Balanço da temporada: As novidades técnicas


Por Eduardo Casola Filho

Temporada 2011, cheia de emoções?

Este campeonato de 2011 teve muitas mudanças na parte técnica dos carros. para permitir mais ultrapassagens. Vamos avaliar esta situação.

Kers

Red Bull, Williams e Nissan concordam: Estes pôneis malditos.

Dentre as novidades, o Sistema de Recuperação de Energia Cinética, o Kers foi o menos badalado. Desta vez Mais equipes aderiram ao seu uso. O aumento para 80 cavalos durante seis segundo não tem sido tão decisivo nas disputas por posição..

Mesmo assim ele tem feito algumas mudanças, mas só quando o bendito falha. Assim algumas equipes que tem problemas acabam sofrendo com o uso do aparelho. Exemplos são Red Bull e Williams, que reclamaram bastante este ano a ineficácia da bateria. Neste ponto, suas rivais agradecem, pois facilita as ultrapassagens. Ou seja, quanto mais ineficiente, melhor!

Asa Móvel

Este funcionou

O DRS (Drag Reduction System) Foi a inovação mais polêmica. Todo mundo reclama  que através dele as ultrapassagens se tornaram artificiais. De fato o índice aumentaram muito. Em 11 corridas foram 720 ultrapassagens. O recorde na históira da categora até então era de 666 em 1984, com todas as corridas!

Este recurso diminuiu o drama da baixa estabilidade com o downforce em determinadas pistas. Na minha opinião deixar só um ponto da pista foi o suficiente. Foi uma mudança necessária mesmo. Mas o que realmente revolucionou foi o…

Pneu Pirelli

Deve melhorar em 2012

Após 19 anos, os italianos voltaram a fornecer pneus para a F1. Os pneus que fizeram, pecam pelo baixíssima durabilidade, provocando um aumento significativo de pit-stops. Como a única peça do carro que toca o chão, é a que causa mais diferença no desempenho.

Acredito que hajam pelo menos duas  justificativas pela forma como os pneus se degradam.

-A FIA pediu à Pirelli que os pneus fossem menos duráveis. A antecessora Brigdestone fez pneus resistentes demais, tanto que no GP da Itália do ano passado, Sebastian Vettel só não fez a corrida inteira com um pneu macio, porque a regra exige uma parada. E de fato eles capricharam.

-Segundo relatório da fabricante japonesa, seriam necessários 18 meses de testes para produzir um pneu realmente bom para a corrida. Os italianos tiveram apenas 6 desde a sua escolha até o começo dos testes com a F1. Muito pouco para ter um resultado expressivo.

Claro, apesar da pulga da orelha dos investidores. Há um trabalho duro, com testes usando o Toyota TF109, testado atualmente pelo brasileiro Lucas di Grassi. É provável que em 2012 os pneus estejam mais duráveis e o índice de paradas deve cair.

O que seria ideal, seria o banimento da obrigatoriedade do uso de 2 pneus. assim abriria um leque de opções para estratégias diferentes, com os pneus se comportando fora do normal, as equipes poderiam ter uma situação a cada tática.

Por exemplo no cenário atual, onde os carros tem comportamento diferenciado para cada condição de pista. A Ferrari rende melhor com os compostos mais aquecidos e a pista  em alta temperatura. Já a McLaren melhora quando a pista está bem fria, ou com chuva. é algo que tem afetado nas disputas. Vejamos se estas mudanças permanecerão assim para as próximas temporadas, agora a Pirelli entendendo mais a regra do jogo.

Logo teremos o balança por pilotos e por equipes. É só aguardar!

Informações: Continental Circus e Blog da Julianne Cerasoli

Publicado em agosto 11, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. Realmente a Pirelli ta de parabens!!!!

    Tb concordo com a regra esdrúchula de obrigar a usar dois tipos de compostos. Por mim tinha que deixar as equipas e pilotos escolherem quando vao trocar pneus e quando vao abastecer, além de uma série de outras regras que deveriam ser mudadas.

  2. Tava olhando o “mapa de acesso” que vcs passaram a disponiblizar no blog e vi umas coisas interessantes.
    (a) O blog recebeu mais de 600 visitas em menos de 8 dias. Nada mal.
    (b) Tivemos um visitante da… Angola (?!)
    (c) 17 visitas de Portugal. Acho que os portugas tão gostando do blog, ehehe.
    (d) Uma visita da Inglaterra. Será que foi o Mike?

  3. A proposito, esse aforismo do Stefano Domenicalli sobre o Massa foi o maior “tapa na orelha moral” que eu já vi (e mais merecido, diga-se de passagem).

  4. Salve!!!

    A Pirelli realmente conseguiu fazer as corridas ficarem mais legais graças as geleias que eles fabricaram, e aliado a isso a asa movel que é tão artificial quanto o suco Tang, mas engana que é uma beleza!!!

  5. Cavaleiro que diz ni

    Olah, galera. Esto aqui novamente, mas tenho alguns problrmas aqui, Houston! olto em breve. Abraco a todos.

  6. Pingo!!!!

    Poneymar acelera os touros da Red Bull na Austria!!!!

    http://globoesporte.globo.com/platb/primeiramao/2011/08/12/neymar-em-alta-velocidade/

    Tem nada a ver com F1 mas…

  7. TERREMOTO NO CEARÁ

    O Governo Brasileiro instalou um

    sistema de medição e controle de abalos sísmicos no

    país. O Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar

    em funcionamento, já detectou que haveria um grande

    terremoto no Nordeste.

    Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de

    Icó, no Ceará, com a seguinte mensagem:

    “Urgente.

    Possível movimento sísmico na zona.

    Muito perigoso. 7 na escala Richter.

    Epicentro a 3km da cidade. Tomem medidas e informem resultados.”

    Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

    “Aqui é da Polícia de Icó.

    Movimento sísmico totalmente desarticulado.

    Richter tentou fugir, mas foi abatido a tiros.

    Desativamos a zona. Todas as putas estão presas.

    Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos.

    Não respondemos antes porque teve um terremoto da porra aqui !!!”

  8. HUÁHUÁHUÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: