O baile de máscaras


Por Eduardo Casola Filho

Shit happens? Sei...

Pois é gente, esta semana não teve praticamente nenhuma grande novidade á respeito da Fórmula 1 que merecesse um pouco de destaque, pelo menos para nós fufeiros, mas a corrida inglesa teve repercussões surpreendentes. Principalmente pela  ordem de equipe que a Red Bull deu a Mark Webber para evitar a briga por posições no fim da corrida em Silverstone.

Esta semana, o competente Luiz Fernando Ramos, o Ico, falou sobre a atitude da turma dos energéticos, mostrando que eles são a mesma coisa que as outras escuderias quando se trata de jogo de equipe. Dito isto, até opinei à respeito, mas andei matutando sobre o assunto. Como já revelei antes, copiei alguns textos do finado Formula UK, que pensei em usar à fins acadêmicos, mas que tem sido essencial para este post.

A Red Bull chegou a falar publicamente em não fazer jogo de equipe sob quaisquer circunstância, condenando a atitude antidesportiva, tal qual a da Ferrari em Hockemhein no ano passado.

Mas na corrida do último domingo, o australiano estava mais rápido que o líder do mundial, Sebastian Vettel e tentou passar. A Red Bull deu a ordem para trazer “as crianças pra casa” mas não foi isso que aconteceu. Um fantasma que ronda desde o GP da Turquia do ano passado voltou à tona, mas felizmente nada aconteceu.

Muitos falaram que foi para proteger o alemão, embora Christian Horner tenha garantido se fosse Uéba na frente de FFFFFFFFFFFFettel, as coisas seriam as mesmas, pois a turma dos energéticos não iria tentar jogar fora 33 pontos no mundial de construtores, que para uma escuderia de F1, vale mais que a de pilotos, pois a grana é maior.

Mas o grande susto foi prelo fato da Red Bull ter tomado esta atitude. Muitos falaram que eles macularam a imagem de “equipe-modelo”, viraram farinha do mesmo saco que a Estaberria de Maranello, por exemplo, viu a máscara cair.

Disto me lembrei de posts clássicos feitos pelo nosso eterno escriba, Mike Vlcek, onde ele citou que todos usam máscaras. De fato usam. Ninguém é 100% santo. Ainda mais na Fórmula 1, onde o alto dinheiro movimentado e o jogo de interesses torna-se a base de todo o espetáculo.

Sempre há o movimento dos moralistas falando que é um absurdo, que não dá pra torcer pra este ou aquele por causa do que faz, afinal aquele que nunca errou ou julgou, que atire a primeira pedra!

A Red Bull foi hipócrita? Sim, não agiu conforme a sua doutrina, mas também não foi nenhuma atitude estrondosa, ao contrario do que muitos alardearam. É saudável para o esporte permitir a disputa entre os pilotos, para mostrar quem é o melhor, mas também não pode ser burra o bastante para tentar jogar fora pontos preciosos.

Afinal, por mais que o título pareça bem encaminhado, ainda estamos na metade do campeonato e azares, como uma batida com incêndio, um freio que falhe, ou mesmo uma mola na cabeça pode mudar tudo, pois ninguém sabe o que será no dia de amanhã.

O fato é que a Red Bull desapontou muitos fãs, pois ninguém esperava que fizessem uma coisa que é comum na equipe do cavalinho rampante. Só o fato do Webber ser o prejudicado (síndrome de piloto 1B?)  fica latente que pode haver as diferenças, sempre em prol do alemãozinho bochechudo, mas é uma vida complicada agradar a gregos e troianos, uma hora tem que escolher um deles e nisso, Vettel tem vantagem, mas não a ponto de rolar um “Sebastian is faster than you!” Pois isto extrapola os limites.

Mas também é loucura demais seguir um estilo totalmente sem jogo de equipe, pois quem tentou, geralmente se deu muito mal. Pro espetáculo, é legal, mas para a escuderia é choro e morte, na calada da noite.

Por isso relembrem o que pode acontecer sem tentar jogar o jogo da F1 da forma comoo figurino manda. Muitos lamentam, mas sem limite (para ambos os lados) acaba sendo mera utopia.

Publicado em julho 15, 2011, em Atualidade, Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 34 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Para quem estiver em dúvida sobre a letra:

    RED BULL CRY
    (Uêbáh canta)
    Fffééttel singing in the dead of night
    Take this broken wing and learn to drive
    cos all my life
    I’ve been only waiting for this moment to arise
    (Fffféééttel canta)
    Wwwwebber singing in the dead of night
    take your sunken eyes and learn to see
    Cos all your life
    You’ve been only waiting for your moment to beat me
    (Juntos)
    Red Bull cry, Red Bull die
    into the line of the dark black night

    Tradução

    Fffééttel cantando na calada da noite
    Tome esta asa quebrada e aprenda a dirigir
    Porque toda a minha vida
    Eu estive esperando esse momento para levantar

    Wwwwebber cantando na calada da noite
    tire os olhos de trás e aprenda a ver
    Porque toda a sua vida
    Você foi apenas esperando o momento de me bater

    Red Bull chora, Red Bull morra
    na linha da escuridão da noite

  2. Eduardo Casola Filho

    Uma notícia: Se falou em colocar uma cobertura em cima dos cockpits, mas a ideia já foi vetada.E acho que não valeria a pena.

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/equipes-descartam-cobertura-dos-cockpits-dos-pilotos-diz-jornal-ingles.html

  3. Eduardo Casola Filho

    Algumas Google Entries!

    emerson fittipaldi
    bandeira grid largada
    f1 2011 mes 07
    fotos do clipe de rock que uma mulhe bate de carro e a pedra cai na cabeca dela
    lista com filmes de corrida
    roberto pupo moreno
    leigh adams acidente
    o f1 faz o que
    porsche carrera 911 95 lateral
    formulauk
    f1 boteco social club
    felipe massa
    fotos dos volantes da f1 2011
    fotos de gente orgulhosa
    porsche carrera 1985
    carrera turbo
    grandes barbeiragens da f1

  4. Eduardo Casola Filho

    Este é o comentário 4903, faltam 97 para os 5000!

    Quem será o felizardo???

  5. Salve, salve galera,

    Ando meio sumido, pois o rítmo de trabalho anda pesado… E estava viajando… Semana que vem devo mandar os posts engavetados… Nem o do dia Mundia do Rock consegui finalizar… Fica para 2012 !!!
    Tenho visto as corridas, mas estou achando meio “fake” e chata essa temporada…
    Será que sou só eu ????
    É… E como eu disse em um post passado… “Um dia as máscaras caem…” … Estava na cara que aquele papo de liberar a disputa era puro golpe de marketing da RBR… Só porque quem estava atras era o Vettel se fosse ao contrário… Duvido que tivesse liberado como vez ano pasado… E a última corrida só veio comprovar isso… Bando de hipócritas !!!
    E novamente os trocedores e fãs que são feitos de trouxas…

    Ps: Eu quero esse post 5000…😉

  6. Claro que há jogo de equipe e está super-correto, desde que não tratem e Barrica ou o Massa de 1B, hahahahahaha.

  7. O blog teve agitado esses dias e eu não pude ter o prazer de ver o Sr. Ed desmascarar a identidade musical do escriba-mor-1A que nos deixou ao Léo.👿
    E o Telo anda fazendo shows por todo esse país azul canil,Tem escriba que vai experimentar um charuto cubando daqui a 9 meses,e por falar em cubando,o Chaves de Caracas vai voltar a terra dos charutos para fazer sua quimioterapia.:mrgreen:
    Será que o Bispo vai fazer a sessão do descarrego dentro do cockpit da Williams😆

    • Eduardo Casola Filho

      Grande Murray Walker, tem um fato da F1 que será contado daqui a pouco, em outro post. Aguarde e confira! (thanx Renato Aragão)

      P.S. Faltam 88

  8. Uma hora a re bull ia dar uma ordem dessas, era so pq nao tinha ocasiao em que se fizesse necessario. Ao contrario da ferrada q faz isso toda hora.

  9. 86… e contando 🙂

  10. Eduardo Casola Filho

    Capas dos jornais argentinos e uruguaios. [Sarcastic mode] Quanta lástima! [/Sarcastic Mode]😈

    http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2011/07/17/manchetes-sobre-a-eliminacao-da-argentina-na-copa-america-2011/

    P.S. Como estarás o Bidart estas horas? Se a ressaca não foi forte, deve aparecer a qualquer momento.

    P.S. 2: Faltam 80

  11. Estava acompanhando a 6a. etapa da formula 1 inglesa e a terceira corrida da bateria foi bem interessante. Os três primeiros colocados estavam disputando ferozmente a primeira colocação. No fim, os dois primeiros colocados bateram na última curva da última volta e o terceiro – Felipe Nasr, lider do campeoanto – acabou vencendo.

  12. Joguim sem vegonha esse de hj!

    • sem vergonha? foi histórico! Diz aí, vc já viu um time profissional cobrar penaltis de forma mais vergonhosa? nem equipe de terceira divisão faz uma bizonhisse dessas!

  13. Essa seleção é um verdadeiro Zoo: tem Pato,Ganso,Foca,um
    Frango no gol,vários Asnos e um Burro comandando todos eles!
    Que merd@ de time!!!

  14. Eduardo Casola Filho

    “Explicação” oficial da derrota:

    P.S. Faltam 69

  15. Pessoal, menos parcialidade!! Se fosse a Ferrari mandando o Massa parar de atacar o Alonso vcs iriam cair de pau na equipe italiana!! Sei que a Red Bull é a “menina dos olhos” de muita gente, mas não dá pra passar batido na ordem de equipe e achar que foi normal!! Caiu a máscara!!

  1. Pingback: Qual o limite da ética? | F1 Social Club

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: