava a bordo de uma Lotus, ao lado de Johnny Herbert. O italiano teve o seu melhor ano da F1, onde somou seu único ponto na carreira, no épico GP Brasil.

Carona para Berger em 1993

Esteve perto também em Donnington Park e Mônaco, mas no fim do ano, foi substituído por Pedro Lamy. Zanardi teve outra chance, no ano seguinte, a partir da corrida de Barcelona.  Mas com um carro muito ruim e a tradicional equipe de Colin Chapman agonizando, pouco pode fazer, com isso, resolveu sair da categoria, após um ano sabático, rumou para o eldorado dos States, rumo a Indy.

Correndo pela Chip Ganassi, demorou para engrenar, foi vencer sua primeira corrida na última etapa do ano, em Laguna Seca, mas uma vitória especial. Superou Bryan Herta na última volta com uma manobra sensacional no Saca-Rolha, a curva mais desafiadora da categoria.

Esta vitória lhe deu moral nos anos seguintes, onde foi soberano nas duas temporadas seguintes. Ganhou mais 11 vezes durante 1997 e 1998, sendo uma sequência de quatro seguidas no bicampeonato, recorde igualado de Al Unser Jr. Somou a maior quantidade de pontos da era CART em uma temporada (285, na temporada 98).

O auge do italiano

Com este desempenho, a Fórmula 1 voltou a sua vida, assinando com a Williams. Sua passagem foi trágica, levou um baile de Ralf Schumacher, nunca andou perto dos ponteiros, terminou o ano zerado, uma decepção total, ter saído dos Estados Unidos foi um grande erro.

Um grande erro

Fez a mesma estratégia da primeira passagem. Um ano de folga e o retorno em 2001, pela modesta Mo Nunn Racing. A temporada era muito fraca, com um carro cheio de problemas, parecia que o italiano havia desaprendido a guiar. Mas ele estava disposto a reagir.

A CART desembarcava pela primeira vez na Europa para correr no oval alemão EuroSpeedway Lausitz, o ambiente não era nada bom, devo aos atentados de 11 de Setembro ocorridos 4 dias antes da corrida. Muitas homenagens às vitimas e um clima de consternação no autódromo.

No entanto, Zanardi, ao lado do companheiro de equipe, o brasileiro Tony Kanaan, faziam as suas melhores corridas no ano, com os dois andando sempre entre os ponteiros. Há treze voltas do fim, Alessandro vai para os boxes e a equipe se enrola toda, jogando fora a possibilidade de vencer, mas o pior estava por vir.

Na saída do pit, com os pneus frios, Zanardi tentou acelerar para retomar, perdeu o controle do carro e escapou para dentro da pista. O canadense Alex Tagliani não teve tempo de desviar, acertando em cheio o carro do italiano, dividindo-o ao meio, via-se sangue saindo do corpo do piloto. Horas de drama e angústia para todos no local. Outra tragédia a se suceder.

Alessandro Zanardi venceu a batalha da vida, sobreviveu milagrosamente, mas acabou sem as pernas. Seria este o fim de uma carreira que, apesar dos altos e baixos, teve suas glórias? Não!

No ano seguinte, uma justa homenagem no circuito germânico, com um carro adaptado, o bolonhês deu as voltas que faltavam para terminar a corrida anterior. Um momento de grande emoção.

No WTCC

Mesmo sem as pernas, mostrou que o automobilismo é sua paixão. Correu 5 anos no WTCC pela BMW, ganhou 3 corridas e chegou a andar num F1 da montadora em 2007. Manteve a forma física e partiu para outros esportes. Em 2010 ganhou a maratona paraolímpica de Roma, com mais de 2 minutos de vantagem ao segundo colocado. Ainda almeja mais para carreira, é cogitado para correr a etapa de Las Vegas da Indy, que dará 5 milhões de dólares ao vencedor, mas a sua meta é disputar as Paraolimpíadas de 2012, em Londres.

Mas seja o que fizer, Alessandro Zanardi superou as dificuldades e tornou-se um vencedor, seja nas pistas, seja na vida. Um piloto célebre!

Realmente um vencedor!

Publicado em setembro 13, 2011, em Automobilismo, F1, Pilotos Celebres e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    E celebrar a Miss Universo made in Angola!😀

    Merecido para a Leila Lopes (não é a professorinha), mas é realmente digna do prêmio.

    E a brasileira subiu ao pódio, já foi melhor no ano que o Felipe Massa!😈

  2. Eddie Irvine, para quem não sabe, o ex-piloto mais rico de todos (fez muita grana na área imobiliária), disse que o Queixaba não deveria ter voltado, e disse tb que a Mercedes deveria ter investido num piloto mais jovem:

    http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/volta-de-schumacher-e-uma-perda-de-tempo-diz-irvine/n1597205760038.html

    Concordo plenamente!

  3. Caminhão Volvo (híbrido) VS Ferrari
    Parece até loucura. Tentar disputar uma arrancada contra uma Ferrari com um Volvo Híbrido é contar muito com o seu veículo.
    O Volvo verde da imagem abaixo é o Mean Green, que na verdade é uma conversão de um caminhão Volvo comum, e foi apresentado durante o Trucking Festival, na Suécia. Ele foi especialmente projetado para quebrar o recorde de velocidade máxima para caminhões híbridos.
    Ele possui um motor a diesel 16 litros bi turbo, capaz de fornecer 1.900 hp e 509,9 kgfm (é sério), e ainda um motor elétrico de 200 hp e 101,9 de torque.
    Volvo devidamente apresentado, vamos a disputa. Quem você acha que vence ?

  4. A Infiniti,marca do grupo Nissan-Renault que patrocina a Red Bull,lançou um carro com a Impressão Digital do Procotologista da Brahma

  5. Esse daí é fera!

  6. Zanardi…eu me lembro mt bem dele. O acidente interrompeu uma carreira mt brilhante. São os azares da vida pra cima de alguns. Pq não acontece com o choronso? Tem que pegar o zanardi, o kubica, o Piquet na Indy e o Filipe Basta no auge da carreira (a mola na testa). Lamentável.

  7. Vamos as efemérides musicais…

    Hoje é aniversário de Tim Owens, substituto de Rob Halford nos vocais do Judas Priest… Detalhe que o cara era “só” fã da banda e acabou vocalista… Tão surreal que virou até filme…

    • Essa foi só a “banda de abertura”…
      Porque hoje é um dia especial… Afinal também é aniversário do mestre David Scott Mustaine… Lider, guitarrista, vocalista do Megadeth… Dave é precursor do trash metal e foi eleito, em 2009, o melhor guitarrista de metal de todos os tempos
      Causou um racha definitivo no heavy metal ao deixar o Metallica e fundar sua própria banda…
      Vida longa ao Mestre !!!!

  8. E falando em mito… Hoje também é aniversário do ídolo maior Koba-san
    ハッピーバースデーコバ (Apertem a tecla SAP :mrgreen:)

  9. E as efemérides não são feitas só de alegria…. Afinal faz 15 anos que uma briga de rapper da costa leste versus rappers da costa oeste tomou dimensões insanas e levou Tupac para o lado de lá… E tempos depois, numa vingança de seus parceiros, mandaram seu algoz Notorius Big para dazer companhia a ele… Porem, diz a lenda que, 2Pac esta na Jmaica aproveitando sua fortuna, suas mulheres e rindo da cara dos inimigos… Afinal ele é o artista que mais lançou discos depois de sua “morte”

  10. Eduardo Casola Filho

    Carro do FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFettel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: