Sega e Williams – Irmãs de luta


Por Eduardo Casola Filho

Sonic E Williams

O auge de ambos

Vamos falar um pouco de games e de F1. Em 2011, Sonic, o mascote da Sega, chega aos 20 anos de vida, mas ainda tenta encontrar o mesmo fôlego que tinha no começo de sua vida. Da mesma forma, a escuderia de Grove tenta se reencontrar de todas as formas para recuperar o poder que já possuiu como a principal equipe de Fórmula 1.

O ano de nascimento do ouriço é o mesmo do primeiro carro projetado por Adrian Newey para a Williams em, 1991. Ambos tinham adversários a ser batidos. Os japoneses queriam desbancar a Nintendo e seu mascote Mario, já na F1, a rival era a McLaren, soberana nos últimos anos. E eis que a relação destes dois começam a ganhar corpo.

Mansell e Mario

Por que ele deixou a Williams

Em termos de jogos, o Mega Drive (ou Genesis) até que cumpriu bem o seu papel, brigando de igual para igual com o Super Nintendo, mas o êxito da equipe de tio Frank foi maior, onde o título escapou por pouco no primeiro ano, mas em 1992, Nigel Mansell dominou com sobras o campeonato e levou o título com facilidade. Em 1993, enfim, seus caminhos se cruzaram. A Sega fez um forte trabalho de marketing e para aproveitar a principal virtude de seu mascote, que era a velocidade e resolveu colocar grana na principal categoria do automobilismo mundial. A saída de Mansell para Indy foi oportuna, afinal, como pode o Mario pilotando o carro do Sonic? Deixando de lado a ironia, Alain Prost e Damon Hill foi a dupla escolhida.

1993-williams

O carro de outro mundo

O carro de 1993 ficou conhecido como o carro de outro mundo. O projeto de Newey, aliado ao avançado sistema eletrônico tornou o carro praticamente imbatível. Quer dizer, mesmo com o título do Prost, a situação do campeonato não foi tão tranquila, principalmente no começo da disputa.

O exemplo mais notório foi a terceira corrida: O Grande Prêmio da Europa, em Donnington Park. Foi a corrida patrocinada pela Sega, outra bela jogada de marketing, e pelo andar da carruagem, a festa seria da equipe de tio Frank.

sennaomtrofeudosonic

O prêmio da velocidade

Mas a corrida, todo mundo se lembra que foi a da melhor primeira volta de todos os tempos, com Ayrton Senna provando que tinha realmente a velocidade do ouriço para passar na pista molhada. Nada mais justo que o troféu da vitória, que era o Sonic de Bronze parar nas mãos do Silva.

Mesmo com esse revés, o Professor levou com sobras o campeonato antes de se aposentar, e justamente o dono do troféu do porco-espinho foi para o seu lugar na Williams. Porém com o marketing já consolidado os japoneses deixaram a Fórmula 1 e buscaram outros rumos, mas o destino pregou peças parecidas em ambos.

1994 foi um ano trágico no esporte à motor, com a morte de Senna. O projeto de Newey, tendo que se adaptar com as novas regras, acabou dificultando o desempenho do carro e o título de pilotos foi parar nas mãos de Michael Schumacher. No mesmo ano, a Sega lançou o Saturn, um console mais moderno, mas que fora inferior ao Nintendo 64 e ao recém-chegado Playstation.

Mesmo os jogos do ouriço já não animavam tanto os fãs como na época do Mega, mesmo assim a Sega tentou outra cartada com o Dreamcast, o primeiro console de 128 bits, em 1998. Este foi o primeiro ano de jejum de títulos da Williams, que tinha perdido Adrian Newey para a rival McLaren e se via na ladeira da descida.

Para ambos a grana começou a minguar. As gastanças de outrora ficaram para atrás. e com a nova década, mudanças aconteceram. A Williams apostou numa parceria técnica com a BMW, em 2000, enquanto a Sega anunciou que pararia de fazer consoles no ano seguinte e só passou a produzir games para outras plataformas.

Sonic Unleashed

Vira homem ou lobisomem? Coisa de Rosbife...

Após se recusar a vender a equipe para a fábrica alemã em 2005, a Williams tem tentado seguir seu rumo por conta própria. A consequência foi que ambos viraram meros figurantes em seu respectivo cenário. Sonic chegou a virar até lobisomem! Esse negócio de transformação o Rosbife é que entende mais… E foi em 2008, época que o filho do Keke corria na equipe de Grove.

sonic20thanniversary

Corre Sonic, que a maré tá brava!

Chegamos a 2011. Sonic completa 20 anos e a Sega tenta reerguer a imagem do mascote, com títulos remetendo ao clima do começo dos anos 90. A Williams tenta também retornar aos seus dias de glória, com muitas mudanças. Tem a presença de um piloto remanescente daquela tarde chuvosa de 1993 na Inglaterra (Rubens Barrichello) para voltar a ser o mais veloz, assim como Sonic tenta voltar a ser a grande força dos games. Ambos com histórias de vida entrelaçadas e em busca do sucesso. Sega e Williams são os irmãos de luta em busca do topo.

Publicado em maio 31, 2011, em Automobilismo, F1, Video-Game e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 26 Comentários.

  1. Post sensacional Casola!!!

    Hoje as coisas são diferentes, digamos que a Ferrari de 2000 a 2007 era o Winning Eleven, era melhor que os outros e praticamente imbativel, hoje os dois passam por uma fase de transição tentando voltar as glorias enquanto a Red Bull e o Fifa estão dominando tudo graças as suas inovações tecnológicas… : mrgreen:

  2. Muito bom o post relacionando o mudno dos videogames ao mundo da F1, sou pesquisador na área de Games e educação. se quiserem tenhos uns dados interessantes. Vou preparar um post com calma sobre isso.

  3. Parabéns, Casola! Um excelente artigo que, além da riqueza e precisão das informações, insere um ângulo original e pouco comentado sobre essa parceria histórica que foi parte do projeto do melhor carro de F1 de todos os tempos. Por mais que o F2004 tenha sido o mais veloz, ninguém sabe até onde chegaria aquela Williams mágica de 2003, caso não fosse ‘amputada’.
    Você é o cara!

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      ansioso pelas sua palavras ao bidet acerca da onda pc. Acho que na situação atual a política de cada um prevalece sobre qualquer outra, estão batendo nos negros, mas não de pele, mais do que nunca, como diria o faustinho, é um claro reflexo ds PoliticamenteCorratos e reaças mandando, mas tenho lido e visto diferentes portadores desse rotulo que ja foi engraçado e assumido com o melhor humor disponível pelo Ultrage do saopaulino, mas bem-humorado Roger, o rótulo de reacionário, hoje bem mais multifacetado quando não se tem mais um lado correto em quase nada que possa virar piada. E parece que mais nada pode virar piada, poder, pode, mas não se ri. Ou se ri por classe…. complicado, mesmo.

  4. Aliás, em de ‘2003’, leia-se ‘1993’…:mrgreen:

  5. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Muito bom!!! Parabéns, Carsola!

  6. Éééé amigo. Nada permanece para sempre, exceto Deus e Sua Palavra!!:mrgreen:

  7. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Ainda sobre o monegasTo GP: a direção ter estuprado o sentido dos pneus podres existirem só prova que a McLaren não apita p. nenhuma naquela m. e tb q talvez mande mais sempre quem tá ganhando.

  8. Amigos, boa tarde!
    Estou passando apenas para desejar boa sorte e alegria a todos.
    A partir de hoje não participarei mais com comentários diarios e nem ao menos as piadinhas que também a algum tempo deixer de postar. Agradeço a todos pelo companheirismo q desde o lance compartilhamos.

    Estou me afastando por motivos pessoais e de vez em quando passo pra ver como anda o boteco.

    Abraços.

  9. Valeu galera pelo feedback! Tem outros planos para posts de games, mas é pra daqui a pouco!

  10. Depois de 200 meses na geladeira, finalmente sai o post! ehehhehehhe.

    Já tinha lido antes!🙂

    Uma beleza!

  11. Putz !!!!
    O fim de semana não foi muito bom para os pilotos amercicanos…

  12. E para não perder a forma… Vamos as efemérides musicais de hoje:

    Hoje seria aniversário de John Bonham, lendário baterista do Led Zeppelin…

    Hoje também tem balada forte na casa de Darryl McDaniels, do finado grupo Run-DMC… Um dos pilares do Hip Hop americano e mundial, que faz parte da “old school” do Rap e influenciou toda uma geração de mc´s…

  13. Nelson Ayrton Fittipaldi

    A Williams vai se recuperar… O Barrica vai virar o Sonic e o Maldanado
    será o “Tails” … Sonha,Marcelino :mrgreen:

  14. Valeu pela visita ao nosso site Eduardo!

    Aliás, bela matéria traçando uma linha entre a Sega e a Willians. Abordaremos um pouco deste assunto quando sair a segunda parte da matéria sobre a Sega na F1, lá no Passagem Secreta.

    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: