Ele voltou! Ou não?


Por Eduardo Casola Filho

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Ele pode voltar, mas não assim

Após as polêmicas do retorno do GP barenita ao calendário, a FIA, entre outras coisas, também já definiu o regulamento técnico de 2013. Dentre as novidades, o motor turbo 1.6 de 4 cilindros está finalmente aprovado pela FIA. A pressão gerada pelo motor para a injeção de combustível deve chegar até 500 bar e o RPM será limitado em 12000 giros. Com isso a economia de combustível estará em até 35%, aliado à manutenção do regulamento aerodinâmico de 2011.

Também os bicos terão sua altura reduzida para evitar acidentes como o de Mark Webber com Heikki Kovaleinen, em Valência 2010. E as transmissões serão reduzidas para diminuir custos, embora o peso do carro irá subir de 640 para 660 Kg

Contudo, não quer dizer que já veremos daqui a 2 anos (isso se os maias errarem na previsão) estes motores empurrando as baratas, pois as equipes avaliarão este regulamento e terão até 30 de junho para aprovar ou solicitar as alterações que desejam.

Lista de todas as mudanças*:

-Unidades de energia será de quatro cilindros, 1,6 litros com injeção de alta pressão a gasolina de até 500 bar, com um máximo de 12.000 rpm, com gerenciamento de energia extensiva e de recuperação de energia (agora conhecido como KERS), refletindo a decisão tomada pelo Conselho Mundial em dezembro2010

-Os regulamentos aerodinâmicos foram baseados em regras 2.011, com modificações, a fim de melhorar a eficiência aerodinâmica: juntamente com as regras do trem de força, isso permitirá uma redução de 35 por cento no consumo de combustível

– A altura da ponta do nariz será limitado a assegurar uma melhor compatibilidade em um acidente de estilo T-bone
– A limitação da transmissão (relações de transmissão, o número de caixas de velocidades), a fim de diminuir os custos
– O peso total do carro não deve ser inferior a 660 kg
Em consulta com os principais interessados, e após o resultado desta consulta, um voto de fax pelo Conselho Mundial poderia ser considerado até 30 de junho último para redefinir a data de aplicação dessas normas técnicas.

*Retirado do comunicado oficial da FIA

Então fufeiros, o que acham do novo regulamento, se este passar pelas equipes? Eu acho que pode ser uma boa, embora ninguém confie muito no que vai ficar os roncos de motores daqui pra frente.

Publicado em junho 5, 2011, em Atualidade, Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 46 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

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  2. Leandro Pinheiro

    Tem algo errado aí! É 500 bar mesmo?

  3. Guilherme Diniz

    Ainda sobre a discussão passada….vi muita gente fazendo uma comparação sobre Bahrein , Líbia e norte da Africa….porra gente, no Bahrein não tem mais nada e tá tudo sobre controle. Exagero, hein?

    • Tem duas coisas, disseram que lá no Bahrein morreram umas 20 pessoas, não vejo todo esse estardalhaço quando falam que morreram 20 num “fim de semana” no Brasil, que em países da europa existem ameaças de ataque terrorista, deveriam suspender as corridas na europa por causa da super bacteria, alguem falou isso??? Concordo com o GD!!!

    • Se analisarmos cada país que sedia uma etapa, teríamos uma “desculpa” para a F1 não ir lá. Exemplos:
      Brasil: injustiça social, corrupção e impunidade.
      EEUU: imperialismo
      China: onde mais se aplica a pena de morte no mundo
      Espanha: torrão natal do fdp e está falida, não podendo se dar a ester luxos
      Mônaco: paraíso fiscal
      Índia: injustiça social ligadas às castas dominantes
      etc, etc…
      Excessão:
      Inglaterra pode pq “bateu” na Argentina. Perdão por 100 anos. hahaha.

  4. Se o Euclides Palhafato,vulgo Perro da Comissão Ordinária Fufa de Aforismos Pentelhos,esta se demitindo do blog,ele não está ganhando aforismos pentelhos ou eu estou bebendo muito!!!

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      Gostei da sigla aí. Não conhecia. Ou então já tinha esquecido…. pode ser, tb.
      Mas pedir demissão, jamais. Ganho mal, aqui, mas cumpro o meu papel higiênico – venho sempre pra limpar o bumbum do blog e depois sou jogado no lixo, mas o rolo é grande, fiquem tranquilos.

  5. Salve!!!

    Se tudo isso for aprovado, beleza!!! E eu tenho uma sugestão para o ronco dos motores… Que tal colocarmos um LP para reproduzir os efeitos sonoros dos carrões, igual o Zeca Urubu no episodio do Pica Pau??? 😀 :mrgreen:

  6. 4 cilindros a 12.000 rpm vai ter um ronco lindo sim. É só comparar com as moto esportivas atuais. O som é uma melodia.
    Não ficou claro(pelo menos aqui no post) se o KERS vai poder utilizar outras fontes de calor, como escapamento e radiador e tb limitação de relação de transmissão – o que seria essa tal limitação? As árvores primárias e secundárias seram limitadas podendo acontecer de uma equipe não ter a relação de marchas ideal para um circuito? Espero ter entendido errado.
    Agora esquisito mesmo é subir o peso para 660 Kg. Qual a razão?

  7. Já que o povo anda meio stressado por aqui vejam e relaxem;

    Mercedes-Benz SLS AMG Roadster
    Motor 6.2 V8 aspirado, a gasolina
    Potência máxima: 571CV
    Torque máximo: 66,3kgfm
    Peso bruto: 1.660kg (DIN)
    Câmbio de 7 velocidades e dupla embreagem SpeedShift DCT, borboletas no volante
    Rodas leves forjadas com desenho de 10 raios AMG com tamanhos 9×19″ dianteiros, 10×20″ traseiros e TPS
    Pneus 265/35ZR19 dianteiros, 295/30ZR20 traseiros
    Suspensão de bandejas triangulares (wishbones) duplas com AMG Ride Control (controle eletrônico de endurecimento dos amortecedores)
    Spaceframe em alumínio de 243kg (2kg a mais que o coupé)
    Freios de cerâmica opcionais
    Teto em tecido de 3 camadas, disponível em 3 cores (preto, bege, vermelho), com sistema de abertura e fechamento automáticos para velocidades de até 50km/h
    Vidro anti-turbulência removível
    Bancos esportivos com aquecimento AMG e sistema AirScarf (aquece as áreas de cabeça e pescoço do motorista e passageiro, soprando ar quente através de aberturas integradas nos encostos de cabeça)
    Interior revestido em couro preto designo
    Sistema multimídia COMAND APS com DVD e GPS integrados
    AMG Performance Media (dados de telemetria do motor, aceleração lateral e linear, tempos de volta em uma pista, acesso à internet móvel)
    Sistema de som surround Bang&Olufsen BeoSound AMG com subwoofer de 250W de potência

    • O cancelamento e’ a desicao correta.

      • Guilherme Diniz

        Eu não acho…acho que tem que ter a corrida.

        • Vc, o Ed e o Motta, certo?

          São os únicos, por enquanto…

          • Nelson Ayrton Fittipaldi

            O Ed Motta tá comentando no blog ? :mrgreen: 😈

          • Só não deixem a Paula Toller aparecer por aqui!😈

          • Guilherme Diniz

            O Bettega também…e o Torcedor também. A gente só enxerga aquilo que quer ver.
            Mesmo estando sumido, tenho certeza que o Lethal também!

          • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

            eu tb, acho que tem que ter. Tá no calendário, então tem que ter.

            E a Paula Toller é absolutamente divina.

          • Viva o Palmeiras!
            Viva o São Paulo!
            HAHHAHHAHAAAA

          • Ops! Eu tb sou a favor de cancelar, desde que levem em conta um post meu aí pra cima. Vamos ao repeteco:
            Se analisarmos cada país que sedia uma etapa, teríamos uma “desculpa” para a F1 não ir lá. Exemplos:
            Brasil: injustiça social, corrupção e impunidade.
            EEUU: imperialismo
            China: onde mais se aplica a pena de morte no mundo
            Espanha: torrão natal do fdp e está falida, não podendo se dar a ester luxos
            Mônaco: paraíso fiscal
            Índia: injustiça social ligadas às castas dominantes
            etc, etc…
            Excessão:
            Inglaterra pode pq “bateu” na Argentina. Perdão por 100 anos. hahaha.

        • Na verdade eu acho que não tem que ter a corrida, mas só por que o circuito é um lixo.

          Já dizia um “sábio” professor meu: “Toda unanimidade é burra.”

          • É quero que o Bahrein vá pro Bahrein!🙂

            Esse episódio lembra muito quando Mauro Silva se recusou a jogar uma partida pela seleção com medo de ir à Colombia. A seleção foi, jogou, todo mundo saiu vivo e Mauro Silva pagou de banana!

            Claro que são situações diferentes. Não sou nem a favor nem contra que aconteça a corrida, no entanto, a corrida é tão ruim que esse seria um motivo e tanto para ela não acontecer!😀

            Podia ter todo ano um protesto desses em Barcelona, Mônaco, Valência, Hungria e no Bahrein. hehhehehhehehe.

  8. Em uma fazendinha do interior morava um caipira, um dia chegou a sobrinha dele para passar férias.Toda a noite o caipira escutava um barulho estranho shulhhhshhssshshssshhshshs lá no quarto da sobrinha tinha um buraco grande que dava no curral dos touros.
    Na outra noite o mesmo barulho shulhhhshhssshshssshhshshs .O caipira resolveu arrombar a porta para ver o que estava acontecendo catou a escopeta e foi lá, quando arrombou a porta viu a sobrinha com as calças abaixadas colocando a bunda no buraco .ele falou:- Te peguei safada ! O que você tá fazendo aí ?
    A sobrinha falou :- Tio a gente põe a bunda no buraco o toura da uma lambida tão gostosa experimenta vai. Depois de muito ela insistir ele aceitou assim que o caipira botou a bunda no buraco ele gritou:-aaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
    A sobrinha disse :- o que foi ? E o caipira disse :- O touro meteu foi o chifre !!!

  9. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Barraram o Kers mecânico só pra ferrar com a WIlliams. Coisa da McLaren e da Ferrari, isso aí. Tudo isso aí pode ser muito bom, desde que o Barrica permaneça correndo. Senão, sinceramente, tanto faz.

    • A própria Willians admite q o kers mecânico é mt volumoso e pesadão. Este apetrecho está sendo usado num Porsche no mundial de endurance e vai no lugar do banco dianteiro do passageiro. Nesta categoria dá, pq algumas abastecidas a menos significa ganhos enormes, mas na F1 o inimigo a ser vencido é o peso (thanks Ettore Bugatti)
      e naturalmente o volume da peça, pelo estrago aerodinâmico q faz na silhueta da bagaça.

  10. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    E ronco de motor, é tão sagrado assim? O timbre vai ficar tão pior assim? Barulho é barulho… eu assisto é pela TV, então duvido que um ronco diferente vá ser tão prejudicial. Barulho é detalhe…. qualidade do barulho, agora virou item a se discutir? Formula Indy é tudo mesmo motor, que é bem barulhento, e nem por isso eu acho aquilo legal. Daqui da Água Branca eu ouvia uns barulhos de lá do sambódromo. Pra mim se os carros da F1 corressem como correm hoje, com o barulho de um carrinho de autorama, já estava ótimo. Não pagaria o que cobram de ingresso pra uma corrida de F1 pra ouvir o barulho, mas pra ver a corrida. Já moro numa cidade muito barulhenta e sem perspectivas de algum tipo de preocupação das autoridades para esse sério problema. Ônibus barulhentos, motos barulhentas, balada de quinta, de sexta, de sabado e de domingo infernizando até altas horas, furando regras de zoneamento com alvarás comprados do marginal Kassab. O silêncio, onde quer que aconteça, é bem vindo. E nem vão ser ser nada silenciosos, esses motores turbo, eu duvido! Nem vem dizer que eu digo isso pq nunca ouvi ao vivo um F1 roncar. Nem quero! Deve ser chato. Barulho de motor me irrita. Curiosidade, eu tenho, mas não desejo.

    • Taí o Euclides vendo o lado cheio do copo.

      O negócio é esperar pra ver se os motores vão ficar ruim. Sinceramente, acho que não será um desastre.

      • Caraca! O mestre das causas impossíveis, o famos Euclides Palhafato (Perro de Cofap) nunca ouviu ao vivo um ronco de F1? Vai pro purgatório mesmo.
        Mas falando sério: já ouvi ao vivo os motores de 12, 10, 8 e 6 cilindros e posso te dizer q as Matra quase estouravam meus ouvidos em Jacarepaguá…não sinto sdds disso não. Outro detalhe: o turbo não funciona como abafador de ruído. Vai ser ensurdecedor do mesmo jeito, como sempre foi e “bão” de ver ao vivo, apesar do a$$alto que é. Mas brasileiro é “bãozin e bobim” mesmo e vai levar sua contribuição pro tio berne. Mas com o New Kid Vigarista metendo toco do filipe basta, eu não apareço em Interlagos mesmo se ganhar ingresso em alguma promoção. Aquele fdp vai humilhar o capacho brasuca comigo longe.

  11. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    o maior desastre vai ser se o pangaré queixudo continuar se arrastando na pista com um baita de um carrão. Classificar ele até que consegue, mas correr, haja galvanice pra aturar essa desgraça!

  12. Leandro (Anti-Alonso)

    Olá meus caros, andei sumido por aqui mas agora estou devolta com força total,vi que há um outro Leandro aqui no blog portanto desde já estou me denominando como “Leandro Anti-Alonso” pra não confundir.Estava eu aproveitando uns bons dias de férias numa cidadezinha de 2.500 habitantes no sul de minas gerais, um retiro nos moldes do nosso gênial Arnaldo Dias Baptista (Lóki eterno), já que tomei um pé na bunda da mulher, e cheguei a pensar em me jogar de um prédio (No Thanks Arnaldo)! Por fim esses dias de reflexão me fizeram pensar em muita coisa, tenho 31 anos e até hoje não fiz o que realmente queria nessa vida, ou seja cinema!Fui virar analista de sistemas,vejam só,cheguei a conclusão que não é isso que eu quero para o resto da vida, e desde já vou me preparar para fazer faculdade de cinema, o dinheiro que tinha para o casamento ta guardado vou usar nessa nova fase, e em 2012 se Deus me ajudar vou começar a facul de cinema, disse isso tudo por que a mensagem que quero passar hoje é a seguinte: “Nunca é tarde para você ser o que você poderia ter sido” pensem nisso, lutem!Sempre e nunca se esqueçam, mulher nenhuma vale o sacrifício de um sonho…

    • Pode crer, não vale mesmo😀
      Boa sorte e espero te ver um dia aqui em Hollywood😀

    • Humor negro: Lendo este pensamento “Nunca é tarde para você ser o que você poderia ter sido” concluo que é por isso que o Barrica não desiste nunca. E o caneloni tb segue a mesma sina. rsrsrsrsrs.
      PS: mulher é assim: ruim com, pior sem. Vamo q vamo q vai chegar a idade em q nem viagra resolve. É uma corrida contra o tempo.

      • Leandro (Anti-Alonso)

        hahahaha vdd, se o Barrica leu isso aqui com certeza vai querer chegar nos 600 GPs? Quanto ao Caneloni acho que ele já se conformou….

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