Nos caminhos de ‘El Chueco’


Por Eduardo Casola Filho

O grande Fangio

No próximo dia 24 de junho, dia de São João, ou melhor, San Juan Manuel Fangio, pois nesta data teremos o centenário de nascimento do mítico piloto argentino. El Chueco (em espanhol, o Manco) foi pentacampeão mundial entre as temporadas de 1951 e 1957, marcando como o grade piloto da década e provavelmente seja ele o melhor piloto de todos os tempos.

Contudo, o seu legado não foi voltado para a Fórmula 1, pelo menos em solo hermano. A Argentina não formou mais nenhum piloto campeão desde a saída dele. O último argentino de relativo sucesso foi Carlos Reuttemann.

Mas dentro do país, o automobilismo é bastante forte, com categorias de turismo repletas de patrocinadores e grids cheios, com nível técnico avançado. A Turismo Carretera, a TC2000 e a Top Race lotam o autódromos toda corrida e a audiência na televisão local agrada. Portanto, pra quê se preocupar com a F1, se há vida no esporte à motor?

E pelo que parece, o Brasil vai seguir este caminho, pois o futuro do esporte aqui é sombrio em termos internacionais, com as dificuldades na formação de pilotos e com os recentes fiascos de pilotos tupiniquins na categoria máxima do automobilismo. O turismo tem sido uma saída para quem não consegue se sustentar na Europa sem nenhum apoio.

A Stock Car tem grid cheio e bons patrocinados, mas é muito mal organizada, e com muita confusão. A Fórmula Truck tem sido uma boa alternativa, pois atrai a atenção de muitos torcedores, mas é marginalizada pelo apelo mais popular e pelo fato de não usar veículos convencionais como bólidos.

A saída para o automobilismo brasileiro

Agora tivemos esta semana o retorno do Campeonato Brasileiro de Marcas, com uso de carros nos moldes das principais categorias de turismo, como a DTM, o WTCC e a própria TC2000. A primeira rodada em Tarumã,  mostra que a categoria tem futuro e pode ser a nova vedete do esporte à motor, se bem administrada.

Talvez seja este o caminho, uma vez que a Fórmula 1 esteja cada vez mais longe dos nossos jovens pilotos, o fortalecimento do automobilismo interno pode ser a saída. Tal qual a Argentina fez, após Fangio. eles não lamentam a escolha.

Publicado em junho 21, 2011, em Atualidade, Automobilismo, F1, Pilotos Celebres e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 27 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Google Entries!

    rousseau emilio download
    paty das asas do f1 e do kers
    meninos que batem na bunda das meninas com o chicote
    hot rod tuning
    passat ts
    negao
    túnel do passat rachado
    rihanna 2011 formula 1
    hamilton andando de nascar

  2. Bela lembrança, Casola. O grande Fangio…não têm muitos vídeos sobre ele na net, mas é compreensível…a linha do tempo é tão ampla que parece até uma outra dimensão. Contudo, já li muito artigo que o considera o maior piloto que já existiu.

    • HUMMMFFFFFF!!! O cara era fera mesmo, andar naquelas cadeiras elétricas voadoras precisava ter cojones. Mas o próprio Fangio, disse certa vez em entrevista ao vivo e em cores, que o melhor de todos os tempos que ele viu correr, e que sem dúvidas merecia bater o seu recorde de então, 5 titulos, era um tal de Ayrton Senna, isso sem falcatruas, trapaças, favorecimentose outros bichos mais… 😈

  3. Casola, sempre cirurgico!!! 😀

    O Fangio é o dono das melhores médias da F1, o cara que conquistou seus cinco titulos no menor espaço de tempo, pois sua carreira foi curta na F1 devido a idade avançada (o seu ultimo titulo foi conquistado aos 46 anos de idade) e outro caso que contarei mais abaixo, também é o piloto mais velho a ser campeão, um piloto da chamada era romantica da F1, saiu repentinamente da F1 devido a uma historia interessante… Ele pilotava seu carro (se não me engano uma Mercedes) e começou a perceber que o carro estava muito dificil de dirigir, quando foi ao box perguntou o porque daquilo, e os mecanicos disseram que trocaram os amortecedores, ele perguntou o porque daquilo e a equipe respondeu: “Porque esses nos pagam!!!” Imediatamente ele saiu do carro e nunca mais pilotou na F1!!!

    Isso mostra o que é uma pessoa de carater e que nunca vai contra os seus principios, mesmo que isso custe um preço muito alto, assim como custou para Fangio!!!

    #prasemprefangio

  4. Fangio the best. Shumi the rest.

  5. Interessante a tua chamada de atenção sobre Fangio. Para os demais membros do boteco, ando a fazer no meu cantinho uns artigos de homenagem a “El Maestro” até ao final da semana, bem como alguns feitos em corridas. Ontem fiz sobre o GP de Espanha de 1951, amanhã em principio falarei sobre o GP da Alemanha de 1957, e ainda haverá outras coisas mais, bem como a biografia, que estou a escrever toda a semana, em episódios. Apareçam!

  6. Sente o pega entre o Fangio e o Jack Brabham, com seus respectivos carros. O Fangio, mesmo com um carro bem mais velho, mas a banheira arrebenta nas retas. Um momento HISTORICO!!!!

  7. Salve, salve galera,

    Excelente post Casola !!!
    Fangio merece sempre reverencia dos fãs de F1… O cara foi mestre…

    Só discordo de um ponto… Não dá para comparar esse novo Campeonato Brasileiro de Marcas com DTM, WTCC e TC2000, simplesmente porque nesses campeonatos competem equipes oficiais e independentes, com carros de rua, modificados para competição…
    Na versão tupiniquim, os carros serão monomotores, apenas com a carenagem das montadoras, ou seja uma Stock Car disfarçada… Normal… Uma vez que a (des)organizadora da competição é a mesma… A péssima VICAR !!!

    Esse CBM pode ser comparado ao campeonato Top Race V6 argentino…

    Abraços,

  8. Hoje as efemérides musicais são bem alternativas, pois os aniversariantes são de gostos musicias… Digamos… Exóticos…:mrgreen:

    Bronx em festa… Pois é aniversário de Pete Rock conceituado rapper e produtor musical americano… “Inventor” do Jazz Rap (?)

    Balada forte… Movida a base de muita Canna Cola na casa de Manu Chao

    E hoje tem bolo na casa da Juliette Lewis… Parabéns, Juju !!!

    • Juliette é muito doidinha !!!!
      Vale até posta esse mosh, com direito a surfing hands, várias ‘”mãos boboas” e até pagação de peitinho no final…:mrgreen:

  9. Galera o Trulli surtou, vejam oq ele disse.

    – Estou acostumado a brigar pelo pódio, pela vitória. É difícil desse jeito. Eu poderia deixar a Fórmula 1, mas continuar correndo. Não estou interessado na Fórmula Indy.

    Vitória!!!! O cara so venceu uma corrida de F1 na vida, e fala uma m… dessas.

    Rerportagem completa no site da grobo.

    http://glo.bo/jTQjmT

  10. E como o tempo não para… Vamos a efemérides de hoje…

    Cuba em festa, pois é aniversário de Eliades Uchoa… Guitarrista solo e cantos do Buena VIsta SOCIAL CLUB, ”padrinho” deste blog…:mrgreen:

    Também tem bolo na casa da Cindy Lauper…

    Ps: Decididamente os anos 80 goram bem estranhos !!!:mrgreen:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: