Danem-se os Dalits


Por Eduardo Casola Filho

Arredores do circuito de Nova Deli

Após o post do Leonardo, onde foi dito sobre o futuro da economia e sua influência no automobilismo. Vi uma reportagem na BBC sobre as obras do GP da Índia, que ocorrerá em 30 de outubro. As obras seguem em ritmo intenso, mas ainda é provável que esteja tudo em ordem dentro da pista. Mas aos arredores, as coisas que vem acontecendo lá são absurdas.

O projeto do autódromo de Nova Deli é semelhante ao de Yeongnan, na Coreia do Sul, fazendo primeiro o circuito, para construir toda a infra-estrutura em volta. A promessa é de ter auto-estrada, condomínio de luxo e hotel cinco estrelas. Só que os benefícios em torno da região não está agradando os moradores.

O lado mais fraco perdendo, como sempre

A ideia é de gênio! As empresas que bancam a construção do Tilketródromo tomaram a posse de moradores do local à força e cercaram com arame farpado. Os aldeões fazem vários protestos, com a polícia abafado os rebeldes, com o uso da força. Um prêmio indesejado para pessoas que vivem lá há séculos e a atual geração se vê desabrigada por conta de perfumaria.

Diante da situação, é feito um esforço para desviar o foco do problema principal. Mas é cada vez visível que a trajetória megalomaníaca de Bernie Ecclestone por lugares sem tradição mostram o quão o vil metal tem valido mais do que a vida humana. Até onde iremos parar com este egocentrismo?

O fato é que a Fórmula 1 não é sustentável para os países e a consequência para os mais humildes é serem capacho dos esnobes VIP’s que vão para assistir a corrida de carros. Onde vamos parar?

Dica do Paulo Alexandre Teixeira, Speeder_76, do Continental Circus.

Publicado em agosto 4, 2011, em Atualidade, Automobilismo, F1, Reflexão e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Começando com 2 gotas:

    Barrichello ameaçado por Sutil e Hulkenberg. Um problemão para ele.

    http://tazio.uol.com.br/noticia/revista-alema-cogita-sutil-e-hulk-no-lugar-de-barrichello

    E Kubica já mexe a mão. Tomara que a recuperação continue forte. força Kubica!

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2011/08/03/kubica-volta-a-movimentar-mao-direita-dedos-e-braco-segundo-jornal.htm

    • Essa situação da Índia já foi abordada aqui no Brasil por uma novela da RGTV em 2009.E a Índia agora forma o trio dos países de Esnobes VIP’s e população pobre que receberam a F1,os outros 2 integrantes,são o Brasil e a Africa do Sul

      • Amigo,

        Essa lista é maior !!!!
        Inclua aí a China, que apesar da economia “forte” tem a grande maioria da população sobrevivendo com salários baixíssimos, passando fome e uma grande quantidade de crianças abandonadas…
        Tem Malasia… Os países do leste EUropeu com suas economias à beira da falência…

    • Copiei e colei o coments abaixo pq achei que tem mt a ver com nosso eterno barrica:
      Williams
      postado:
      05/08/2011 – 11h07
      Williams, quando a gente olha pro carro de vc´s dá vontade de cantar: Pôneis malditos, pôneis malditos, lá,lá,lá,lá,lá,lá;;;;;

  2. “Quanto mais eu me esforço, mais eu me encontro. Eu estou sempre olhando um passo à frente, um diferente mundo para entrar, lugares onde eu nunca estive antes. É muito solitário pilotar num GP, mas muito cativante. Eu senti novas sensações e eu quero mais. Essa é a minha excitação, minha motivação.”
    Ayrton Senna.

  3. Lembro-me que quando da escolha do Brasil para copa do mundo e olimpíadas, assim em minúsculas mesmo, houve um debate acalorado no finado FUK de saudosa memória. Por onde andas rei posto?
    Como ia dizendo, no debate acalorado este aprendiz de escriba aqui defendeu veementemente que o Brasil não precisava de copa ou qualquer tipo de evento para fomentar o desenvolvimento. Bastavam coragem, honestidade, equilíbrio, vontade política e cívica.. O que estes políticos e interessados diretos pregam sobre grandes eventos, é pura falácia e, sem obras., muitas obras, fica mais difícil roubar. Vide o tal ministério dos transportes da “impoluta” presidente dilma que, junto com o seu “clePTocrático” partido e aliados, , estão se borrando de medo de uma CPI dos paclanques da vida. Não eu não sou contra obras, sem elas não se desenvolve um pais, eu sou contra o descaramento e a pouca vergonha e não me venham falar do ah, mas na época do outro… Votou-se nestes que estão ai para melhorar, no entanto…
    Pergunto-me até hoje como devem estar aquelas famílias miseráveis que foram desalojadas de seus barracos e enfiadas em conteiners lá na África do Sul, para se construir um estádio praticamente em frente ao outro…
    Reportagens dão conta que após a copa, embora o turismo tenha aumentado, o desemprego também. Muitas arenas, como Green Point na cidade do cabo, estão `as mocas. Dei-lhe dinheiro público, o paquiderme custou R$ 1 Bilhão. Em Porto Elizabeth depois da Copa não aconteceu um só jogo de futebol, e até as traves foram retiradas, para dar lugar ao rugby, com jogos de sua segunda divisão, e que só aconteceram 11 vezes. Hotéis às moscas, apesar do aumento do turismo.
    Enfim, o que lucrou aquele pais miserável além da “alegria” e visibilidade de sediar uma copa do mundo e um ou outro benefício estrutural como o trem que liga o AEROPORTO de Joanesburgo a Pretória? Porca miséria!
    E o Brasil vai bem obrigado. Licitações oficialmente “debaixo dos panos”, obras 90% atrasadas para provavelmente facilitar a “correria” na hora H. R$ 35 milhões de gastos só para se realizar o sorteio da fifa (minúsculo), que enche as burras, exige o impensável e não paga um centavo de impostos.
    Assim como Tilkitródomos horríveis, caros e imbecis, efetivamente usados uma única vez no ano na maioria dos paises, acho, modestamente que deveríamos pensar mais um pouco em quão triste seria para este pais, quando a história cobrar a conta depois que a festa acabar. Eu não quis entrar no debate ontem, mas eu não me iludo, se os USA quebrarem, muita gente boa vai junto, Brasil inclusive. Dinheiro e miséria não agüentam desaforo! Um dia a casa cai! PRONTO FALEI!
    “”Como mostramos em nosso livro Soccernomics”, em termos econômicos convencionais, receber a Copa não vale a pena. Ela desvia o pagamento de impostos dos contribuintes destinados a outros projetos para um único mês de futebol. EM QUALQUER PAÍS, ESCOLAS E HOSPITAIS OFERECEM TAXAS DE RETORNO MUITO MELHORES. Quanto mais pobre um país, mais verdadeira é essa afirmação. O Brasil sacrificou um pouquinho(?) de seu futuro para ter a Copa de 2014”” By Stefan Szymanski e Simon Kuper. Onde eu assino?

  4. Frase motivacional para suicidas:
    “Se você estiver na beira de um precipício,dê um passo a frente!”

  5. Ontem foi um dia especial das efemérides e hoje não fica nada a dever, pois tem balada forte na casa dos Cavalera, pois é aniversário do irmão mais velho…
    Salve, Max !!!!!
    Três grandes momentos… Três grandes bandas… Trash metal da melhor qualidade !!!!

  6. Salve!!!

    Tudo isso tem um nome… Politica!!! Tanto por parte da FIA como da India, como também é com a Copa do Mundo no Brasil, todos recebem seus agrados, menoa a população…melhor dizendo alguns da população pois os outros ainda se´satisfazem com o famoso pão e circo!!!

  7. Quem é nerd vai gostar da musica feita com os sons de erro do xp

  8. La na India a parada eh mais tensa que aqui!!!

  9. Eduardo Casola Filho

    Alguém viu a panca do Mr. Bean com um McLaren? E olha que ele foi muito bem no Top Gear. Sinistro!

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/08/rowan-atkinson-o-mr-bean-deixa-hospital-apos-acidente-de-carro.html

  10. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    De novo a copa…… de novo Barrica vaimaisuma….

    Da Copa, o plano ficou com a CBF, que erradamente, praticamente deu pra FIFA escolher, e não com foi o Brasil, o Governo Federal ou alguém que realmente representasse ao menos uma face do brasileiro. Escolheram sedes inaptas, claro, são idiotas que nada entendem sobre seu país, nem querem entender, só entendem sobre como faturar num evento específico a cada 4 anos. Sempre, claro, às custas dos Governos, sempre, claro, vendidos ao Comércio.
    Manaus, que é sede escolhida, Cuiabá, Natal, Brasilia não tem quase nada com o Futebol, tão massivamente praticado e aperfeiçoado, estudado e sustentado em outros locais, tb escolhidos como sede, como SP, Recife, Salvador, BH, Portoalegre, Curitiba, Rio, claro…. talvez até em Floripa se saiba e se viva muito mais de futebol so que em Manaus, pô. Ou seja, ferraram tudo, era pra serem só essas últimas que citei, as sedes. O resto, não era pra existir, e esse resto, sim, é sacanagem, e farra com o dinheiro público, mete-mão, roubo, e afins. Era pra cada cidade sede estar considerando pelo menos dois estádios, duas sedes numa cidade. Economizando com transporte, com tudo, colaborando com a cobertura, com a segurança, com a logística, e usando melhor o dinheiro público, e ajudando, incentivando, subsidiando, financiando, que seja sustentando, estádios que ficarão, que continuarão movimentando o mercado do futebol e adjacente ao estádio, e jamais com estádios que provavelmente ao passar da Copa seriam (seriam, pq eu ainda tenho esperanças que desistam de Manaus, Brasília Cuiabá, Natal, e talvez alguma outra q tenha esquecido) dados a algum magnata, talvez russo, ou chines, vai saber, qualquer magnata, que faria lá um Amazônia FC, e já começaria bem, com um estádio FIFA…. tudo as custas do dindin da Nação.
    Não sei aonde foi que entrou o Governo na escolha das sedes, se entrou, foi burro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: