Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 – Classificação


Por Eduardo Casola Filho

aut_markwebber_ap950

Tudo jóia com o australiano.

Desta vez não foi Sebastian Vettel que levou a pole, mas mesmo assim a Red Bull reina soberana. Mark Webber finalmente reagiu e levou a pole. A primeira fila, na verdade, nem esteve ameaçada, pois a turma dos energéticos dominou completamente o fim de semana. E mais, acho que só perderão a corrida com algum problema ou um enrosco entre os dois. O interessante vai ser o alemão indo pra cima e tentando passar o seu companheiro, tendo recursos como a asa móvel e o Kers. Aliás, será a primeira vez no ano que efetivamente Vettel terá que atacar alguém. Como ele irá se portar?

Na briga do resto , a coisa promete. Teoricamente a McLaren deve ser a segunda força, liderada por Lewis Hamilton, já que Jenson Button vive seus altos e baixos. E atenção ao quarto lugar de Fernando Alonso. O asturiano vibrou com o resultado e como sempre gosta de fazer uma festa para a espanholada, pode fazer das suas. Esperar pra ver o que irá aprontar o novo piloto vitalício da Estaberria de Maranello.

Já Felipe Massa continua sem se entender com a borracha (a velha culpada). Realmente a diferença dos pneus moles para os duros é gritante, mas o brasileiro não se adapta a esta configuração, muito difícil a sua situação. E como o carro tem muitas dificuldades, depois da proibição da nova asa, dificilmente terá condições de sonhar com coisa melhor do que alguns pontos.

Na turma que foi ao Q3, Rosbife na frente do Queixudo, normal (aliás, o heptacampeão não fez volta no Q3 para poupar pneus na corrida). Vitaly Petrov em sexto, fazendo sua parte na Renault-Lotus. Mas a grande surpresa foi a presença de Pastor Maldonado, na nona colocação. Excelente trabalho do venezuelano, pela primeira vez colocando a Williams na superpole.

Já Rubens Barrichello teve problemas de câmbio no Q1 e vai largar apenas em 19º. Largando bem atrás do companheiro de equipe,  fica a perspectiva apenas do representante da terra de Hugo Chavez para levar a equipe de Grove aos primeiros pontos no ano.

heidfeld

Clima quente para Heidfeld

Outros destaques para Sergio Perez, desbancando o Koba-san e o excepcional 15º de Heikki Kovaleinen, da Team Lotus. Aproveitando-se dos problemas de Barrica e de Nick Heidfeld, que não treinou pelo fogo no terceiro treino livre, o finlandês não só colocou a sua equipe pela primeira vez no ano, como ainda deixou para trás as Force India de Paul di Resta e de Adrian Sutil. Grande trabalho do Kovalento!

Para amanhã, enfim teremos o desafio: Será que as novidades vão fazer a corrida catalã interessante?  Se tivemos uma quantidade considerável de ultrapassagem, a regra enfim mostrou seu valor. A vitória, como já dito antes, está entre Vettel e Webber, com apenas um azar para atrapalhá-los. Mas, acima de tudo, ver se teremos emoção nesta pista. Como diria Mike Vlcek: à conferir!

01 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – 1min20s981
02 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1min21s181
03 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – 1min21s961
04 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – 1min21s964
05 – Jenson Button (GBR) – McLaren – 1min21s996
06 – Vitaly Petrov (RUS) -Renault – 1min22s471
07 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – 1min22s599
08 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – 1min22s888
09 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – 1min22s952
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – Sem tempo
11 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – 1min23s231
12 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – 1min23s367
13 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – 1min23s694
14 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – 1min23s702
15 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – 1min25s403
16 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min26s126
17 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – 1min26s571
18 – Jarno Trulli (ITA) -Team Lotus – 1min26s521
19 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – 1min26s910
20 – Timo Glock (ALE) – Virgin – 1min27s315
21 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – 1min27s809
22 – Narain Karthikeyan (IND) – Hispania – 1min27s908
23 – Jérôme D´Ambrosio (BEL) – Virgin – 1min28s556
24 – Nick Heidfeld (ALE) – Renault – Sem Tempo

E uma notíca: GP do Canadá terá duas áreas de uso da asa móvel, na reta da chincane e na reta dos boxes.  Ansiedade para a corrida canadense…

Publicado em maio 21, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 28 Comentários.

  1. Não vi o treino, esqueci. Na verdade nem to acompanhando mais o blog, fiquei desmotivado após uma censura a um post que enviei para ser publicado há, sei lá, uma mês… Definitivamente não faço parte dessa panela. Pena o F-UK ter terminado, e desse jeito o legado deixado pelo Mike vai se diluir aos poucos. Só sobrando um clubinho particular. Par ser sincero, não torço por isso, mas eu já to fora. Vou passar aqui pra ler alguma coisa vez ou outra (especialmente os textos do Bidart), mas não esperem um comentário meu mais. Quanto ao post, podem deletar. Aliás NÃO AUTORIZO MAIS SUA PUBLICAÇÃO. Afinal não deve ser tão bom qto os outros publicados por aqui. Feliz Natal a todos!

    • Nada a ver, Rebelc

      O post foi o do Kurt Cobain? Achamos o post legal, mas foi ficando pra tras por causa de outros posts. Eu achei o final meio violento. Ate’ posts meus vao ficando na geladeira tb, nao tem panela nenhuma. Alias, e’ o contrario, quanto mais gente postando melhor, pq so’ nos 4 fica pesado.

      Se quiser pode mandar outros.

      Faça como quiser, amigo. Feliz Natal tb.

      • Opa !!!
        Eu escrevi um post do Kurt Cobain, que nem foi publicado… Mas entendi a sua não publicação, pois acabou ficando fora do contexto, afinal era para ser publicado no dia da sua morte…
        Final violento ?????
        Então nem era o meu…:mrgreen:

    • Honestamente, Rebelc, não entendo sua indignação. Primeiro: apesar de ter sido muito bom e, inclusive é nossa referência, o FUK nunca deu a liberdade que esse blog dá para que os participantes possam ativamente escrever posts.
      Segundo: posts escritos por mim e por Bidart, por exemplo, já ficaram na geladeira. Inclusive, em um momento, os de Bidart foram considerados fora do padrão, a ponto de serem jogados em uma aba diferenciada, não tendo a publicidade devida levando-se em consideração a qualidade dos seus textos.
      O entendimento é jogar posts atemporais quando não temos o que falar da F1, o que acontece, via de regra, em intervalos grandes entre as corridas. Foi o que aconteceu com o seu.
      Sinto muito por sua decisão e espero que ela seja revista. Você sempre foi um participante ativo, tanto do FUK quanto do F1SC e é certo que a maioria das pessoas que acompanham o blog gostam de sua participação.
      Vou aproveitar a deixa para pedir que outras pessoas que deixaram de ser ativas no blog (Zé Bedeu, Duda, Speeder, Venturelli, Ylan, Mike, entre tantos outros), pelo motivo que for, voltem a participar. Divergências sempre vão acontecer. Divergências geram crescimento.

      Um abraço.

    • Eduardo Casola Filho

      Caro Rebelc. Lamento profundamente a sua decisão. Só por causa de uma sugestão que não foi aplicada, não quer dizer que haja um boicote.

      Todos tem o direito de sugerir, pois o que a gente precisa mesmo é de sugestão. Só que não dá para postar todas as ideias de uma vez, pois teriamos uns 30 posts por dia! Se uma ideia não foi colocada em vigor ainda, não significa que haja alguma coisa contra. Apenas que teve sugestões mais oportunas. O espaço está aí e qualquer um pode e deve sugerir, pois ideias interessantes podem surgir a qualquer hora. Tente de novo!

      E um recado a todos: O F1 Social Club é um blog que tem o seu estilo próprio. Não é um simples continuismo do Formula UK! O Mike fez um trabalho fantástico ao longo destes tempos, mas ele possuia um estilo próprio de pensar. Aqui é um espaço aberto para a união de várias ideias e o debate sadio sobre os temas, com o enfoque na Fórmula 1. Inclusive o Mike posta por aqui de vez em quando, mas o F1SC tem uma identidade própria. E somos todos nós que formamos esta identidade.

    • Alias, quando vcs quiserem se comunicar comigo usando o “Fale com Trapi” widget que fica no lado direito, por favor cliquem em “edit nick” e ponham o seu nome la’ pra mim saber com quem estou tcl. Ou pelo menos se identifiquem, pra me ajudar😀

      Valeu

  2. Amigo desculpe eu discordar de você a questão do Felipe zacarias massa não é a borracha mas sim falta de braço em relação ao Espanhol!!!!! Os pneus ano passado eram os culpados pelo mau desempenho agora mudou fabricante que é a pirelli um composto de pneus totalmente diferente e as desculpes de Zacarias Massa e Schumacher meu tempo ja foi!!!!! acabou !!
    Digo e repito Massa so superou Kimi na temporada de 2008 pq pegou KImi desmotivado ai ele foi considerado um grande piloto!!! Mas perdeu a chance ele é igual a jogador de time pequeno que faz um grande campeonato em uma boa fase mas depois volta a normalidade visto caso do ademar alguém lembra??????

  3. Hoo ! Rebelc não faz isso cara ! esse blog é coletivo, acho que este espaço é único na rede , já estamops juntos a tanto tempo ! dá um desconto a censura e deixa a galera explicar o que aconteceu. Acho que a FUfa não pode morrer.

    um abração

    Em relação aQualificação. Acho muito bom para o campeonato que o Weber se recupere, ai poderemos ver um abriga como nos velhos tempos, dois bons pilotos dois bons carros, e um ou dois bons ( Hemilton, Alonso , para mim os dois melhores do Grid)) pilotos sem bons carros correndo por fora. Esperar para ver. Se o Weber ganhar essa ….

    • Também concordo com vc gostaria de ver o webber ganhar essa e mais umas duas corridas na mesma equipe kimi de volta a f1 ao lado de vettel na redbull pq acho que a redbull não renova com webber pq ele é bizonho rsrs não sabe se relacionar com a equipe !!! E se eu não estiver enganado a redbull patrocina KIMi ???

  4. Eduardo Casola Filho

    Duelo do grid:

    Vettel 4 X 1 webber

    Hamilton 4 X 1 Button

    Alonso 5 X 0 Massa

    Schumacher 0 X 5 Rosberg

    Heidfeld 1 X 4 Petrov

    Barrichello 3 X 2 Maldonado

    Sutil 1 X 4 Di Resta

    Kobayashi 2 X 3 Perez

    Buemi 4 X 1 Alguersuari

    Kovaleinen 5 X 0 Trulli

    Liuzzi 4 X 0 Karthikeyan

    Glock 3 X 2 D’Ambrosio

  5. Só sei que o Rosbife vai dá cana no Canadá

  6. Eduardo Casola Filho

    Google entries:

    trapizomba
    f1 social club
    formula 1 social club
    f1 assistir o’treino ao vivo 05 21 2011
    tragedia dos meninos da brasilia amarela
    video quando ayrton senna ganha corrida e a torcida invadem a pista
    quantos dia demora o velorio de ayrton senna
    route 66 garotas mulheres
    f1 mika haikonen
    f1 social clube
    acontecimentos da semana de 16 a 21 de maio
    escandalo club
    propaganda da nissan “seu ordinario”
    grid girls da formula indy de são paulo 2011
    fatos da semana 16 a 21 de maio
    hulk hogan

  7. Gostaria de atentar para um detalhe: Uéba fez a pole e ganhou a corrida no ano passado. Agora fez a pole de novo. As vezes acho que esse negócio de piloto-traçado é realmente verdade. Dependendo do estilo de guiar, uns pilotos se dão bem nuns circuitos, outros em outros circuitos. Muita coincidência o canguru se dar bem de novo na Espanha.

  8. Grid das 500 milhas!

    1º. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt)
    2º. Scott Dixon (NZL/Ganassi)
    3º. Oriol Servià (ESP/Newman-Haas)
    4º. Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt)
    5º. Will Power (AUS/Penske)
    6º. Dan Wheldon (ING/Herta)
    7º. Buddy Rice (EUA/Panther)
    8º. Ed Carpenter (EUA/Sarah Fisher)
    9º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi)
    10º. Takuma Sato (JAP/KV)
    11º. Vitor Meira (BRA/Foyt)
    12º. JR Hildebrand (EUA/Panther)
    13º. James Hinchcliffe (CAN/Newman-Haas)
    14º. Bertrand Baguette (BEL/Rahal Letterman Lanigan)
    15º. Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold)
    16º. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
    17º. John Andretti (EUA/Andretti Autosport)
    18º. Ernesto Viso (VEN/KV)
    19º. Bruno Junqueira (BRA/Foyt)
    20º. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
    21º. Jay Howard (EUA/Rahal-Schmidt)
    22º. Tomas Scheckter (AFS/KV)
    23º. Tony Kanaan (BRA/KV)
    24º. Simona de Silvestro (SUI/HVM)

    Amanhã teremos o Bumb Day, onde serão definidas as 9 últimas vagas. Bia Figueiredo e Raphael Matos ainda podem estar lá!
    Fonte: Tazio

    E na Truck Series, boa estréia do Matias:

    http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultimas-noticias/2011/05/21/raikkonen-estreia-na-nascar-com-um-15-lugar-e-nelsinho-roda-na-ultima-volta.jhtm

  9. Amigos e amigas do F1SC, desejo-lhes uma boa corrida…maravilha, acordar e ver uns pegas…Infelizmente para mim aqui em LA, serão 5am, humanamente impossível de assistir.

    Usem o GP Chat à vontade, comentem, postem, façam do F1SC a casa da mãe Joana…

    Abs

  1. Pingback: Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 – Classificação | F1 Social Club | Link Mundial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: