Primeiro Match Point em Singapura


Por Eduardo Casola Filho

Hoje foi a mão inteira...

Em uma corrida cheia de alternativas, Sebastian Vettel abocanhou mais uma vitória e está muito perto do bicampeonato. Para ser campeão, basta vencer em Singapura, com Alonso chegando de quarto para baixo e com Button e Webber não sendo o segundo colocado que a taça é dele.

Na corrida de hoje, o alemão teve problemas no começo da corrida, com a grande largada de Fernando Alonso, pulando na ponta. O Bochecha foi pra cima após a saída do SC e passou com roda na grama e tudo mais. Uma linda manobra!

O SC foi provocado por Vitantonio Liuzzi, que rodou com a HPV na grama e fez um strike (daqueles de boliche) na primeira chincane, limando da corrida Nico Rosberg e Vitaly Petrov. e atrasou a corrida de Bruno Senna, Rubens Barrichello e Kamui Kobayashi. Uma cagada homérica!

A lambança da largada

Quem se deu bem na história foi Michael Schumacher, pulando para terceiro, teve uma dura batalha com Lewis Hamilton. Segurou Luisinho como pode, botou o Cirilo na grama. Jenson Button se aproveitou da encrenca e passou os dois com maestria. Hamilton demorou mais de 30 voltas mas passou antes da Variante Ascari.

Button se aproveitou da melhor adaptação do pneu duro e foi para cima de Alonso, passando o asturiano. Chegou em segundo, mas prova que fica melhor a cada ano, andando muito o campeão de 2009. O espanhol fechou o pódio para a festa dos tifosi, que entendem que foi o máximo que dava mesmo. Hamilton ainda deu um aperto no fim, mas o inglês ficou apenas em quarto.

Schumacher em quinto, mostra finalmente que voltou à F1 mesmo. Mostrou perícia na briga com as McLaren, andou com a competência de um heptacampeão. Mesmo não tendo um equipamento à altura, fez o dever, atuando com competência. O alemão voltou!

Felipe Massa fez apenas o feijão com arroz. Foi prejudicado pelo toque com Mark Webber, mas se recuperou bem. Normal para o seu desempenho. Já o australiano, não conseguiu fazer a Parabólica com o bico quebrado, ficou por lá e pela primeira vez no ano um carro da turma dos energéticos não chegou ao fim.

Falando dos demais pontuáveis. Toro Rosso colocou os dois carros nos pontos, com Jaime Alguersuari num excelente sétimo lugar passando nos pontos Sebastien Buemi, também ficando bem na briga pela vaga na equipe em 2012. A Toro Rosso também entra na briga pela sexta posição no campeonato. Nesta situação a Force India passou a Sauber, com o oitavo lugar de Paul Di Resta. A equipe do tio Peter teve os dois carros fora da corrida e mostra uma queda de desempenho alarmante, ainda mais que a posição do campeonato vale grana da FOM. Abre o olho tio Peter!

Boa Lalli!

E Bruno Senna? finalmente chegou lá. Escapou da encrenca mas perdeu tempo, passou para os pneus macios e foi passando os adversários. Uma bela manobra em cima de Buemi no fim da corrida e o nono lugar, com os dois pontos, os primeiros da carreira. Valeu a pena. Parabéns ao Primeiro-Sobrinho!

Rubens Barrichello ficou encaixotado na chincane da primeira volta e tentou a recuperação. Quase acertou Jenson Button na entrada dos pits, chegou em décimo-segundo atrás de Pastor Maldonado. Não vai agradando e a sua situação em relação a renovação só complicando.

Fechamos com duas três gotas:

-Jarno Trulli renovou com a Lotus por mais um ano. Lá vai o italiano se segurando, mesmo que o carro não seja o melhor.

-Renault/Lotus avisa que Robert Kubica pode voltar em outubro a testar pela equipe. Toda a nossa torcida pelo retorno do Polaco às pistas.

-Liuzzi levou 5 posições de penalização para o grid de largada em Singapura, pela bobagem que fez. O que não muda nada na sua situação de grid.

Classificação da corrida:

1 – Sebastian FFFFFFettel (ALE/Red Bull-Renault) – 53 voltas em 1h20m46s172
2 – Jenson Lyons Butão (ING/McLaren-Mercedes) – a 9s590
3 – Festa di tifosi garantito (ESP/Ferrari) – a 16s909
4 – Luisinho Cirilo (ING/McLaren-Mercedes) – a 17s471
5 – A alemão voltarrrrrrr! (ALE/Mercedes) – a 32s677
6 – Felipe Rigatone (BRA/Ferrari) – a 42s993
7 – DJ Suari, agora com CD (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
8 – Paul di Fora (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
9 – Primeiro-Sobrinho (BRA/Renault-Lotus) – a 1 volta
10 – Galvão Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
11 – Bispo MaldAnado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1 volta
12 – Barrica (BRA/Williams-Cosworth) – a 1 volta
13 – Heikki Kovalento (FIN/Lotus-Renault) – a 1 volta
14 – Jarno Truly Old (ITA/Lotus-Renault) – a 2 voltas
15 – Mult G-lock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) – a 2 voltas

Não completaram:
Daniel Ricardão (AUS/Hispania-Cosworth) – a 14 voltas/se arrastando
Chesperito Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 21 voltas/mecânico
Kamui Koba-san (JAP/Sauber-Ferrari) – a 32 voltas/mecânico
Adrian Sutileza (ALE/Force India-Mercedes) – a 44 voltas/mecânico
Canguru Perneta (AUS/Red Bull-Renault) – a 49 voltas/acidente
Jerônimo do Ambrósio (BEL/Marussa Virgin-Cosworth) – a 52 voltas/mecânico
Vitaly de luto e sua moto (RUS/Renault-Lotus) – a 52 voltas/acidente
Nico Rosbife (ALE/Mercedes) – a 52 voltas/acidente
Mais fácil as curvas da estrada de Santos (ITA/Hispania-Cosworth) – a 52 voltas/acidente

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m26s187, na 52ª

Publicado em setembro 11, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 43 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    FIA libera testes no meio do ano a partir de 2012, as equipes aprovaram!

    http://tazio.uol.com.br/noticia/equipes-aprovam-teste-no-meio-da-temporada-diz-site

    P.S. faltam 2 para os 6000 comentários!

  2. Po, hoje nao teve o dedo?😮

  3. Esse carro da RBR tem treta…Como e’ que os caras com motorzinho renault conseguem tamanha vantagem?

    Sei nao, mas acho que ai tem…

  4. Gonçalves, em mais um momento lamentável, demonstra ciúme e despeito (nas entrelinhas) em relação aos primeiros pontos de Bruno Senna:
    – O Bruno está começando, tem carro bom, tem de aproveitar essas pistas em que o carro dele anda bem. Está de parabéns, foram bons primeiros pontos. Na minha época, tinha de chegar em sexto para marcar pontos (risos) – brincou Rubinho, que pontuou pela primeira vez no Japão, em 1993, no seu 15º GP.
    Já o Massa tomou as dores do Primeiro-Sobrinho e deu uma bordoada (de leve) no Barrica:
    – Não tem essa história de meu tempo. Ele marcou o ponto e merece. Praticamente na segunda corrida que ele faz num carro de Fórmula 1, porque no ano passado ele praticamente corria em outra categoria. Merece todos os parabéns e a força de um amigo, concorrente e brasileiro que está torcendo. Ponto é ponto e merece um grande aplauso!

  5. Acho que Barrichello é mitomaníaco.

    • Nada, ele é normal. É que o normal dele é falar bobagem. Ah, e o máximo que ele poderia fazer era largar entre 13º e 15º pq o carro…patatipatatá…aprendeu a falar lulês e tem argumento para tudo. Só não dá pra ficar sem rir. Dá-lhe barrica ciumento.

  6. Eduardo Casola Filho

    Essa é do Twitter do site WTF1

    “Giving Tonio Liuzzi a five-place grid penalty is like banning Bernie Ecclestone from playing professional basketball”

    Traduzindo: Punindo o Liuzzi com 5 posições no grid é que nem expulsar o tio Bernie de time de basquete!😆

  7. Po Casola, tu mudou o meu texto no final…O Liuzzi fez sim uma CAGADA monumental..

    Mas tudo bem:mrgreen:

  8. Bruno Senna “O novo Damon Hill” ?

  9. Melhor momento da prova foi o strike do Robertão na largada.

  10. Vettel é foda…”Por fora na primeira de Lesbo?!” (tanx GB)

  11. Hoje faz 8 anos que um dos grandes passou para o lado de lá… E foi tocar com seus amigos Buddy Holly e Elvis…
    Jonhiy Cash teve uma vida conturbada… Drogas… Bebidas… Prisões… Que só contribuiram para melhorar suas músicas !!!

  12. E hoje é aniversário de Roger Moreira… Líder, letrista e guitarrista de umas das grandes bandas da história do rock nacional…
    Pelo seu estilo irreverente e letras de duplo sentido… O Ultrage sempre sofreu preconceito pelos “pseudo-intelectuais”… Mas é surf music da melhor qualidade, entendido por poucos, afinal Roger tem um QI de quase 140…
    Parabéns Róger…. Vida longa ao Ultrage !!!!

  13. Penso que os testes deveriam ser realizados nas quintas-feiras ou nas segundas feiras de algumas corridas(3/4) durante o ano, economizando dinheiro com logistica etc…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: