Susto e Monotonia


Por Eduardo Casola Filho

perez

Força Perez!

A classificação para o Grande Prêmio de Mônaco acabou marcada pela apreensão. Sergio Perez bateu forte na Chincane do Porto. Um acidente parecido com o que abreviou a carreira de Karl Wendlinger na Fórmula 1 há dezessete anos.

O mexicano vinha numa classificação exemplar, deixou o mito Kamui Kobayashi para trás, e foi ao Q3. Durante esta parte, a Sauber saiu da linha correta do traçado e o carro foi direto no guard-rail, para depois parar no Soft Wall que reveste a quina da chincane. O piloto ficou desacordado mas agora, segundo as informações oficiais, está consciente, com dores na perna. Uma pena para o mexicano. Força Perez!

Já a classificação, que nos treinos livres, parecia ter a cara de Fernando Alonso, e nos dois primeiros tempos, foi favorável a Lewis Hamilton, no fim terminou da mesma forma que tem sido nos últimos GP’s. Sebastian Vettel faz mais uma pole e tem a chance de colocar seu nome entre os vencedores de Mônaco. Pra variar, com um tempo avassalador em relação aos adversários, e ainda com uma dose de sorte com a bandeira vermelha no fim do treino.

O segundo posto ficou com Jenson Button, que foi para pista na hora certa e evitou a dobradinha da Red Bull na primeira fila, ao contrário de seu companheiro que apesar de salvar um set de pneus super-macios, vai largar apenas em sétimo nono, já que foi punido por cortar a chincane. Felipe também pode ser punido amanhã.

Fernando Alonso em quarto e Felipe Massa em sexto terão que aguardar uma melhor estratégia para poder brigar por um pódio, que é o limite do F150th.

E Michael Schumacher, pela primeira vez no ano largará na frente de Nico Rosberg. O Queixudo se colou entre as Ferraris, enquanto Rosbife teve que se virar para ficar em oitavo sétimo, depois do acidente de manhã, aliás, que escapou por pouco de bater onde o mexicano ficou na classificação.

E em nono oitavo, novamente Pastor Maldonado, deixando Rubens Barrichello em décimo-segundo. O venezuelano tá ajuizado e tem desde a corrida de Barcelona, andando mais rápido que o Barrica. Seria sinal da idade ou o piloto da terra de Hugo Chavez tem realmente potencial?

Amanhã, provavelmente uma corrida truncada, como é normal de Monte Carlo, onde os pneus macios e super-macios tem se comportado bem. Mas o mais importante que Sergio Perez esteja bem e que se recupere para voltar logo às pistas. Força Perez Hilton!

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m13s556
2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m14s997
3 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m14s019
4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m14s483
5 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m14s682
6 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m14s877
7 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m15s280
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m15s766
9 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – 1m16s528
10 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – 1m15s815
12 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m15s826
13 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m15s973
14 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m16s118
15 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m16s121
16 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – 1m16s214
17 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – 1m16s300

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – 1m17s343
19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – 1m17s381
20 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – 1m17s820
21 – Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) – 1m17s914
22 – Jerome D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth) – 1m18s736

Os dois carros da Hispania não treinaram. Liuzzi bateu e sei la´o que aconteceu com o Karthikeyan. Para correrem, precisam da aprovação da FIA. Sinceramente, com mais dois carros lentos na pista, acho que seria uma temeridade deixá-los correr, principalmente pelos eventos de hoje. Mas, como diria Mike Vlcek: À Conferir.

Publicado em maio 28, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 27 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Duelo do Grid:

    Vettel 5 X 1 webber

    Hamilton 4 X 2 Button

    Alonso 6 X 0 Massa

    Schumacher 1 X 5 Rosberg

    Heidfeld 1 X 5 Petrov

    Barrichello 3 X 3 Maldonado

    Sutil 1 X 5 Di Resta

    Kobayashi 2 X 4 Perez

    Buemi 5 X 1 Alguersuari

    Kovaleinen 5 X 1 Trulli

    Liuzzi 4 X 0 Karthikeyan

    Glock 4 X 2 D’Ambrosio

    • Dois pontos interessantes, o Di Resta e o Petrov e Kovalento estão espancando seus companheiros de equipe que são bem mais experiêntes, isso mostra que a idade pesa e muito na F1 de hoje!!!

      • O Di Resta vai ter vida curta na FI… Ano que vem já deve desembarcar na Mercedes !!!

        Falando no chicanito…
        Vocês sabiam que o Perez foi piloto da Academia da Ferrari ????
        Eu não sabia !!!
        Xii !!!! Acho que o molho do Caneloni vai azedar…

        • O empresário dele é Nicolas Todt, filho do Jean, presidente da FIA.

          O cara é dono da ART Grand Prix, equipe da GP2 e empresário do Felipe e do Perez. Não duvido que o Perez pinte na Estaberria de Maranello no lugar do Felipe em um futuro próximo. Talvez por isso o GB pega tanto no pé dele…

  2. Pancada forte do Perez, mas está tudo ok com o Speed Gonzalez, já que o regulamento permite a Sauber colocar um piloto substituto… Eu em minha larga experiência vou indicar um grande piloto… Andrea de Cesaris!!!😀 :mrgreen:

    Acho que o Butão andou lendo o blog, eu pedi para ele acelerar e ele atendeu, vai pra cima do Sebastião logo na largada pra vencer e iniciar a arrancada rumo ao titulo!!! :mrgreen:

    Vai Butão!!!

  3. Mais um post com o selo Casola de qualidade😀

  4. É se continuar assim rubens aposenta esse ano no final da temporada ou se bobear até antes!!!!!!! Felipe Massa é o 1B e pronto acabou!!!!!!! O Seninha se não correr o ano que vem na f1 a carreira dele pra f1 já era!!!!!

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      1-B é demais pra ele. É o 2-A, mesmo, pq tem uma cambada de nego na fila dele. Isso é que é o pior. Até o Barrica encarava, pela situação que está. Pensa aí num cara baun. Vai lá, o japonês – fala pra ele assim, Montezemolo: ‘Massa ta despedido, vc quer correr com a gente, pra já, com nossa equipe de imbecis do segundo carro? Lá temos os piores mecânicos da F1, e não tem engenheiro pra vc não, tem só um pau-mandado. Quer?’, e vê se o japoronga não encara a buxa.

  5. E duas rapidinhas:

    1 – Perez sofreu uma concussão e uma lesão na coxa, mas passa bem. Contudo, não deve correr.

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5154624-EI17068,00-Mexicano+sofre+concussao+e+lesao+na+coxa+mas+passa+bem.html

    2 – FIA libera HPV para a corrida. Aiaiai…

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5154589-EI17068,00-Hispania+foi+liberadas+para+correr+GP+de+Monaco.html

  6. O Galvão secou, secou, secou tanto o Ligeirinho, que conseguiu que ele se espatifasse. Ôôô, boquinha maRdita!!

  7. Guilherme Diniz

    Sendo sincero e ´´sutil´´….pra cororar a ridícula carreira do Rubinho, só faltava mesmo ser batido por um venezuelano!
    A falta de senso ridículo e de tudo o mais desse cara, só teria esse destino mesmo. Quero só ver os torcedores e os defensores desse ´´caboco´´ falarem agora. Repito: pra cagar de vez, só faltava apanhar de um venezueladno estreiante!!!!

    ps…Mônaco é braço. Braço por braço, Schummi tem mais que o viadinho.

  8. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Depois do Save Ferris,
    Save Perez.
    Não achei tão forte pra ele ter desmaiado, ainda que teve tempo de proteger a cabeça com as mãos, vendo chegar a batida de lado…
    Nem sei o que é correr, quanto mais bater, mas achei estranho, acho que pelo que dizem, ele quebrou a perna, ou estraçalhou, vai saber.

    Aiaiai, ein…. Barrica 3 x 3 Malogrado….

    Sussega, corvaiada:
    – Os carros estão com asas traseiras diferentes. A minha tem um pouco menos de classificação nela e um pouco mais de corrida. A estratégia de pneus amanhã será diferente do que todo mundo esperava, estavam falando de duas paradas. Nosso carro não é bom de ritmo de corrida, então tive de fazer mais para esse lado – disse Barrichello quando perguntado sobre a diferença entre Maldonado e ele.

    Desculpinha, alguns diriam, ou disseram, ainda não li a bagaça…. que digam. Barrica manja muito de mônaco, sua colocação surpreendeu, então acho que tem mesmo um coelho na cartola…. ou um abacaxi…

    Mas não se esqueçam que nunca antes essa pistinha merreca, como diria o ciganão, teve uma perspectiva tão grande de ultrapassagens como agora, com essa bobagem do ‘primeiro-eu-depois-você’ do kers. Ou estou desavisadíssimo e não temos Kers?????? E laranjas? Não temos laranjas? Jaimeeee!

    • Guilherme Diniz

      Tá bom Bettega….eu vi um pouquinho de resignação na sua réplica. Façamos o seguinte….aguardemos o fim da corrida, ok?

    • Tiago Carvalho

      mais um com a teoria galvaniana de proteção a kbça. O piloto posiciona os braços em posição contraria a sua origem( cruza com as mãos no ombro). para se proteger de fratura nas mãos e nos proprios braços e evitar que eles batam fora do cockpit por algum problema meu bom. Quanto ao barrica, são 19 participações em monaco, dentre as quais largou 8 vezes a frente de seu companheiro no grid e tomou pau 11 vezes, incluindo uma do De Cesari aí( o bicho ruim). Então acho, que ele não manja tanto assim de monaco não.

  9. Quem foi o maluco que me chamou Rsss

  10. Admito que o Speed Gonzalez tá me surpreendendo, mas ainda não dou o Barrica por acabado… e enquanto ele continuar mostrando melhor serviço que o Schumacher (considerem a diferença dos carros), tá valendo. Tomara que a estratégia de corrida dê certo; estou equivocado, ou ele vai ter um espaço vazio à frente no grid? Quem sabe ajude na largada… décimo segundo não é ruim pra carroça que a Williams ainda é. Acelera, Rubens!

    • Tá bom, enquanto esteve na corrida o venezuelano (putz, agora que eu vi que confundi os apelidos, Speed Gonzalez é o Perez, e eu falando do Maldonado, deveria ter chamado de sobrinho do Hugo Chavez ou coisa assim… ah, quem é que sabe a diferença entre esses hispânicos todos?) andou à frente (estratégia melhor?), mas o importante foi o Barrica ter ultrapassado o Schumacher (ultrapassado o Schumacher! Com uma Williams!!! Em Mônaco!!!!!!), valeu por uma vitória.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: