The Silver Stone – Que Falta Faz Um Gordon Murray…


Quando eu era um garoto, nos anos 70, era inevitável essa coisa de ler certas palavras ou frases literalmente. Silverstone. Uma pedra de prata? “Putz, devem ser ricos”, pensei eu. Muitos anos depois, ao me familiar um pouco mais com o inglês dos EUA (na escola eu aprendi o inglês britânico), descobri que “stoned” era uma gíria para doidão. “Ah! Rolling Stones…um bando de chapados“, pensei eu…Tudo que era “stone”, era doidão. E desde garoto, acompanhando a F1 com meu avô, sempre tive um “Q” com esse circuito. Não só pelo nome, mas tb pq era nele que os pilotos “tiravam o cabaço”. Não posso falar sobre o novo traçado pois nunca corri lá (virtualmente e realmente), mas o antigo traçado famoso é sem dúvida nenhuma, desafiador. A primeira curva, a Copse, nem é tão dificil, mas em seguida temos a(s) Becketts seguida pela Chapel que por si só dão o tom do que está por vir…

Nos anos 70/80, o cenário mundial do automobilismo era a Inglaterra, e depois do que Emerson fez (indo pra Inglaterra, ganhando tudo e o título de F1 de 72), todos entenderam que disputar uma F3 inglesa, F2, protótipos, qualquer coisa, por exemplo, seria uma oportunidade inigualável. A Inglaterra era a terra das corridas. E Silverstone era seu templo máximo. Pilotos como Senna, Barrica, Piquet, Emo, Pace…Todos tiveram que encarar a Pedra de Prata! Não me surpreende que, em dado momento, Silverstone fosse chamado de “Silvastone”, dáda as vezes que o Silva ganhou por lá. Ele foi um dos que ralou muito por aquelas curvas. Barrica tb. Bem menos que o Senna ou Piquet, mas tb correu um monte por lá.

Todos os bons pilotos correram várias vezes em Silverstone. Todos eles sabem de cór todas as curvas do circuito, (uma pena que mudaram isso para esse ano, mas tudo bem). O velho Trapi tb, ainda corro no rFactor no traçado antigo. É histórico…

“Na época da Renault era bom tb…”

E foi nesse templo do automobilismo, com traçado novo e tudo, que o melhor piloto prevaleceu. Não estou dizendo que foi uma corrida em que o talento contou com 90%. Longe disso. Alonso contou com a sorte tb, quando o macaco da RBR deu merda no pit-stop de Vettel. Mas uma deliciosa coincidência que isso tenha acontecido justamente em Silverstone.

Alonso ganhou. Mereceu. Aliás, tudo que ele ganha, ele merece. Eu sei, tb não gosto de torcer pra ele, mas convenhamos; o cara guia a pampa. Basta ver um on-board dele e outro de outro piloto para se notar a diferença de traçado, tomadas de curva, reaceleração, etc…

Mas se Alonso é assim tão bom, pq ele não lidera o campeonato?

A resposta todos sabemos: É o carro!

Não que o RBR seja assim tão superior como as Williams do começo dos anos 90, mas me parece uma enorme coincidência que o nome de Adrian Newey esteja ligado a tanto sucesso assim…

Sim, Adrian Newey é o cara…

Tremei

Senão vejamos. Newey trabalhou na Formula Indy no começo dos anos 80. Seu primeiro projeto ganhou 7 corridas, incluindo as 500 milhas de Indianápolis, nada mau para um estreante. Em 87, Newey trabalhava para a March com Bobby Rahal e foi designado para fazer o March de F1. Após um periodo oscilante, Newey acabou na Williams, onde desenhou o famoso FW14, o carro que acabou com a superioridade da McLata. Claro, o declinio dos motores Honda tb contribuiram para isso, mas era óbvio o talento de Adrian para desenhar carros competitivos.

Não é a toa que estamos vendo tal superioridade de Vettel. Foi a décima pole da RBR no ano, marca só alcançada pela Williams de Hill e Villeneuve Jr, isso à 14 anos atrás. Adivinhem quem era o projetista na época? Ele mesmo; Newey. Quer mais? Foi tb por aqueles anos que Gordon Murray resolveu abandonar a F1.

Gordon Murray

Gordon, pra quem não sabe, foi um desses “Neweys” da vida. Desenhou o famoso McLata MP4/4 que deu o primeiro título ao Senna. Foi dele tb o genial desenho do Brabham BT46B, que veio a originar os tb famosos BT48 e BT49, que deram à Piquet os títulos de 81 e 83. Murray e Piquet fizeram história com os Brabham que tinham água para contrabalancear o peso, as suspensões que colavam o carro no chão, etc. Na era Senna-Prost, já na McLaren, Murray assinou o desenho dos carros tb. Sentiu que o cara era fera, não?

Pois tanto domínio apenas mudou de nome: Saiu Murray, entrou Newey. E Adrian sempre foi maníaco por aerodinâmica, um prato cheio na atual F1.

Sem um Gordon Murray para rivaliza-lo, Adrian Newey se tornou o Rei Midas da F1: O carro que ele projeta, vira ouro! John Barnard e Rory Byrne desenharam carros vencedores tb, porém nenhum deles revolucionou à ponto de dominar a categoria como Murray e Newey fizeram. Sem desmerecer o jovem Seb, mas a razão de tal domínio da RBR chama-se Newey, um sujeito quieto, tímido, mas que desenha os carros mais rápidos da F1 na atualidade.

Parte da culpa pela monotoníce da F1 atual é a falta de concorrência que Newey tem. Mesmo com os Tilkódromos, garanto que Murray inventaria alguma pururuca que fizesse o carro andar mais. Sempre foi assim, tal qual Newey.

Por isso não se enganem. Vettel quando sob pressão, errou. Tudo bem, ainda é um garoto. Mas sua superioridade no campeonato não é fruto de sua genialidade, como Senna e Piquet; é fruto de um carro muito bom e bem nascido, cujo pai chama-se Adrian Newey.

Abs

Aerodinâmica é tudo na atual F1

por Trapizomba, o projetista (do F1 Social Club)

Publicado em julho 11, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 43 Comentários.

  1. Salve Trapi!!!

    1- O Murray era melhor que o Newey!!!
    2- O Alonso é melhor que qualquer um hoje na F1!!!
    3- O Vettel está mostrando pra mim a verdadeira face, e eu que achava que ele era excepcional, só sabe andar na frente (ordens de equipe na RBR??? Pensei que lá não existia isso)
    4- O Murray fazia carros geniais, para pilotos geniais!!!
    5- A ultima foto do post uniu o util ao agradavel, mulher e Cerveja!!!

    Ps: E eu ontem torci muuuuuito pro Alonso!!!

  2. Alonso é foda!

    Newey é foda!

    Murray é Foda! Lembram-se do Mclaren F1?

    Vettel tem um carro foda! Mas não é gênio (ainda!)

    • Leandro Hunt (Anti-Alonso)

      Caras vcs tão caindo de conceito velho! Abram o olho o Alonso é pior verme que já existiu! PARA! O Shumacher é um santo perto dele!

  3. Digamos que esta última imagem do post, diz MUITO sobre a “Aerodinamica” da F1🙂. Mas eu ainda acho que se Rory Byrne largasse os mergulhos e voltasse pra Ferrari, as diferenças não estariam tão grandes assim. Digamos que desde 2009 que a Ferrari nao faz carro competitivo desde o começo do campeonato, mas o fato é que:
    2009 a Brawn tava muito PHODA
    2010 Newey ja sabia o caminho das pedras
    2011 Newey deitou nos outros projetistas
    tudo isso rolou por mudanças de regulamento.

    E digamos que essas mudanças de regulamento, tanto técnico como as regras do jogo na pista durante a prova mesmo é o ambiente ideal para os genios tomarem conta. Mas que tudo fica uma zona com essa viadagem de proibir ou não os escapamentos de Newey, isso não há como negar!

    Cambio, desligo.

  4. 7 Dicas Judaicas de Economia
    Nº1
    O pai judeu falou:
    – Isaac já fez?
    – Sim, babai.
    – Jacob já fez?
    – Sim, babai.
    – Sarah já fez?
    – Sim, babai.
    – Raquel já fez?
    – Sim, babai.
    – Então bode dar a descarga…
    Nº 2
    – Isaquinho, vai pegar martelo na casa de Abraão.
    – Abraão não está, pai.
    – Pega martelo na casa de Jacó.
    – Jacó emprestou martelo pra Levi.
    – Então vai pegar martelo com Levi.
    – Levi foi viajar.
    – Então pega nossa martelo mesmo!
    Nº3
    O Isaac foi na zona, escolheu uma menina e foi logo perguntando:
    – Quanto?
    – 50 reais – responde ela.
    – E com sadomasoquismo?
    – É para você me bater ou apanhar?
    – Para eu te bater!
    – E você bate muito?
    – Não, só até você devolver o dinheiro!
    Nº 4
    O judeu convertido vai se confessar:
    – Padre, há 20 anos atrás, eu abrigou uma refugiado da guerra. Qual o meu pecado?
    – Meu filho, nisso não há pecado, você fez uma caridade!
    – Mas, padre, eu cobrar aluguel dele.
    – Tem razão, meu filho, isso é pecado! Reze 3 Ave-Marias e um Pai-Nosso…
    – Só mais um pergunta, padre! Devo falar pro ela que o guerra acabou?
    Nº 5
    O Jacob vai colocar um anúncio no jornal..
    – Gostaria de colocar um nota fúnebre do morte de meu esposa, diz ao atendente.
    – Pois não, quais são os dizeres?
    – Sara morreu!
    – Só isso? espanta-se o rapaz.
    – Sim, Jacob não quer gastar muito.
    – Mas o preço mínimo permite até 5 palavras..
    – Então coloca: ‘Sara morreu. Vendo Monza 94.’
    Nº 6
    Jacob levou o Jacozinho, seu filho de 6 anos, a um parque de diversões.
    Dentre as atrações existia uma que chamou em especial a atenção do garoto: ‘Vôo panorâmico de helicóptero’.
    – Quero levar minha filhinho pra passear, disse Jacob ao piloto.
    – São US$ 100,00, foi a resposta.
    Lógico que o judeu não aceitou e como o garoto começou a chorar o piloto propôs uma solução:
    – Eu levo você e seu filho. Se você não gritar durante o passeio eu não cobro nada.
    E assim foi. Durante o vôo o piloto deu rasantes, piruetas, desceu e subiu bruscamente e Jacob, com os olhos arregalados, mudo como uma rocha.
    Quando a nave pousou, o piloto perguntou a Jacob:
    – Em nenhum momento você deu um pio sequer… não sentiu medo e vontade de gritar?
    -Eu sentiu muito medo e quase gritou, principalmente quando a Jacozinho caiu.

    Nº 7

    No leito de morte baba chama seu filho:
    – Filho, baba vai morrer mas precisa conversar com você. Este relógio de ouro foi do pai, do pai do pai de baba e agora baba pergunta à você: Quer comprar?

  5. Principalmente quando tem curvas maravilhosas feitas com delicadeza através dos anos corridos de nosso espaço intertemporal

  6. Eduardo Casola Filho

    Trapi, post realmente excelente!

    E tudo se resume em genialidade. Silverstone é uma pista genial! O Newey é genial! o Murray era genial! O Alonso, ainda falta um pouco, mas está perto de ser um. (por mais que doa me dizer isso). Já o FFFFFFFFFFettel ainda tem muito a aprender…

  7. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    O Alonso é um bosta! e ponto.

  8. Por mais mal carater que seja o cara é foda!!!!! Queria que o mike viesse aqui falar sobre o Zacarias massa pois ele foi um dos que dendenhou a superioridade do Malonso em relação ao Zacarias e eu fui um dos primeiros do finado fufa a falar que zacarias massa seria mais um brasileiro sendo passado a perna na ferrari e que a diferença como piloto entre elas muito grande!!!!!!!!!!! Acabou a desculpa do pneu o cara fraco mesmo!!!!!!!

  9. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Corre muito o bassê asturiano. Demais. Alonso parece pra mim ter uma autoconfiança e coragem praticamente insuperáveis, só que acho que falta pra ele uma certa criatividade. Passar quando está realmente difícil, é uma coisa que o Lewis Silva faz mais, e melhor, mesmo que às vezes tenha lhe custado corridas.
    Vamos lá, vocês que são todos bravos pilotos: Qual carro vc escolhe,
    A McLarinha do LewisSilva ou a Ferraríssima do Bassetbwoy?

  10. PINTO DO PADRE

    O vigario de um vilarejo tinha um pinto como mascote, o Valente.
    Certo dia, o pinto Valente desapareceu, e ele achou que alguém o havia
    roubado.
    No dia seguinte, na missa, o vigario perguntou ?
    – Algum de voces aqui tem um pinto?
    Todos os homens se levantaram.
    – Não, não, disse o vigario, não foi isso que eu quis dizer.
    – O que eu quero saber ? Se algum de voces viu um pinto?
    Todas as mulheres se levantaram…
    – Não, não, repetiu o vigario… o que eu quero dizer ? Se algum de voces
    viu um pinto que não lhes pertence.
    Metade das mulheres se levantou.
    – Não, não, disse o vigario novamente muito atrapalhado.
    -Talvez eu possa formular melhor a pergunta:
    – O que eu quero saber ? Se algum de voces viu o meu pinto?
    Todas as freiras se levantaram.

    – Esqueçam, esqueçam… vamos continuar a missa!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Parece que ninguém percebeu, mas a Ferrari novamente fez jogo de equipe no ultimo pit, segurou o Massa na pista sem pneu, para fazer com que a Vettel, Weeber e Luizinho perdessem tempo em ultrapassar o Massa, enquanto o Fernandito abria vantagem lá na frente, somente depois que todos passaram pelo o Massa. que a Ferrari o chamou para o ultimo pit.

  12. O Alonso é muito bom.
    Não tanto como piloto, mas principalmente em destruir seu companheiro de equipe, o que lhe garante essa visibilidade de melhor piloto.
    Na McLaren ele não conseguiu bater o estreante Hamilton.
    E eu duvido que a McLaren tenha feito algo em favor do Hamilton além de garantir igualdade de condições.
    Mas é inegável que Ferrari e Alonso são ” tampa e panela”, “fome e vontade de comer”. O casamento perfeito, ambos buscam resultados e que se dane o resto.
    O Massa que bote as barbas de molho, porque só lhe restam 3 opções:
    1) Se outro Barrichello (coisa que tem feito sem se debater tanto, à la Marta Suplicy);
    2) Mudar de equipe então resta alguma dignidade;
    3) Aposentar-se, ir correr na Stock-categoria-filhos-do-galvão-Car e virar comentarista junto com o Burti.

  13. Sebastian Vettel toca ‘Smoke on the water’ em festa na Inglaterra

    Como guitarrista,o Vettel é um ótimo piloto 🙂

  14. Trapizomba, este foi seu melhor e mais inspirado post. Lindo. Homero, você resumiu em poucas palavras o casamento Ferrari/Alonso. Sobre Vettel, o cara não está a fim de se arriscar, destruir o carro ou por em risco um campeonato ganho, como já fez no passado. Não gosto disso, é ruim para os fãs, mas a Red Bull não nada em dinheiro como Ferrari e McLaren, então, dá pra aceitar que não se arrisque uma corrida por uma ou duas posições. O guri está tentando ser mais cerebral, pois já mostrou que sabe ser arrojado quando necessário. Em tempos em que vemos os arrojados sendo massacrados pela mídia ao tentar colocar um pouco de emoção nas pistas ou mesmo punidos por tentar forçar uma ultrapassagem, não dá pra culpar o garoto.

  15. Alonso pode ser ótimo piloto, mas eh tão mau-carater que isso ofusca sua tocada, foi pra ferrari por indicação de um certo queixudo que reconheceu várias de suas caracteristicas de safadeza nele, e está fazendo jus a fama de trapaceiro-tranbiqueiro-desinformado que tem e nunca sabe de nada de errado que acontece, mas que sempre o beneficia Luisinho também pode ser um ótimo piloto, mas tem muita pinta de playboy, além de ser arrogante e incosequente com as palavras, e pra piorar ainda faz umas merda na pista, como no caso do acidente com o massaroca em monaco, nao to defendendo o massa, mas o luisinho foi irresponsavel nakele lance.

    Pra mim o piloto que atualmente reune todas as qualidades que um campeão deve ter, não esta correndo, é o narigudo Kubica, que é muito bom, arrojado, leal (pois não bate de propósito), e gente boa tb.

  16. Ah e sobre o Murray, por mim ele voltava pra F1, ai sim teriamos uma disputa equilibrada de projetistas, pq por enquanto so dá Newey.

    PS: Sobre Silverstone eu acho q nao deveriam mudar o traçado, mto menos o local do grid. O circuito é um templo do automobilismo, e deveria ser tombado pra que não houvessem modificações bruscas como as dos ultimos anos. Se for fazer que seja so em casos de segurança.

    • Leandro Hunt (Anti-Alonso)

      Tomara! Kimi motivado é melhor que todos os pilotos atuais! Volta Kimi!

    • Acho que nao volta, mas seria excelente se a red bull conseguisse levar ele de volta..

      Apesar que da pra pensar um pouco mais nessa possibilidade por causa da declaracao do vettel outro dia dizendo que um piloto que ele chamaria pra jantar seria o kimi, o que mostra pelo menos que objecao do vettel nao existiria

      E impressionante ainda como a globo consegue nao citar nomes:
      “Além disso, Kimi tem relações comerciais com a marca de energéticos que dá nome a RBR até 2012.”

    • Eduardo Casola Filho

      Daí o Vodka Finlândia volta com força total!

  17. Eduardo Casola Filho

    Sobre a comparação Alonso-Massa, até estava olhando alguns arquivos que resgatei do finado FUK, após o seu fechamento. Tava lendo hoje sobre o começo da temporada 2010. Realmente a maior parte da FUFA era claramente a favor do filho do seu Titônio, excetuando alguns que falavam bastante, como o Vodka.

    O Mike de certo modo, naquele período, já demonstrava desconfiança no desempenho brasileiro. No fim sou obrigado a admitir hoje, depois de tanta água que passou por esta ponte: O Vodka tinha razão!

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