Pilotos Célebres – Quem são?


Seriam todos eles célebres?

Estava para começar um novo post da série Pilotos Célebres quando, ao me preparar para tal feito, fiquei na dúvida em quem seria o “da vez”. A minha lista é longa, vi grandes pilotos correrem ao vivo. Senna, Piquet, Nikki Lauda, James Hunt, Gilles…Arnoux, Mansell, Prost tb foram bons pilotos, mas o que faz um piloto… ser célebre?

Fittipaldi, Stewart e Lauda

Pilotos célebres… Quem são? Como definir? Campeões? Possivelmente. Mas Damon Hill foi célebre? O que ele fez, a não ser pisar fundo naquela maravilhosa Williams do Newey? Mika Hakkinen? Rivalizou com o Queixudo, foi campeão 2 vezes…mas célebre?

Deveria eu incluir o “Leão” Nigel Mansell? Qual razão? O que ele fez que tenha ficado marcado em nossa memória para sempre? O Mansell era um bom piloto, bem arrojado. Pagava um preço alto pelo arrojo, abandonos por falta de gasolina, freadas erradas, etc…Foi campeão uma única vez, em 1992, mas me lembro dele levando do Piquet. E só. Gilles Villeneuve nunca foi campeão, mas (quase) todos nós concordamos que o cara foi um piloto célebre. E não me lembro dele levando de ninguém. Gilles perdia pra ele mesmo, sempre levando o acelerador ao limite e quase não pisando no freio…

Ser um piloto célebre é ser uma celebridade. Claro. E para ser uma celebridade na Formula 1, tem que ser um vencedor. Ganhar. Schumacher é um piloto célebre? Claro que é! Bateu quase todos os recordes da categoria. Ponto. Um gênio? Questionável…Competente? Com certeza, mas célebre pelos números que atingiu.

Farina, Fangio e Ascari

Ser um piloto célebre…é ser um Senna, um Fangio, um Fittipaldi, um Piquet, um Lauda…Hunt, Villeneuve, Beloff, Jackie Stewart, Jack Brabham, Stirling Moss, Jim Clark, Jochen Rindt, Graham Hill talvez ( foi o “rei de Mônaco”). O cara fez alguma coisa diferente do que os outros pilotos fizeram. Posso apontar pelo menos uma característica dos pilotos acima que ninguém tinha na época. Foram revolucionários, diferentes, inovadores…Célebres!

Por isso eu pergunto à voces: O que faz de um piloto de Formula 1, um piloto célebre?

Abs

por Trapizomba, o célebre

Publicado em julho 13, 2011, em Automobilismo, F1, Pilotos Celebres e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 53 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Umas duas semanas depois que eu postei sobre o Bellof nesta coluna, este teve uma passagem meteórica, mas marcante) agora vai aparecer critérios sobre o piloto? Porca Miséria! (thanx Zé Bedeu):mrgreen:

    Eu acho que um piloto célebre é aquele que consegue uma atuação de encher os olhos e mostrou algum potencial digno de um campeão, mesmo que não tenha sido.

    Por exemplo, sobre o Mansell, acho que está acima de nomes como Hakkinen e Hill, sem dúvida. Ele se encaixa num estilo parecido com o do Gilles, mas era menos técnico, mesmo assim teve potencial para ser campeão do mundo.

    Graham Hill merece também a honra, pois conseguiu marcas incríveis. Foi o único a atingir a Tríplice Coroa (GP de Mônaco de F1, 500 milhas de Indianapolis e 24 horas de Le Mans), sendo que no principado foi o recordista de vitórias até o Senna chegar.

    Mas é aquela coisa, cada cabeça uma sentença. Tem muitos que não diriam que o piloto é célebre, não só pelo que fez de bom, mas às vezes por alguma bobagem. Cada tem um ponto de vista.

  2. Saaaalveeeee!!!

    Nem sempre os pilotos são celebres por ganhar, existem aqueles que são celebres pelo simples fato de não ganharem nada e aprontar inumeras trapalhadas, como é o caso de Andrea de Cesaris, eu acho ele um piloto celebre, pois como um cara que só fez cagada conseguiu chegar a marca de 200 grandes premios??? O Satoru Nakajima, o Ukyo Katayama… Todo mundo lembra desses caras!!!
    Acho que na lista de celebres também cabe o Clay Regazzoni, Jack Icxx, Carlos Reutemann…

    • Eu tenho uma miniatura oficial da Sauber de “The Cesaris”. Uma que tinha um relógio pintado na carenagem… horrível, diga-se de passagem. O cara é um mito!!!🙂

  3. FRASE DA SEMANA

    O cidadão levanta de madrugada para mijar, olha pro pinto e diz:
    – Tá vendo? Quando você precisa , eu levanto …!!!

  4. Feliz dia do Rock a todos!!! 😈

  5. A corrida da vida do Damon Hill não foi com uma Williams do Newey
    mais sim com uma Arrows, na Hungria em 97.Alguém aí lembra?
    Tivesse ele tido mais sorte, essa possivel vitória teria mais valor do que
    as vinte e tantas que conseguiu com a Williams.

  6. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    Damon Hill é celebre sim! Ele toca guitarra! E se parece com o Geaoge Harrison!!! hehehehe Feliz dia do ROCK!

  7. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    E como citado a acima fez aquela puta corrida pela Arrows…enfim Damon Hill foi celebre sim, e mais chegou atrasado na aula (31 anos) e mesmo assim foi campeão, e daí que o carro era bom, a Brawn de 2009 num era boa? O Rubinho foi campeão?Não, portanto ponto para o Hill, e mais acho que sou o unico aqui no Buteco que gosta do Damon Hill rs…..E lá vai um outro piloto que pra min é celebre é o Kimi, o que ele fez de diferente? Um cara que não estoura o champange pra num desperdiçar alcool só pode ser célebre!!! uahahaha

  8. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    Mais uma do Kimi, largar o carro no grid por bermuda e sandalha e tomar um picolé enquanto todos os outros pilotos tão no grid aguardando uma possivel relargada! Celebre demais! heheheheh Volta KIMI!!!!!

  9. GALERAAAA… Quero dar uma notícia a vocês, ExcRuziva minha.

    Daki 9 meses eu vou….

  10. Tudo isso aí é muito relativo… Não há inglês fã de F1 q não celebre o drible q o Mansell deu no Piquet em Silverstone-87…. O cara é ídolo total, e aquele bigodão a la Magnum seria mais do q motivo para incluí-lo em qq lista de pilotos célebres. Mansell era um personagem e tanto…

    Quem nao se lembra dele mostrando as mãos estouradas em Jacarepagua-88 após a corrida? Ou de desmaiar empurrando o carro sem gasolina nos metros finais? Ou ainda de dar carona para o Senna no Williams de 92? Ou ainda dele dando tchauzinho em Montreal na última volta e aí parando? Ou a ultrapassagem fantástica em cima do Senna em Hungaroring? Ou q depois foi pra Indy e, logo de cara, humilhou todo mundo…

    Fazer pouco do Leão, como diria aquele comentarista, tá de brincadeeeeira!🙂

    beijundas.

    • Eduardo Casola Filho

      Agora o Felipe subiu no telhado!

      • Leandro Hunt (Anti-Alonso)

        Tenho que concordar, o Massa já era…Game Over, mas quer saber, chupaaaaaaa, bem feito! Pra ele ver o que ele ganha sendo fiel a Ferrada! Que se dane mesmo, otário! E antes que digam, otário milionário, igual ao Rubens, preferiram dinheiro na mão! O Webber sem querer se deu bem hein, o dono da RBR vai bancar ele, justamente pq ele foi pra cima do Vettel! Que coisa não…

      • Esses 2 não metem medo em ninguém não, nem mesmo ao filipe basta. Agora se chamarem o koba ou o the hulk, o filipe vai disputar freada com o Burti na cadeira elétrica brasileira.

  11. Vamos dar uma voltinha hehe

  12. Eduardo Casola Filho

    E para celebrar o dia do Rock, ainda tivemos uma presença ilustre do nosso músico-blogueiro tcheco favorito! Que dia!

  13. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    Nada mais justo pra celebrar o dia mudial do Rock, do que ouvir Elvis Presley.

  14. Flash Back de piada….

    Um turista hospeda-se num hotel na cidade de Itu.
    Como fazia muito calor, resolve ir até o bar tomar alguma coisa.
    Senta-se numa mesa e pede um chopp para o garçom.
    Logo o garçom coloca na sua frente uma caneca imensa.
    – Nossa, que loucura, dá pra nadar aqui dentro! Por que tão grande?
    – É que aqui é a cidade de Itu, onde tudo é grande e exagerado, respondeu o garçom.
    – Que maravilha!
    E rapidinho tomou tudo.
    – Garçom, outro!
    Lá vem o garçom com mais um canecão. O cara delira e diz pra si mesmo:
    – Meu, que zzzzidade maravilhosa! Aqui tudo é grande, que chope imenzzzo!
    E mandou outro chope pra dentro de novo.
    A figura, já torto, ri à toa, feliz da vida, e diz:
    – Garzzzzommmm, onde ffffica o banheiro?
    – No final daquele corredor, à direita.
    O homem levanta e, cambaleando, segue na direção indicada, mas, no final do corredor, se confunde e vira à esquerda, dá de cara com a Piscina do hotel, e começa a rir mais ainda.
    – Não é pozzzivel, aqui zuzo é grande mezzzmo! Olha zzó ezzzza privada enooorrrrme!!!!
    E começa a mijar, feliz da vida. Com o corpo balançando por causa da bebedeira, o coitado cai na piscina, e começa a gritar desesperado:
    – Ninguém pujjja a dezzzgarga! Ninguém pujjja a dezzzgarga que eu tô aqui> dentro!!!
    O porteiro do hotel, um negão vampeta, vê a situação do bêbado e pula na piscina pra salvá-lo, e vai nadando em sua direção.
    O bêbado, em pânico, começa a empurrar a água na direção do negão gritando:

    – Zzzai daqui cocozão ! Zzzai daqui cocozão !!!

  15. Outra cena clássica do Leão 🙂

    PS:Quem venceu a corrida foi o Leôncio,pai da Nicole. 😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: