Balanço da Temporada: Equipes


Por Eduardo Casola Filho

Imagem mais vista no ano

Agora chegou a vez de avaliarmos o desempenho das escuderias que estão neste campeonato. Como estão se comportando?

1-Red Bull/Renault (RB7)- 383 pontos – 6 vitórias – 11 poles

Inegavelmente, é o melhor conjunto do campeonato. A equipe tem feito trabalhos impecáveis na maior parte das corridas e o carro é o que há de melhor na questão aerodinâmica, mas teve problemas com o uso do Kers e também não evoluiu tanto como suas rivais nas últimas corridas, mas nesta altura, nada parece deter o bicampeonato da turma dos energéticos.

2 – McLaren/Mercedes (MP4-26)- 280 pontos – 4 vitórias

Desde o começo do campeonato tem sido o principal rival da Red Bull. Consegue uma vantagem técnica com condições de pista mais fria. Quando a pista esquenta, no entanto, o relacionamento com o pneu Pirelli não tem sido dos melhores. Mostrou também uma forte dependência dos difusores sopradores para seu desempenho, tanto que sofreu na corrida sem ele, na Inglaterra. Mesmo assim, diante das adversidades, tem uma dupla muito boa de pilotos que tem feito o seu trabalho regular.

3 – Ferrari (F150th)- 215 pontos – 1 vitória

Começou mal o campeonato, mas o carro evoluiu bem. Apesar de ter apenas um piloto capaz de brigar por vitórias, a evolução da Estaberria de Maranello. Seu trunfo é o sol, quando a pista está bem aquecida, o carro anda muito bem com os pneus aquecidos. Sofre, no entanto, quando enfrenta pistas frias, ou com chuva, perdendo bastante a aderência.

4 – Mercedes (W02)- 80 pontos

A temporada 2011 tem sido pior que em 2010. Em nenhum momento a dupla da Ross Racing chegou a ameaçar o pelotão da frente. tem mais brigado pelos pontos que sobram do pelotão de trás. Além disso a dupla não está nada bem. Sua única vantagem é o uso do motor, que é o mais potente, o que só serve para dificultar a ultrapassagem dos oponentes, pois o carro foi mal nascido.

5 – Renault (R31)- 66 pontos

Começou bem o ano, quando conseguiu dois pódios nas duas primeiras corridas. Porém, foi perdendo rendimento. agora sofre para beliscar uma posição na zona de pontuação, ou uma vaga no Q3. A dupla não demonstra confiança, mostrando que Robert Kubica faz muita falta. Para atrapalhar mais ainda, a grana está em falta em Einstone, o que pode significar um fim trágico para a equipe.

O bolo zsempre recheado

6 – Sauber/Ferrari (C30)- 35 pontos

Levando em conta as equipes médias, a Sauber tem feito seu trabalho direitinho.  Tem o carro que cuida melhor dos pneus e por isso pode arriscar poupar uma parada a menos, dando saltos na classificação. Juntando-se ao fato de ter dois pilotos rápidos e habilidosos, a equipe suíça tem feito seu trabalhomuito bem, dentro daquilo que pode produzir.

7 – Force India/Mercedes (VJM04)- 26 pontos

Tem uma dupla rápida, mas não muito constante, tem um motor que empurra bem, mas tem apenas feito o feijão-com-arroz para pontuar. Mas é aquilo que a equipe de Vijay Mallya pode almejar, embora tomar o sexto posto da Sauber, pois a posição dos construtores libera uma grana a mais quanto mais acima estiver.

8 – Toro Rosso/Ferrari (STR6)- 22 pontos

A equipe de base dos energéticos tem algumas dificuldades em classificação, mas tem ido bem nas corridas, com boas estratégias. A dupla não é nada de espetacular, mas a o carro consegue cuidar bem dos pneus. Talvez a missão seja a mesma da equipe indiana para honrar mais seu desempenho.

9 – Williams/Cosworth (FW33)- 4 pontos

Acho que neste carro, não há nada que se elogiar. Carro mal projetado, motor não ajuda, o Kers é falho e gasta muito pneu. Nesta sina, não há como a equipe do tio Frank sonmhar com muita coisa, só com um 2012 melhor, com um propulsor novo e com mudanças nos recursos humanos da equipe.

10 – Lotus/Renault (T128)- 0 pontos

Fatalmente será a melhor entre as novatas, de novo, e receberá a última fatia da premiação da FOM. Tem mostrado sinais de evolução, já andando em algumas corridas no mesmo segundo de equipes do pelotão intermediário, mas ainda sofre com a baixa confiabilidade. Apesar de alguns céticos, acredito ainda que poderão estar no pelotão intermediário em uns 2 anos, pelo menos.

Eles têm evoluído

11 – Hispania/Cosworth (F111)- 0 pontos

Surpreendentemente, tem evoluído bem para os seus padrões. Em algumas corridas no ano tem andado na frente da Virgin. Agora está sob nova direção, o que pode, por incrível que possa parecer, pode uma gestão dar uma cara de equipe de F1. Mas não vamos nos iludir. A HPV é uma carroça e deve continuar assim um bom tempo.

12 – Marussia Virgin/Cosworth (MVR-02)- 0 pontos

Situação lastimável da equipe de Richard Branson. Em corridas, tem tomado tempo até da HPV.  Já chegou a ficar acima dos 107%. Vendo a canoa furada, já começou a se mexer. Desistiu do CFD  e vai para o túnel de vento. A maior decepção dentre as novatas.

Em breve falaremos dos pilotos! Até lá! Abraço!

Publicado em agosto 16, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 29 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Google Entries:

    porsche 911 branco
    f1 social club
    mike vlcek
    f1 1985 continental
    f1 social
    pirelli drag
    reciprocidade tributaria brasil x uk
    bunda do homem picanha
    jogo de carro anos 80
    nikola tesla the first hidreletrica world

  2. Eduardo Casola Filho

    Jorge Lorenzo estará na Corrida das Estrelas do Felipe. Como o Anti-Rossi se sairá com 4 roda?

    http://tazio.uol.com.br/noticia/lorenzo-e-confirmado-para-o-desafio-das-estrelas/

  3. UM DEVOGADO DUS BÃO

    Dizem que aconteceu em Minas Gerais , em Ubá, cidade onde nasceu o genial compositor Ary Barroso.

    Na cidade havia um senhor, cujo apelido era Cabeçudo. Nascera com uma cabeça grande, dessas cuja boina dá pra botar dentro, fácil, fácil, uma dúzia de laranjas.

    Mas fora isso, era um cara pacato, bonachão e paciente.

    Não gostava, é claro, de ser chamado de Cabeçudo, mas desde os tempos do grupo escolar, tinha um chato que não perdoava. Onde quer que o encontrasse, lhe dava um tapa na cabeça e perguntava:

    ‘Tudo bom Cabeçudo’?

    O Cabeçudo, já com seus quarenta e poucos anos, e o cara sempre zombando dele.

    Um dia, depois do milésimo tapão na sua cabeça, o Cabeçudo meteu a faca no zombeteiro e matou-o na hora.

    A família da vítima era rica; a do Cabeçudo, pobre.

    Não houve jeito de encontrar um advogado pra defendê-lo, pois o crime tinha muitas testemunhas.

    Depois de apelarem pra advogados de Minas e do Rio, sem sucesso algum, resolveram procurar um tal de ‘Zé Caneado’, advogado que há muito tempo deixara a profissão, pois, como o próprio apelido indicava, vivia de porre.

    Pois não é que o ‘Zé Caneado’ aceitou o caso? Passou a semana anterior ao julgamento sem botar uma gota de cachaça na boca!

    Na hora de defender o Cabeçudo, ele começou a sua defesa assim:

    – Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.

    Quando todo mundo pensou que ele ia continuar a defesa, ele repetiu:

    – Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri..

    Repetiu a frase mais uma vez e foi advertido pelo juiz:

    – Peço ao advogado que, por favor, inicie a defesa.

    Zé Caneado, porém, fingiu que não ouviu e:

    – Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.

    E o promotor:

    – A defesa está tentando ridicularizar esta corte!

    O juiz:

    – Advirto ao advogado de defesa que, se não apresentar imediatamente os seus argumentos…

    Foi cortado por Zé Caneado, que repetiu:

    – Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.

    O juiz não agüentou:

    – Seu moleque safado, seu bêbado irresponsável, está pensando que a justiça é motivo de zombaria?
    Ponha-se daqui pra fora, antes que eu mande prendê-lo.

    Foi então que o Zé Caneado disse:

    -Senhoras e Senhores jurados, esta Côrte chegou ao ponto em que eu queria chegar…

    Vejam que, se apenas por repetir algumas vezes que o juiz é meritíssimo, que o promotor é honrado e que os membros do júri são dignos, todos perdem a paciência, consideram-se ofendidos e me ameaçam de prisão…, pensem então na situação deste pobre homem, que durante quarenta anos, todos os dias da sua vida, foi chamado de Cabeçudo!

    Cabeçudo foi absolvido e o Zé voltou a tomar suas cachaças em paz.

    Mais vale ser um ‘Bêbado Inteligente’ do que um ‘Alcoólatra Anônimo!

  4. Salve!!!

    Quero agradecer por mais um post meu aceito pelos cardeais desse blog, pelos comentarios e também pelo aforismo, voltei em grande estilo!!! 😀

    Vamos aos pitacos:

    Red Bulling: Só um milagre tira esse titulo, mas milagres acontecem não é mesmo???
    McLata: Uma dupla de pilotos que realmente é boa, mas nesse caso um deles tem que se destacar logo, se continuarem a dividir as vitorias não vão alcançar o Amarelo Vettel!!!
    Ferrada: É um exercito de um homem só, pois o Sancho Massa não vem bem esse ano, e o carro não ajuda em certos climas, depende muito do talento do Don Fernando de la Mancha…
    Fusca Bala: Os Pilotos estão sofrendo com um carro meia boca, o Vovô Schummy tem o peso da idade e o Rosberg Fêmea… começo a pensar que ele vai ser isso aí mesmo, um piloto comum, nada de espetacular…
    Negrão: Um carro que era bom e ficou ruim, e pilotos que começaram bem e voltaram ao normal… Só o Rally Kubica mesmo pra fazer chover…
    Tio Peter: Carrinho bacana e pilotos talentosos, se continuar assim tem muito a crescer nos proximos anos, pois agora tem bala na agulha pra isso!!!
    Tio Mallya: Um carro meia boca que tem 2 pilotos bons, mas ainda falta algo à eles… Acho o Di Pressa um bom piloto que tem futuro, o Sutil quando parece que vai… num vai, esse alemãozinho é parecido com o Ralf Schumacher!!!
    Touro Indomavel: Não é leão de treino mas anda bem na corrida com muuuuita estrategia e pouco talento de seus pilotos, para uma categoria de base da Red, é muito pouco!!!
    Tio Frank: Tá feia na foto, tem pilotos bons mas o carro é uma bomba, é rezar pro ano acabar!!!
    Kovalento’s Team: Resume-se ao nome que sugeri pra equipe, só tem ele fazendo algo, o carrinho tem evoluido, eles vão chegar lá, só não sei quando…
    HPV: Daniel na cova dos leões e Robertão ao volante de um troço desses…
    Virgin Maria: Desistam caras…

  5. Hispania e Virgin nao estao fazendo a menor diferença no grid. Deveriam sair de fininho ou serem vendidas para alguem com grana p investir e tornar as equipes competitivas.

    O Branson tá mto mão de vaca com o time dele, além disso ainda não fez o voo de sainha conforme a aposta perdida pro Tony.

    • Mas com o Velho Mundo e os States em crise,quem vai querer comprar uma equipe dessas.Seria interessante que a ART,DAMS ou a Addax que são as grandes equipes da GP2,migrarem para a F1,mas temos casos de equipes que fizeram sucesso nas categorias de Base,mas fracassaram na F1,como a Coloni,que hoje só vive no fundo do grid da GP2.Pois temos 3 equipes de fábrica no grid atual.Outra montadora com equipe própria só em 2013 ou 2014,quando os novos turbos irão entrar na categoria.Essa é a Realidade

  6. A McLata, quem diria, solida na segunda posicao por equipes…

  7. Salve, salve galera,

    Boa idéia esse balanço da temporada… Espero que as equipes estejam fazendo isso também para se aproximarem mais ainda da RBR, para termos um fim de temporada mais equilibrado… Já que o título já e do Vettel !!!!
    Não concordo com a maioria que, tenta excluir as nanicas… Deixa os caras ai !!!!
    A F1 sempre foi assim… Aliás todos os esportes tem as equipes grandes, médias e pequenas…

    Abraços,

  8. E como não podia deixar passar… Vamos as efemérides musicais de hoje…

    Hoje é aniversário de James “JT” Taylor… Um dos principais vocalistas do Kool & The Gang…
    Banda mitólogica que, nasceu para ser de Jazz, mas acabou misturando diversos rítmos negros como Funk, R&B e até Disco…
    Celebra “JT” !!!!!

  9. Hoje também é aniversário do mestre Marcelo Nova… Líder de umas das principais bandas de Rock brazuca… Precursor do movimento Rockabilly
    no Brasil e o melhor… Amigo e parceiro do Raulzito !!!!
    Vida longa para o Marceleza !!!!

  10. Hoje também é aniversário da maior pegadinha da história !!!

    Afinal todos sabem que Elvis não morreu… Vida longa ao Rei !!!!!:mrgreen:

  11. Ao postar sobre música, sugiro colocar o ronco de cada motor rasgando alguma reta, para delírio dos ouvidos apaixonados e para memória dos V-8 que se vão tarde. Pensem nisto, mas não vale som onboard. Abração.

  12. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    E no UK:

  13. Hoje a efeméride não é musical, mas é mais que especial… Afinal é aniversário de um dos maiores pilotos da história… E esse nem é ídolo do Ed!!!!:mrgreen:
    Parabéns Piquezão !!!!!!!!!!!! Vida longa ao mestre…

    Momentos impagáveis !!!!!

    Fotos históricas… A de 1:11´´ já virou plano de fundo do meu note…😉

    Última vitória na F1…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: