A melhor corrida de todas?


Por Eduardo Casola Filho

O nome da corrida

Façamos as contas: Que tal juntarmos o circuito Gilles Villeneuve em Montreal, com chuva, com essas novidades de regulamento. Sentiu o resultado? Talvez nem consiga imaginar a loucura que foi esta corrida! Um final digno de filme, se bem que pode não terminar assim. Mas quem foi o nome da corrida foi Jenson Button.

Na largada, porém, foi o outro piloto da McLaren a roubar a cena. Lewis Hamilton se enroscou com Mark Webber na largada, depois tentou passar Michael Schumacher por fora no hairpin e escapou, por fim tentou passar Button na reta dos boxes. O inglês fechou a porta em cima, onde o seu companheiro tentou passar No choque, pior para Hamilton, que ficou fora com a suspensão quebrada. Safety Car na pista e depois a corrida voltou. Daí a chuva deu o ar da graça e quase alagou o circuito. bandeira vermelha e duas horas de espera.

rihanna

Não foi só piloto que derrapou!

Foi uma espera intensa, a Globo não sabia se atrasava o futebol, no fim botou as partidas no ar e a corrida só pode ser acompanhada realmente por quem arranjasse um streaming. A Rihanna tava lá assistido a corrida e a imprensa  foi atrás dela, com direito até a queda de um câmera. E todo mundo aguardava a chuva passar.

Quando deu 16:50 no Canadá, a corrida recomeçou com o SC na frente, Vettel disparou na frente enquanto Felipe Massa tentava a segunda posição do mito Kamui Kobayashi, que havia economizado um pit na primeira parte da corrida. Jenson Button tentava se recuperar lá atrás, tomou punição por excesso de velocidade em bandeira amarela e tentava recuperar. Na tentativa de passar Fernando Alonso, o espanhol levou a pior e ficou fora. Button teve o pneu furado e o bico danificado. Deste jeito Button estava a fazer uma das piores corridas da carreira. Por enquanto.

Depois de outro SC Massa tentou passar Koba-san a todo custo, quando o japonês errou na chincane antes do hairpin, Felipe tentou passar e conseguiu, mas neste tempo Michael Schumacher se aproveitou e passou os dois. Queixudo em segundo!

A pista foi secando e todo mundo foi de silck, com o trilho formado. Felipe massa jogou fora o brilhante fim de semana que fazia quando, ao tentar passar um retardatário, acabou batendo e sendo obrigado a trocar o bico, ficando fora da briga.

Esse tava doido!

Kobayashi foi perdendo rendimento e acabou superado por Webber e Button. O inglês ia reagindo de maneira incrível nesta altura. já em quarto. O japonês segurou Nick Heidfeld até o piloto da Renault errar e tocar o bico na traseira da Sauber. o dano provocaria o acidente que o tiraria da corrida e sujaria toda a pista. Novo SC e um fiscal que limpava a pista no meio dos carros quase foi atropelado por Koba-San, depois de outro tombo. Barbaridade!

A corrida recomeçou e Vettel caminhou rumo à vitória. Schumacher segurou a pressão de Webber e Button o quanto pode para conseguir o primeiro pódio desde seu retorno. Não conseguiu, mas esta foi sem dúvida a melhor corrida do alemão nesta fase da carreira.

Button estava voando na pista com uma volta mais rápida atrás da outra. E foi se aproximando de Vettel. Na última volta, o limite de duas horas ia pro espaço, mas era ali que acabara a corrida. Sebastian “Hildebrandeou” e a corrida ia parar no colo do filho do John. O alemão não aguentou a pressão, o que mostra que ainda tem que evoluir como piloto para ser um gênio.

Button por sua vez, se no começo, foi um domingueiro, sai de Montreal com a melhor atuação da carreira.

E no fim, outra chegada antológica. Felipe Massa foi pra cima de Kobayashi pela sexta posição e a conseguiu pelo fotosharp! Um fim épico!

O resultado da corrida ainda está indefinido devido a uma possível punição ao inglês pelo acidente com o asturiano. Como anti-alonsista, diria que seria absurdo punirem, mas pelo grosso da regra, Button realmente provocou o acidente e uma eventual punição não seria errada.

Mesmo assim, a corrida canadense foi excitante ao extremo, talvez por isso teve que parar para ninguém ter um ataque cardíaco. A alegria de Button é digna ao quase orgasmo de Piquet naquele final de 1991. Uma corrida espetacular. Um momento Histórico! (por isso tá nesta categoria). Talvez a melhor corrida de todos os tempos. O que acham?

1 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 70 voltas em 4h04m39s539
2 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 2s709
3 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 13s828
4 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 14s219
5 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 20s395
6 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 33s225
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 33s270
8 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 35s964
9 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 45s100
10 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 47s000
11 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 50s400
12 – Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) – a 1m03s600
13 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 1 volta
14 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 1 volta
15 – Jerome D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth) – a 1 volta
16 – Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) – a 1 volta
17 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 1 volta
18 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 3 voltas/acidente

Não completaram:

Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 9 voltas/mecânico
Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 15 voltas/acidente
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 21 voltas/acidente
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 34 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 42 voltas/mecânico
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 63 voltas/acidente

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m16s956, na 69ª

Publicado em junho 12, 2011, em Automobilismo, F1, Momentos Históricos e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 30 Comentários.

  1. Realmente a prova foi mto boa, méritos do Button que andou mto.

    E belo post Cassola.

  2. Só a Globo pra f**** com a transmissão…

  3. Fabio Nascimento

    A corrida foi complicada ainda mais com as paradas e atrasos mas o que parecia que não ia dar em nada foi uma grande corrida… digo que parecia que não ia dar em nada porque pensei que o SC não ia sair da pista, a largada poderia ter sido mais interessante por exemplo…
    Pra mim os pontos altos foram o Schumacher (quem diria, eu anti-Schucrute declarado dizer disso) e o Massa…

  4. Fffffeeettel não é um genio, mas o cara é “chato” (no bom sentido), não importa o inferno que seja a corrida, sempre da um jeito de terminar em primeiro ou segundo e é o único piloto do grid a conseguir isso. Não é por acaso que ele é o líder isolado. A impressão que tenho do piloto é a de que ele não é fenomenal em nenhum aspecto, mas consegue ser bom em todos.

    • So para fazer um adendo, essa qualidade do Fffffettel, de manter sempre uma boa regularidade, é ainda mais importante na Formula 1 atual, com corridas imprevisiveis, acidentes, ultrapassagens etc, obrigando o piloto a ser adaptar rapidamente a varios tipos de situações – circunstância bem diferente daquela monotonia que imperou no final da década retrasada e início da decada passada. Pra mim, o moleque é bem diferente do Schucrute e vai longe, muito embora eu acredite que o Hamilton e o Malonso tem capacidade suficiente para lhe fazer frente.

  5. Rapá, mas eu perdi uma briguinha destas??? num é pussivi….
    Despedidas, rasgação de seda, que coisa inda…. 😈
    Preciso otimizar meu tempo para ver mais de perto como andam as coisas por aqui…. Negona do dedo grosso com KY??? tá, foi no guspe mesmo gaucho sem vegonha!
    E para não dizerem que não me aludi às flores, esse povinho merece…

    http://jconlineinteratividade.ne10.uol.com.br/charge/

  6. Foi a melhor meia-corrida dos últimos anos.
    Enquanto teve corrida foi fenomenal.
    Vitória merecida do Butão, embora só pelas últimas voltas.
    Aliás, no rigor da lei, ele deveria ser punido pelo acidente com o Malonso, mas não acredito que vão estragar a melhor corrida do ano fazendo isso.
    O Massa fazia uma boa corrida – estava esperando o rádio pro Alonso ” This is ridiculous, Felipe is fastar than you…” mas enquanto eu ainda comemorava o belo beijo no muro do asturiano marrento, veio o castigo e o Massita fez uma nhaca também. De toda forma, a melhor corrida dele no ano.

  7. Cavaleiro que diz Ni!

    Olá. Estou correndo para “ultrapassar o prejú”, como diria o Mike. Mas estou lendo os posts quando posso. E a corrida realmente foi uma das melhores, acho que o GP do Canadá nos dá chances de ver uma boa corrida. I love Canada!
    [especulation mode on]:
    Se a Ferrada trocasse as posições talvez o Zacarias tivesse chance de pegar a sorte grande do Button, pois Alonso realmente “segurou” o Felipe. Eu acho que o Lions não deveria tomar punição, como diz o ditado: !ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”. E todos sabemos que o Fernandito é mais sujo que au de galinheiro…

  8. Leandro Hunt (Anti-Alonso)

    Melhor momento da corrida! Alonso Fora! Morra espanhol maldito!!!! SOU FÃN DO JENSON BUTTON DESDE CRIANCINHA! VALEU SANGUE BOM!

  9. Leandro Hunt (Anti-Alonso e GLOBO)

    Agora também sou Anti-Globo! Maldita emissora! Que Lúcifer tenha a alma empalada do FDP que decidiu exibir o futebol no lugar da corrida!!!!

  10. Uma corrida HISTORICA!!!!!!!!!!!!

    Historica pq o GP da Canada’ e’ a unica corrida que da’ pra ver de manha, aqui em LA. Uma saudade enorme de acordar e assistir a corrida, so’ no Canada’.

    Final emocionante, para Button e Massa.

  11. Eduardo Casola Filho

    Pelo grosso da regra o Button deveria ser punido, mas como foi no Alonso, e como anti-alonsista que sou, Foi bem-feito mesmo!😈

  12. JENSON BUTTON!!! 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

    Ps: Alguem viu o video que a RGT mostrou do Gilles Villeneuve andando sem a asa dianteira??? Sensacional!!!😀

  13. Quase todas as corridas no Canadá são expetaculares e essa foi mais uma delas.

  14. JENSON BUTTON!!!😀😀😀

  15. Alguem viu o video que a RGT passou do Gilles Villeneuve andando com a asa dianteira toda torta e freando na curva do Harpin na chuva??? Sensacional!!!😀

  16. Porra, não vi a corrida…que merda!!!!!

  17. kra, que corrida fantástica!! Faz muito tempo que não via uma corrida tão emocionante!! Vettel segurou o carro como pode, Button foi do inferno ao céu em 70 voltas, Schumacher mostrou que ainda é o Schumacher quando o carro não faz tanta di…ferença, Kobayashi fez milagre com aquele carro da Sauber e tem sido destaque constantemente (pra mim, já é o melhor japonês na história da F1 e merece um lugar numa equipe de ponta) e o Massa, apesar do erro bobo, protagonizou um fim de prova de arrepiar os cabelos, ganhando a posição do Koba por meio bico!

  18. A cada dia que passa detesto mais a Globo e a sua bosta de futebol…aliás, a cada dia detesto mais o futebol!

  19. Assisti essa corrida até a paralisação, como não tenho net em casa perdi o que aconteceu de melhor. Agora to aqui tentando achar uma merda de um link pra ver!!!

      • Longe de mim defender a RGT, mas é complicado para a RGT deixar de passar o esporte mais popular do país para passar uma corrida de F1 que é o esporte mais popular para nós, infelizmente é assim o dinheiro fala mais alto, azar de quem não pode ver pois isso aconteceu por causa da chuva…que impediu a transmissão em tv aberta e nos brindou com uma das melhores corridas dos ultimos anos ao mesmo tempo!!!

  20. Olha o vídeo dos fiscais fazendo lambança… foi por pouco que não aconteceu uma merda!

  21. Muitos devem está descendo o caceta na RG de TV,mas na verdade ela tinha a sua programação prevista e tinha que passar o pão e circo de todos os domingos,foi nisso que a RG de TV acabou se fu……….👿😈
    Pra terminar uma excRusiva-va-va para animar
    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/06/em-ma-fase-na-mclaren-hamilton-teria-sido-sondado-pela-rbr.html#esporte-formula-1

    Luiz Cirillo pode parar na equipe dos energéticos:mrgreen:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: