Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 – Corrida


Por Eduardo Casola Filho

Vettel na frente. Grande novidade...

Tirando a briga pela primeira posição, a corrida na Turquia foi muito interessante. Brigas intensas e muitas ultrapassagens. Estratégias de corrida foram várias, mas para quem esperava só 2 paradas, só deu certo quem tentou com 4. Mas mesmo assim nada foi suficiente para tentar evitar o domínio da Red Bull. Vettel apenas passeou. O único susto foi no fim da corrida com a briga entre Adrian Sutil e Sergio Perez. O alemão chega a marca de de 13 vitórias na carreira e 19 poles, com 23 anos. Já começo a achar que os verdadeiros adversários do alemão são os números. O céu é o limite para este rapaz!

Daí para trás, a briga foi intensa com muitas ultrapassagens. Mesmo com um carro de ponta, Mark Webber suou para superar Fernando Alonso. O australiano só conseguiu com um melhor rendimento com os pneus duros. A Ferrari mostra que tem um bom desempenho em ritmo de corrida e desta vez o espanhol fez uma grande corrida finalmente levando a Estaberria de Maranello ao pódio.

A McLaren desta vez não foi páreo para brigar na ponta. A equipe não evoluiu como se esperava e tem o perigo de Ferrari e Mercedes, com Nico Rosberg. Hamilton errou na largada e quase se enroscou com Jenson Button várias vezes ao longo da corrida, mas a estratégia do campeão de 2009 foi ineficaz e acabou atrás de Rosbife. o filho de Keke fez um boa corrida chegando a andar em segundo, mas fez o que pode com o carro, que ainda não é de ponta, mas que evoluiu bem.

Outra dupla que quase se estranhou foi a da Renault. Heidfeld e Petrov trocaram posições algumas vezes e até teve um toque que gerou reclamação de Nick. A turma da Renault-Lotus tem que controlar os egos por lá.

Nos lugares pontuáveis, ficaram Sebastien Buemi, o suíço  vem constantemente superando o Alguersuari e na briga interna vai mostrando que pode sobreviver bem na filial da Red Bull. E quem conseguiu salvar um pontinho no fim foi Kamui Kobayashi. O nosso super-herói japonês largou de último, foi passando no seu estilo e cavou um ponto improvável, mostrando a liderança no time.

Felipe Massa até andou bem em alguns momentos, brigando intensamente com as McLarens e com Rosberg, mas foi superado brutalmente pelo asturiano durante o fim de semana e deu uma escapada na curva 8 que prejudicou bastante, mas a grande razão para não chegar aos pontos foi a equipe Ferrari que errou feio em 2 pit-stops, deixando o brasileiro em situação complicada. Em termos de desempenho, ele acabou devendo, mas a equipe atrapalhou um bocado!

Outro que em relação ao companheiro levou um vareio foi Michael Schumacher. O alemão aprontou todas nesta corrida, fechou todo mundo, virou um chincane ambulante! Parece que o fim da carreira em definitivo está cada vez mais perto.

Já Rubens Barrichello até que se esforçou, tentou uma parada a menos, mas não foi o suficiente e só o décimo-quinto lugar foi o que deu para fazer. Realidade da Williams que coleciona mais uma corrida longe dos pontos.

Próxima parada é na Espanha no insosso circuito de Montmeló. Será que lá as novas regras e os pneus Pirelli vão permitir que a corrida lá seja legal? E ainda aguentão a pressão da torcida alonsista vai ser parada dura. Amanhã é a vez do Mike e a sua análise da corrida. Até lá!

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 58 voltas em 1h30m17s558
2 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 8s807
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 10s075
4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 40s232
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 47s539
6 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 59s431
7 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1m00s857
8 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 1m08s168
9 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a 1m09s300
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m18s000
11 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1m19s800
12 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1m25s400
13 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
14 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1 volta
16 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
17 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1 volta
18 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 1 volta
19 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 2 voltas
20 – Jerome D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
22 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 5 voltas

Não completaram:
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 14 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) – a 58 voltas/câmbio

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m29s703, na 48ª

Publicado em maio 8, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 97 Comentários.

  1. Excelente conteúdo jornalistico😀

  2. Hoje percebi que o queixo de Vettel andou crescendo!

    Vem aí mais uma “era fulano de tal” na F1!

    Interessante mesmo vai ser a briga para quem será o vice!😦

  3. Saudações,em primeiro lugar mais boa análise da corrida e digo que tive as mesmas opiniões.FFFFFettel desponta a cada dia como o melhor piloto da atualidade e isso com apenas 23 anos,prova disso que mesmo após o acidente forte nos treinos livres o Alemãozinho consegui um acerto perfeito e botou meio segundo no Uéah,jogando por terra minha previsões sobrenaturais!O Australiano vem cada vez mais provando que realmente não é páreo para o moleque será inevitavelmente numero 2 mesmo a RBR sendo contra as famigeradas ordens de equipe, o que acontece é que o Alemãozinho é muito bom mesmo só resta a Uébah se conformar.Agora pra min a pior parte,falar sobre o Verme Asturiano,boa corrida.Da turma que ficou sem banho de champagne destaque para o Cirilo que mesmo prejudicado pela equipe chegou em 4,com uma Mclaren em melhores condições é o unico,na minha opinião que pode tentar jogar água na champagne de FFFFettel daqui pra frente.A Nicole fez uma boa corrida, acho que já pode ser considerada um bom piloto,e o Super Gente Fina mais uma vez não conseguiu fazer uma boa prova e denovo prova que na Mclaren o melhor é o Cirilo mesmo.E o Massa, prejudicado pela equipe era senão seria 7 talvez. De resto pontos morais para Koba-San,Buemi que tá dando um couro no DJsuari (é bom ver espanhol se dando mau) e o velho Dick Queixada Vigarista que tá me dando a até dó de ver em ação,não precisava disso, é triste ver um dos maiores de todos sendo humilhado desse jeito…abs pessoal.

    Nota: Não vi a largada pois faltou energia aqui no Bairro! Acho que foi o Verme asturiano que armou contra min!!! kkkkkkk

  4. Excelente texto Edu! Obrigado!

  5. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Analizando, no bom sentido, somente quem realmente merece:
    Barrica foi muito bem… até optar pela péssima estratégia de pits. Ainda li, mas foi no UOL então não tem mta credibilidade, que ele, ou a equipe, (quem sabe?) pós GP disseram ser preciso evoluir no sentido de não desgastar tanto os pneus…
    Alguém me corrija se estou viajando, mas ele parou 3x, né? Melhorar nisso – é o car…o, tinha era que ter parado três vezes, pombas. Ele estava disputando de 9º a 12º, no máximo, se tivesse feito as 4… tão visível foi, que só a transmissão não pegou nenhum relance das 1000 ultrapassagens que o Barrica tomou no fim do segundo stint… lamento a burrice da equipe, mas admito a do barrica, tb. Espero que parem com essa de highlander que não dá mais com esse pneu porqueira.

    • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

      continuando, só mencionando quem merece, o time de mecânicos do Alonso/Engenheiro foram espetaculares, Alonso foi bem. Hamilton ousou, nao deu, mas ta valendo, é nois, Miltinhô! Medalha de honra pro Nico que botou o Shumishuruca no devido lugar, e tb pro JavierBarden Petrov – esse, além da medalha, foi mais uma vez monstruoso, é a palavra. Pra meu humilde ver, vale punição ao Mishuruco pela covardia na manobra com Petrov. Bixona!

    • Sim concordo com essa parte do pneu,acho que ninguém mais daqui pra frente vai tentar insistir nesse de se manter mais tempo na pista!O Fator troca mais rápida vai decidir mais do que o fator numero de paradas em si,quem continuar nessa de parada a menos vai se dar mau!

  6. Será que os Iluminatis,tão fazendo de tudo pro Vettel ganhar esse campeonato

  7. Luis Antonio Mendes

    Em homenagem ao mito Koba:

    • Tomando a liberdade e aproveitando o gancho do seu post, Luis, eu achei este vídeo no Youtube, falando de um programa de TV que o Koba participou (o link é da 1ª parte, são quatro ao todo). Muito bacana!

  8. Engraçado, logo depois que a FIA mudou o esquema de pontuação, para voltar a privilegiar a disputa pelo 1° lugar (já que não tínhamos mais um só piloto ganhando tudo), aparecem a Brawn GP e a Red Bull destruindo todo mundo…

    O que é mais esquisito, é que ano passado o Webber estava disputando de igual pra igual com o Vettel e nesse ano ele parece ser só um escudeiro, tomando meio segundo toda hora, igual o massa no ano passado.

    Ou estamos vendo um gênio surgindo ou estamos vendo um carro de outro planeta… Mas só um carro.

  9. O que deu “raiva” foram os pit-stops do Vettel. Os caras funcionavam como reloginho suíço!

  10. Opa, quantos vídeos!
    Vai mais um então:

  11. Hj vou começar a campanha “Kobayashi na RBR em 2012”. Alguém me apoia?

    • Eu apoio! rs

      • E assim surge uma dupla sertaneja!🙂

      • Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

        Se o Koba fosse, o Vettel ia vazar, até pq com 2 títulos, como se espera, pode até guiar a Ferrari, ou a Mercedes, conforme estiverem apontando no final do ano. Eles precisam de outro piloto bom, pq só o Nico é pouco pra ser campeão. Ainda acredito que pra equipe que quer ser campeã e dispensa fraudes, uma dupla forte é melhor, sempre, pois mesmo sem maracutaia, o segundo, se estiver sempre no pódio, vai estar tirando pontos dos concorrentes. Vão dizer do Berger, mas aí a concorrência direta tb não tinha dupla forte, aqueles Patreses e Alesis eram carta fora. Vão dizer do Shumeco, mas aí, na Benneton eles fraudavam mais do que o Congresso Nacional.

  12. Bruno Barrosa

    Grande Mike, ainda nao estou familiarizado em nao ter um excelente post de f1 diario para ser lido.

  13. Daniel Alferes

    Definitivamente o Massa devia ser um caso de estudo.
    Depois dos treinos desastrosos, começou bem a corrida, optimamente bem aliás, passou uma série de carros, inclusivamente o Hamilton. E estava a fazer uma excelente corrida, das melhores dos ultimos anos…

    A partir do momento em que entra nas boxes para fazer o primeiro reabastecimento e é reultrapassado pelo hamilton, tudo lhe correu mal, e não vejo, tirando o erro quando vai ligeiramente á escapatória, onde pudesse fazer mais e melhor.

    É realmente azar a mais, e incompetencia a mais da estrebaria, e qualquer piloto que estivesse pilotando aquele carro teria os mesmos problemas que o Massa teve.
    Tudo bem, ele não é o melhor piloto do mundo, mas também não é tão mal como as pessoas querem pintá-lo.
    E o problema é que ele não tem estes problemas de vez em quando, é constantemente.
    Este ano já é o segundo GP em que a equipe o prejudica claramente (50%)… Quem não desanimaria…
    Não há macarrão que aguente. Se fosse um certo asturriano já tinha chutado o “prato” à muito tempo…

    Em relação a outra coisa, que até gostaria que o Mike se pronunciasse sobre o que pensa sobre este assunto, será que sou só eu que até agora percebi que de longe a melhor estratégia para as corridas este ano, é arrancar com pneus duros, fazer o primeiro troço o mais longo possível, e acabar com os pneus moles, sendo que estes jogos de moles devem ser o mais novos possíveis, de preferência com um deles totalmente novo, mesmo que isso prejudique os treinos cronometrados?
    Vide Webber no segundo GP da época, e vide agora Koba, e se o Webber ainda tem o melhor carro, já o mesmo não se pode dizer do japonês, que passou 14 carros durante a corrida…

    • Salve Daniel!!!

      Vc por acaso sabe da historia de Michelle Alboreto??? Pois é igualzinha a do Massa, teve uma grande chance de ser campeão, não conseguiu e só foi descendo a ladeira após o vice campeonato… É muito semelhante!!!

    • Boa observação. Com relação aos pneus, não sei se trata-se da melhor estratégia para todas as circunstâncias, mas aos que tiveram a infelicidade de largar lá atrás, têm sido uma escolha de êxito. Para os que possuem um bom carro, parece uma boa alternativa de recuperação.

      De fato, há muita gente especulando ser benéfico largar em pior posição para preservar os pneus da corrida, embora seja muito arriscado. O próprio Vettel se utilizou disso em seu super carro, após cravar a pole, se deu ao luxo de economizá-los para poder abrir distância durante a corrida, e foi o que aconteceu. Não foi ameaçado em nenhum momento da prova, além da eficiência dos mecânicos que não o fizeram perder tempo, dando maior tranquilidade ao alemão.

      Quem sabe, após este GP, a rbr pode cogitar esta estratégia para colocar Vettel ainda mais longe no horizonte.

  14. Daniel Alferes

    Sim lembro vagamente do Alboreto.
    Mas nesse quisito o Massa pra mim é o campeão de sempre…
    Ele realmente é um sobredestinado do azar…
    Provavelmente mais ninguém, acabou uma corrida campeão, e perdeu esse título na última curva, do ultimo GP, em casa, e depois de uma corrida épica…
    Pra não falar da porca que levou na cara, da mangueira que trouxe agarrada no carro, de um colega de equipa que o ultrapassa na via de acesso aos boxes jogando-o para a grama… etc e tal…

  15. Ele tem mesmo é que sair da Ferrada,a chence dele ali já se foi! Tem q tentar a “sorte” em outro lugar!

  16. Buemi buscando provar que Suari é apenas um rostinho bonito na grelha? Moçoilas em estado de alerta!

    Os anti-alonsistas devem estar se esperneando… se vale de consolo, ele foi um “quase-vice”- e ferrada mostra que está viva, olé! Felizes ou não. Já Massinha (que errou “um bocadinho”), quantos segundos ele perdeu só de pit? Una vergogna!

    Kobasan é uma diversão, seria maldade pedir que repetisse e largasse do fundão? Tanto “pega” que nem vi direito seu avanço no grid, a tv e o narrador portuga apanharam. E o Galvão? I don’t know, não vi.

    Acho bom Vettel treinar largar de trás só para não enferrujar na hora das disputas, ele só passeia na solitude… pensando nos recordes que lhe faltam para bater.

    Um triste adeus à Turquia…
    Li que é para que se mantenha a relação Tilke = autódromo ruim, talvez seja.

    E parabéns ao mega atarefado Casola, se desdobrando em prol da fufada (esta vale à todos os escribas!), medalha de honra ao mérito! E mande bala nos exames!
    Um A- não é o bastante! – segundo Adrian Newey.

  17. Num julgamento de divórcio, o casal luta pela guarda do único filho.

    A mãe, muito emocionada, tenta defender-se:

    – Meritíssimo Juiz… Esta criança foi gerada dentro de mim… Ela saiu do meu ventre, portanto eu mereço ficar com ela!

    O juiz passa a palavra para o marido, que resolve usar o seu lado lógico:

    – Senhor Juíz, responda-me a uma pergunta: quando eu coloco uma moeda numa máquina de refrigerantes, a lata que sai é minha ou da máquina?

  18. kkkkkk, muito boa! : )

  19. O Massa errou na classificação e na corrida,2 erros para um piloto de F1 no msm fim de semana é muito!

  20. Qto a Buemi x Alguesuari acho q o dj roda,a tempos vem sendo superado pelo suiço.

  21. Andre M Santos

    Muito bom o texto. Já viram o site http://www.bolaof1.com.br ?
    Não animam de armar um Bolão de F1 do site lá? Fica aí a dica, vale a pena conferir. Valeu!
    AMS

    • Isabel Cristina

      Faço parte de uma comunidade do orkut que organiza o bolão lá. Muito legal meeeesmo esse site. Nunca vi sair resultado mais rápido, inclusive com os treinos de sábado. E ainda está rolando um campeonato de “construtores” com mais de 30 equipes. Dois usuários podem se associar e formam uma equipe para competir. Tem até briga para sser 1º e 2º piloto dentro do time. Tá divertidíssimo!!! KKKKK
      Realmente fica a dica.

  22. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Que o Massa foi sacaneado de novo é estória antiga, aqueles caras lá que trocam o pneu dele tem todos a mãozinha lavada pelo Alonso.

  23. Os caras q trocam o pneus da Red Bull q são uns verdadeiros fenômenos! Já penso se troca de pneu fosse uma modalidade olimpica! Rs

  24. Shumacher á BBC: “Não estou mais me divertindo nas provas.”

  25. Salve Galera!!!

    Quando disse que o Vettel despontava para ser o novo fenomeno da F1, teve gente que desdenhou, no entanto até o Reginaldo Leme falou a mesma coisa que eu falei!!!
    O Vettel tem tudo a seu favor tem um baita carro, uma equipe com excelentes profissionais, talento, sorte e a idade…apenas 23 anos!!! Se ele vai conseguir bater recordes ou coisa e tal é outra historia, mas ele caminha a passos largos para se tornar bi, tri, tetra campeão se continuar a ter um carro a altura de seu talento, pois isso ele tem de sobra!!!
    O Vovomacher foi literalmente atropelado ontem, não dá mais, esquece, acabou, fim da linha para o Heptacampeão que está conseguindo me convencer que é mesmo de araque, pois não consegue nem ao menos ser rapido como o companheiro, nem chega perto do Rosbife, ridiculo…Se ele fosse ao menos esperto não teria voltado e teria sua imagem de Hepta intacta, mas está mostrando que a realidade dele sempre foi essa, nem agora quando o carro é feito ao seu gosto ele consegue algo…
    “Felipe Alboreto” Massa… Se alguem aqui acompanhou a carreira do simpatico piloto italiano, deve estar pensando o mesmo que eu, o Felipe é uma copia brazuca do Alboreto… Ambos chegaram com status na F1, mostraram talento em uma equipe menor, foram vice campeões com a Ferrari, levaram surras de companheiros de equipe e nunca mais foram os mesmos…Não sei se o Massa va acabar numa HPV como o Alboreto acabou numa Minardi, numa Arrows, mas tem suas semelhanças, o Alboreto foi batido pelo Aguerrido Berger e o Massa está sendo espancado pelo Don Fernandito, pode ser essa a grande diferença dos dois, o Alonso é melhor que o Berger, mas não duvido que o Massa também seria espancado pelo Austriaco…
    Não sei se uma mudança de equipe iria adiantar para o Felipe, pois não adiantou pro Barrichello, então só nos resta torcer para que isso seja apenas uma fase ruim e que ele vai voltar as vitorias!!!

    • Ed!!!, pra mim Vettel é tão fenômeno quanto Hamilton, Alonso e o próprio Schumacher. A diferença é que ele tem um carro que é um fenômeno.

      Galvão só faltou dar o caneco dizendo que nenhum piloto em equipe grande fez o que Vettel fez, mas ele esqueceu que Hamilton foi vice-campeão na primeira temporada, tendo como companheiro de equipe nada menos que Alonso; e foi campeão na segunda temporada.

      A Red Bull pode fazer com Vettel o que a Ferrari fez com Schumacher.

      Posso estar sendo precipitado, mas essa temporada vai ser igual a que a Brawn foi campeão: depois do segundo semestre, as coisas se equilibram… mas aí já é tarde demais.

      • Sei lá, mas acho que o Vettel fez algo mais que o Luisinho, fez pole e ganhou corrida com a Toro Rosso, antes mesmo da RBR ganhar sua primeira corrida que por coincidencia tambem foi conquistada pelo alemão, e ao invés de cair de rendimento como o Luisinho ele está é conseguindo e melhorar cada vez mais, logico que o carro é um espetaculo, mas ele está botando meio segundo nos treinos e arrebentando seu companheiro de equipe que é mais experiente e tem o mesmo equipamento!!!
        O Luisinho que está desde 2007 na F1 foi vice no primeiro ano e bateu em Don Fernandito, mas o Vettel está na F1 desde 2008 e tem apenas 2 vitorias a menos que o Britanico, alem de ter corrido em equipe pequena coisa que o Hamilton nunca fez…
        Sou mais o Alemão e acho que nessa o GB está certo!!!

  26. Não se esqueçam q com um carro bom na mão o Massa bateu o Vodkimi em 2008 e 2009 vinha batendo até o zica tacar a mola na cabeça dele!

  27. O Massa precisa dessa equipe para trocar os pneus dele em movimento, assim ele não perde tempo;

  28. Vettel x Hamilton briga boa! Acho q o Hamilton deveria rever quem seria o “Prost” dele. Rs há o Cirilo é melhor q o Shumaquinho! Eu acho!

    • Esse negócio de Hamilton tem q ter um Prost pra ele é muito estrelismo, acho q ele tem é q ter mais talento do que afobação. O Vettel se ninguem reparou passou por uma disputa entre retardatários sem medo de ser feliz, tem muito piloto por ai que não faz isso, como por exemplo o Massa q sempre perde tempo atras deles. O Hamilton pra mim ta longe do Fééteéll.

    • Prost dele é o Galvão!

  29. Todt quer a volta dos teste já para o ano que vem!🙂

  30. Mano num é estrelismo não,o Hamilton nunca escodeu de ninguem q queri ser o Senna! Deem uma olhada no desenho e nas cores do capacete dele,acham q é por acaso? Até no tumulo do Senna ele já foi!

  31. Hamilton disse que o Alonso era seu rival não por ele ser o melhor de todos e sim pela rivalidade de um com o outro, nada a ver com o nível deles.

    Mas mesmo assim acho que ele tem que ficar esperto pra não ser esmagado pelo Vettel…

    Aliás, quem viu o pit stop de 3.1 segundos do Vettel? Quando vi ele já tinha arrancado de novo… Isso sim é trabalho em equipe.

  32. Salve, salve galera,

    Gostei da corrida… Não é que mesmo artificialmente as corridas estão sendo interessantes !!!
    Pena que o domínio da RBR esta muito grande… Esta com um cheiro de Brawn no ar!!!

    Todos falaram que pode estar nascendo uma nova era na F1, mas coloco uma polêmica…
    Se Newey for para a Ferrari e o Vettel continuar na RBR, ou vice versa,vocês acreditam que o alemãozinho continuará dominando a categoria ????
    Eu duvido !!!!

    Abraços,

  33. As corridas estão exelentes ! emoção o tempo todo.

  34. Guilherme Diniz

    Esse trem tá ficando ajeitado….já tem duas!

  35. Só não entendi essa de desenvolver uma asa fixa, num é só deixar a bagaça fechada?

  1. Pingback: Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 – Corrida | F1 Social Club | Link Mundial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: