Truques – Quando a Performance Vale Mais Que a Segurança.


Adrian Newey

Negócio foi o seguinte:

Vamos imaginar a seguinte perspectiva: Como ganhar um jogo extra de pneus macios novinhos?

Que tal essa: Vamos equipar o carro com pneus macios e acertar o carro pra voar. Vamos também descambar o angulo dos pneus um pouquinho pra dentro, forçando a parte de fora do composto. Isso ajudaria bastante o torque dos carros nas curvas. Ápos a classificação, com a pole garantida, a gente vai pra Pirelli e mostra os pneus estraçalhados e com bolhas na parte de fora do composto. Alegamos que aqueles compostos específicos vieram da fábrica com defeito. Daí a Pirelli teria que repor os pneus defeituosos por pneus novinhos em folha. Gênio!

ralados...

Pois quase aconteceu nesse GP da Bélgica. A RBR alegou um desgaste anormal no anel externo dos pneus. Os compostos mostravam até bolhas, típicas de um composto mal feito. A RBR pediu um jogo de pneus macios novos, o que foi vetado pela FIA e pelas outras equipes. O motivo do veto foi que a Pirelli descobriu que as bolhas nos pneus foram causadas por um descambamento excessivo dos carros da RBR. Tanto o carro do Vettel como o carro do Webber, apresentavam um descambamento (é assim que se fala “camber”?) acima dos 4 graus recomendados pela Pirelli.

A Pirelli recomendou a RBR que ela diminuisse a cambagem (ah, o certo é cambagem, thanks FG) de volta aos 4 graus recomendados por ela, mas para isso os RBR teriam que largar do pitlane, uma vez que é proibido pela FIA que os carros mudem a cambagem ápos a classificação…

Hm, então o que fazer?

"Segura firme..."

Pois Adrian Newey & co. decidiram arriscar a vida dos pilotos e mandar os carros para pista com a cambagem excessiva mesmo, que se dane…Uma decisão mesquinha, no mínimo.

“As equipes têm a capacidade de largar do pitlane com diferentes set-up e um novo conjunto de pneus, que foi uma opção que eles [Red Bull] decidiram não seguir -. Mas que é, obviamente, uma prerrogativa das equipes em tomar as decisões . O problema que temos, é claro, é que nosso nome está no lado dos pneus e temos que viver com isso.”, disse Paul Hembery, diretor da Pirelli.

Newey disse que teve medo durante a corrida: “Foi uma das minhas corridas mais assustadoras”. Pois é, Adrian… “Fiquei preocupado com os pilotos, mas aliviado que tudo correu bem.”. É, Newey…Porque não pensastes nisso antes? Porque voce não pensou primeiro na segurança dos pilotos?

Segurança x Performance. A RBR escolheu performance.

Senna ainda tinha lenha pra queimar...

Ainda bem que todos acabaram inteiros. Mas Newey tem que rever seus conceitos extremistas. Não é a primeira vez que isso acontece. Senna morreu num de seus carros…Tudo bem, não querendo comparar ou culpar ninguem, mas depois de tal episódio, Newey poderia pelo menos ter aprendido alguma lição com relação à segurança dos pilotos. O público se amarra em ver batidas, fogo, etc…Mas o público não gosta de ver excelentes pilotos morrerem por buscar uma performance acima do real…Jochen Rindt, Senna e Giles Villeneuve, só pra citar alguns pilotos que eu gostaria de ter visto correr mais…

Seb e Uéba ainda estão entre nós…

Ainda bem…

por Trapizomba, o seguro

Publicado em agosto 30, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Quero ver o que vão dizer agora, que a Red Bull é isso e aquilo, que é uma equipe moderna, que é uma equipe queluta por uma nova F1… Se fosse a Ferrari que fizesse uma coisa dessas, o mundo iria cair de pau nos italianos, mas como foi a queridinha do momento, eles são chamados de gênios… Sinto muito mas quero que a Red Bulling se f…

  2. Camber é Cambagem (angulo dos pneus em relação ao solo). No caso da RBR no domingo ele estava muito negativo, dando mais aderência nas curvas mas gastando demais o lado interno dos pneus.

    Só explicando: cambagem negativa os pneus ficam assim / \ olhando de frente pro carro. Cambagem positiva (raramente usada em corridas) os pneus ficam assim \ /.

    Que corrida essa de Spa, hein? Pista boa é pista boa, não tem jeito…

    Abraços

  3. Quer texto besta.

    Vale a dica que os dois pilotos aceitaram correr assim. Eles tinham a opção de não correr, assim como todos os outros que morreram correndo tiveram.

  4. “Segurança”…taí uma palavra que me deixa cada vez mais enjoado…eita mundinho chato do caralho.
    (“Você precisa é de pneu que lhe dê segurança, senão você dança…senão você dança…”)

  5. Eduardo Casola Filho

    No baile de máscaras da F1, a turma dos energéticos não está colocando a cola direito, pois esta máscara insiste em cair.

    No fim, a verdade é que não tem nenhuma equipe santa no grid. É a lei de Gerson a favor e que a Lei de Murphy passe longe da gente, embora as coisas não ocorreram exatamente deste jeito.

    Mas arricar com pneu descalibrado em Spa é uma insanidade absurda, imagine se o pneu arrebenta na Eau Rouge, ou na Blandchimnt? (alô Burti)

  6. Pra quem gosta;
    Bugatti Veyron vs Nissan GT-R

  7. Salve, salve galera,

    Porque tanta surpresa ????
    Só mais do mesmo !!!
    Eu sempre disse que, aquele papo de liberarem os pilotos brigarem por vitória era só golpe de marketing… Cada vez mais isso se confirma !!
    Ahhh se fosse o Queixudo ou o Alonsito, ou pior, se fosse Ferrari ou Benetton/Reanult com Briatore…:mrgreen:

    Abraços,

  8. Eduardo Casola Filho

    FIA libera 2 zonas de asa móvel em Monza, uma é na Reta dos Boxes, a outra no trecho entre a segunda Di Lesmo e a Variante Ascari

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/08/fia-confirma-o-uso-de-duas-zonas-de-ultrapassagem-no-gp-da-italia.html

  9. O velhinho entra na farmacia e pergunta:
    – Tem viagra ai Zé…
    ele responde:
    Tem sim, o senhor tem a receita do remédio???
    O Zé se eu tivesse a receita do remédio eu fazia em casa porra!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Trapi, eu assisto F1 falando sozinho. Uma das coisas que falei neste GP foi que a cambagem dos RBR estava excessiva, até parecendo que a suspensão estava danificada por algum “ataque anormal” às zebras. Seu post me confirmou a desconfiança.
    Ah se fosse com o NKV eu já estaria com todas as pedras pra cima dele, mas o Feeeettel é bom companheiro e dá-se um desconto.

    • Pode crer Sydnei, a coisa foi séria. E a decisão de não largar do pitlane foi ainda mais escrabosa… Espero que isso não se repita. Mas o que eu quis mostrar nesse post é que a cambagem excessiva não foi um erro de cálculo da RBR, foi proposital mesmo, para dar mais torque aos carros. K-gada geral!

      Valeu

  11. Após 12 corridas e outra temporada de surra, Massa admite:
    – Bem, é simples. Fernando foi melhor do que eu nesta área. (Fonte: Globo.com de hoje)
    Nesta área???? Bem, acho que ele deve ter se referido à F-1 como um TODO !!!

  12. Se o Nelsão ver essa foto vai processar o Rato por quebra de patente

  13. Nâo acredito que a morte de A . senna tenha sido culpa do adrian newey Mas sim de do meu xara Patrick head e sir Frank willians que autorizaram o serviço . Acredito que pelo fato do carro da willians ter perdido todo aparato tecnólogico ajudou a fraturar a barra de direção pois o carro era muito instável Pois o chassi foi projetado pra trabalhar com suspensão eletronica e coisa e tal e controle de tração derrepente apenas tiram tudo e não mudam o chassi uma total burrice!!!!!!!!!!!! O Volante fazia as mãos de Airton senna esbarrar na parte interna do cockpit agora autoriza com certeza sabia dos risco de uma emenda eu aço aeronautico isso mesmo “aço aeronautico naquela época a f1 não exigia fibra de carbono!!!!!! Detalhe a pericia italiana de cara acusou que a quebra da barra foi o que resultou no acidente fato que a willians nega e sempre negou!!!!!

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