Viradas Históricas – Não à uma série. edição 2011


Virada à paulista

Iria começar uma série – Viradas Históricas…mas não existiram assim tantas viradas que foram históricas. Isso aconteceu algumas vezes na Formula 1, mas não tantas vezes que justificassem uma série.

Mas todas as vezes que elas aconteceram, foram históricas. Eu diria, memoráveis! Isso é o que dá todo o sabor na coisa; não é a quantidade, mas sim a qualidade do acontecido.

Vettel, o proctologista

Venho agora falar sobre o assunto em vista da atual situação em que os pilotos se encontram na classificação do atual campeonato. Vettel segue firme e forte na ponta da tabela e, faltando 8 provas para o fim do campeonato, a peleja parece decidida em favor do Bochecha. São 85 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, seu companheiro (no sentido automobilistico, claro) de equipe, Mark Webber. 88 de vantagem para o Cirilo e 89 pro Malonso.

Com apenas 200 pontos em jogo, parece difícil, quase impossível que aconteça uma virada. Seria histórica, sem dúvida… mas seria possível?

A matemática pode iludir, mas não responder completamente a pergunta acima. Seria possível?

Formula 1 – 1976

Niki Lauda

O ano de 1976 parecia destinado a consagrar o piloto que todo mundo, incluindo outros pilotos, admiravam e respeitavam: Niki Lauda. Campeão em 1975 pela Ferrari, Lauda era sem dúvida o piloto mais rápido do grid. Porém, na décima etapa (eram só 16 provas na época), com 35 pontos de vantagem (Lauda tinha 61 e James Hunt tinha 26) na Alemanha, Lauda sofreu aquele famoso acidente em que ficou preso no carro em chamas por longos 30 segundos. James Hunt venceu aquela corrida e diminuiu a vantagem de Lauda em 9 pontos. Na corrida seguinte, Austria, Hunt obteve o quarto lugar, 3 pontos à menos na desvantagem. Na holanda, ainda sem Lauda, Hunt venceu e foram 9 pontos à menos na desvantagem que, aquela altura, já tinha caído para 14 pontos.

James Hunt

Faltavam apenas 4 provas para o fim do campeonato e Hunt venceu duas das quatro corridas que faltavam e, com o abandono de Lauda na última prova – disputada no Japão –, chegou em terceiro e garantiu seu primeiro e único título na F1, por apenas um ponto de vantagem: Hunt 69 x Lauda 68. Uma virada histórica.

Formula 1 – 1983

Outro exemplo de virada histórica se deu com um brasileiro, Nelson Piquet. Em 1983, Nelson Piquet chegou ao Grande Prêmio da Itália, antepenúltima etapa da temporada, com 37 pontos. Alain Prost somava 51 – como uma vitória valia nove pontos, uma virada parecia improvável. Porém…

Piquet Pai, lenda viva...

Nas 3 últimas provas, Piquet conseguiu 2 vitórias e 1 terceiro lugar, enquanto Alan Prost, abandonou 2 dessas 3 corridas. Foi o suficiente para Piquet garantir seu segundo campeonato numa virada histórica!

Num exemplo mais recente, em 2007, Kimi “Cachaça” Haikkonen venceu o campeonato mesmo estando atras do Cirilo e do Malonso à 3 provas do fim. Venceu 2 das 3 provas, Cirilo e Malonso se embolaram…e o Cachaça levou…

Viradas são dificeis, mas não impossiveis (aforismo, please…)

Mas quando acontecem…são sempre históricas!

por Trapizomba, aquele que não vira…de jeito nenhum.

Publicado em agosto 1, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Faltou a virada do Luisinho no pasta!!!

  2. Trapizomba…. Hum num gosta!!!…. ehehe 😈

  3. O pasta tb eh otro assexuado.

  4. Eduardo Casola Filho

    A possibilidade é muito pequena, mas se ocorrer a virada seria fantástica.

    O próprio Vettel esteve do outro lado no ano passado. A história mostra que viradas são possíveis, mas até agora a sorte tem sorrido demais. Mesmo ele errando na última corrida muitas vezes, ele ainda foi segundo. Muita sorte ele tem.

  5. Tb concordo que o supracitado piloto é um cagão fdp hahahaha

  6. Grande sacada, Trapi…e acho que as viradas históricas são essas mesmo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: