O Futuro da Red Bull em 3 atos


por Eduardo Casola Filho

A preocupação de Horner

A Red Bull vem dominando o campeonato mundial de Fórmula 1, mas as notícias das últimas semanas podem mexer bastante em relação ao futuro desta equipe na categoria, em termos de resultado. Podemos resumir em três partes os principais mistérios envolvendo a equipe de Dietrich Mateschitz, pois vejamos:

A proibição do escapamento

assim nao pode mais

O GP de Valência será o último em que o escapamento utilizado será permitido. A partir do GP da Inglaterra, em Silverstone, as equipes que as usam terão que arrumar um jeito de encaixar novos escapamentos, sem comprometer o desenvolvimento e, principalmente a aerodinâmica dos carros. O recurso conhecido como Blown Diffuser, fazia com que o ar quente do escapamento passasse pelo difusor mais rapidamente, o que aumentava a eficiência aerodinâmica. Sem isso, a estabilidade do carro pode ficar seriamente comprometida. Renault e Ferrari também terão que fazer as alterações, mas não há dúvidas que a turma dos energéticos pode sofrer com perda de rendimento nas próximas corridas. Cabe  a Adrian Newey inventar outra coisa para manter a soberania do time no campeonato.

Renault pode deixar a Fórmula 1

Drama infinito?

Outro fator que pode prejudicar a equipe num futuro próximo é a ameaça de saída da Renault como fornecedora de motor, isto se o novo regulamento, com o motor turbo, não for aprovado. Para a Red Bull, seria uma perda considerável, ficar sem o principal motor da categoria, apesar do Mercedes ser mais potente. Entretanto, há indícios que esta saída pode não ocorrer de verdade. Primeiro, a equipe tem o patrocínio da Infiniti, divisão de luxo da Nissan, subsidiária da Renault. De repente esta parceria pode virar técnica e manter a montadora, pelo menos de forma não-oficial, na categoria. Outro fator é a possível entrada do PURE, um tipo de motor desenvolvido pela Mecachrome, antiga construtora de motores Renault, dirigida por Craig Pollock. A intensão de entrar na categoria, no entanto, está no retorno do turbo, que pode não ocorrer em 2013. Portanto, para o fornecimento de motores, a equipe austríaca precisa da aprovação dos regulamentos para não ter problemas, pois se a birra da Ferrari der resultado, a coisa pode se complicar.

Indefinição do segundo carro

Quem quer guiar?

Há muito mistério em relação à quem vai pilotar ao lado de Sebastian Vettel na Red Bull. Não se sabe ainda sobre o futuro de Mark Webber e o australiano é o nome que pode definir a dança das cadeiras  nas equipes. Vejamos quem são os mais cotados:

Webber:  Claro, há a possibilidade de renovação do australiano, mas o desempenho dele não tem agradado muito a equipe, em especial, Helmut Marko, ex-piloto e consultor da escuderia. O próprio australiano vem deixando claro o descontentamento com o clima, até disse que não fala com Vettel. Uma provável aposentadoria é o caminho mais provável, mas há quem diga que a Ferrari estaria disposta a contar com ele. Sinceramente, um erro se ingressar na equipe vermelha, pois o tratamento seria o de segundo piloto, de uma forma mais latente que ocorre na equipe austríaca,  e não sei se o ego dele aguentaria as ordens pró-alonsistas.

Buemi: Segundo Marko, pela hierarquia da equipe, o segundo piloto tem que vir da sua segunda equipe, a Toro Rosso. Portanto a disputa ficaria entre Sebaastien Buemi e Jaime Alguersuari. O suíço tem regularidade, mas não encanta, Como seria para a posição de segundo piloto, não deve ser problema, mas seria uma opção ruim para a disputa de construtores.

Alguersuari: é um piloto mais arrojado e mais técnico que Buemi, mas também não é nada de outro mundo. No fundo daria na mesma.

Massa: Não é segredo que o empresário do brasileiro já conversou com Christian Horner sobre esta vaga. A possibilidade da troca com Webber seria sua cartada. Felipe precisa respirar novos ares, pois a Ferrari de Fernando Alonso vai deixá-lo na eterna condição de servo, e a Red Bull, teoricamente, seria o melhor lugar para recomeçar. Se voltar a ser o piloto de 2008, pode sim se dar bem, embora  a concorrência de Vettel é tão ou mais complicada em relação à Alonso.

Hamilton: Foi uma especulação que rolou durante o GP do Canadá já rechaçada pelo inglês. Lewis Hamilton errou bastante nas últimas corridas e a pressão por resultados tem afetado seu desempenho.  Mesmo assim, a troca de equipe seria descabida, lembrando que as regalias que tem na McLaren, não teria com Vettel na equipe. McLaren tem um bom carro e pode crescer com as mudanças. É só fofoca.

Ricciardo: o jovem australiano Daniel Ricciardo é a bola da vez na Red Bull. O piloto é considerado o novo grande piloto a surgir, contudo, já ficou claro que antes de guiar a equipe principal, vai ter que passar pela Toro Rosso para ganhar quilometragem. É um nome para o futuro.

Fora estas especulações, mais alguma sugestão?

Publicado em junho 17, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 28 Comentários.

    • Taí algo que eu gostaria de ver… se realmente ele é ruim (apesar do pedigree) ou a sombra da marra alonsistica era o problema.

      Só consigo me lembrar de 2 corridas boas dele, a da Alemanha (sortudo com o SC na pista, mas competente pra manter o carro nela tb) e a de Fuji debaixo de um aguaceiro.

  1. E Red Bull está preparando um questionamento sobre a mudança do difusor. Ela quer uma explicação ao menos razoável para essa mudança.
    Até o momento, foi a única equipe a ter um posicionamento mais contundente contra a mudança. Pelo visto, realmente esse é o grande trunfo da equipe.

  2. A FIA está mirando na Red Bull mas vai acertar na Lotus Renault Genii, com a proibição do difusor aquecido.

    A RBR já construiu uma vantagem razoável na tabela e dificilmente perde o campeonato, mesmo que chegue em 2º ou 3º até o final do ano. Além disso tem o Newey para bolar algo novo.

    Já a Lotus Genii, gastou a maior grana no desenvolvimento do seu carro com os escapamentos frontais e não vai usufruir do benefício.

    A equipe já está devendo pagamento pelos motores da Renault, estão buscando patrocínio brasileiro para colocar o Bruno Senna para pilotar, perderam a batalha judicial pela exclusividade de uso do nome Lotus, os patrocinadores russos estão dando o cano, perderam o Kubica no começo do ano e o Heidfeld não é lá essas coisas para desenvolver o carro e mesmo pontuar na corrida.

    Pelo jeito é ladeira abaixo.

  3. Nelson Ayrton Fittipaldi

    Tremenda palhaçada essa da FIA em relação ao difusor… Se fosse a Ferrari e
    o Alonso que estivessem liderando o campeonato DUVIDO que essa questão
    fosse sequer levantada.

    Quanto ao segundo piloto da Red Bull, que tal o De La Rosa? 😈

  4. Podia colocar o Kubica, se ele voltar ano que vem!!!!

    Galera to sumidão… tá f…

  5. Eu tenho uma sugestão, um piloto experiênte, que não vai atrapalhar o Vettel e é o maior piloto 1B de todos os tempos, Rubens Barrivelho!!! :mrgreen:

  6. O Nelsinho seria uma otima opçao, ou o Barrica para ser novamente segundão.

  7. Vou de Buemi. Não é um Vettel, mas é ótimo piloto, capaz de ser regular e pontuar alto. Aliás, sempre gostei dele, erra muito pouco por ser bastante cerebral. Alguersuari é mais do mesmo; já Weber sabe que perdeu o cavalo encilhado que passou na sua frente em 2010.
    Agora, quem me surpreendeu foi Button. Uma vez eu escrevi que não sabia o que ele fazia na F1. Critiquei seu título, mas começo a pensar que me enganei redondamente, justamente pelo bairrismo e por essa cisma de torcer pelo Rubens, mesmo sabendo que é uma torcida inútil. Analisando friamente, Button NÃO ERRA!! Sua pilotagem não enche os olhos, mas ele simplesmente não comente erros. Então, o cara vem e faz uma corrida como a do Canadá. Ganhou meu respeito e admiração.

  8. Puxa, povo! Nelsinho Piquet? Já correu num carro que venceu corridas e fez o que fez, além de estar mais sujo que pau de galinheiro…

  9. Eduardo Casola Filho

    Tamsma e F1 já não combinam mais. A vida dele está em outro lugar. Deixa ele quieto na Nascar, onde ele está aprendendo.

  10. Alguem ai tem q arrumar os horarios brasileiros da prova de valencia
    5, 9, 6, 9 e 9 respectivamente.

    • Nelson Ayrton Fittipaldi

      E o número de voltas também,se possível 🙂

    • Uma coisa legal de se saber, especialmente qndo vc tem amigos de varias partes do mundo, e’ o seu GMT. O GMT e’ um horario geral e serve de parametro para muitas pessoas.

      O GMT do Rio, por exemplo, e’ de -3h (menos 3 horas). Se a corrida e’ no 12 GMT, significa que sera’ as 9h da matina.

    • Eduardo Casola Filho

      Quando a equipe estava deixando de ser a última, ocorre isto. Lembra bem a Andrea Moda!

      • Ë Andrea Moda ou Andrea Modena?

        Foi aquela equipe que não conseguia classificar pra corrida de jeito nenhum (sempre acima dos 107%)?
        Aquela equipe que um dia resolveu contratar o Moreno e o cara classificou o carro pela 1ra vez na historia da equipe?

          • Putz !!!
            A parte que me chamou mais a atenção foi…. “Em 1993, uma equipe iria substituir a Moda no grid daquele ano: a Bravo F1, fundada pelo ex-piloto Adrián Campos, utilizaria o S921, e também correria com motores Judd, mas acabou naufragando em novembro de 1992.”

            Bem que dizem que a história é cíclica…:mrgreen:

          • Eduardo Casola Filho

            Podemos dizer que a HPV é a ressurreição da Andrea Moda!:mrgreen:

        • Trapi,

          O nome era Andrea Moda mesmo !!!
          A equipe contratou o Moreno para fazer uma corrida, pois ele já tinha corrido pela Coloni, de quem o Sr, Andrea comprou os restos mortais para criar sua equipe… E o cara classifficou a equipe pela primeira vez para um GP…
          A equipe foi responável pela introdução na F1 de materias “ultra-modernos”… Como a utilização de silver tape para segurar partes do carro !!!!:mrgreen:
          Respeito o Moreno… O cara andou em cada cadeira elétrica… Ele é o verdadeiro operário da velocidade…. (tks Teo Jose)

          Abraços,

  11. Putz !!!
    E nem dei meus pitacos…

    1. Não vejo que a mudança possa prejudicar a RBR… Os caras estão disparados na classificação, tem o Adrian Newey… E no começo da temporada eles não tinham esses escapamento sopradores e já estavam dominando… Basta retornar para o projeto anterior !!!

    2. Como comentei no post anterior… Faz tempo que a Renault quer deixar a F1… E nas outras vezes que fez isso, sempre foi por cima, para deixar uma boa imagem… Com certeza sai… mas vai deixar um pé… Com a Infiniti e a Mecachrome, que prepara seus motores…

    3. Penso que o Uêba ganha mais um ano de contrato, enquanto o Ricciardo faz um estágio na STR…
    – Buemi e DJ são fracos… Duvido que a RBR os promova…
    – Luisinho não vai querer medir forças com Vetel… Fazer isso com o Alonsito na McLaren foi fácil, pois ele tinha toda a estrutura a seu favor… Na RBR terá tudo contra
    – Massa na RBR ???? Isso é piada de mau gosto… Não sei como os jornali$ta$ caem nessa !!!

    Ps: Uma vez… No FUK comparamos os pilotos da atualidade com os do passado… E cravei que o Luisinho era o Mansell… E cada vez isso esta mais claro !!!:mrgreen:

    Abraços,

  12. Casola,

    Reencarnação na F1 ????

    Isso não icziste !!!! (tks padre Quemedo)…:mrgreen:

    • Eduardo Casola Filho

      Acreditar, eu não acredito, mas que existe, isto existe! (thanx Simples Camponesa de Nobre Coração que Vai Todos os Dias ao Bosque Recolher Lenha)😛

  13. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Peraí, o Nelsinho não andou nada na Renault, mesmo. Mas era visível que a classificação era toda para o Alonso. Se o Massa na Ferrari já é pateticamente, à italiana porcaria, deixado sob cuidados de mecânicos de máquina roçadeira rotativa admitidos em rigorosa seleção de burrice, recrutados possivelmente da divisão desse ramo da FIAT, dona da Ferrari, imaginem a que tipo de tratamento e (e emboscadas, frias, ciladas e trambiques, carro defasados e outras coisas comuns nas equipes que dão o toba pra um dos pilotos) Nelsinho não foi submetido em regime porco e ladrão do Briatori…. coloquem primeiro ele numa situação como a dos (ZéRoelas) tipo Buemi e Kobayano, sem pressão e com gente séria e competente trabalhando pra si e depois critiquem os resultados.

    Acho que a Red Bull poderia ir de Barrichello. Pro webber, pelo menos uma williams estaria garantida. E Ferrari, ninguem quer. Bota o doutorzinho da motoca lá, que ta na pior agora. Bom demais pra um bando de idiotas que já tem um super piloto.

  14. Eduardo Casola Filho

    Duas ExcRusivas:

    1 – Hong Kong na F1? Mais um Tilketródromo…

    http://esportes.br.msn.com/f1/hong-kong-manifesta-interesse-em-receber-etapa-da-f%C3%B3rmula-1

    2 – Renault-Lotus parece ter resolvido seus problemas financeiros e deve manter a mesma cor de 2011.

    http://esportes.br.msn.com/f1/renault-dever%C3%A1-continuar-a-ter-cores-preto-e-dourado-em-2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: