Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 – Corrida


Por Eduardo Casola Filho

vettel

E ele continua como #1

E apesar de todas as esperanças, a corrida da Espanha não teve a emoção que se esperava. O traçado amarrado da Catalunha não permitiu muitas ultrapassagens. O forte arrasto aerodinâmico que a pista proporciona desbancou o Kers, a asa móvel e os pneus Pirelli. Bem claro que esta pista é uma bomba. Qual será a instrução dos arquitetos espanhóis para pistas de corrida?

Enfim, a largada teve o brilhareco que Fernando Alonso sempre dá em solo espanhol. Pulando na ponta, segurou a pressão por 20 voltas, mas como o carro da Ferrari é muito inferior às Red Bull e McLaren, não pode fazer mais do que o quinto lugar, ainda assim, atrás com menos uma volta. Uma diferença gritante que a equipe de Maranello vai ter que resolver para voltar a sonhar com vitórias.

Então foi Sebastian Vettel, sempre ele a dominar a parada. Mark Webber se animou com a pole, mas a estigma de segundo piloto falou mais alto e o australiano sequer chegou ao pódio, depois de ter muitas dificuldades para superar o asturiano.

Enquanto isso, Vettel seguiu no seu ritmo, mas teve que segurar a pressão de Lewis Hamilton. O inglês até pressionou, mas não conseguia chegar na reta perto o suficiente para passar. No fim o segundo lugar ficou de bom estado. E para fechar o pódio a outra McLaren de Jenson Button. Na largada, o campeão de 2009 caiu para décimo, mas conseguiu poupar os pneus, uma característica sua e o terceiro ficou para filho de Sir John. O problema para Lyons foi fora da pista, pois recusou tirar foto com uma moça bonita, segundo GB. Estranho esta atitude de um sujeito tido como um dos boa-praça da Fórmula 1, talvez só para evitar a ira do rolo de macarrão de dona Michelle Jessica (valeu Tiago Carvalho) Michibata…😈

Na briga pelo pelotão intermediário, quem terminou melhor foi Michael Schumacher. Com uma boa largada, o Queixudo terminou exatamente à frente de Nico Rosberg, e segurou bem a bronca, não dando chance para ser ultrapassado, aproveitando-se da dificuldade do circuito de Montmeló.

E os demais pontuáveis merecem a honra. Nick Heidfeld partiu de último, foi na estratégia e na velocidade passando todo mundo no bloco mediano (um dos poucos a conseguir) e salvou um brilhante oitavo lugar, e ainda vendo Vitaly Petrov  sem pontuar. Apesar do fogo, o alemão foi chapa quente! (piadinha ruim esta). Depois vieram as duas Sauber. Sergio Perez soma seus primeiros pontos pra valer, superando a bronca que toda corrida tem levado do narrador global e mostrou superioridade na pista espanhola em relação a seu companheiro, Kamui Kobayashi. Contudo, o nosso samurai conseguiu reverter a asa quebrada e estratégia, cavou outro ponto, seguindo regular nesta temporada.

Quanto aos brasileiros, Felipe Massa andou sempre no pelotão intermediário, rodou sozinho e no fim da corrida, parou com o câmbio quebrado. Outro chocolate na disputa interna. Já Rubens Barrichello andou mais perto do ritmo das novatas e ficou num modesto 17º lugar. Mesmo Pastor Maldonado foi muito superior no fim de semana, apesar de ficar em 15º, devido à falta de rendimento da Williams. Temporada trágica de Rubinho e da equipe de tio Frank.

Desta forma, ocorreu o GP da Espanha. Vettel igualou o número de vitórias de Emerson Fittipaldi (14) e fica cada vez mais perto de dominar este campeonato. E o alemão feliz da vida extravasando na chegada com o rádio. E essa alegria alemã parece não ter fim.

Buenas, vamos para Mônaco e daí veremos o que vai rolar com os pneus de manteiga no principado (composto escolhido é o macio e o super-macio) e a asa móvel no túnel.  Isso é para semana que vem. Até lá!

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 66 voltas em 1h39m03s301
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 0s630
3 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 35s697
4 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 47s966
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 1 volta
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1 volta
8 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1 volta
9 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
11 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 1 volta
12 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
13 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
14 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
15 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1 volta
16 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 2 voltas
17 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 2 voltas
18 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 2 voltas
19 – Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) – a 3 voltas
20 – Jerome D’Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth) – a 3 voltas
21 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 4 voltas

Não completaram:
Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 8 voltas/câmbio
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 18 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 38 voltas/mecânico

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m26s727, na 52ª

Publicado em maio 22, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 60 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Campeonato de Pilotos:

    1 Sebastian Vettel 118

    2 Lewis Hamilton 77

    3 Mark Webber 67

    4 Jenson Button 61

    5 Fernando Alonso 51

    6 Nico Rosberg 26 (+3)

    7 Nick Heidfeld 25

    8 Felipe Massa 24 (-2)

    9 Vitaly Petrov 21 (-1)

    10 Michael Schumacher 14 (+1)

    11 Kamui Kobayashi 9 (-1)

    12 Sebastien Buemi 6

    13 Adrian Sutil 2

    14 Sergio Perez 2 (+1)

    15 Paul di Resta 2 (-1)

    ++++++++++++++++++++++++++++++
    Campeonato de Construtores:

    1 Red Bull-Renault 185

    2 McLaren-Mercedes 138

    3 Ferrari 75

    4 Renault 46

    5 Mercedes 40

    6 Sauber-Ferrari 11

    7 Toro Rosso-Ferrari 6

    8 Force India-Mercedes 4
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Disputas de Corrida

    Vettel 5 X 0 webber

    Hamilton 4 X 1 Button

    Alonso 3 X 2 Massa

    Schumacher 2 X 3 Rosberg

    Heidfeld 3 X 2 Petrov

    Barrichello 4 X 1 Maldonado

    Sutil 2 X 3 Di Resta

    Kobayashi 3 X 2 Perez

    Buemi 5 X 0 Alguersuari

    Kovaleinen 2 X 3 Trulli

    Liuzzi 2 X 2 Karthikeyan

    Glock 3 X 2 D’Ambrosio

  2. o canguru amarelou legal hahaahahah…

    Esse ano vai dar Vettel…ou ja’ deu.

  3. O melhor da prova foram os chiliques do tio Galvão com os pit-stops do Massa. A cada parada ele bradava: “É de uma incompetência enorrrrme!”

  4. Eu entendi Galvão dizer que Vettel não quis tirar foto e não Button.
    E quanto ao domínio da temporada, temos que ver qual a solução de Newey para o fim do difusor aquecido. Para mim o carro que melhor desenvolveu esse sistema foi a Red Bull e esse é o verdadeiro diferencial da equipe. Ainda não se completou 1/3 do campeonato. Caso a Red Bull siga como está, mesmo sem o difusor, aí sim, creio que será possível afirmar que esse campeonato será uma barbada. Enquanto isso, não me atreveria.

  5. Boa tarde fufada. Este tal difusor aquecido merece um FALANDO DIFÍCIL. Alguém se habilita? Socorro Vlecek.
    Sugestão de alcunha: Felipe Basta.

    Opinião solitária(?): Os pneus estão sacaneando as corridas. Virou uma lambança só. Com kers e asa móvel já dá pra resolver mt coisa na pista. Esses pneuzinhos de araque estão avacalhando tudo. Não tem graça um carro estar 3 segundos + rápido por conta da borracha não. Tive vontade de desligar a TV.
    Por último, coitado do barrica. Não demora e a Willians vai ficar de fora das corridas por conta do índice de 107%. Um luto só.

    • A questão dos pneus tá meio exagerada, mesmo. Tanto que eu acho que o tal “corte de custos” que a FIA tanto prega tá indo pras cucuias, já que são tantos jogos de pneu que são utilizados.

    • Eduardo Casola Filho

      O problema dos pneus é que a Pirelli teve pouquíssimo tempo para prepará-los. Vale lembrar que a escolha demorou um bocado e estes pneus estão em desenvolvimento. Provavelmente, só vão conseguir resolver no próximo ano

      • Eu tô achando muito bom como tá! Diversidade de estratégias e várias ultrapassagens. Que os pneus continuem pregando peças!

  6. Eduardo Casola Filho

    Atualizei o aforismo do FFFFFFFFFFFFFettel depois que vi direito.

    http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2011/05/22/festa-no-radio-de-vettel/#comment-130426

  7. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Barrica tinha que descolar rapidão uma force índia ou uma sauber. Quem sabe até a Toro Rosso viu….

  8. Eduardo Casola Filho

    Com a definição do Bump Day, eis o grid de largada das 500 milhas

    1º. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt)
    2º. Scott Dixon (NZL/Ganassi)
    3º. Oriol Servià (ESP/Newman-Haas)
    4º. Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt)
    5º. Will Power (AUS/Penske)
    6º. Dan Wheldon (ING/Herta)
    7º. Buddy Rice (EUA/Panther)
    8º. Ed Carpenter (EUA/Sarah Fisher)
    9º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi)
    10º. Takuma Sato (JAP/KV)
    11º. Vitor Meira (BRA/Foyt)
    12º. JR Hildebrand (EUA/Panther)
    13º. James Hinchcliffe (CAN/Newman-Haas)
    14º. Bertrand Baguette (BEL/Rahal Letterman Lanigan)
    15º. Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold)
    16º. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
    17º. John Andretti (EUA/Andretti Autosport)
    18º. Ernesto Viso (VEN/KV)
    19º. Bruno Junqueira (BRA/Foyt)
    20º. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
    21º. Jay Howard (EUA/Rahal-Schmidt)
    22º. Tomas Scheckter (AFS/KV)
    23º. Tony Kanaan (BRA/KV)
    24º. Simona de Silvestro (SUI/HVM)

    25º. Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold)
    26º. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport)
    27º. Ryan Briscoe (AUS/Penske)
    28º. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport)
    29º. Charlie Kimball (EUA/Ganassi)
    30º. Graham Rahal (EUA/Ganassi)
    31º. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne)
    32º. Pippa Mann (ING/Conquest)
    33º. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold)

    Dos brasileiros, apenas Raphael Matos levou ferro.

    http://tazio.uol.com.br/noticia/Bia-Figueiredo-consegue-a-classificacao-no-Bump-Day/

  9. Eduardo Casola Filho

    E essa do Karthikeyan?

    http://tazio.uol.com.br/noticia/com-queimadura-nas-costas-karthikeyan-comemora-bandeirada/

    Definitivamente a HPV virou uma cadeira elétrica!

  10. Circuito safado esse de Barcelona.

    A1-Ring no lugar dessa porra!!!😀

    O circuito em si e’ ate’ bonito, mas não dá pra passar nem com a asa móvel.

    A1-Ring é meu circuito preferido, depois vem Albert Park. Esse de Barcelona e o de Abu-Dabi são horrorosos…

  11. Corrida chata, previsível, com “emoções” criadas de forma totalmente artificial, como quase todas nos últimos anos. O bom mesmo é correr, se Deus quizesse e eu pudesse… Bons tempos em que eu corria e era pura diversão assistir a um grande prêmio… Meu Deus, meu Deus, porque levaste Ayrton?😈 Divagações a parte, gostaria de esclarecer so um detalhe:
    Ao TORCEDOR:
    Amigo, Fico grato por sua manifetação no post anterior em que voce pede a volta dos que não foram,:mrgreen:
    Eu não sumi por divergência com ninguém. Tudo que penso eu digo, mesmo que isso possa me causar alguma “marquerência” como dizia o saudoso Gerardinho, contador de “causos” e músico Goiano. Tenho respeito por todos, mesmo por alguns que pensam ao contrário, só não deixo a “batata assar” seja aqui, seja no dia a dia.
    Eu sumi, porque minha vida, a partir de outubro do ano passado sofreu uma reviravolta (mais uma ao longo desta parca existência). Voltei para minha amada Cuiabá. Estou trabalhando como nunca e ganhando como sempre, :mrgeen: . Estou no que posso chamar, quem sabe, o maior desafio na vida, para um cara com 53 anos. Começar de novo…
    Eu ainda vou escrever alguma coisa para ver se tenho o merecimento de ser publicado e, lógico, longe de ter a maestria de meu Amigo Bidart e de outros que colaboram por aqui. Por vezes passo dias sem entrar por aqui, mas é por pura falta de tempo. Sei que muitos não me apreciam, mas fiz muitos amigos por aqui, gente que admiro e respeito, voce inclusive. E não, ISSÕ NÃO É UMA DECLARAÇÃO DE AMOR, sem veadagem por favor. 😈 Abraço a todos.

    • Zé, fico feliz que você não nos abandonou… fico feliz também em saber que você ainda tem gás pra “recomeçar a vida”, o que é exemplo para muitos, inclusive para mim.
      Sobre escrever, fique totalmente à vontade. Pode demorar um pouco a ser publicado, mas será! Creio que um post assinado por ti será um dos campeões de audiência aqui no nosso boteco!

      Um abraço e força por aí!

    • Tô vendo que a conclamação deu certo!!! Venturelli também voltou a dar o ar da graça!😀

    • Zé Bedeu, espero que eu tenha a mesma força para começar de novo aos 53, 54,60… Pois eu estou prestes a reinicia-la novamente aos 34, estou com um medo danado, mas ainda bem que tenho uma dama de ferro que sempre me apoiou nesses momentos, e um moleque de 3 anos que me dá motivação pra tudo!!!
      Vida longa ao Zé Bedeu!!!😀

      • VALEU Ed!!! Thanx (thanx Mike, eheh)
        Valeu a força! E não tenha medo não cara! Em Minas tem um ditado assim: “Se eu contar a minha história para o carroceiro, a égua abraça comigo e chora”. Temos que abençoar a chance que temos de recomeçar e, você, com 34, está começando ainda! Não existe a luz sem as trevas, assim como não existe a vida sem as lutas e os tropeços pelo caminho. Acredite e seja destemido, o Grande Arquiteto do Universo, não manda o frio maior que o agasalho. Lute, tente sempre e novamente. Você ainda tem a dama de ferro do lado e seu filho por perto! Isso é uma benção, pode apostar nisso. Há quase 4 meses não vejo os meus pessoalmente! Mas com certeza, o sacrifício valerá a pena, eu acredito piamente nisso, faça o mesmo, e não tenha medo! Só vencemos o medo enfrentando de frente. Boa sorte e muito sucesso!
        Abraços.

    • Eu o aprecio – com todo o respeito, antes que deturpem minha frase! rs – , e deixando de lado as piadas infames, o recomeço sempre será um grande desafio seja em qual idade for.
      A diferença está naquele que se dispõe a encarar isso da melhor forma. Talvez seja mais audacioso do que eu e o admiro por isso. Por enquanto. Me aguarde! hehe😀

      Um abraço e muita sorte, Zé.

      Ps: escreva um livro de auto-ajuda, o conselho ao Ed já serve de propaganda!🙂

      • Valeu Garota! Thanx de coração. É muito bom ouvir (ler) isso, especialmente de uma dama! Fico lisonjeado minha boa. E sim, voce com certeza vai ter a chance de sempre mostrar o seu valor, só oremos para que não seja de forma “traumática” como já aconteceu comigo algumas vezes. Sucesso! Greet and peace!
        Ps: Menos, menos… Livro de auto ajuda dá dinheiro, mas é muita pieguice para o meu gosto. :mrgreen:
        NB.: Antes que algum engraçadinho faça chacota, eu me recuso a chamar uma dama de “meu bom”, daí o “minha boa”, com todo respeito é claro! :mrgreen:

  12. Salve Galera!!!

    Corrida fraquinha, sem emoção, Massa indo pras cucuias, o Barrivelho em seu calvario, o Michael INSS guiando bem, o Alonso brigando com o carro pois é um piloto excelente com um carro que é uma bomba, o Luisinho a espreita de um erro do alemãozinho Vettel que é bom e tem um super carro nas mãos, o contrario do Canguru que é ruim de braço mesmo com uma maquina fantastica ao seu comando!!!

    Tenho uma pergunta, será que compensa largar na pole??? Pois os adversarios usam asa movel e kers e ultrapassam como se fosse brincadeira, logico que não se pode tirar os meritos de Fernandito Contrato Vitalicio na largada, mas virou covardia!!! Quero ver quando por acaso a McLaren conseguir a pole se ela vai segurar a bronca com uma ou duas Red Bull no cangote usando asa movel, kers alem do carrão que é…

    • Ed!!!, se não estou enganado, a asa móvel só pode ser usada depois de 2 voltas. Um carro equilibrado largando em primeiro, com um bom kers, nessas duas voltas só irá pegar ar limpo à frente, o que é uma vantagem.

      O circuito de Barcelona não é referência, mas caso ocorra novamente de uma RedBull não largar na pole, ou mesmo perder a posição na largada, você verá que não é tão fácil ultrapassar quem estiver em primeiro lugar.

    • É sério??? Só depos de 2 voltas??? Então o Alonso subiu no meu conceito de piloto, pois fazer o que ele fez na largada com aquela merda vermelha que ele pilota sem asa movel é coisa de louco!!! Se fosse algum brasileiro fazendo isso então, o Galvão tinha ficado sem voz ontem e os patriotas de plantão estariam em polvorosa!!!:mrgreen:

  13. http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5144699-EI17068,00-No+Twitter+internautas+dao+parabens+a+Rubinho+pelo+dia+da+tartaruga.html

    HEHHEHEHHEHEHHEHE…

  14. Agora que venha Mônaco.
    Lá os verdadeiros pilotos aparecem, vale mais o braço mesmo.
    Se o Vettel ganhar lá também, pode entregar a taça, que será merecida, hehe.

  15. Bagualaço de São Sepé
    O Bagual fazia muito tempo que não dava uma trepada.
    Chegou na zona e disse para a guria:
    – Quanto você cobra?
    – 100,00 reais.
    – Muito caro… Que é isso??? Muito caro!!!
    – Então 50,00 reais.
    – Não, não…. Eu só tenho 12,00 reais.
    – É muito pouco… Por isso eu não dou.
    – Então eu te dou 12,00 reais e o meu celular.
    A gata pensou, pensou e disse:
    – Topo.
    Foram para o quarto, deram uma senhora de uma trepada…
    O Gaúcho levantou, botou as bombachas e deu R$12,00 reais para a guria, que falou:
    – E o celular?
    – Anote aí… 9614-6542!!

  16. Tiago Carvalho

    O nome da Sr. button é Jessica Michibatta e não Michelle.

  17. Bin Nissin Lamen

    O problema da pista de Barcelona é a primeira curva e não a curva que antecede a reta. Todo mundo ao longo dos anos focou lá e está errado. Se o arquiteto fizer um hairping ou modificar o ângulo do “S” ao final da reta, vai dar para ultrapassar. Manda o arquiteto entrar em contato comigo que ensino como fazer, até já tenho uns exemplos no papel. Para Abu Dabhi também tenho dicas. Não precisa ser nenhum gênio para desenhar um traçado.

  18. E não teremos asa móvel em Mônaco:

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5145318-EI17068,00-FIA+proibe+utilizacao+de+asa+movel+no+tunel+de+Monaco.html

  19. Ainda tem que corrigir a informação de que Button se recusou a tirar foto com uma Fã. Galvão noticiou que foi Vettel e alguns sites na net dizem o mesmo.

  20. Guilherme Diniz

    Caralho….essa pistinha de corrida de jegue manco não tem salvação meeeeesmo! Nem com estes pneus e asas…..pqp!

  21. Galera, foi um erro atrás do outro neste post.

    Até faço uma mea-culpa por não ter visto o começo da corrida, por questões particulares. Mas de qualquer forma, não era o meu dia.

    Bem, bola pra frente, que Mônaco vem aí! Desta vez capricho mais!😉

  22. E na terça, temos jogo dos pilotos em Môncao! E vamos as escalações:

    Nazionale Piloti: Sebastian Vettel (RBR), Fernando Alonso (Ferrari), Felipe Massa (Ferrari), Nico Rosberg (Mercedes), Vitaly Petrov (Renault), Jaime Alguersuari (STR), Jarno Trulli (Lotus), Sergio Perez (Sauber), Ricardo Teixeira (Lotus), Giancarlo Fisichella (Ferrari), Nico Hulkenberg (Force India), Sam Bird (GP2), Alberto Valerio (ex-GP2), Raffaele Marciello (F-3 Italiana), Brandon Maïsano (F-3 Italiana), Riccardo Patrese, Emanuele Pirro e Ivan Capelli (ex-F-1), Maro Engel (DTM), Cesar Ramos (World Series), Matteo Munari (goleiro), Christian Montanari (SuperStars Series), Gabriele Tarquini (WTCC) e Giancarlo Bruno (jornalista).

    Star Team for the Children: Albert II, Pierre Casiraghi, Docruet Louis, Evgeni Plushenko, Pavel Nedved, Frank Fredericks, Max Biaggi, David Guetta, Jure Kosir, Jose Cobos, Wilson Kipketer, Giuseppe Dossena, Loris Capirossi, Erik Zabel, Claudio Chiappucci, Ezio Gianola, Peter Runggaldier, Peter Fill, Romans Vainsteins, Sonny Anderson, Marco Simone, Novak Djokovic, Fabien Barthez, Hermann Maier e Heinz-Harald Frentzen.

Deixe uma resposta

